Blog do Walison - Em Tempo Real

Hemomar completa 40 anos reforçando a missão de salvar vidas

Nesta segunda-feira (25), o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) promoverá uma ação comemorativa em alusão aos 40 anos de atividades da instituição. Para celebrar a data, o Hemomar, que anualmente coleta cerca de 80 mil bolsas por ano, reunirá doadores, usuários, servidores, colaboradores, instituições parceiras e a comunidade em geral.

Fundado em 22 de abril de 1982, o Hemomar também é a unidade de referência no cuidado a pacientes com patologias do sangue. O centro realizou, apenas em 2021, mais de 61 mil atendimentos a usuários com doenças hematológicas por meio da equipe multidisciplinar, formada por médicos, biomédicos, farmacêuticos, bioquímicos, odontólogos, fisioterapeutas, nutricionistas, enfermeiras, técnicos de enfermagem, assistentes sociais e psicólogos.

Outro importante serviço é o cadastramento de doadores voluntários de medula óssea, que funciona desde 2002. De lá pra cá o homecentro já enviou mais de 50.000 cadastros ao Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (Redome), que reúne dados para consulta, toda vez que um paciente precisa encontrar um doador.

Atualmente, a hemorrede maranhense é constituída pelo hemocentro coordenado em São Luís, sete hemonúcleos (Santa Inês, Caxias, Balsas, Pedreiras, Codó, Imperatriz e Pinheiro) e 20 agências transfusionais, que promovem atendimento em todo o território maranhense.

PARA DOAR SANGUE

É preciso ter entre 16 e 69 anos (menores devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde, bem alimentado, descansado e portar documento de identificação oficial, original e com foto.

As doações de sangue podem ser realizadas de segunda a sexta-feira, de 7h30 às 18h, e aos sábados, de 7h30 às 12h, na sede da instituição. Informações e agendamentos pelo WhatsApp: (98) 99232-8496.Por: O Imparcial

Mega-Sena acumula e deve pagar R$ 36 milhões no próximo sorteio

Mega-Sena, concurso da  Mega-Sena, jogos da  Mega-Sena, loteria da  Mega-Sena

O Concurso 2.474 da Mega-Sena não teve acertadores. As dezenas sorteadas na noite deste sábado (23), em São Paulo, foram 22, 30, 38, 39, 49 e 56.

Vinte e sete apostadores acertaram cinco números e vão receber, cada um, prêmio de R$ 92.717,92. A quadra teve 2.372 ganhadores e cada um receberá R$ 1.507,69.

O prêmio acumulado para o próximo concurso, que será sorteado terça-feira (26), é estimado em R$ 36 milhões.

É dinheiro que não acaba mais, dinheiro suficiente para mudar a vida de qualquer brasileiro de plantão, a sorte está lançada para essa terça-feira que vem.

Novo surto de ebola atinge a República Democrática do Congo

Ebola virus virion. Created by GC microbiologist Cynthia Goldsmith

Um novo caso de ebola registrado na República Democrática do Congo motivou as autoridades sanitárias do país a declararem hoje (23) novo surto da doença. É o terceiro surto de ebola no país desde 2018. O último havia sido encerrado em dezembro do ano passado.

A diretora regional da Organização Mundial de Saúde (OMS) na África, Matshidiso Moeti, expressou preocupação com o caso. “O tempo não está do nosso lado. A doença iniciou há duas semanas e agora nós estamos correndo atrás. A notícia positiva é que as autoridades da República Democrática do Congo têm mais experiência que quaisquer outras no mundo em controlar rapidamente surtos de ebola”.

O novo caso de ebola foi registrado na cidade de Mbandaka. O paciente, um homem de 31 anos, começou a ter os sintomas em 5 de abril e depois de mais de uma semana tratando em casa, buscou tratamento no hospital. No dia 21 de abril, ele foi levado a um centro de tratamento intensivo de ebola, mas morreu mais tarde, ainda no mesmo dia. Todos que tiveram contato com o paciente passaram a ser monitorados.

