Blog do Walison - Em Tempo Real

PF faz operação contra facções criminosas e tenta prender 71 suspeitos

Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (12) uma operação de combate à atuação de facções criminosas, mirando crimes como lavagem de dinheiro e tráfico de drogas e de armas.

A ação policial mobiliza as Forças Integradas de Combate ao Crime Organizado (FICCO’s) de Segurança Pública de 16 estados.

Ao todo, serão cumpridos 165 mandados de busca e apreensão e 71 de prisão nas seguintes regiões:

➡️Espírito Santo, Ceará, Amapá, Minas Gerais, Rondônia, Acre, Sergipe, Tocantins, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Rio Grande do Norte, Paraná, Paraíba, Alagoas, Maranhão e Rio de Janeiro.

Segundo informações obtidas pelo g1, o programa prevê cerca de R$ 11 bilhões, sendo R$ 1 bilhão do Orçamento de 2026 e outros R$ 10 bilhões via empréstimo do BNDES para os estados.

Operações em 16 estados

 

Veja o detalhamento das ações, conforme a Polícia Federal:

  • São Luís/MA

 

Operação Descenso III. Ação contra organização criminosa, realizada na cidade de Chapadinha/MA, com foco no financiamento da organização.

Estão sendo cumpridos 17 mandados de busca e apreensão.

Operação Assíncrono II. Combate à receptação de equipamentos da Caixa Econômica Federal, falsificação de documentos e notas fiscais, crimes ambientais, além da disponibilização e do armazenamento de conteúdo de abuso sexual infantojuvenil.

Estão sendo cumpridos um mandado de prisão e dois mandados de busca e apreensão, em Maceió/AL.

  • Macapá/AP

 

Operação Reincidência. Ação contra tráfico de drogas. Está sendo cumprido um mandado de busca e apreensão em Macapá/AP.

  • Aracaju/SE

 

Operação Occultum. Ação de combate ao tráfico de drogas, que resultou na identificação de um dos responsáveis pela carga de uma tonelada de maconha apreendida em fevereiro de 2026.

Estão sendo cumpridos um mandado de prisão e um de busca e apreensão em Aracaju/SE.

  • Natal/RN

 

Operação Barba II. Desarticulação de organização criminosa interestadual que atua no tráfico de drogas e na lavagem de dinheiro.

Estão sendo cumpridos trêsu mandados de prisão e oito mandados de busca e apreensão, nas cidades de Natal/RN e de João Pessoa/PB, além do bloqueio do sequestro de bens móveis e imóveis, totalizando R$ cerca de 13 milhões.

  • Porto Velho/RO

 

Operação Espectro. Ação contra organização criminosa atuante no controle territorial e na prática de crimes graves em Porto Velho/RO.

Estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão em Porto Velho/RO.

  • Rio de Janeiro/RJ

 

Operação Rota Final. Ação de combate ao roubo de uma carga dos Correios. A ação conta com o apoio direto da SEPOL/RJ por meio do 9º BPM.

Estão sendo cumpridos seis mandados de busca e apreensão no Rio de Janeiro/RJ.

  • João Pessoa/PB

 

Operação Trapiche. Ação contra organização criminosa voltada ao tráfico de drogas, ao comércio ilegal de armas e à lavagem de capitais, liderada por homem que mantinha ou comando das atividades criminosas recolhido em sistema prisional.

Estão sendo cumpridos 20 mandados de prisão e 40 mandados de busca e apreensão, na Paraíba e em Minas Gerais. Além disso, estão sendo cumpridas medidas cautelares, como o sequestro de carros, valores e imóveis.

  • Belo Horizonte/MG

 

Operação Guardiões do Fogo. Ação de combate à obtenção ilegal de Certificado de Registro (CR) na categoria de Colecionador, Atirador Desportivo ou Caçador (CAC).

Estão sendo cumpridos três mandados de busca e apreensão em Poços de Caldas/MG.

Operação Terminus II. Ação voltada ao cumprimento de mandados de prisão contra investigados e condenados por tráfico de drogas, organização criminosa e crimes violentos.

Estão sendo cumpridos dois mandados de prisão em Belo Horizonte/MG.

  • Uberlândia/MG

 

Operações Paper Stone e Rota Andina. Ações de combate ao tráfico interestadual e internacional de drogas e à lavagem de dinheiro praticados por organizações criminosas com atuação em Minas Gerais e outros estados.

As investigações apontam o uso de logística aérea sofisticada, empresas de fachada e6 interpostas pessoas para ocultação patrimonial e movimentação de ativos ilícitos.

Estão sendo cumpridos 41 mandados de busca e apreensão, 22 mandados de prisão e 26 mandados de busca e apreensão de veículos nas cidades de Uberlândia/MG, Ituiutaba/MG, São João Del Rey/MG, Goiânia/GO, São Paulo/SP, Poá/SP, Manaus/AM e São Luís/MA.

Também foi determinado o sequestro patrimonial de aproximadamenteu R$ 98 milhões.

  • Curitiba/PR

 

Operação Blue Sky II. Combate ao tráfico de drogas, sendo esta fase um desdobramento da primeira ação deflagrada em março de 2026, com o objetivo de prender integrantes do núcleo de tráfico de entorpecentes de uma facção criminosa.

