Blog do Walison - Em Tempo Real

Defesa pede soltura de acusado de envenenar 10 pessoas no PI; laudo mostra substância no organismo dele

Francisco de Assis Pereira da Costa, réu pelo envenenamento de 10 pessoas no Piauí — Foto: Reprodução/TV Clube

A defesa de Francisco de Assis da Costa Pereiraréu pelo envenenamento de 10 pessoas no Piauí, pediu a revogação da prisão dele na segunda-feira (13) ao apontar o laudo pericial que comprova a presença da substância terbufós no organismo de Francisco.

Segundo o advogado do réu, Herbert Assunção, o exame atesta que Francisco também foi vítima de envenenamento. Ele está preso desde 8 de janeiro, ao lado da esposa e corré Maria dos Aflitos Silva, e aguarda a Justiça decidir se irá ou não a júri popular.

O advogado afirmou que o laudo já existia no processo e alegou que a Polícia Civil e o Ministério Público omitiram a informação para “incriminar Francisco em relação aos fatos”.

“Na concepção da defesa, houve uma tentativa de alteração dos fatos. A gente entende que o laudo, como prova técnica, comprova que Francisco foi vítima de Maria dos Aflitos”, disse Herbert.

 

“Não há nenhuma prova concreta de que foi Francisco quem colocou o veneno, mas as evidências levam à Maria dos Aflitos, mesmo que ele fosse apaixonado por ela e quisesse protegê-la e não incriminá-la”, comentou o advogado.

Polícia se manifesta

 

Ao g1, a Polícia Civil afirmou que a própria investigação anexou o laudo ao inquérito e, segundo a perícia criminal, o órgão acredita que Francisco sofreu uma contaminação cruzada por meio da pele.

“O terbufós é um veneno tão forte que o contato dele com a pele já deixa vestígios no exame. A gente acredita que ele foi contaminado de forma cutânea, e essa contaminação apresenta uma sintomatologia diferente”, explicou o delegado Abimael Silva, responsável por indiciar o réu.

“Todas as vítimas do envenenamento que morreram tiveram sintomas entre 30 e 40 minutos, mas o Francisco apresentou sintomas quatro horas depois”, completou o delegado.

 

Abimael lembrou que os parentes e vizinhos de Maria Jocilene Silva, envenenada duas vezes, também foram contaminados ao terem contato com o suor dela no dia em que ela morreu. De acordo com o delegado, isso acontece devido à toxicidade da substância.

g1 também procurou o Ministério Público e aguarda um posicionamento do órgão sobre as alegações da defesa.

Relembre o caso

 

Francisco de Assis e Maria dos Aflitos são acusados de envenenarem 10 pessoas — oito familiares, uma vizinha e o filho dela — em Parnaíba, no litoral do Piauí. Eles tiveram as prisões mantidas na audiência de instrução e julgamento, ocorrida em 5 de setembro.

Eles são réus por 11 crimes — oito homicídios qualificados e três tentativas de homicídio qualificado. A Justiça vai determinar se eles irão a júri popular, mas ainda não há prazo para a decisão.

Dessas vítimas, oito morreram entre agosto de 2024 e janeiro de 2025. Veja quem são todas abaixo:

  1. Manoel Leandro da Silva, de 18 anos (filho de Maria dos Aflitos e enteado de Francisco de Assis) – morto;
  2. Francisca Maria da Silva, de 32 anos (filho de Maria dos Aflitos e enteado de Francisco de Assis) – morta;
  3. Ulisses Gabriel da Silva, de 8 anos (filho de Francisca Maria) – morto;
  4. João Miguel da Silva, de 7 anos (filho de Francisca Maria) – morto;
  5. Maria Gabriela da Silva, de 4 anos (filha de Francisca Maria) – morta;
  6. Lauane da Silva, de 3 anos (filha de Francisca Maria) – morta;
  7. Igno Davi da Silva, de 1 ano e 8 meses (filho de Francisca Maria) – morto;
  8. Maria Jocilene da Silva, de 32 anos, (ex-nora de Maria dos Aflitos) – recebeu alta, voltou a ser hospitalizada 20 dias depois e morreu;
  9. Uma adolescente de 17 anos (irmã de Manoel e Francisca Maria) – recebeu alta;
  10. Um menino de 11 anos (filho de Maria Jocilene) – recebeu alta. Fonte: G1-PI

 

Categoria: Uncategorized

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*