Espera-se que uma campanha de vacinação tenha início nos próximos dias. O país já tem estoques do imunizante rVSV-ZEBOV nas cidades de Goma e Kinshasa. Vacinas serão enviadas para Mbandaka, segundo a OMS. A vacinação deverá começar por quem teve contato com a vítima, ampliando para os que tiveram contato com esse primeiro grupo. A estratégia, chamada “vacinação em anel”, em tradução livre, é usada para conter a propagação do vírus.

O último surto teve duração de 42 dias. Na ocasião, foram notificados 11 casos (oito confirmados e três prováveis) e seis mortes na província do Kivu Norte. Foi nessa mesma província que ocorreu o surto de 2018, que durou dois anos.

O ebola

O vírus ebola atinge humanos e primatas (macacos, gorilas e chimpanzés) e foi descoberto em 1976, próximo ao Rio Ebola, localizado onde hoje fica a República Democrática do Congo.

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, sigla em inglês), dos Estados Unidos, o hospedeiro natural do ebola ainda é desconhecido, mas investigadores acreditam que o vírus seja transportado por animais e que os morcegos sejam os hospedeiros mais prováveis. 

O ebola é transmitido, principalmente, por contato direto de feridas na pele e mucosas desprotegidas com sangue ou fluidos corporais infectados. Além disso, pelo contato com objetos, como agulhas e seringas, contaminados; ou pelo contato com morcegos ou primatas infectados.

“O ebola não se transmite pelo ar, pela água ou através dos alimentos de um modo geral. Porém, na África, o ebola pode ser transmitido através do manuseamento de carne de animais selvagens (que são caçados para alimento)”, afirma o CDC.

Edição: Lílian Beraldo Agência Brasil

OMS confirma 169 casos de hepatite de origem desconhecida

A Organização Mundial da Saúde (OMS) confirmou, nesse sábado (23), o surgimento de 169 casos de casos de hepatite aguda grave de origem desconhecida. A maioria das notificações está na Europa e envolve bebês, crianças e adolescentes entre 1 mês e 16 anos de idade. Até o momento, uma morte foi confirmada.

De acordo com a OMS, foram notificados 114 casos da doença no Reino Unido; 13 na Espanha; 12 em Israel; nove nos Estados Unidos; seis na Dinamarca; cinco na Irlanda; quatro na Holanda; quatro na Itália; dois na Noruega; dois na França; um na Romênia e um na Bélgica.

Os sintomas da doença incluem elevada taxa de enzimas hepáticas, vômito, diarreia e dores abdominais. Entre os casos registrados, 17 crianças (cerca de 10% do total) necessitaram de transplante de fígado após contraírem a doença.

No comunicado distribuído à imprensa, a OMS declarou que está monitorando a situação e afirmou que não é preciso restringir viagens e o comércio com o Reino Unido e os demais países que tiveram casos confirmados.Por: Agência Brasil

Corpo de homem é encontrado na praia de Carimã em Raposa

O corpo de um homem, identificado como Ricardo Camelo de Sousa, foi encontrado neste domingo (24), na praia de Carimã em Raposa, município localizado na Região Metropolitana de São Luís.

Segundo o 10º BBM de São José de Ribamar, a principal suspeita, de acordo com informações de peritos que estiveram no local, é que a vítima teria morrido afogada.

O corpo foi localizado e resgatado pelo Corpo de Bombeiros. Em seguida, a vítima foi encaminhada para o Instituto Médico Legal (IML) onde vai passar por perícia que vai determinar as causas da morte.Por: G1 MA 

Rayssa Leal conquista título inédito no skate street do X Games

Rayssa Leal segue consolidando seu nome como um dos maiores do mundo no skate street. Na madrugada deste domingo, em Chiba, no Japão, a medalhista de prata nas Olimpíadas de Tóquio garantiu mais uma medalha inédita. A jovem brasileira subiu pela primeira vez no pódio do X Games, e logo no lugar mais alto, com o ouro no peito e bastante emocionada.

A jovem atleta já havia participado do X Games em 2019, da etapa de Mineápolis, nos Estados Unidos, terminando em quarto lugar na ocasião. Desta vez, depois de se classificar na terceira posição, Rayssa superou as japonesas Yumeka Oda e Funa Nakayama para conquistar o primeiro lugar.

