Blog do Walison - Em Tempo Real

Suspeito de estupro de vulnerável contra adolescentes na PB é preso em Minas Gerais

Um homem, que não teve a identidade divulgada, foi preso suspeito de estupro de vulnerável e importunação sexual contra duas adolescentes no município de Casserengue, no Curimataú da Paraíba.

A prisão aconteceu na segunda-feira (25), mas só foi divulgada nesta terça (26), na cidade de Uberlândia, em Minas Gerais, após uma ação integrada entre as polícias civis da Paraíba e de Minas Gerais.

Segundo a Polícia Civil, o suspeito era alvo de um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça. Ele é réu em um processo criminal pelos crimes de estupro de vulnerável e importunação sexual.

As investigações foram conduzidas pela Delegacia de Polícia Civil de Solânea. O caso começou após uma denúncia formal encaminhada pelo Conselho Tutelar de Casserengue, que recebeu relatos envolvendo duas adolescentes.

De acordo com a polícia, o investigado convivia com a mãe das vítimas e exercia a função de padrasto das adolescentes na época dos fatos. A investigação aponta que ele teria se aproveitado da relação de confiança e da vulnerabilidade das vítimas para cometer os crimes dentro do ambiente familiar.

Após a expedição do mandado de prisão, equipes da Polícia Civil iniciaram diligências para localizar o suspeito. Durante as investigações, foi identificado que ele estava morando em Uberlândia. A partir disso, houve articulação com a Polícia Civil de Minas Gerais, que localizou e prendeu o homem.

De acordo com o delegado Rafael Alexandre ao g1, até o momento não há manifestação nos autos sobre o recambiamento do preso de Minas Gerais para a Paraíba. O delegado não informou quando os crimes teriam acontecido, nem divulgou as idades das vítimas ou detalhes sobre o estado de saúde delas. Fonte: G1-PB

Pessoas negras têm 5,5 vezes mais chances de serem assassinadas na Paraíba, aponta Atlas da Violência

A Paraíba está entre os quatro estados do país onde pessoas negras têm mais chances de serem vítimas de homicídio, segundo dados do Atlas da Violência 2026, divulgado nesta terça-feira (26) pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).

De acordo com o levantamento, uma pessoa negra na Paraíba tem 5,5 vezes mais chances de ser assassinada do que uma pessoa não negra. O estado fica atrás apenas de Alagoas, Amapá e Sergipe neste indicador.

Em 2024, foram registrados 925 homicídios de pessoas negras na Paraíba, o que representa uma taxa de 34,1 mortes a cada 100 mil habitantes negros. Entre pessoas não negras, a taxa foi de 6,2 homicídios por 100 mil habitantes. Ao todo, 88 pessoas não negras foram mortas no estado no mesmo período.

O Atlas da Violência também aponta aumento nos índices em relação ao ano anterior. Em 2023, a Paraíba havia registrado 902 homicídios de pessoas negras, com taxa de 33,6 mortes por 100 mil habitantes. Entre 2023 e 2024, houve crescimento de 2,5% no número absoluto de vítimas negras e aumento de 1,5% na taxa de mortalidade desse grupo.

O levantamento também traz dados sobre homicídios de mulheres. Em 2024, a Paraíba registrou 71 homicídios femininos, com taxa de 3,4 mortes a cada 100 mil mulheres.

Entre mulheres negras, foram contabilizados 54 homicídios no estado, o equivalente a uma taxa de 4 mortes por 100 mil mulheres negras. O índice é superior ao registrado entre mulheres não negras, que tiveram taxa de 1,6 homicídio por 100 mil habitantes.

Paraíba tem menor taxa de homicídios em uma década

 

A Paraíba tem a menor taxa de homicídios em uma década, de 2014 a 2024, segundo o Atlas da Violência 2026, produzido pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) e divulgado nesta terça-feira (26).

O número absoluto de mortes no estado foi de 1.058 registradas oficialmente em 2024, o que equivale, em média, a 25,7 assassinatos a cada 100 mil habitantes no mesmo ano.

Em números absolutos, de 2014 a 2024, quando foi realizado o recorte do levantamento, houve uma redução de 31,8% nos números. Na taxa de homicídios por 100 mil habitantes, também no mesmo período, houve uma redução de 35,6%.

Cidades com mais homicídios estimados no estado em 2024

 

Entre as cidades paraibanas que aparecem no levantamento, João Pessoa, capital do estado, e Patos, no Sertão. Ambas, apesar de terem populações diferentes, aparecem no ranking de taxas de homicídios estimados nos municípios com mais de 100 mil habitantes. Santa Rita também aparece no ranking.

O levantamento leva em consideração homicídios estimados a soma de assassinatos registrados oficialmente e também “homicídios ocultos”, uma nomenclatura que designa casos subnotificados de mortes violentas ou até não classificados como tal.

