Quase quatro anos após o achado de ossos bem preservados de um dinossauro em Davinópolis, no Sudoeste do Maranhão, os fósseis enfim estão expostos para o público em geral.
“Estou encantado com a parte arqueológica descoberta recentemente. Eu convido a todos que venham para cá”, afirmou o turista do Rio de Janeiro, Maurício Cruz.
A exposição dos fósseis do dinossauro – o maior já encontrado no Maranhão – fica disponível ao público por um mês, no Centro de Pesquisa e História Natural e Arqueologia do Maranhão localizado na Rua do Giz, região do Centro Histórico de São Luís.
“Agora a gente tem o privilégio de mostrar para a população em geral, os turistas, os estudantes, esse patrimônio cultural do Maranhão que ficará definitivamente aqui. Após a exposição, o material fica disponível para a comunidade científica nacional e internacional”, destacou o paleontólogo Manuel Alfredo Medeiros.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/n/8/fAEsgRSRaqS98wXEYDiw/captura-de-tela-2025-08-03-181729.png)
Representação do dinossauro de Davinópolis, com destaque para os tipos de ossos encontrados — Foto: Elver Luís Mayer
De acordo com o cientistas, o ‘dinossauro de Davinópolis’, como ficou conhecido, é um titanossauro saurópode, caracterizado por ter pescoço longo, cabeça pequena, e ser herbívoro. Alguns podiam atingir até oito metros de altura, 20 metros de comprimento e pesar 40 toneladas.
No caso do ‘dinossauro de Davinópolis’, ele teve tamanho estimado em 18 metros de comprimento, de uma espécie ainda desconhecida pela ciência.
“A idade dos fósseis é de aproximadamente 100 milhões de anos. Não temos datação direta dos fósseis, mas pela idade das rochas em que eles foram encontrados, temos esse valor aproximado”, explicou o paleontólogo Elver Luiz Mayer, que coordenou a pesquisa na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf).
Paleontólogo Elver Luiz Mayer, com os ossos do ‘dinossauro de Davinópolis’ — Foto: Arquivo pessoal
Embora os fósseis tenham sido encontrados no território maranhense e no estado tenha um Laboratório de Paleotonlogia na Universidade Federal do Maranhão (UFMA), inicialmente os fósseis foram estudados no Pará, já que os ossos não pertencem ao Estado e sim a União.
No entanto, logo que a análise dos fósseis foi concluída, o pesquisador Elver Luiz buscou os meios para devolver os ossos ao Maranhão, o que também culminou na exposição.
O achado
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2021/j/l/rgrtEnSMqi1cENVEjPsA/achado-paleontologico-brado-4.jpeg)
Pedaço de osso de dinossauro encontrado em Davinópolis, no Maranhão — Foto: Divulgação/Brado
O achado do ‘Dinossauro de Davinópolis’ aconteceu em abril de 2021, após a primeira escavação, durante a construção de uma ferrovia realizada por uma empresa privada. Já a retirada dos fósseis aconteceu no mês de junho daquele ano.
O funcionários da ferrovia entraram em contato com pesquisadores e o professor e paleontólogo Elver Luiz Mayer, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), foi quem enviou equipes ao local. Na região, foram encontrados um fêmur de mais de 1,5 metro, patas, costelas, além de vértebras do animal.
“Encontramos o material bem concentrado, uma densidade de fósseis em um área muito pequena. Não dá pra dizer que são do mesmo animal, mas como não encontramos pedaços iguais, então há indicativos de que é possível que seja do mesmo dinossauro”, afirmou o professor.