Funa Nakayama terminou com a prata, e o bronze ficou com a australiana Chloe Covell. Outras brasileiras na prova, Pamela Rosa encerrou em sexto lugar, e Gabriela Mazetto foi a sétima colocada no skate street feminino do X Games, maior competição de esportes radicais do mundo.

– Minha primeira medalha no X Games é douradinha. Mais uma medalha do Japão pro Brasil. Obrigada pela torcida galerinha – escreveu Rayssa no Twitter ao fim da prova.

Brasil bate na trave no street masculino

Por pouco, o Brasil não conseguiu o bronze no street masculino. Lucas Rabelo terminou a prova em quarto lugar, atrás dos japoneses Yuto Horigome (ouro), Daiki Ikeda (prata) e Sora Shirai (bronze). Outro brasileiro na final, Kelvin Hoefler encerrou na sétima colocação.

Japonesas dominam o park feminino

Yndiara Asp representou o Brasil na final do park feminino, mas a prova também teve domínio das japonesas, que haviam classificado quatro representantes para a fase decisiva. Sakura Yosozumi garantiu o ouro, enquanto Cocona Hiraki ficou com a prata, e Mami Tezuka com o bronze.

Brasil fora da final no park masculino

Se o Brasil teve representantes nas finais do street feminino e masculino e do park feminino, os brasileiros não conseguiram passar da fase eliminatória no park masculino. Luiz Francisco e Gui Khury foram o nono e décimo colocados, respectivamente, e por poucos pontos não avançaram à final. O ouro da prova ficou com o americano Jagger Eaton, enquanto Kieran Woolley (Austrália) e Liam Pace (EUA) completaram o pódio.Por: Redação do ge

Lira vai ao STF para que Congresso, e não tribunal, dê palavra final sobre cassações

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), entrou com um recurso no STF (Supremo Tribunal Federal) para que fique definido que é do Congresso a última palavra sobre a cassação de um mandato parlamentar.

A peça foi levada à corte no início da noite desta quarta-feira (20), mesmo dia que o STF condenou o deputado Daniel Silveira (PTB-RJ) a uma pena de 8 anos e 9 meses de prisão, em regime inicialmente fechado, e decidiu cassar o mandato do bolsonarista.

O agravo foi apresentado dentro de uma ação de 2018 impetrada por Rodrigo Maia (PSDB-RJ), então presidente da Câmara. Na época, o STF condenou o ex-deputado Paulo Feijó (PP-RJ) e determinou a perda do cargo no Congresso, com a devida comunicação da decisão à Casa Legislativa para fins de mera declaração.

Feijó encerrou o mandado em janeiro de 2019, e a controvérsia não foi a julgamento. No último dia 5, o relator da matéria, ministro Luís Roberto Barroso, declarou a perda de objeto, sem análise de mérito. É contra essa decisão de Barroso que Lira recorre, para que o assunto seja deliberado pelo Supremo.

Lira avalia que a ação deve prosseguir por ir além do caso específico e para “impedir que prerrogativas constitucionais da Câmara dos Deputados sejam subtraídas”.

Diz um trecho do pedido: “O objeto da ADPF [nome dado à ação] permanece enquanto não reconhecida a impossibilidade de impor-se à Mesa da Câmara dos Deputados a mera declaração de reconhecimento da perda de mandato de Parlamentar em virtude de sentença penal transitada em julgado”.

Com o julgamento de Silveira, o assunto volta à tona. Parte dos integrantes da corte entende que a perda do mandato é automática, cabendo à Câmara apenas cumpri-la. Uma vertente, no entanto, avalia que compete ao Legislativo autorizá-la.

Alexandre de Moraes, autor do voto que levou à condenação de Silveira a 8 anos e 9 meses de prisão em regime inicialmente fechado, defendeu a cassação automática do mandato.

As duas alternativas, no entanto, só se efetivam após o trânsito em julgado do caso —ou seja, assim que estiverem esgotados todos os recursos possíveis ao parlamentar.​

Quando a ação que interessa ao presidente da Câmara ainda tramitava no Supremo, a PGR (Procuradoria-Geral da República) chegou a se manifestar sobre a polêmica.