Em relação aos municípios do Nordeste que aparecem no levantamento, João Pessoa, Santa Rita e Patos estão entre as principais no que diz respeito aos homicídios estimados no ano de 2024. Veja abaixo.

  • Maranguape (CE) — 121 homicídios estimados
  • Jequié (BA) — 126 homicídios estimados
  • Maracanaú (CE) — 177 homicídios estimados
  • Caucaia (CE) — 267 homicídios estimados
  • Recife (PE) — 681 homicídios estimados
  • Santa Rita (PB) — 70 homicídios estimados
  • Fortaleza (CE) — 1.071 homicídios estimados
  • João Pessoa (PB) — 236 homicídios estimados
  • Patos (PB) — 28 homicídios estimados Fonte: G1-PB

Taxista suspeito de esfaquear motorista de app em Teresina pode responder por tentativa de homicídio

taxista suspeito de esfaquear um motorista de aplicativo durante uma discussão no Aeroporto Senador Petrônio Portella, em Teresina, pode responder por tentativa de homicídio. Ele está preso.

A informação foi confirmada à TV Clube pela Polícia Civil do Piauí. A investigação indica que o crime, que ocorreu na madrugada de sábado (23), foi motivado por uma disputa por passageiro.

“O passageiro, segundo o taxista, escolheu a corrida com ele. O motorista de aplicativo não gostou e tiveram ali uma discussão os dois. O taxista conduziu o passageiro e, ao retornar para o aeroporto, colocou uma faca tipo punhal na cintura e foi tomar satisfação novamente”, disse o chefe de investigação do 2º Delegacia de Polícia, Humberto Pereira.

De acordo com Humberto Pereira, durante a nova discussão, o taxista, que não teve o nome divulgado, cravou o punhal na região do peito do motorista de aplicativo. A vítima recebeu os primeiros socorros no aeroporto e depois foi encaminhada a um hospital da capital, onde passou por cirurgia.

O Sindicato dos Trabalhadores de Transportes de Passageiros e Entregas por Aplicativo no Piauí (Sinttapp) informou ao g1 que conversou com familiares do motorista e que ele está em recuperação e passa bem.

“Quando acontece uma violência como aconteceu, primeiro a gente se preocupa com o motorista que foi brutalmente esfaqueado. Mas a gente também se preocupa com o que pode vir acontecer depois, da classe se revoltar. A gente não sabe o que pode acontecer amanhã e estamos aqui para dizer que queremos harmonia”, afirmou Maria do Rosário Viana, diretora do Sinttapp, em entrevista à TV Clube.

À TV Clube, taxistas que trabalham no aeroporto criticaram a atuação de motoristas não cadastrados em plataformas de transporte. A polícia não informou se o homem ferido no sábado (23) trabalhava sem cadastro ou documentação regularizada.

“O que nós estamos agora precisando é pelo entendimento, pela paz, para não haver esse tipo de situação que houve. Isso não é bom para nós, para os passageiros, não é bom. Importante seria que eles tivessem essa própria consciência de trabalhar legalmente”, comentou o taxista Hélio Franco.

Leia a nota da Motiva Aeroportos

 

A administração do aeroporto informa que, no momento do conflito registrado na madrugada deste sábado (23), envolvendo um taxista e um motorista por aplicativo nas dependências do terminal, os órgãos competentes de segurança pública foram imediatamente acionados para atendimento da ocorrência. A vítima recebeu os primeiros socorros ainda no aeroporto, sendo posteriormente encaminhada a uma unidade hospitalar para atendimento médico especializado.

A concessionária reforça que mantém campanhas permanentes de conscientização dos passageiros contra o transporte clandestino, com orientações constantes para que os usuários utilizem apenas serviços devidamente regularizados e autorizados.

Destaca ainda que mantém diálogo contínuo com os órgãos de controle de trânsito, segurança pública e fiscalização, buscando fortalecer ações preventivas e garantir a segurança de passageiros, trabalhadores e demais usuários do terminal. Fonte: G1-PI

Homem conclui alfabetização aos 67 anos após infância trabalhando em circo no PI: ‘Voltar a estudar me fez sentir vivo’

Aos 67 anos, Francisco Albino de Sousa celebrou nesta terça-feira (26) uma conquista adiada por décadas. Após uma infância trabalhando em circo e sem acesso regular à escola, ele concluiu o processo de alfabetização durante cerimônia realizada em Teresina, ao lado de outros adultos e idosos que retomaram os estudos.

Francisco contou ao g1 que a rotina itinerante da infância impediu que ele frequentasse a escola. Segundo ele, a vontade de aprender ressurgiu anos depois, já estabelecido em Teresina, e foi fortalecida pelo incentivo da família.

“Todos são formados e me incentivaram a voltar. Quando a gente volta a estudar, se sente revigorado. A gente se sente vivo”, disse.

A história dele se soma à de outros estudantes que celebraram a conclusão da alfabetização como um recomeço.