Estão sendo cumpridos 13 mandados de busca e apreensão e sete mandados de prisão, nas cidades de Vera Cruz do Oeste/PR, Cascavel/PR, Guaraniaçu/PR e Céu Azul/PR.

  • Florianópolis/SC

 

Operação Impedimento. Ação para desarticular grupo criminoso suspeito de atuar no tráfico de drogas na região da Grande Florianópolis.

Estão sendo cumpridos quatro mandados de prisão preventiva nas cidades de Criciúma/SC, Lages/SC e São José/SC, além de seis mandados de busca e apreensão em Imbituba/SC, Palhoça/SC e São José/SC. Também houve bloqueio de valores de cinco investigados.

  • Porto Alegre/RS

 

Operação Cerco Integrado. Desdobramento de investigações relacionadas ao tráfico de drogas e à lavagem de dinheiro, com foco na desarticulação e descapitalização de estruturas criminosas atuantes no Rio Grande do Sul.

Estão sendo cumpridos seis mandados de prisão preventiva e 15 mandados de busca e apreensão nos municípios de Novo Hamburgo/RS, São Leopoldo/RS, Sapiranga/RS, Nova Hartz/RS, Charqueadas/RS, Alvorada/RS, Montenegro/RS, Triunfo/RS, São Pedro do Sul/RS, Santana do Livramento/RS e Florianópolis/SC.

  • Fortaleza/CE

 

Operação Custos Legis. Ação destinada ao cumprimento de medidas cautelares em6 investigação relacionada a ameaças dirigidas a autoridade pública da área de segurança pública no Ceará.

Estão sendo cumpridos um mandado de prisão temporária e um mandado de busca e apreensão em Fortaleza/CE, além de medidas de quebra de sigilo telemático e telefônico.

  • Rio Branco/AC

 

Operação Alerta. Ação voltada ao monitoramento e à localização de foragidos da Justiça investigados ou condenados por crimes violentos, tráfico de drogas e organização criminosa.

Estão sendo cumpridos quatro mandados de prisão preventiva nas cidades de Rio Branco/AC e Feijó/AC.6

  • Palmas/TO

 

Operação Estoque Oculto. Ação destinada a neutralizar estrutura logística utilizada no apoio ao tráfico internacional de drogas, incluindo reabastecimento clandestino de aeronaves ligadas a organizações criminosas.

Está sendo cumprido um mandado de busca e apreensão em Pedro Afonso/TO.

  • Vitória/ES

 

Operação Alçapão. Ação voltada ao combate à estrutura logística de armamentos de facção criminosa atuante no Espírito Santo.

Estão sendo cumpridos dois mandados de busca e apreensão em imóveis supostamente utilizados para armazenamento de armas, munições e explosivos em Cariacica/ES.

  • Governador Valadares/MG

 

Operação Rota Paralela. Ação conjunta voltada ao cumprimento de mandados de busca e apreensão em investigação relacionada à promoção de migração ilegal e crimes conexos. A apuração teve origem em análise compartilhada pela FICCO/MG, sendo posteriormente aprofundada pela Base de Enfrentamento à Promoção de Migração Ilegal e Crimes Conexos em Minas Gerais.

Estão sendo cumpridos quatro mandados de busca e apreensão nas cidades de Água Boa/MG e Contagem/MG. Também foi determinado o sequestro de veículos, imóveis e valores, podendo alcançar até R$ 6,8 milhões por investigado. Fonte: G1-MA

Homem é preso após ser flagrado se masturbando dentro de igreja no MA

Um homem foi preso, na manhã de domingo (10), após ser flagrado se masturbando durante uma missa em uma igreja no povoado Coroatá, a 260 km de São Luís (veja, no vídeo acima, o momento da prisão). A Polícia Civil investiga o caso.

Segundo a Polícia Militar, o suspeito praticou os atos contra uma mulher que participava da celebração. Após ser flagrado, ele fugiu do local e foi contido inicialmente por um policial que estava próximo à igreja.

O homem resistiu à abordagem policial, tentou fugir e entrou em luta corporal com o PM. Durante a ação, o suspeito também desacatou os policiais e, em seguida, foi preso.

Após ser contido, ele foi encaminhado para a Delegacia Regional de Codó, onde prestou depoimento e permanece à disposição da Justiça. Fonte: G1-MA

Tiroteio deixa pelo menos quatro feridos em churrascaria de São Luís

Um tiroteio dentro de uma churrascaria deixou pelo menos quatro pessoas feridas na noite de segunda-feira (11), no bairro da Cohama. Imagens feitas por uma moradora mostram o momento dos tiros dentro do local (assista na reportagem acima).

Nos registros, é possível ver quando dois homens deixam a área em um carro logo após os tiros. Segundo informações preliminares, as vítimas são clientes e funcionários do restaurante. O estado de saúde delas ainda não foi divulgado.

A Polícia Civil investiga o caso. A suspeita inicial é de que três criminosos tenham entrado no restaurante armados e feito os disparos.

