Blog do Walison - Em Tempo Real

Seleção terá primeiro treino nos EUA menos de 24 horas após embarque

A seleção brasileira masculina de futebol viaja nesta segunda-feira (1º) à noite para os Estados Unidos, onde terá pela frente a reta final da preparação para a Copa do Mundo. A delegação embarca em voo que sai às 22h (horário de Brasília) do Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim (Galeão), no Rio de Janeiro.

A previsão de chegada no Aeroporto Internacional de Newark, em Nova Jersey, é às 6h (de Brasília) de terça-feira (2). De lá, a comitiva brasileira segue para o Hotel The Ridge, em Basking Ridge, a cerca de 18 quilômetros (km) do RWJBarnabas Health Red Bulls Performance Center (imagem em destaque), local de treinamentos do New York Red Bulls, que fica na cidade de Morris.

O complexo, que será a base do Brasil durante o Mundial, tem oito campos oficiais e uma arena com capacidade para 350 pessoas.

O primeiro treino da equipe nos EUA sob o comando do técnico Carlo Ancelotti, será a partir das 16h (de Brasília) desta terça. Segundo a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a programação para os demais dias será anunciada amanhã.

A delegação que viaja nesta segunda tem 23 dos 26 convocados para o Mundial. Os zagueiros Marquinhos e Gabriel Magalhães e o atacante Gabriel Martinelli, que disputaram a final da Liga dos Campeões da Europa no último sábado (30), em Budapeste (Hungria), vão se apresentar nos Estados Unidos.

O Paris Saint-Germain (França), de Marquinhos, ficou com o título ao vencer o Arsenal (Inglaterra), de Magalhães e Martinelli nos pênaltis, após empate por 1 a 1 na Puskás Arena.

 Nova Jersey - 01/06/2026 - Delegação brasileira viaja para Copa do Mundo às 22h desta segunda (1º) e já vai a campo no CT do New York Red Bulls. Foto:  New York Red Bulls/Divulgação
Delegação brasileira treinará no CT do New York Red Bulls, em Basking Ridge – New York Red Bulls/Divulgação

Amistoso

No sábado (6), o Brasil faz o último amistoso antes da Copa do Mundo. A seleção verde e amarela enfrenta o Egito – que também está no Mundial, às 19h (de Brasília) – no Huntington Bank Field, em Cleveland.

A caminhada rumo ao hexa começa no próximo dia 13, um sábado, no mesmo horário, no Metlife Stadium, em Nova Jersey.

A equipe canarinho está no Grupo C, que ainda reúne Haiti e Escócia. O duelo contra a seleção do Caribe será no dia 19, às 21h30 (de Brasília), no Lincoln Financial Field, na cidade da Filadélfia.

Por fim, em 24 de junho, às 19h (de Brasília), será a vez de encarar os europeus no Hard Rock Stadium, em Miami.

>> Clique aqui e confira as datas e horários dos jogos da seleção no mundial Fonte: Agência Brasil

Na China, Vieira vê parceria com país “mais relevante do que nunca”

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, disse, nesta segunda-feira (1º), que a parceria estratégica entre Brasil e China torna-se mais relevante que nunca “em meio às atuais turbulências internacionais”. O chanceler brasileiro está em Pequim para o 5º Diálogo Estratégico Global.

Em reunião com o vice-presidente chinês Han Zheng e com o ministro do Comércio, Wang Wentao, o ministro brasileiro pediu maior acesso de produtos brasileiros ao mercado chinês e a garantia de suprimento estável de fertilizantes chineses para o Brasil. Mauro Vieira também se reuniu com o chanceler chinês Wang Yi.

Segundo o Itamaraty, a China é o principal parceiro comercial do Brasil desde 2009 e absorve 27% das exportações brasileiras. “Em 2025, o comércio bilateral atingiu US$ 170,9 bilhões, que significou o 10º ano consecutivo de recorde”, apontou o governo em postagem nas redes sociais. A visita ocorre também no contexto das celebrações do Ano Cultural Brasil-China.

Investimentos da China

Vieira destacou que o Brasil está aberto a novos investimentos chineses em modernização industrial, transição energética e alta tecnologia. Em 2025, o Brasil celebrou a posição de maior destino mundial de investimentos produtivos diretos da China.