Moradora de uma comunidade quilombola na zona rural de São José do Piauí, Raquel Monteiro da Silva, de 42 anos, contou que decidiu voltar à sala de aula após insistência da filha de 8 anos.

Inicialmente, ela resistiu ao convite feito por uma vizinha para participar das aulas, mas mudou de ideia após ouvir os apelos da menina.

Segundo Raquel, a experiência transformou sua rotina e ampliou seus planos. Além de administrar uma lanchonete, ela montou uma loja de cosméticos e pretende continuar estudando.

“Minha filha dizia que eu precisava aprender. Foi ela quem me motivou. Agora quero seguir focada nos estudos”, afirmou.

 

Raquel Monteiro da Silva — Foto: Aric Lages

Raquel Monteiro da Silva — Foto: Aric Lages

Outro formando, Antônio Rodrigues da Silva, de 66 anos, disse que a oportunidade surgiu depois que os filhos já estavam ‘criados’. Ele destacou o apoio da família no retorno à sala de aula e definiu o momento como uma realização difícil de descrever.

“Eu não tenho palavras. No meu período de estudar eu não estudei. Agora estou tendo essa oportunidade”, relatou.

As histórias foram celebradas durante a certificação de mil adultos e idosos que concluíram o processo de alfabetização. Fonte

Chiquinho FC oficializa apoio à reeleição de Weverton Rocha durante evento em São Luís

O prefeito de Codó, Chiquinho FC (PT) declarou oficialmente apoio à reeleição do senador Weverton Rocha (PDT) durante o evento de lançamento da pré-candidatura do parlamentar, realizado nesta segunda-feira (25), em São Luís.

O encontro reuniu prefeitos, prefeitas, vereadores e diversas lideranças políticas de várias regiões do Maranhão, consolidando alianças e fortalecendo o grupo político em torno da pré-candidatura do senador.

Durante o evento, Chiquinho FC destacou a importância da parceria política com Weverton Rocha para o desenvolvimento de Codó. Segundo o prefeito, o apoio ao senador é resultado das ações e investimentos já destinados ao município, principalmente nas áreas da saúde e agricultura.

Com a declaração de apoio do prefeito codoense, Weverton Rocha passa a contar com um importante respaldo político e vantagens na cidade, mediante a aprovação da gestão municipal. A parceria entre o gestor e o senador tem garantido benefícios diretos para a população por meio de emendas parlamentares e equipamentos destinados ao município.

Entre as ações do senador Weverton Rocha para Codó estão recursos de aproximadamente R$ 400 mil para a saúde, além da destinação de uma ambulância para reforçar o atendimento à população. O parlamentar também assegurou R$ 800 mil para investimentos na saúde municipal e mais R$ 700 mil voltados para as Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Na área da agricultura, o município recebeu um veículo de apoio ao setor agrícola, uma pá carregadeira, 30 kits de irrigação e cinco barcos de alumínio completos para navegação, fortalecendo o trabalho dos produtores rurais e das comunidades ribeirinhas.

O evento em São Luís marcou mais um passo importante na articulação política do senador visando as eleições de 2026.

Professora morre com suspeita de dengue no Sul do Piauí

A professora Claudiana de Morais Hora morreu com suspeita de dengue no último sábado (23), no Hospital Regional Manoel de Sousa Santos, em Bom Jesus, no Sul do Piauí. A informação foi confirmada pela assessoria da Prefeitura de Santa Luz, município onde ela morava e atuava como servidora pública.

Por meio de decreto publicado nesta segunda- eira (25), a prefeitura de Santa Luz decretou luto oficial de três dias.

Segundo o documento, ela também atuava como líder religiosa e foi suplente de vereadora entre 2005 e 2008. A gestão municipal afirmou que a morte causou “sentimento de consternação e pesar” na cidade.

Não foram divulgadas informações sobre o estado de saúde da professora antes da internação. O caso é tratado como suspeita de dengue e deve passar por confirmação laboratorial. Não foram divulgadas informações sobre o estado de saúde da professora antes da internação. O caso é tratado como suspeita de dengue e deve passar por confirmação laboratorial.

O Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Professor Iracir Barros Pinto, onde Claudiana atuava, suspendeu as aulas por dois dias em razão do falecimento da professora. A escola também colocou um cartaz de luto na fachada da instituição.

“Com profundo pesar e tristeza, nos despedimos de Claudiana Moraes Hora, que marcou esta instituição e todos que fazem parte dela”, diz o anúncio colocado pela escola.

Escola prestou homenagem à professora que morreu com suspeita de dengue — Foto: Reprodução

Escola prestou homenagem à professora que morreu com suspeita de dengue — Foto: Reprodução

O Piauí registrou, até a última atualização desta reportagem, quatro mortes por dengue e cerca de 6 mil casos prováveis da doença.