Entre as linhas de investigação estão tentativa de assalto ou execução. Até o momento, nenhuma hipótese foi descartada. Fonte: G1-MA

Acidentes de moto aumentam mais de 8% nas rodovias paraibanas em 2025

O barulho das motos, ouvido constantemente pelas ruas da cidade, é parte de uma rotina que, muitas vezes, inclui a pressa. Mas a velocidade sobre duas rodas pode resultar em números que desafiam a saúde pública e a Previdência no Brasil. Uma apuração do Núcleo de Dados da Rede Paraíba identificou um aumento de 8,6% no número de acidentes de moto nas rodovias paraibanas em 2025, com relação ao ano anterior.

De acordo com dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em 2025 foram registrados 1.211 acidentes de moto nas BRs da Paraíba. Nesses acidentes, 1.471 pessoas ficaram feridas e 77 morreram. Todos os números apresentaram crescimento em relação a 2024. O número de feridos aumentou 7,5% e o de mortos. 6,9%.

Em 2026, até o mês de março, mais de 300 acidentes já foram contabilizados nas rodovias paraibanas, segundo a PRF. Uma média de 3 acidentes por dia. Os acidentes deixaram 400 pessoas feridas e 16 mortos.

Acidentes de moto registrados em rodovias paraibanas
Número de acidentes aumentou mais de 8% em um ano
1.2111.2111.1151.1151.4711.4711.3681.36877777272Acidentes – 2025Acidentes – 2024Feridos – 2025Feridos – 2024Óbitos – 2025Óbitos – 20240500100015002000
Fonte: Polícia Rodoviária Federal

Fábio Ramalho, chefe da 1ª Delegacia da PRF na Paraíba, explica que estudar a legislação é fundamental para uma condução mais responsável. “A partir do momento que um condutor tem a posse de um veículo e ele passa por um uma série de testes, tem que estudar a legislação completa, as normas de circulação e conduta. Ele tende a ter uma atitude mais responsável no trânsito, bem como também passa a dirigir de forma defensiva”, disse.

Ele detalha, ainda, que as principais causas dos acidentes envolvendo motocicleta são a desobediência às normas de circulação e conduta, o trânsito em velocidade incompatível, principalmente nos corredores, que é o trânsito entre veículos, e a embriaguez ao volante.

Andar de moto exige atenção redobrada e a falta de qualquer cuidado pode transformar vítimas em novas estatísticas.

Uma das principais causas de acidentes em rodovias é embriaguez ao volatem — Foto: Ascom PRF/Divulgação

Uma das principais causas de acidentes em rodovias é embriaguez ao volatem — Foto: Ascom PRF/Divulgação

Quando entramos nas cidades, os números continuam alarmantes. Em 2024 foram feitos 9.786 atendimentos por acidentes de moto no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. Em 2025, o número se manteve praticamente estável. Em 2026, até março, foram mais de 2,3 mil atendimentos. Em todos os períodos, a média é de 27 pessoas atendidas por dia.

Já os atendimentos por acidentes de moto no Hospital de Emergência e Trauma em Campina Grande aumentaram 21% em 2015. Foram mais de 8,8 mil em 2024, crescendo para 10,6 mil no ano passado.

Atendimentos por acidentes de moto na Paraíba
Dados são dos Hospitais de Trauma de João Pessoa e Campina Grande
9.7879.7879.7869.78610.68510.6858.8158.815João Pessoa (2025)João Pessoa (2024)Campina Grande (2025)Campina Grande (2024)02,5k5k7,5k10k12,5k

João Pessoa (2025)
9.787
Fonte: Assessorias de comunicação

De janeiro a março deste ano foram mais de 2,6 mil atendimentos, um aumento de 8,2% em relação ao mesmo período de 2025. E é no hospital que esses números viram pessoas como Francisco José. Ele passou mais de três meses internado e precisou fazer cinco cirurgias para conter os danos provocados por um acidente de moto. Admite que poderia ter sido mais cuidadoso no trânsito.

“Tinha saído da minha cidade, para outra cidade vizinha. Quando eu vim de lá para cá, vim em 120 km na moto. Irresponsabilidade. Aí sobrei na curva”, conta Francisco.

 

Mateus Xavier tentou evitar um atropelamento em uma rodovia federal durante um dia chuvoso, quando perdeu o controle da moto. “Um senhor, aparentemente, estava meio bêbado, atravessou correndo a BR. Aí eu ainda tentei desviar dele e aí acabei derrapando na pista”, revela.

O coordenador da área vermelha do Hospital de Trauma de Campina Grande, Matheus Matos, detalha sobre os atendimentos na unidade de saúde.

“O trauma por motocicleta, visto que muitas vezes o paciente está sem capacete e quando está usando o capacete, ele não usa de forma adequada, não tem o afivelamento correto do capacete, esses pacientes muitas vezes entram aqui com trauma crânio-encefálico grave. Outras lesões muito comuns também são as fraturas, fraturas de braço, de perna. Temos também trauma torácico e trauma abdominal fechado”, detalha o coordenador.

 

Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande — Foto: Governo da Paraíba/Divulgação

Hospital de Emergência e Trauma de Campina Grande — Foto: Governo da Paraíba/Divulgação

As marcas deixadas por um acidente de moto em 2019 também estão na vida de Severino Venâncio até hoje. Ele é diretor escolar na cidade de Conde, na Grande João Pessoa. Ficou com problemas no joelho e precisa de muletas para se locomover.