O ministro brasileiro e o vice-presidente chinês concordaram que houve múltiplos progressos na relação bilateral entre os países. Inclusive, os países deixaram de cobrar vistos para viagens de curta duração. Isso é considerado pela diplomacia um instrumento de aproximação dos dois povos e de promoção dos fluxos turísticos.  Fonte: Agência Brasil

Lula pede a Durigan que avalie possíveis prejuízos de medidas dos EUA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu ao ministro da Fazenda, Dario Durigan, que avalie os possíveis prejuízos a empresas e a bancos brasileiros provocados pela decisão do governo dos Estados Unidos de considerar o Comando Vermelho (CV) e o Primeiro Comando da Capital (PCC) como organizações terroristas.

Os dois reuniram-se nesta segunda-feira (1º) no Palácio da Alvorada.

Segundo Durigan, a principal preocupação do governo brasileiro consiste no impacto que protocolos externos podem ter sobre a soberania econômica e a estabilidade das instituições nacionais.

O ministro ressaltou que o governo teme que o excesso de “discricionariedade” por parte do governo Donald Trump possa gerar prejuízos “irreais ou fantasiosos” para a economia brasileira.

“Vamos seguir combatendo as organizações criminosas, então nós insistimos nesse ponto e evitar que haja prejuízo irreal, fantasioso para nossa economia. Nós temos que evitar isso com todo custo. é uma grande injustiça”, declarou Durigan ao retornar do encontro.

Segundo o ministro, o ponto central da estratégia brasileira é evitar que empresas e bancos do país se tornem alvos de sanções ou restrições baseadas em critérios que não representem uma realidade concreta.

Abertura

O ministro reiterou ter interesse em conversar com autoridades dos Estados Unidos para tratar da classificação de facções como terroristas. Durigan, no entanto, disse não haver conversas agendadas com o secretário do Tesouro estadunidense, Scott Bessent.

“Eu estou sempre aberto [a reuniões com Bessent]. Tenho contato direto com as autoridades norte-americanas, mas, por enquanto, não. A gente está reunindo as informações, vendo o que vem pela frente, avaliando os próximos passos”, declarou.

Em entrevista ao canal SBT News, mais cedo, Durigan disse que poderia ligar para Bessent.

Segundo o ministro, o governo brasileiro está traçando diagnósticos. “Tendo as informações todas, tendo o diagnóstico claro e a posição, eu vou levar para o Scott Bessent, sem nenhuma dúvida”,

Defesa do setor produtivo

Durigan enfatizou que o objetivo primordial do governo brasileiro é monitorar as movimentações do governo Trump para proteger os empresários, os empregos e as instituições financeiras do Brasil contra interferências externas que possam atrapalhar o desenvolvimento nacional.

“O que vier do exterior para colaborar no combate ao crime organizado, ótimo. A gente sempre acha bem-vindo. O que não pode é quando quer atrapalhar”, afirmou o ministro ao detalhar a postura do governo.

Para reduzir os riscos, a Fazenda tem mantido conversas com empresários de diversos setores, além do financeiro, para entender as vulnerabilidades e ouvir as preocupações do mercado produtivo.

Viagem à Ásia

Durigan também tratou com Lula da agenda internacional de investimentos do Brasil.

No fim deste mês, Durigan embarca para a China e o Japão, onde apresentará o programa Eco Invest Brasil, que pretende captar recursos internacionais para investimentos sustentáveis no país, e buscará avanços coletivos na agenda econômica global.

Além da pauta internacional, o encontro com Lula também serviu para detalhar dados recentes do Produto Interno Bruto (PIB), especificamente sobre a formação bruta de capital fixo, principal indicador do investimento do país.

economia brasileira cresceu 1,1% no primeiro trimestre, com a formação bruta de capital fixo aumentando 3,5%. Fonte: Agência Brasil

Comissão das Mulheres do Agro de Codó recebe reconhecimento da FAEMA como destaque no estado

O Sistema FAEMA/SENAR reuniu lideranças Sindicais de diversas regiões do estado no Encontro de Lideranças Rurais, que aconteceu em Grajaú. A representante das Mulheres do Agro de Codó Inalda Béder foi convidada para apresentar o trabalho desenvolvido pela Comissão do SINCODO, cujas ações levaram ao reconhecimento como “COMISSÃO DESTAQUE” do estado. Neste encontro também aconteceu uma reunião com as representantes das Comissões que participam do Programa de Capacitação da CNA para uma atividade do curso com foco no sistema sindical com foco no conhecimento sobre as instituições FAEMA/SENAR/CNA.

Comissão das Mulheres do Agro SINCODO

A Comissão das Mulheres do Agro do SINCODO tem trabalhado para promover a inclusão e o empoderamento das mulheres no setor agropecuário, visando fortalecer sua participação, oferecer capacitação, fomentar o empreendedorismo e criar uma rede de apoio, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região.