Em parecer de fevereiro de 2019, a então procuradora-geral da República, Raquel Dodge, analisou o caso concreto e, embora tenha também indicado a perda de objeto, analisou o mérito.

Dodge foi contra o pedido que buscava dar à Câmara a palavra final sobre Feijó. “O Poder Judiciário não precisa de licença para executar sua função de julgar e de aplicar penas”, afirmou.

Se a pena imposta acarreta prisão em regime fechado por prazo que se projete além de um terço das sessões ordinárias de 120 dias, afirmou a então chefe do Ministério Público Federal, “é efeito constitutivo automático do decreto condenatório que o apenado se ausente da respectiva Casa por período superior a cento e vinte dias por sessão legislativa”.

“À Casa Legislativa, de modo vinculado, resta apenas a declaração desta perda”, disse a ex-procuradora-geral da República.

Em outra ação que tramitou no Supremo, relativa ao caso do ex-deputado Natan Donadon, Barroso fez considerações sobre o tema, segundo decisão de setembro de 2013.

Donadon, então representante de Rondônia na Câmara, ficou preso por meses no presídio da Papuda, em Brasília, após ser condenado a 13 anos, 4 meses e 10 dias em regime fechado por peculato e formação de quadrilha. Ele perdeu o mandato em fevereiro de 2014 com o apoio de 467 deputados — 210 a mais do que o mínimo necessário, que é 257 —, e nenhum pela absolvição.

A discussão foi levada ao tribunal porque a Casa, em votação secreta realizada meses antes, havia preservado o mandato do então deputado condenado e preso.

Segundo Barroso, a Constituição prevê, como regra geral, que compete ao Legislativo a decisão sobre a perda do mandato de parlamentares que sofrerem condenação criminal transitada em julgado. É exigida maioria absoluta na votação.

Porém, destacou o magistrado, esta regra, em geral, não se aplica em caso de condenação em regime inicial fechado por tempo superior ao prazo remanescente do mandato.

“Em tal situação, a perda do mandato se dá automaticamente, por força da impossibilidade jurídica e física de seu exercício”, afirmou o ministro.

“A perda do mandato se dá como resultado direto e inexorável da condenação, sendo a decisão da Câmara dos Deputados vinculada e declaratória.”

Barroso, no entanto, afirmou que o tratamento constitucional dado ao tema não é “bom e apresenta sequelas institucionais indesejáveis” e que caberia ao Congresso, por meio de emenda à Constituição Federal, rever o sistema vigente.

Na Câmara, Lira segura há nove meses duas deliberações do Conselho de Ética que recomendam a suspensão do mandato do bolsonarista. Ambas dependem do aval do plenário para serem aplicadas. A maior, de suspensão de seis meses do mandato, foi determinada com base nos vídeos em que Silveira proferia xingamentos a ministros do STF.

Há ainda outra suspensão de dois meses que tem como origem a gravação clandestina, pelo bolsonarista, de uma reunião interna do PSL durante a crise que rachou o partido no primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro. Em outubro de 2019, o ex-PM divulgou o encontro, durante o qual o deputado Delegado Waldir (PSL-GO), então líder do partido na Câmara, chamou o presidente Jair Bolsonaro de “vagabundo”.

Waldir integrava a ala do PSL alinhada ao presidente da sigla, o também deputado federal Luciano Bivar (PE), que foi alvo de Bolsonaro e de aliados em uma disputa pelo comando do partido.

À Mesa Diretora cabe colocar esses pareceres em votação no plenário, mas Lira nem sequer definiu pontos importantes sobre o caso, como se as duas punições seriam cumulativas ou se seria considerada a maior suspensão, de seis meses.

O presidente da Câmara argumenta que as decisões envolvendo Daniel Silveira serão apreciadas no formato de projeto de resolução, que permite ao plenário alterar a pena recomendada pelo Conselho de Ética —e não só arquivar ou referendar. Foi o entendimento adotado no caso da ex-deputada Flordelis e que dificulta ainda mais a cassação do mandato de parlamentares no futuro.