“Graças a Deus eu voltei a dirigir, que era uma das minhas práticas que eu mais sentia falta, que é a locomoção. Hoje, graças a que eu voltei a dirigir, eu posso me locomover. Voltei a minha atividade um ano e oito meses depois de estar no INSS, e voltei as atividades de forma legal”, conta Severino.

 

Severino ficou com problemas de locomoção após acidente de moto — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

Severino ficou com problemas de locomoção após acidente de moto — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

Os custos financeiros de um acidente de moto não pesam só no bolso dos sobreviventes. Pesam também nos cofres públicos.

“O tempo médio de internação de um paciente vitimado por acidente de motocicleta, com duração aproximada de 4 dias de internação hospitalar, caso não seja submetido a procedimento cirúrgico, nem tenha lesões mais graves, que esse custo para o hospital gire em torno de R$ 6mil. Porém, temos também nos casos mais graves, o qual necessite de intervenções cirúrgicas, muitas vezes mais de uma, internação em leito de UTI prolongado, esse custo pode chegar até R$ 400 mil por paciente, dependendo da gravidade”, detalha Matheus Matos, coordenador do Trauma de Campina Grande.

Pedidos de auxílio-acidente também crescem

 

Em 2024, o número de auxílios-acidente concedidos pelo INSS passou de 34,7 mil em todo o país. O número de auxílios-acidente acidentários, que são aqueles relacionados ao trabalho, passou de 41,2 mil, totalizando mais de 76 mil, o que corresponde a R$ 92 milhões pagos pelo INSS.

Já em 2025, foram mais de 52,4 mil auxílios-acidente, mais de 46,7 auxílios-acidente acidentários, totalizando quase 100 mil, o que representa mais de R$ 125 milhões pagos pelo INSS em auxílios, um aumento de 30% com relação ao ano anterior.

O advogado previdenciário Edivanildo Nunes, explica o que deve ser feito em casos como esses.

“O primeiro passo vai ser preparar a documentação básica mínima necessária. Documentos pessoais como identidade, CPF, comprovante de residência, carteira de trabalho e documentos médicos que comprovem esse acidente. E que gerou uma incapacidade ou uma redução da capacidade. Com a documentação em mãos, ele pode requerer o benefício diretamente no INSS por meio do site ou aplicativo meu INSS ou até mesmo por meio do do telefone, ligando para 135. O processo vai tramitar lá no INSS e em caso de indeferimento, recomendamos que ele procure um advogado para fazer o processo judicial ou, se ele tiver dificuldade com o sistema do INSS, ele também pode iniciar já o processo administrativo com o advogado”, detalha Edivanildo.

 

O advogado explica, ainda, que o processo, normalmente, vai tramitar na Justiça Estadual. Os benefícios previdenciários, via de regra, tramitam na Justiça Federal, que é órgão especializado, com um perito já contratado. “O processo, em tese, é bem mais célere”, completa Edivanildo Nunes.

“Processos acidentários que transitam na Justiça Estadual, eles demoram, em média, uns 2 anos para que o beneficiário venha ter direito ao reconhecimento. Enquanto que na Justiça Federal, por ser um órgão especializado, vai demorar em média uns 6 meses”, ressalta o advogado Edivanildo Nunes.

Advogado explica o que é necessário para solicitar auxílio-acidente — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

Advogado explica o que é necessário para solicitar auxílio-acidente — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

Condutores sem habilitação

 

Outro dado sobre a segurança no trânsito preocupa: o número de condutores de moto sem carteira de habilitação subiu 55% nas rodovias federais que cortam a Região Metropolitana de João Pessoa. Os dados são os mais recentes, medidos pela Polícia Rodoviária Federal na Operação Verão, entre o fim de 2025 e o começo de 2026.

Na Operação Verão entre 2024 e 2025, 23% dos abordados não tinham CNH. Em números absolutos, 285 condutores. Na Operação Verão de entre 2025 e 2026, 35,76% dos abordados não tinham CNH, mais que o dobro do ano anterior. Foram 436 condutores sem abordados sem habilitação. Fonte: G1-PB

Trabalhador de 44 anos morre após pneu estourar em borracharia no Piauí

Um funcionário de uma borracharia morreu, nesta segunda-feira (11), após um pneu explodir enquanto ele realizava a manutenção de um caminhão no município de Simões, a 427 km de Teresina. A vítima foi identificada como Jadeilson Serio Ferreira, de 44 anos.

Por meio de nota divulgada nas redes sociais, o prefeito de Simões, Magno Dantas, lamentou o falecimento.

Ao g1, um amigo da vítima, Mateus Silva, informou que o acidente aconteceu no sábado (9). Com o impacto da explosão, Jadeilson foi atingido no rosto e na cabeça.

O trabalhador foi socorrido e transferido para a cidade de Picos, onde passou por cirurgia, mas não resistiu aos ferimentos e morreu por volta das 4h desta segunda-feira.

“Foi uma pancada muito forte. Ele lutou muito, mas infelizmente faleceu”, relatou o amigo.

 

Jadeilson deixa a esposa e quatro filhos.

Nota de pesar da prefeitura

 

Recebemos com profunda tristeza a notícia do falecimento de Jadeilson Serio Ferreira. Neste momento de dor, nos solidarizamos com todos os familiares e amigos, e sentimos de maneira especial junto ao nosso amigo Zezão, pai de Jadeilson, a quem deixamos nosso abraço sincero e nossas orações.