A presidente da Comissão das Mulheres do Agro de Peritoró, Erivania Souza, parabeniza a Comissão das Mulheres do Agro de Codó pelo reconhecimento e destaque conquistados durante as atividades realizadas em Grajaú, Maranhão. Esse reconhecimento representa a força, a dedicação e o protagonismo das mulheres rurais que, por meio de seu trabalho, liderança e compromisso com o desenvolvimento do agro, vêm transformando suas comunidades e fortalecendo o setor agropecuário da região.

Para Erivania Souza, iniciativas como essa incentivam cada vez mais a participação feminina no campo e demonstram a importância da união entre as comissões municipais na busca por conhecimento, capacitação e novas oportunidades para as produtoras rurais. “O sucesso de uma comissão é motivo de orgulho para todas nós. Quando uma mulher avança, abre caminhos para muitas outras. Parabenizamos a Comissão das Mulheres do Agro de Codó por essa conquista e seguimos trabalhando para fortalecer cada vez mais a liderança feminina no agro maranhense”, destacou a presidente.

Comissão das Mulheres do Agro Codó: Crescimento e consistência

De acordo com a Presidente da Comissão de Codó, Inalda Béder, o reconhecimento é o reflexo de planejamento, trabalho e um crescimento consistente, sobretudo no último ano. “Este reconhecimento destaca um esforço de várias mulheres que acreditam no projeto. A Comissão das Mulheres do Agro de Codó é vital, pois destaca e celebra a liderança feminina no setor agropecuário, incentivando mais mulheres a assumirem posições de liderança. Além de servir de exemplo inspirador para outras, mostrando que compromisso e engajamento podem gerar mudanças significativas, ele promove a união e colaboração dentro da comissão, fortalecendo laços e criando redes de apoio. Essa visibilidade aumenta a representatividade feminina no agro, promovendo maior inclusão e diversidade, e abre portas para novas iniciativas e parcerias, ampliando o impacto das ações da comissão. A participação ativa das mulheres é fundamental para o crescimento econômico e social da região”, declarou a presidente.

Para o Presidente do SINCODO, Iedo Barros, o momento de reconhecimento é muito especial e merecido a todas que participam da Comissão das Mulheres do Agro de Codó. “É com grande satisfação que celebramos o reconhecimento da Comissão das Mulheres do Agro de Codó. Este destaque é uma prova do impacto positivo e transformador que as mulheres estão gerando em nosso setor. Estamos orgulhosos do compromisso e da liderança demonstrados por essas mulheres notáveis, que não apenas contribuem para o crescimento do agro, mas também inspiram futuras gerações a se envolverem e liderarem com paixão e determinação. Agradecemos a todos que apoiaram essa jornada e continuaremos a apoiar iniciativas que promovam a inclusão e a representatividade no setor. Juntos, estamos construindo um futuro mais forte e inclusivo para o agro em Codó”.

Motorista suspeito de matar estudante de direito tem fiança reduzida de R$ 162 mil para R$ 3 mil; família pede justiça

Familiares de estudante de direito morto em acidente fazem carreata por justiça no Sul do Piauí — Foto: Reprodução/TV Clube

Evanildo Estevam de Moura, preso por envolvimento no acidente que resultou na morte do estudante de direito Emerson de Jesus Moura Moreira, teve a fiança reduzida em mais de R$ 150 mil. No domingo (31), familiares e amigos da vítima realizaram um protesto, em Picos, para pedir por justiça.

A manifestação foi realizada depois que a Justiça manteve a decisão que concede a liberdade provisória ao motorista e reduziu o valor da fiança de R$ 162,1 mil para R$ 3.242 – o equivalente a dois salários mínimos. O g1 tenta contato com a defesa de Evanildo.

A fiança, antes fixada em 100 salários mínimos, foi reduzida depois que a defesa apresentou pedido de Habeas Corpus e alegou que a quantia era “exorbitante”, uma vez que o motorista trabalha como chaveiro, “possui apenas o ensino fundamental incompleto e reside em modesta habitação”.

A decisão de liberdade provisória foi contestada pelo Ministério Público do Piauí (MPPI), que recorreu ao Tribunal de Justiça do Estado e pediu a prisão preventiva do suspeito.

Durante a carreata, que saiu do local onde o jovem morava e percorreu bairros da região, familiares prestaram homenagens. O ato foi encerrado no cemitério da cidade, onde acenderam velas e soltaram balões brancos.