A vacina contra transmitida pelo mosquito Aedes aegypti está disponível no Piauí para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos e profissionais da atenção primária à saúde, conforme os critérios definidos pelas autoridades. Fonte: G1-PI

Evilásio Cavalcanti toma posse como prefeito de Cabedelo, PB, e diz encarar momento como ‘missão’

Evilásio Cavalcanti (Avante) tomou posse nesta segunda-feira (25) como prefeito de Cabedelo, na Grande João Pessoa, e afirmou encarar o momento vivido pela cidade como uma “missão”. Ele assume o comando do município após o prefeito eleito, Edvaldo Neto (Avante), ser impedido de tomar posse por restrições relacionadas à investigação da Operação Cítrico, da Polícia Federal.

“Hoje, pela gravidade deste momento e em respeito aos cidadãos dessa cidade, eu lhes digo: ‘preciso de todos vocês comigo neste momento’. Eu nunca, nem em meus sonhos mais distantes, por mais que todo esse projeto político que a gente desenvolve, eu imaginei que chegaria neste momento, que carregaria uma responsabilidade tão grande como essa que recebo hoje. Sinto um peso neste momento. Estou aqui porque aceitei uma missão”, disse Evilásio Cavalcanti durante discurso de posse.

Edvaldo e Evilásio foram eleitos no dia 12 de abril com 16.180 votos, o equivalente a 61,21% dos votos válidos. Os dois foram diplomados nesta segunda-feira (25), em solenidade conduzida pela juíza Thana Michelle Carneiro Rodrigues, da 57ª Zona Eleitoral. A posse ocorreu durante sessão solene na Câmara Municipal de Cabedelo.

Evilásio assumiu a prefeitura por não possuir restrições judiciais. Já Edvaldo Neto é alvo da Operação Cítrico, da Polícia Federal, e enfrenta impedimentos para exercer o cargo.

Durante a sessão desta segunda, a Câmara declarou a vacância dos mandatos de vereador de Edvaldo e Evilásio, ambos eleitos anteriormente pelo Avante para o Legislativo municipal, após a apresentação das cartas de renúncia. Em seguida, o presidente da Casa, Wagner do Solanense, conduziu a posse do prefeito e do vice-prefeito do município.

“Em decorrência da suspensão do exercício do prefeito empossado, convido o vice-prefeito Evilásio Cavalcanti Neto, para de pé prestar o compromisso de posse no cargo de prefeito municipal em caráter interino para exercício do mandato relativo ao quadriênio 2025-2028”, leu o presidente da Câmara de Cabedelo. Em seguida, Evilásio tomou posse como prefeito interino do município.

Com Evilásio assumindo o mandato, José Francisco Pereira (Avante), então prefeito interino, tomou posse como novo presidente da casa legislativa para completar o biênio 2025-2028. Na mesma sessão tomou posse o então suplente, Henrique Douglas, na vaga deixada por Edvaldo Neto.

Durante a sessão solene na Câmara Municipal de Cabedelo, Edvaldo Neto e Evilásio Cavalcanti discursaram após a diplomação e posse. Edvaldo afirmou que a eleição da chapa representou uma vitória “histórica” para a cidade. Em sua fala, chamou Evilásio de amigo, declarou confiança no aliado político e disse que Cabedelo “voltará a acreditar na força de sua gente”.

Afastado do cargo por restrições relacionadas à Operação Cítrico, da Polícia Federal, Edvaldo afirmou que recebe o momento com “tranquilidade, equilíbrio e respeito às instituições, sempre confiando que tudo acontece no tempo certo e na forma correta”.

Empossado como prefeito, Evilásio Cavalcanti pediu que “Deus dê forças para trabalhar de forma honesta, correta e justa”. O gestor também afirmou que não planejou nem buscou “de nenhuma forma rasteira” assumir a chefia do Executivo municipal.

Segundo Evilásio, Cabedelo atravessa um momento “muito difícil” e a instabilidade administrativa tem prejudicado o funcionamento dos serviços essenciais. O prefeito anunciou ainda que pretende realizar o que chamou de “uma profunda reforma administrativa”.

“Vamos cortar o que é supérfluo, enxugar a máquina e garantir que cada centavo do dinheiro público seja destinado ao que realmente importa, o bem-estar do povo”, declarou.

 

O prefeito também afirmou que “quem não estiver disposto a caminhar dentro da moralidade e da lei não terá espaço”.

Minutos antes da posse, ainda como vice-prefeito diplomado, Evilásio Cavalcanti disse que Edvaldo Neto não deverá participar da nova administração.

“Edvaldo não vai ter como participar da gestão. Até o momento a gente vai ter que equalizar os planos. A gente vai ter que realmente definir algumas situações, não com ele, mas com a nova equipe técnica”, afirmou.

 

Calvacanti também disse, na diplomação no Teatro Santa Catarina, que estará à disposição da justiça, do Ministério Público, Gaeco e Polícia Federal.