Que Deus o receba em sua infinita misericórdia e conceda força e conforto a toda a família neste momento tão difícil. Fonte: G1-PI

Jiboia de quase 2 metros é encontrada enrolada em motor de carro no Piauí

Uma jiboia de quase dois metros foi encontrada, na tarde desta segunda-feira (11), enrolada no motor de um carro que havia sido deixado em uma oficina mecânica no município de Pedro II, no Norte do Piauí. O animal foi resgatado sem ferimentos e devolvido à natureza.

Segundo o bombeiro civil Jonas Santos, a equipe foi acionada por volta das 14h30, após funcionários da oficina abrirem o capô do veículo para verificar o motor e encontrarem a cobra no compartimento.

De acordo com ele, a serpente media cerca de 1,90 metro e estava enrolada entre as peças do motor.

“Foi um pouco complicada para retirar ela do moto, porque ela era grande. Fizemos tudo com cuidado para não machucar a cobra e deixamos ela em um lugar seguro”, relatou.

A operação durou entre 30 e 40 minutos. Após o resgate, a jiboia foi levada para uma área afastada da zona urbana e libertada em habitat natural.

Conforme o bombeiro, a espécie é comum na região de Pedro II e não é peçonhenta. Fonte: G1-PI

Polícia prende dois suspeitos pela morte de mulher encontrada com sinais de estrangulamento no MA

A Polícia Civil prendeu, nesta segunda-feira (11), duas pessoas suspeitas de envolvimento na morte de Dayane de Sousa Silva, de 34 anos, encontrada morta nesse domingo (10) em uma estrada de terra atrás do presídio de Grajaú, na entrada da Aldeia Poço Fundo, na Região Sul do Maranhão.

Os suspeitos foram presos em Grajaú. Segundo a polícia, a vítima era usuária de drogas, apresentava sinais de estrangulamento e violência sexual e estava sem parte das roupas.

Durante as investigações, os policiais identificaram uma testemunha importante para o caso. Segundo a Polícia Civil, ao saberem que a testemunha iria prestar depoimento, os dois suspeitos ameaçaram a vítima na tentativa de impedir que ela comparecesse à delegacia.

A polícia iniciou buscas na região e localizou uma mulher suspeita de participar do crime. Em depoimento, ela confessou participação no assassinato e afirmou que a violência sexual sofrida pela vítima foi gravada. O material foi apreendido pela Polícia Civil.

Ainda durante as buscas pelos suspeitos, foi preso mais um suspeito de participação no crime. Ambos os presos foram levados, com apoio da Guarda Municipal de Grajaú, para prestar depoimento e estão à disposição do Poder Judiciário. Fonte: G1-MA

Justiça do MA revoga prisão de ex-prefeito de Turilândia e de outros 14 denunciados por desvio de R$ 56 milhões

A Justiça do Maranhão revogou a prisão preventiva do ex-prefeito de Turilândia, José Paulo Dantas Silva Neto, conhecido como Paulo Curió, e de outros 14 denunciados por participação em um esquema de corrupção que teria desviado R$ 56 milhões dos cofres públicos do município.

A decisão foi assinada no fim da tarde desta segunda-feira (11) pela desembargadora Maria da Graça Peres Soares Amorim, relatora do processo na Terceira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ-MA). O processo apura crimes de organização criminosa, fraude em licitações, lavagem de dinheiro e desvio de verbas públicas em Turilândia.

Segundo a magistrada, a intervenção estadual no município e o encerramento da fase de investigação reduziram os riscos que justificavam a manutenção das prisões preventivas.

Com a decisão, nenhum dos 18 investigados citados nos autos permanece preso em estabelecimento prisional. Todos eles já foram denunciados pelo Ministério Público do Maranhão (MP-MA) à Justiça.

Dos envolvidos, 15 tiveram a prisão preventiva revogada e substituída por medidas cautelares, como recolhimento domiciliar com monitoração eletrônica.

Os beneficiados pela revogação da prisão preventiva são:

  • José Paulo Dantas Silva Neto (prefeito afastado);
  • Wandson Jonath Barros;
  • Hyan Alfredo Araújo Mendonça Silva;
  • Janaína Soares Lima;
  • Marlon de Jesus Arouche Serrão;
  • Gerusa de Fátima Nogueira Lopes;
  • Eustáquio Diego Fabiano Campos;
  • Mizael Brito Soares (vereador);
  • José Ribamar Sampaio (vereador);
  • Nadianne Judith Vieira Reis (vereadora);
  • Sávio Araújo e Araújo (vereador);
  • Gilmar Carlos Gomes Araújo (vereador);
  • Josias Fróes (vereador);
  • Carla Regina Pereira Chagas (vereadora);
  • Inailce Nogueira Lopes (vereadora).
  • A Justiça determinou a expedição imediata dos alvarás de soltura. No entanto, os investigados deverão cumprir uma série de restrições.

    Entre as medidas cautelares impostas estão:

    • recolhimento domiciliar integral com monitoração eletrônica, salvo em casos de urgência médica ou autorização judicial;
    • proibição de contato, por qualquer meio, com outros denunciados e testemunhas;
    • proibição de frequentar repartições públicas de Turilândia, incluindo prefeitura, secretarias e Câmara Municipal;
    • proibição de acessar sistemas de informática do município;
    • proibição de contratar com o poder público municipal, estadual ou federal, inclusive por meio de empresas;
    • proibição de participar de atividades político-partidárias, inclusive em redes sociais.