Até a cassação da ex-deputada, entendia-se que cabia ao plenário da Câmara apenas aprovar ou rejeitar as recomendações do Conselho de Ética. No caso de um parecer que sugerisse a perda do mandato, os deputados deveriam confirmar ou não o entendimento do relator.

Na votação do caso Flordelis​, porém, Lira mudou o rito e decidiu aceitar que, se houvesse apoio suficiente, fossem apresentadas emendas para abrandar a pena aplicada à ex-parlamentar. Por: DF (FOLHAPRESS)

Inep divulga resultado de pedidos de isenção para o Enem 2022

Candidatos chegam para o primeiro dia de provas do ENEM 2021 em Brasília

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) divulgou hoje (22) os resultados dos pedidos de isenção para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Eles estão disponibilizados na Página do Participante.

As pessoas que tiveram os pedidos negados podem entrar com recurso. O procedimento deve ser feito entre a próxima segunda-feira (25) a sexta-feira da outra semana (29). Os resultados das análises dos recursos serão divulgados dia 6 de maio.

Puderam entrar com solicitação de isenção os que estão no último ano em escola pública, que fizeram todo o ensino médio em instituições públicas ou que cursaram o ensino médio como bolsistas integrais em escolas privadas.

Renda

Outra condição é que a família tenha renda per capita [renda por cabeça] menor do que o valor equivalente a um salário mínimo e meio. Têm direito também os alunos de famílias inscritas no Cadastro Único de programas sociais do governo federal.

Também foram divulgados os resultados das solicitações de quem conseguiu isenção para o Enem 2021, mas não fez a prova, procedimento denominado justificativa de ausência.

A concessão da isenção ou a aceitação da justificativa de ausência não garantem inscrição na prova. O aluno nessas situações deve realizar a inscrição na página do participante, de acordo com os requisitos apresentados no site do Inep. Por: Agência Brasil

É hoje o Dia tão Esperado, Dia do Festival Codó Afro no Centro de Cultura de Codó

*FESTIVAL CODÓ AFRO acontece dia 23 de abril no Centro de Cultura.*

Produzido pela ESTILO AFRO PRODUÇÕES em parceria com *COLETIVO NÚCLEO CODÓ* em realizado em conjunto aos fazedores e brincantes das manifestações culturais da cidade de Codó, pois o evento também busca demarcar a retomada da cultural local após dois anos de paralisação em virtude a pandemia de Covid.

Mano Rosbon e Dácia Abreu, mestre de cultura afrobrasileira pela Lei Aldir Blanc 1, estão a frente da equipe que está preparando a programação de 10 horas do festival: Feirinha de Artesanato, espaço dos trancistas , roda de conversa, palestras, homenagens, intervenções artísticas de arte educação, apresentações de dança, música, capoeira, concursos culturais e sorteios de Brindes entre outras surpresas.

Com o objetivo de também festejar os 6 anos do projeto Coletivo Núcleo haverá a presença e valorização das heranças culturais negras da cidade com presença de lideranças das religiosidades de matriz africana.

Tudo sendo realizado de maneira colaborativa em que cada grupo e manifestação traz seu conhecimento e práticas da cultura local.

PREFEITURA DE PASTOS BONS SEGUE FIRME EXECUTANDO INÚMERAS OBRAS DE MELHORIA NAS RUAS DO POVOADO SANTA FÉ E VÁRIOS BAIRROS DA CIDADE

Secretário de Infraestrutura divulga os próximos bairros que receberão asfaltamento em Pastos Bons

O Povoado Santa Fé, zona rural de Pastos Bons, vem recebendo 100% de asfaltamento na administração do prefeito Enoque Mota. As obras, em parceria com o governo do Estado, continuam e diversas ruas do povoado já estão sendo asfaltadas.

De acordo com o secretário de Infraestrutura Pinto Piçarra, a próxima localidade a receber as máquinas será o bairro Poeirão, ele ainda informou que será feito uma operação tapa buracos em ruas que estão precisando ser recuperadas. Já no bairro Santa Maria será feito Calçamento em diversas ruas.

É a Prefeitura de Pastos Bons, na gestão do Prefeito Enoque Mota, trabalhando diuturnamente.