Operação Cítrico investiga fraude em licitações e elo com facção criminosa

 

Edvaldo Neto foi afastado da Prefeitura de Cabedelo dois dias após a eleição suplementar, no âmbito da Operação Cítrico, deflagrada pela Polícia Federal em 14 de abril.

A investigação apura um suposto esquema de fraude em licitações, desvio de recursos públicos e ligação de agentes políticos com uma facção criminosa. Segundo a decisão do Tribunal de Justiça da Paraíba que autorizou a operação, o esquema investigado envolve cerca de R$ 270 milhões.

Durante a ação, foram cumpridos mais de 20 mandados de busca e apreensão. A negativa de liminar foi dada pela juíza da 57ª Zona Eleitoral, Thana Michelle Carneiro Rodrigues.

Quem é Evilásio Cavalcanti

 

Evilásio Cavalcanti, que assumiu interinamente a Prefeitura de Cabedelo, tem 44 anos e é natural de Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa.

Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele foi suplente nas eleições de 2012 e 2016. Em 2020, foi eleito vereador e conseguiu a reeleição em 2024. Neste ano, integrou como candidato a vice-prefeito a chapa de Edvaldo Neto, vencedor da eleição suplementar em Cabedelo. Fonte: G1-PB

Estudo aponta avanços na educação infantil em linguagem e matemática

As redes municipais de ensino, responsáveis pela gestão da educação infantil, adotam mais estratégias em letramento e experiências com a linguagem do que com a matemática. 

Os dados são do relatório Percepções e Desafios da Educação Infantil Pública e revelam que, enquanto quase metade (48%) dos municípios adota estratégias de letramento matemático na educação infantil, o avanço é maior quando se trata de práticas voltadas à linguagem e à cultura escrita, presentes em 76% dos municípios.

O levantamento revela ainda que 20% das secretarias municipais de educação dizem não contar com esse tipo de iniciativa para a primeira infância.

Concluído no final do ano passado, o relatório foi divulgado nesta segunda-feira (25) pelo Itaú Social em parceria com a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). O diagnóstico detalha a realidade, os avanços e os gargalos da primeira etapa da educação básica no Brasil.

A pesquisa contou com a participação de 2.712 redes municipais de ensino (49% do total do país). Em cada região a pesquisa cobriu cerca de metade dos municípios, exceto no Norte (cobertura de 62%) e no Sudeste (cobertura de 33%).

Outro dado que chama a atenção é que 23% das prefeituras não sabem dizer se unidades conveniadas da pré-escola também adotam essas estratégias de letramento em matemática e linguagem. As conveniadas são unidades parceiras, contratadas quando o município precisa de agilidade para atender demandas locais por vagas.

A gerente de Desenvolvimento e Soluções do Itaú Social, Sonia Dias, aponta para a necessidade de mecanismos de acompanhamento, apoio técnico e padronização mínima para evitar desigualdades educacionais dentro da mesma rede de ensino.

“Não quer dizer que, no município, estão criando duas redes de ensino paralelas. Mas, torna-se ainda mais importante o papel das secretarias de educação no acompanhamento do atendimento que é oferecido pelas redes conveniadas, assim como elas [secretarias] fazem nas suas próprias redes”, reforçou Sonia Dias.

Rotina consolidada

Sobre as Secretarias Municipais de Educação, a publicação aponta que:

  • 62% das redes apoiam as escolas no contato das crianças com a natureza e o meio ambiente;
  • 58% oferecem formação continuada focada no desenvolvimento infantil;
  • 56% realizam ações ativas para garantir o acesso e a permanência dos alunos.

O presidente nacional da Undime e secretário de Educação de Nova Odessa (SP), Luiz Miguel Martins Garcia, reitera que a educação infantil é etapa decisiva da trajetória educacional que impacta toda a vida escolar e social das crianças.

“As redes municipais precisam planejar políticas públicas para a primeira infância que considerem a escuta da comunidade escolar, a análise das desigualdades de cada território e o compromisso permanente com a garantia do direito à educação de qualidade.”

Regime de colaboração

O estudo mostra também que 67% das redes municipais recebem algum apoio da respectiva secretaria estadual de educação para educação infantil, principalmente para as formações e apoios técnicos.

Porém, um terço dos municípios não recebe qualquer suporte da Secretaria Estadual para educação infantil. As principais necessidades apontadas são: apoio financeiro, formações e doação e/ou empréstimo de materiais didáticos.

Para a gerente Sonia Dias, a coordenação feita pela União, estados e municípios ainda precisa avançar para reduzir desigualdades regionais e apoiar redes menores e mais vulneráveis, em regime de colaboração.

Ela chama à responsabilidade os estados, para que distribuam seus recursos para apoiar municípios com necessidades mais específicas de financiamento e de assessoria técnica.

A especialista ainda citou iniciativas no âmbito federal como o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) e o Programa Dinheiro Direto na Escola.