     

    Além dos 15 investigados que tiveram a prisão preventiva revogada, duas denunciadas continuam com a liberdade restrita em regime de prisão domiciliar.

    A vice-prefeita Tânya Karla Cardoso Mendes Mendonça já estava em prisão domiciliar, e a situação dela foi mantida pela Justiça.

    Já Eva Maria Oliveira Cutrim Dantas continuará em prisão domiciliar integral. O tribunal negou um pedido para que ela pudesse frequentar aulas presenciais de medicina e manteve a obrigação de permanecer em casa para cuidar dos filhos menores.

    A decisão também manteve medidas específicas para alguns investigados.

    O afastamento do cargo foi mantido para o prefeito José Paulo Dantas Silva Neto, a vice-prefeita Tânya Karla Cardoso Mendes Mendonça, Clementina de Jesus Pinheiro Oliveira e outros servidores.

    Defensor público é interventor de Turilândia

     

    O defensor público Thiago Josino  Carrilho de Arruda Macêdo é o interventor de Turilândia (MA) — Foto: Alessandra Rodrigues/Mirante News FM

    O defensor público Thiago Josino Carrilho de Arruda Macêdo é o interventor de Turilândia (MA) — Foto: Alessandra Rodrigues/Mirante News FM

    O defensor público Thiago Josino Carrilho de Arruda Macêdo teve o nome aprovado para ser o interventor de Turilândia . O nome do defensor foi enviado à Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) para aprovação dos parlamentaresSegundo o governador, Thiago foi escolhido por ter um perfil técnico e ter experiência para tratar da situação administrativa do município (veja mais abaixo o perfil dele).

    ➡️ A intervenção terá prazo inicial de 180 dias, podendo ser prorrogada mediante nova deliberação, caso não haja restabelecimento da normalidade institucional. A finalidade é restabelecer a normalidade constitucional, garantir a prestação dos serviços públicos essenciais e assegurar o cumprimento das decisões judiciais.

    A aprovação da intervenção de Turilândia foi feita pelo Tribunal de Justiça do Maranhão em 26 de janeiro, após um pedido feito pelo Ministério Público do Maranhão, já que o presidente da Câmara Municipal de Turilândia, José Luís Araújo Diniz, conhecido como “Pelego” (União Brasil), assumiu a gestão do município mesmo sendo um dos investigados pelo desvio.

    Apesar de acatar o pedido, o TJ determinou que:

    • a intervenção se restringe ao Poder Executivo municipal;
    • as funções legislativas permanecem com a Câmara Municipal;
    • o interventor deverá apresentar relatório circunstanciado em até 90 dias, com diagnóstico da gestão e providências adotadas.

     

    Após ser nomeado interventor, o defensor público Thiago Josino afirmou que sua prioridade seria a elaboração de um relatório, em até 90 dias, para diagnosticar a situação administrativa, orçamentária do município.

    Representação do Ministério Público pela intervenção

     

    De acordo com a representação feita pelo Ministério Público, diversas práticas ilegais teriam comprometido o funcionamento de serviços públicos essenciais, como saúde, educação, transporte e segurança, deixando a população local desassistida. As principais irregularidades são:

    • desvio de recursos públicos;
    • fraudes em contratos;
    • descumprimento de decisões judiciais;
    • atuação de organização criminosa dentro da estrutura administrativa.

     

    O MP-MA argumentou, ainda, que medidas judiciais tradicionais – como recomendações, multas, prisões e afastamento de agentes públicos – não foram suficientes para conter as ilegalidades, que teriam continuado mesmo após operações policiais e decisões judiciais, incluindo tentativas de obstrução da Justiça.

    Durante a sessão, o procurador-geral de Justiça do Maranhão, Danilo José de Castro Ferreira, afirmou que o pedido de intervenção apresentado pelo Ministério Público não se baseia em falhas administrativas comuns, mas em um cenário extremo de ruptura institucional.

    Segundo ele, a administração pública de Turilândia — incluindo o Executivo e o Legislativo — foi capturada por uma organização criminosa que atua no município desde 2021.

    “Infelizmente, estamos diante de um quadro de anomalia institucional que já é de conhecimento nacional. A administração pública municipal de Turilândia foi tomada por uma organização criminosa, cujos atos são objeto de denúncia que tramita neste tribunal”, afirmou.

     

    Quem é o novo interventor?

     

    Thiago Josino Carrilho de Arruda Macêdo é coordenador da Central de Relacionamento com o Cidadão da Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA). Ele também foi empossado como presidente do Conselho Penitenciário do Maranhão (Copen), cargo que ocupa no biênio 2024–2026.

    Ele é pós-graduado em Direito Público e em Educação em Direitos Humanos, com atuação voltada à área institucional, administrativa e à defesa de direitos fundamentais.

    Investigados são denunciados pelo MP-MA

     

    O MP-MA denunciou, no último dia 19 de janeiro, o prefeito de Turilândia, Paulo Curió (União Brasil), a vice-prefeita, a ex-vice-prefeita e sete familiares por suspeita de desviar R$ 56 milhões de recursos públicos, segundo a Operação Tântalo II.