MP destaca gravidade da conduta

 

Evanildo Estevam de Moura, de 41 anos, foi preso em flagrante após se envolver em um acidente que causou a morte do estudante Emerson de Jesus Moura Moreira, de 21 anos, na tarde de terça-feira (26), em Picos. Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o homem dirigia sob efeito de álcool.

O acidente ocorreu nas proximidades do km 303 da BR-316. Emerson pilotava uma motocicleta quando foi atingido pelo carro conduzido por Emerson.

Durante audiência de custódia, o juiz homologou a prisão em flagrante do motorista e concedeu a liberdade provisória mediante a imposição de medidas cautelares, dentre elas, o pagamento de fiança.

Estudante de direito morre em acidente na BR‑316, no Sul do Piauí; motorista embriagado é preso — Foto: Reprodução/TV Clube

Estudante de direito morre em acidente na BR‑316, no Sul do Piauí; motorista embriagado é preso — Foto: Reprodução/TV Clube

No recurso apresentado ao Tribunal de Justiça do Piauí, a 9ª Promotoria de Justiça de Picos sustenta que a manutenção da liberdade do investigado compromete a ordem pública diante da gravidade da conduta.

Segundo o órgão, o caso ultrapassa os limites ordinários dos crimes culposos de trânsito, especialmente pela combinação entre o elevado grau de embriaguez, a condução de veículo em rodovia federal e a ausência de habilitação legal.

Caso o entendimento seja acolhido, o processo deverá ser submetido ao Tribunal do Júri. O órgão informou que seguirá acompanhando as investigações junto às polícias Civil e Rodoviária Federal. Fonte: G1-PI

Mulher é agredida, amarrada e estuprada após ter casa invadida no Piauí; polícia investiga

Uma mulher de 58 anos foi vítima de estupro após ter a casa invadida e ser amarrada pelo criminoso, no povoado Curral de Pedra, localizado na zona rural de Pimenteiras, cidade a 250 km de Teresina. O caso ocorreu na madrugada de 22 de maio deste ano e é investigado pela Delegacia de Polícia Civil de Inhuma.

Ao g1, a filha da vítima contou que, quando o crime ocorreu, a mãe morava sozinha há cerca de quatro meses. A mulher dormia e despertou, por volta das 00h30, com a presença de um homem no quarto em que estava. Em seguida, passou a sofrer uma série de agressões e ameaças.

“O homem que invadiu a casa da minha mãe estava encapuzado e lutou corporalmente com ela até imobilizar ela, amarrando os braços e debruçando ela na cama. Ela estava dormindo quando foi acordada por ele, que a estuprou ameaçando matá-la”, contou a filha.

“O maldito quebrou a fechadura da porta dos fundos da casa e entrou. Minha mãe morava sozinha e tem algumas limitações porque tem problemas no joelho, artrose e ligamento rompido, e é diabética”, expressou com revolta.

g1 optou por não identificar a entrevistada para preservar a identidade da vítima.

Após violentá-la, o homem desamarrou a mulher e fugiu. Em depoimento à polícia, a vítima detalhou que o criminoso possuía cerca de 1,66 metros de altura e cheirava a bebida alcoólica no momento do crime. Ela também relatou que ouviu um barulho de moto após a fuga.

“A declarante permaneceu um tempo deitada na cama, com medo. Após ouvir a motocicleta sair do local, teve coragem de se levantar e passou a procura o aparelho celular. A declarante permaneceu em casa e esperou amanhecer o dia para pedir ajuda a familiares, que acionaram a polícia”, diz trecho do Boletim de Ocorrência, registrado na manhã de 22 de maio.

A mulher passou por exame de corpo de delito no Hospital Regional Justino Luz, em Picos.

Suspeitos tiveram DNA coletado

 

Procurado, o delegado Fábio Rodrigues, responsável pela investigação, confirmou que testemunhas e alguns suspeitos foram ouvidos. Até a última atualização desta reportagem, cinco suspeitos tiveram o material genético coletado.

O objetivo é comparar o material genético colhido dos suspeitos com o que foi coletado no corpo da vítima. Os resultados devem sair nos próximos dias.

O caso segue em investigação. Fonte: G1-PI

Aeroportos da Paraíba devem movimentar quase 40 mil passageiros no ‘feriadão’ de Corpus Christi

Os dois aeroportos da Paraíba, localizados em João Pessoa e Campina Grande, devem movimentar, juntos, 34.072 passageiros entre os dias 3 e 7 de junho, no período que compreende o “feriadão” de Corpus Christi. As informações foram confirmadas pela Aena, empresa que administra ambos os locais.