“Além do repasse do recurso, é fundamental que escolas, municípios e secretarias de educação também possam ter acesso à assistência técnica e orientação sobre o uso desses recursos.”

Organização pedagógica

A maior parte dos municípios (63%) adota a matriz curricular estadual, em regime de colaboração na etapa infantil; 34% adotam um currículo próprio dentro de sala de aula; e 2% não têm currículo para educação infantil.

Na pré-escola, 78% dos municípios adaptaram o Projeto Político-Pedagógico (PPP) às diretrizes adotadas. O PPP é o documento que orienta a organização pedagógica de cada escola, define seus objetivos, metas e a forma como as diretrizes educacionais serão implementadas na prática.

Entre as secretarias municipais de educação que têm um PPP, 37% relatam dificuldades na adequação deste plano às normas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Na pré-escola conveniada, o não alinhamento do PPP ao currículo ocorre em maior número em comparação à rede direta.

“Todas as unidades de educação daquele município devem seguir o PPP ou o plano municipal de educação para ter a mesma diretriz curricular, com a supervisão da secretaria de educação”, defendeu Sonia Dias.

Transição para o ensino fundamental

De acordo com o relatório, a transição das crianças da pré-escola para o 1º ano do ensino fundamental ainda se mostra fragilizada.

O estudo revela que 17% das redes não realizam nenhum planejamento articulado entre as duas etapas e 13% não adotam estratégias de transição elementares, como o uso de portfólios de acompanhamento.

O relatório aponta dificuldades para fazer a passagem de um ambiente focado nas brincadeiras e interações, como na educação infantil, para um ambiente com maior rotina de conteúdos, como os anos iniciais do ensino fundamental.

As maiores dificuldades estão associadas a ações de acolhimento e gestão que orientem sobre o processo de transição.

A gerente do Itaú Social, Sonia Dias, explica que a falta de continuidade pedagógica entre essas duas etapas pode fragilizar significativamente o percurso educacional da criança, por exemplo, gerando traumas, resistência escolar e atrasos no processo de alfabetização.

“Esses processos de transição ajudam a facilitar esse momento que a criança vai acabar lidando na continuidade do seu percurso escolar. Se ela tiver um processo cuidadoso e acolhedor, vai facilitar sua transição de uma etapa para outra e, muitas vezes, de uma escola para outra.”

Infraestrutura deficitária

O estudo também ouviu os dirigentes municipais sobre os três principais desafios na gestão da educação infantil. A infraestrutura física inadequada das unidades de ensino lidera as respostas dos entrevistados, apontada por 23%.

As queixas envolvem repasses para manutenção e funcionamento das creches e pré-escolas, falta de recursos ou investimentos escassos em infraestrutura, aquisição de materiais pedagógicos e na ampliação de vagas em creches.

Inclusão e diversidade

Outro entrave pedagógico descrito por 15% dos gestores da educação ouvidos na pesquisa é a inclusão de crianças com deficiência e ou neurodivergências.

O estudo sugere que políticas de expansão do acesso à educação infantil precisam ser acompanhadas de estratégias de qualificação dos ambientes, que envolvem acessibilidade arquitetônica, compra de materiais adaptados e consolidação de práticas inclusivas no cotidiano para garantir condições efetivas de aprendizagem deste público.

“Dependendo da deficiência apresentada, a criança pode ter a necessidade de ser acompanhada de um auxiliar para fazer esse atendimento e dar apoio ao professor em sala de aula. Isso demanda recursos, infraestrutura e onera bastante os municípios, que estão empenhados em fazer esse atendimento especializado com qualidade, mas eles precisam muito de apoio e de recursos.”

Na oferta educacional para populações historicamente vulnerabilizadas, apenas 28% das secretarias municipais conseguem implementar propostas voltadas para as modalidades de educação do campo, indígena e quilombola.

Formação continuada

Dentre os maiores desafios das redes municipais de ensino na educação infantil, destacam-se:

  • falta de formação adequada para professores e gestores escolares sobre o desenvolvimento infantil;
  • falta de equipes para ministrar formações continuadas;
  • baixa adesão de profissionais nas formações continuadas oferecidas;

Ainda sobre a formação docente, a pesquisa revela que temáticas com frequência mensal estão mais relacionadas ao âmbito pedagógico. Já as formações com temas de inclusão e diversidade são trabalhadas semestralmente.

Apesar das formações continuadas ocorrerem majoritariamente no formato bimestral ou mensal, 20% das redes de ensino não oferecem qualquer tipo de formação às suas unidades conveniadas ou esta formação tem duração menor, se comparada às unidades próprias.

A especialista Sonia Dias reforça a necessidade de políticas que garantam formação continuada incluindo as unidades conveniadas, inclusive para corrigir deficiências da formação inicial dos docentes, sobretudo pelo alto número de professores formados exclusivamente no ensino a distância (EAD), com pouca carga horária dentro da escola

“A formação continuada é necessária. Mas que esta possa ter mais de aprofundamento e não seja somente para compensar a formação inicial deficiente, quando for o caso”.