    A denúncia, assinada pelo procurador-geral de Justiça, Danilo José de Castro Ferreira, foi enviada ao gabinete da desembargadora Maria da Graça Peres Soares Amorim, relatora do caso na 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão. Ela decidirá se a ação penal será aceita.

    O MP-MA também ofereceu denúncia contra os 11 vereadores que estavam em prisão domiciliar e contra servidores suspeitos de participar do esquema.

    Ao todo, 18 dos 21 investigados foram denunciados pelo Ministério Público.

    Se a denúncia for aceita, os investigados se tornam réus e passam a responder judicialmente pelos crimes apontados. Veja abaixo quem são.

    Prefeito de Turilândia, Paulo Curió — Foto: Divulgação

    Prefeito de Turilândia, Paulo Curió — Foto: Divulgação

    Prefeito é apontado como líder da organização criminosa

     

    O prefeito Paulo Curió é acusado de promover, organizar, dirigir e integrar uma organização criminosa, além de usar o cargo para manter o funcionamento do esquema.

    Para o MPMA, ele desviou recursos por meio de contratos fraudados, participou da fraude a licitações, recebeu vantagens indevidas e ocultou valores ilícitos usando pessoas, empresas e bens.

    Ele foi denunciado pelos crimes de:

    • organização criminosa;
    • desvio de rendas e valores públicos;
    • fraude a licitações;
    • corrupção passiva;
    • lavagem de dinheiro.

     

    Núcleo familiar e político entre os denunciados

     

    Além do prefeito, o MPMA denunciou familiares e integrantes do núcleo político de Turilândia, apontados como participantes do esquema.

    • Eva Dantasprimeira-dama e esposa do prefeito, é acusada de integrar a organização criminosa, ajudar nos desvios e ocultar valores ilícitos por meio de gestão financeira e patrimonial.
    • Tânya Karlavice-prefeita, é denunciada por integrar a organização criminosa, usar o cargo para facilitar desvios, receber vantagens indevidas e ocultar valores ilícitos.
    • Janaina Soaresex-vice-prefeita, é acusada de integrar o esquema, participar de desvios, fraudar licitações, receber vantagens indevidas e ocultar valores ilícitos.
    • Domingos Sávio Fonseca Silvapai do prefeito, é acusado de integrar a organização criminosa, auxiliar nos desvios e ocultar valores ilícitos por meio de movimentação financeira.
    • Marcel Everton Dantas Filhoirmão do prefeito, é denunciado por integrar a organização e ajudar na ocultação e movimentação de valores ilícitos.
    • Taily de Jesus Everton Silva Amorim, irmã do prefeito, é acusada de participar dos desvios e ocultar a origem e a circulação dos recursos ilícitos.
    • José Paulo Dantas Filhotio do prefeito, é acusado de integrar o esquema e movimentar valores desviados.
    • Ritalice Souza Abreu Dantascunhada do prefeito, é denunciada por integrar o grupo, participar dos desvios e ocultar valores ilícitos.
    • Jander Silveirocunhado do prefeito, é acusado de integrar a organização criminosa e ajudar na circulação financeira de recursos desviados.
    • Segundo o MPMA, os familiares teriam atuado como laranjas, ajudando a movimentar, ocultar e dissimular os valores desviados.

      O MPMA afirma que o grupo formou uma organização criminosa estruturada, estável e com divisão de funções. Segundo o órgão, o objetivo era obter vantagens indevidas por meio de fraudes a licitações, corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro. A promotoria destacou diálogos entre os investigados que reforçam a participação deles no esquema.

      Na denúncia, o MPMA pede:

      • o ressarcimento integral dos R$ 56,3 milhões desviados;
      • a perda de bens e valores ligados ao esquema, mesmo quando registrados em nome de terceiros;
      • a perda de cargos públicos quando houver abuso de poder;
      • a manutenção das medidas cautelares, como bloqueio de bens, afastamentos e restrições de acesso e contato entre os investigados.

       

      O órgão também pede a fixação de valor mínimo para reparação dos danos e a conversão definitiva das medidas de bloqueio já autorizadas.

      A defesa de Tânya Karla disse que não vai se manifestar sobre o caso.

      Já a defesa de Domingos Sávio, Marcel Everton, Taily de Jesus e Ritalice Souza afirmou que os investigados “receberam com serenidade e tranquilidade a notícia” da denúncia do MP e que “confiam plenamente nas instituições e no regular funcionamento da Justiça, certo de que todos os fatos serão devidamente esclarecidos no curso do processo”.

      Fonte: G1-MA

PGR pede ao Supremo condenação de Eduardo Bolsonaro por coação

A Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu nesta segunda-feira (11) ao Supremo Tribunal Federal (STF) a condenação do ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) pelo crime de coação no curso do processo.

O pedido faz parte das alegações finais enviadas ao Supremo pelo procurador-geral da República, Paulo Gonet.

Em novembro do ano passado, o STF aceitou denúncia da PGR no inquérito que apurou a atuação do ex-parlamentar junto ao governo dos Estados Unidos para promover o tarifaço contra as exportações brasileiras, a suspensão de vistos de ministros do governo federal e de ministros da Corte.

