Imagens de satélite mostram Açude Velho, em Campina Grande, mudando de cor antes de toneladas de peixes mortos

Imagens feitas via satélite mostram o Açude Velho, em Campina Grande, mudando de cor antes da retirada de 10 toneladas de peixes mortos no reservatório. As imagens foram feitas pelo Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélits (Lápís), vinculado a Universidade Federal de Alagoas, coordenado pelo professor Humberto Barbosa.

Ao g1, o coordenador explicou que essa mudança de coloração, entre novembro do ano passado e janeiro deste ano, indicam um sinal de sujeira entrando e se espalhando no reservatório, principalmente esgoto e, alguns momentos, uma a “explosão” de algas por causa dessa contaminação, o que contribuiu para a falta de oxigenação da água para os peixes.

Ele afirma que esse acompanhamento por meio de imagens e dados sugere que, apesar do processo de eutrofização, que é o aumento descontrolado de águas e plantas aquáticas que absorvem o oxigênio que seria utilizado pelos peixes, outros fatores são mais determinantes para explicar o que houve no Açude Velho. Entre esses fatores estão: o despejo irregular de esgoto e o aumento do volume das águas antes da mortandade.

O estudo foi entregue ao Ministério Público da Paraíba (MPPB), que investiga a morte dos peixes e também o despejo irregular de esgoto no reservatório. O laboratório já fez estudos de impactos ambientais semelhantes em casos reconhecidos no Brasil, como o aparecimento de manchas de óleo no litoral nordestino e também o desabamento de bairros por conta de atividade de mineração.

As imagens via satélite

 

Imagens de satélite do Açude Velho, em Campina Grande, antes da mortandade dos peixes

Imagem mostra coloração do Açude Velho em julho de 2025
Imagem mostra coloração do Açude Velho em novembro de 2025
Imagem mostra coloração do Açude Velho em dezembro de 2025
Imagem mostra coloração do Açude Velho em janeiro de 2026
1/4
Imagem mostra coloração do Açude Velho em julho de 2025Fonte: G1-PB
Categoria: Uncategorized

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*