Expansão do Tempo integral

O relatório conclui que as políticas públicas nacionais, que antes focavam apenas na abertura de vagas, precisam urgentemente ser substituídas por políticas de qualificação dos ambientes.

Os recortes sobre o gerenciamento de novas vagas em creches e a expansão do tempo integral na educação infantil aparecem empatados com 8% das menções sobre os principais desafios na gestão da educação nos municípios brasileiros. Fonte: Agência Brasil

Educação é instrumento de consciência e soberania para Brasil e África

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu, nesta segunda-feira (25), que a educação é ferramenta central para a formação de consciência crítica e para a superação de desigualdades – algo que, na avaliação do presidente, é visto como ameaça pela extrema direita.

A declaração foi durante a abertura do 1º Fórum de Reitores Brasil-África, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), evento que reúne líderes de universidades brasileiras e africanas mobilizadas pela Association of African Universities (AAU).

Durante o discurso, Lula lembrou que, durante a Cúpula de Líderes Celac-África, ocorrida em março em Bogotá, foram sugeridos cinco eixos estruturantes para o relacionamento entre os países participantes do encontro.

Após citar os cinco eixos (combate à fome; enfrentamento à mudança do clima; transição energética; democratização da inteligência artificial; e integração de cadeias produtivas), o presidente brasileiro afirmou que a educação é ferramenta para a superação de todos esses desafios.

 

Segundo ele, a extrema direita teme a educação porque sabe que é a partir dela que nasce a consciência das pessoas sobre a realidade em que vivem.

“Por isso, em várias partes do mundo, a extrema direita não tolera a autonomia das universidades. Querem calar professores e estudantes e coibir a diversidade. Negam a ciência, censuram as artes e transformam as salas de aula em instrumento de dominação”, disse ao defender o poder emancipador da educação.

“O pensamento crítico caminha lado a lado com a luta anticolonial e o combate ao racismo, à misoginia, à xenofobia e todas as formas de discriminação”, acrescentou ao afirmar que as universidades seguirão como bastiões da resistência.

Inteligência Artificial

Lula destacou também a relevância da educação para o desenvolvimento científico e tecnológico dos países. Nesse sentido, reiterou a importância da Inteligência Artificial enquanto ferramenta estratégica.

“O colonialismo digital é uma ameaça real e imediata. Nas mãos de poucos países e poucas empresas, os algoritmos se transformaram em instrumentos de dominação. Sem investir em infraestrutura digital, não será possível superar carências crônicas em alta tecnologia, saúde, agricultura e educação básica”, argumentou ao defender que os modelos de linguagem da IA sejam construídos também nas línguas dos povos africanos.

Ele acrescentou que o Plano Brasileiro de Inteligência Artificial contempla duas linhas de financiamento para cooperação com África e América Latina.

“São US$ 20 milhões para projetos conjuntos e US$ 10 milhões para o uso de infraestruturas de Inteligência Artificial brasileiras para fomentar a colaboração entre nossos pesquisadores”, complementou.

Universidades africanas

Secretário-geral da Associação de Universidades Africanas, Olusola Oyewle disse que o apoio do Brasil às universidades do continente africano teve início durante o primeiro mandato do presidente Lula, mas que há ainda muito a ser feito.

“O Brasil apoia a capacitação das nossas universidades há vários anos. Começou com bolsas de estudo e foi além, para trabalhar com colaboração de pesquisa entre as nossas universidades”, disse.

“Precisamos descolonizar o nosso currículo, e melhorar as nossas atividades de pesquisa na própria África. Precisamos de países como o Brasil para nos apoiar nesse esforço”, acrescentou.

Programa Capes Move África

Durante o evento, foram assinados acordos relativos ao programa Capes Move África, que prevê R$ 47,4 milhões em investimentos para a vinda de 2,6 mil pós-graduandos do continente africano ao Brasil a partir de 2027.

Segundo o Planalto, deste total, 1,6 mil bolsas serão voltadas a mestrado sanduíche (situação em que o mestrado é feito em uma instituição, com base em pesquisa feita em outra instituição); e 1 mil bolsas de doutorado sanduíche.

Fórum

O fórum de reitores tem, entre seus objetivos, o de “consolidar a educação superior como eixo central da relação bilateral entre o Brasil e os países do continente africano”, servindo de plataforma estratégica para ampliar as oportunidades de integração acadêmica, científica e tecnológica entre os países.

Estão previstos, durante o evento, painéis temáticos, reuniões bilaterais, workshops e sessões focadas na construção de novas parcerias universitárias.

A expectativa é que, por meio das atividades previstas, o Brasil aprofunde parcerias e intercâmbios com instituições acadêmicas do continente africano, de forma a promover novos acordos institucionais, programas de mobilidade estudantil, intercâmbio científico e cooperação em áreas estratégicas.

