Moradores de São Luís e Imperatriz relataram, nos últimos dias, cobranças indevidas de R$ 199 em cartões de crédito de vários bancos. A origem do possível vazamento de dados ainda não foi confirmada.
De acordo com o delegado Jalves Carvalho, da Polícia Civil do Maranhão (PC-MA), as tentativas de compra aparecem em nome de “Raildo Paulo da Silva”, “Vaunice” e “pg*ton Jessica Kuhn”.
A Polícia Civil investiga a origem do possível vazamento de dados. Em entrevista à TV Mirante, o especialista em segurança digital, Paulo Barbosa, explicou que o padrão das transações indica ataques sincronizados e automatizados.
“É interessante quando a gente vê ataque em massa sincronizado, com o mesmo nome e o mesmo valor. Geralmente, a gente classifica isso como ataque automatizado. É gerado código, script de algum algoritmo que realiza esse ataque em várias contas simultaneamente. A gente chama de ataque sincronizado automatizado.”
Ele orienta os consumidores a ativar a autenticação em dois fatores, evitar clicar em links suspeitos e não cadastrar dados em sites desconhecidos.
⚠️ O que fazer se você recebeu notificação de tentativa negada
- Bloqueie temporariamente o cartão no aplicativo do banco e nas carteiras digitais (como Apple Pay e Google Pay);
- Monitore as movimentações pelos próximos dias;
- Evite desbloquear o cartão até confirmar que não há novas tentativas.
Se a compra foi aprovada ou debitada
- Informe imediatamente ao banco ou à operadora do cartão;
- Guarde comprovantes e prints das notificações;
- Registre boletim de ocorrência em uma delegacia física ou on-line.Fonte: G1-MA