De acordo com a empresa, em João Pessoa, foram 30.732 assentos vendidos para o período em 177 operações, ao passo em que no aeroporto em Campina Grande foram 3.340 assentos vendidos em 30 operações.

Na lista de 17 aeroportos administrados pela empresa, João Pessoa é a quarta cidade com mais expecativa para movimentação de passageiros, somente atrás dos aeroportos de Congonhas, Recife e Maceió.

Já Campina Grande, ainda nesta lista que leva em consideração apenas aeroportos administrados pela empresa, ficou na 13ª posição em expectativa de movimentação, ficando na frente apenas de aeroportos das cidades de Altamira (Pará), Uberaba (Minas Gerais), Corumbá (Mato Grosso do Sul) e Ponta Porã (Ponta Porã). Fonte: G1-PB

Delegado da Polícia Civil é preso em operação contra tráfico de drogas em João Pessoa

O delegado da Polícia Civil Braz Morrone e dois agentes foram presos na manhã desta terça-feira (2), durante uma operação contra o tráfico de drogas deflagrada em João Pessoa. Eles são suspeitos de de repassar informações sigilosas para um grupo criminoso.

A ação investiga uma organização criminosa suspeita de envolvimento com tráfico de drogas, corrupção e vazamento de informações sigilosas. Ao todo, estão sendo cumpridos nove mandados de prisão e 24 mandados de busca e apreensão. A Justiça também determinou o bloqueio de cerca de R$ 10 milhões dos investigados.

A defesa do delegado não foi localizada até o momento. As identificações dos demais presos ainda não foram divulgadas.

Delegado Braz Morrone está entre os presos da operação — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

Delegado Braz Morrone está entre os presos da operação — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

O delegado Braz Morrone atua na Delegacia de Crimes Contra o Patrimônio (DCCPAT), em João Pessoa. Com mais de 20 anos de carreira, o delegado já passou por outras delegacias, como a de Repressão a Entorpecentes.

Segundo as investigações, a organização criminosa contaria com a participação de agentes públicos que utilizavam a estrutura do Estado para favorecer atividades criminosas. O nome da operação, Perfídia, significa “traição” ou “deslealdade” e faz referência à conduta atribuída aos investigados.

De acordo com a apuração, integrantes do grupo tinham acesso a informações sigilosas sobre imóveis e veículos utilizados por traficantes. Fonte: G1-PB

Homem condenado por tráfico, roubo e porte ilegal de arma é preso em Timon

Um homem de 27 anos, condenado por tráfico de drogas, roubo e porte ilegal de arma de fogo, foi preso na manhã desta segunda-feira (1º), em Timon, no leste do Maranhão.

Segundo a Polícia Civil do Maranhão, a prisão foi coordenada por equipes da Divisão de Inteligência e Captura (Dicap), da Delegacia Regional de Timon, com apoio do Grupo de Pronto Emprego (GPE) e da Delegacia do Adolescente Infrator (DAI).

De acordo com a polícia, o homem tinha um mandado de prisão em aberto e foi condenado a 14 anos de prisão. Ele também tem três passagens por roubo, além de registros por furto, porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas.

O homem foi localizado no bairro Cidade Nova. Segundo a polícia, ao perceber a chegada das equipes, ele tentou fugir e foi perseguido pelas ruas da região. Durante a fuga, entrou em uma casa, mas foi encontrado e preso pelos policiais.

Após a prisão, o homem foi levado para a delegacia e, depois, encaminhado ao sistema prisional, onde deve cumprir a pena. Fonte: G1-MA

Motociclista morre em acidente envolvendo duas motos durante temporal em São Luís

O motociclista Fábio Viana da Silva Júnior, de 21 anos, morreu na tarde desta segunda-feira (1º) após um acidente envolvendo duas motocicletas na Rua Nova, no bairro Turu, em São Luís.

De acordo com a Polícia Militar do Maranhão (PM-MA), chovia forte no momento do acidente. As circunstâncias do acidente ainda serão apuradas, mas as duas motos bateram e Fábio, que conduzia um dos veículos, não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Equipes do Instituto de Criminalística do Maranhão (Icrim) e do Instituto Médico Legal (IML) foram acionadas para realizar a perícia e a remoção do corpo. Após os exames de necropsia, o corpo será liberado para a família. Fonte: G1-MA