Nas alegações, Gonet disse que Eduardo apresentou condutas criminosas ao realizar postagens nas redes sociais e conceder entrevistas à imprensa com objetivo de ameaçar a obtenção de sanções estrangeiras contra ministros da Corte e o país para “livrar” Jair Bolsonaro da condenação no processo da trama golpista.

“Comprovou-se que o réu deliberadamente se utilizou de graves ameaças contra as autoridades responsáveis pelo julgamento da AP 2.668, algumas concretizadas, a fim de favorecer o interesse de seu pai, livrando-o de qualquer responsabilização criminal”, afirmou o procurador.

A acusação da PGR também ressaltou que as ameaças do ex-deputado foram concretizadas e trouxeram prejuízos para o Brasil.

“A estratégia criminosa culminou em prejuízos concretos a diversos setores produtivos onerados pelas sobretarifas norte-americanas, alcançando, em última instância, trabalhadores vinculados a essas cadeias econômicas, completamente alheios aos processos penais atacados”, completou Gonet.

Desde o ano passado, Eduardo está nos Estados Unidos. Ele perdeu o mandato de parlamentar por faltar às sessões da Câmara dos Deputados.

Defesa

Durante a tramitação do processo, Eduardo Bolsonaro não constituiu advogado e foi defendido pela Defensoria Pública da União (DPU). O órgão alegou que as declarações do ex-deputado estão acobertadas pela imunidade parlamentar.Fonte: Agência Brasil André Richter – Repórter da Agência Brasil

Desenrola 2.0 renegocia quase R$ 1 bilhão em dívidas, diz Durigan

O programa Desenrola 2.0, lançado pelo governo federal para renegociação de dívidas bancárias, está perto de atingir R$ 1 bilhão em débitos renegociados, disse nesta segunda-feira (11) o ministro da Fazenda, Dario Durigan.

De acordo com o ministro, cerca de 200 mil pedidos de renegociação foram enviados aos bancos participantes do programa. Desse total, aproximadamente 100 mil operações estão praticamente concluídas.

O programa é voltado para pessoas com renda mensal de até cinco salários mínimos, o equivalente hoje a R$ 8.105.

Durigan informou que o governo também prepara a ampliação do programa para estudantes inadimplentes do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Segundo o ministro, a modalidade deve estar “totalmente operativa” ainda nesta semana.

Prêmio a adimplentes

O ministro também afirmou que o governo prepara uma versão do programa voltada para consumidores que mantiveram suas contas em dia.

Segundo Durigan, a ideia é criar uma espécie de estímulo ou “prêmio” para os adimplentes, mas a medida será anunciada em um segundo momento.

De acordo com ele, neste primeiro momento o foco está nos consumidores inadimplentes, que enfrentam maiores dificuldades financeiras.

Como funciona

O Desenrola 2.0 permite que consumidores renegociem dívidas atrasadas com bancos em condições mais favoráveis.

Podem entrar no programa dívidas:

  • Contratadas até 31 de janeiro de 2026;
  • Atrasadas entre 90 dias e dois anos;
  • Ligadas a cartão de crédito, cheque especial e crédito pessoal.

A proposta do governo é que os bancos concedam um novo empréstimo para quitar a dívida antiga, com desconto e juros menores.

Condições oferecidas

As renegociações podem incluir:

  • Descontos entre 30% e 90%
  • Juros máximos de 1,99% ao mês
  • Prazo de até 48 meses para pagamento
  • Primeira parcela em até 35 dias
  • Limite de R$ 15 mil renegociados por pessoa em cada banco
  • Desconto varia conforme o tipo da dívida e o tempo de atraso

Uso do FGTS

O programa também permite que trabalhadores utilizem parte do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para pagar dívidas.

Será possível usar até 20% do saldo do FGTS ou até R$ 1 mil, prevalecendo o maior valor.

A medida busca reduzir o endividamento das famílias e evitar que consumidores recorram a linhas de crédito mais caras.

Quatro frentes

O Novo Desenrola Brasil foi dividido em quatro modalidades:

  • Desenrola Famílias;
  • Desenrola Fies;
  • Desenrola Empresas;
  • Desenrola Rural.

O governo pretende realizar uma mobilização nacional de 90 dias para estimular renegociações e reduzir a inadimplência no país.

Fies liberado

Em relação ao Fies, as condições variam conforme o perfil do estudante e o tempo de atraso da dívida.

Para débitos vencidos há mais de 360 dias:

  • estudantes fora do CadÚnico poderão ter desconto de até 77%;
  • estudantes inscritos no CadÚnico poderão obter abatimento de até 99% da dívida.

Em alguns casos, haverá possibilidade de parcelamento em até 150 vezes.

O governo estima beneficiar mais de 1 milhão de estudantes com a renegociação.

Cenário econômico

O lançamento do programa ocorre em meio ao elevado endividamento das famílias brasileiras.

Dados do Banco Central mostram que boa parte da renda dos consumidores segue comprometida com dívidas, especialmente em modalidades com juros altos, como cartão de crédito e cheque especial.

Segundo o Ministério da Fazenda, a expectativa é renegociar até R$ 42 bilhões em dívidas ao longo do programa. Fonte: Agência Brasil Wellton Máximo – Repórter da Agência Brasil