Entre as áreas a serem beneficiadas por essas parcerias estão agricultura, energias renováveis, mineração, petróleo e gás, aeroespacial, inteligência artificial e ciências humanas.

Segundo o Planalto, o Brasil participa, atualmente, de 235 acordos de cooperação com instituições de educação superior de 38 países africanos. Fonte: Agência Brasil

Desenrola 2.0: entenda como usar FGTS para quitar dívidas

Os trabalhadores já podem autorizar o uso do saldo do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para renegociar dívidas pelo programa Desenrola 2.0. A consulta dos valores foi liberada nesta segunda-feira (25) e a expectativa do governo é movimentar até R$ 8,2 bilhões em renegociações.

A modalidade permite utilizar até 20% do saldo disponível no FGTS ou R$ 1 mil, o que for maior, para abater dívidas bancárias em atraso. O dinheiro não cai na conta do trabalhador: a Caixa Econômica Federal faz a transferência diretamente para a instituição financeira credora.

Quem pode participar do Desenrola 2.0

O programa é destinado a trabalhadores com renda mensal de até cinco salários mínimos, atualmente em R$ 8.105.

Podem ser renegociadas dívidas bancárias contratadas até 31 de janeiro de 2026 e com atraso entre 91 dias e dois anos. Entram na lista:

  • Cartão de crédito
  • Cheque especial
  • Crédito pessoal (CDC)

Segundo o governo federal, o programa oferece:

  • Desconto de até 90% sobre a dívida
  • Juros limitados a 1,99% ao mês
  • Parcelamento em até 48 vezes
  • Prazo de até 35 dias para começar a pagar

Quanto do FGTS pode ser usado

O trabalhador poderá utilizar:

  • Até 20% do saldo disponível no FGTS; ou
  • Até R$ 1 mil, prevalecendo o maior valor.

Na prática, quem possui R$ 3 mil no fundo, por exemplo, teria 20%, equivalentes a R$ 600. Nesse caso, poderá usar R$ 1 mil por causa da regra do valor mínimo.

Contas ativas e inativas poderão ser utilizadas, com prioridade para as contas inativas.

Como autorizar o uso do FGTS

A autorização é feita diretamente pelo aplicativo oficial do FGTS.

Passo a passo

  1. Acesse o aplicativo FGTS
  2. Faça login com CPF e senha Gov.br
  3. Clique em “Novo Desenrola Brasil”
  4. Selecione “Continuar”
  5. Vá em “Autorizar instituição”
  6. Leia as informações sobre consulta do saldo
  7. Clique novamente em “Continuar”
  8. Finalize em “Entendi”.

Após a autorização, os bancos poderão consultar o saldo disponível por até 90 dias.

Como funciona a renegociação

Depois da autorização no aplicativo, o trabalhador deve procurar o banco tem a dívida e pedir adesão ao programa.

Segundo o Ministério do Trabalho e Emprego, cerca de 10 mil agências dos Correios também poderão receber pedidos de adesão.

Após a negociação:

  • O banco terá até 30 dias para formalizar o contrato;
  • As informações serão registradas na Caixa
  • A Caixa fará o pagamento diretamente à instituição financeira.

O que muda para quem usa saque-aniversário

Quem aderir ao Desenrola com uso do FGTS terá suspensão temporária do saque-aniversário e da contratação de novas antecipações vinculadas ao fundo.

O bloqueio permanecerá até que o saldo utilizado seja recomposto.

Exemplo: se o trabalhador tinha R$ 10 mil no FGTS e usar R$ 1 mil na renegociação, o saque-aniversário só volta a ficar disponível quando o saldo retornar aos R$ 10 mil.

Valores já comprometidos em contratos antigos de antecipação continuarão bloqueados conforme as regras originais.

Governo prevê “fila” no uso do fundo

O governo definiu um teto de R$ 8,2 bilhões para uso do FGTS no Desenrola 2.0. Segundo o Ministério da Fazenda, o limite foi criado para preservar o equilíbrio financeiro do fundo.

Na prática, os pedidos serão processados por ordem cronológica. Se o teto for atingido, novos pedidos poderão deixar de ser atendidos.

Desbloqueio do FGTS para mais de 10 milhões

Além do Desenrola, o governo antecipou para esta segunda-feira a liberação de recursos para 10,5 milhões de trabalhadores que aderiram ao saque-aniversário e foram demitidos sem justa causa entre 2020 e 2025.

O desbloqueio adicional estimado é de R$ 8,4 bilhões, com depósito automático nas contas cadastradas no aplicativo do FGTS.

Segundo o Ministério do Trabalho, parte dos valores pode ter desaparecido temporariamente do saldo do aplicativo nos últimos dias por causa do processamento interno da operação. Fonte: Agência Brasil