Blog do Walison - Em Tempo Real

Ação da PF mira tráfico internacional de fuzis de Miami para o Rio

PF cumpre mandados de busca em apreensão no âmbito da Operação Cash Courier, contra tráfico internacional de fuzis

A Polícia Federal (PF) cumpre, nesta quinta-feira (20), 14 mandados de busca e apreensão contra suspeitos de tráfico internacional de armas, no Rio de Janeiro. A ação conta com 80 agentes da PF e dez policiais civis.

A Operação Cash Courier é um desdobramento da Operação Senhor das Armas, desencadeada em 2017, que apreendeu 60 fuzis no Aeroporto Internacional do Rio (Tom Jobim/Galeão).

Investigações da PF identificaram o suspeito de chefiar a organização criminosa, que teria sido responsável por trazer 2 mil fuzis de Miami, nos Estados Unidos, para o Rio de Janeiro.

As armas eram contrabandeadas para o Brasil e, depois, distribuídas a uma facção criminosa fluminense, que controla diversas comunidades no estado.

O homem apontado como líder do esquema criminoso usava outras pessoas e empresas para adquirir imóveis e outros bens, com o objetivo de lavar o dinheiro obtido com o tráfico internacional de armas.

Além dos mandados de busca e apreensão, que estão sendo cumpridos em endereços residenciais e comerciais nos bairros da Barra da Tijuca e do Recreio dos Bandeirantes, na zona oeste da capital fluminense, a Justiça determinou o sequestro e bloqueio de bens e ativos no valor total de R$ 50 milhões.

Os investigados responderão pelos crimes de tráfico internacional de armas, organização criminosa, lavagem de capital, evasão de divisas, corrupção ativa e corrupção passiva.

A operação conta com apoio do Ministério Público Federal (MPF), da Polícia Civil e da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Fonte:Vitor Abdala – Repórter da Agência Brasil

Congresso antecipa votação do orçamento 2025 para esta quinta-feira

A cúpula menor, voltada para baixo, abriga o Plenário do Senado Federal. A cúpula maior, voltada para cima, abriga o Plenário da Câmara dos Deputados

O Congresso Nacional antecipou a votação do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) de 2025 para a tarde desta quinta-feira (20), a partir das 15h. Antes, a Comissão Mista do Orçamento (CMO) deve aprovar o relatório final apresentado na madrugada de hoje pelo relator, o senador Angelo Coronel (PSD-BA).

Segundo o parecer do relator, o orçamento da União terá um superávit primário de R$ 15 bilhões neste ano, contra um déficit de R$ 11 bilhões em 2024. No ano passado, não foram incluídos no cálculo os R$ 32 bilhões usados para minorar a catástrofe climática do Rio Grande do Sul (RS). Os gastos primários são aqueles que excluem os recursos gastos com a dívida pública.

Até ontem, a previsão era de que a CMO votaria o parecer do relator apenas na tarde da sexta-feira (21), o que empurraria a votação nos plenários da Câmara e do Senado para a semana que vem.

Porém, após o Congresso marcar a sessão conjunta para esta quinta-feira, a CMO antecipou o calendário de votação para analisar o parecer nesta manhã.

Em vídeo divulgado a jornalistas, o relator Ângelo Coronel disse que a antecipação se deveu a “eficiência” e “boa vontade” da consultoria do Senado e de sua equipe de gabinete, que fizeram as adequações no projeto após as modificações solicitadas pelo governo.

“Estamos trabalhando para resolver tudo nesta quinta-feira. É uma peça que está com muito atraso. E foi até bom esse atraso porque deu tempo do governo modificar várias rubricas [despesas]. Até essa terça-feira, veio ofício do governo solicitando modificações”, afirmou o parlamentar.

O PLOA foi enviado em agosto do ano passado e, de acordo com a Constituição, deveria ser aprovado até dezembro de 2024. Porém, por falta de acordo, a votação foi transferida para este ano.

O atraso na aprovação do orçamento da União de 2025 limita os gastos mensais do governo a apenas 1/12 do total que foi definido para cada mês de 2024.

Com isso, os reajustes ao funcionalismo público e diversas despesas e investimentos ficam congelados esperando a votação. Fonte: Lucas Pordeus León – Repórter da Agência Brasil

Testes da Sudema indicam contaminação em trecho com espuma no Rio Jaguaribe, em João Pessoa

Espuma atinge Rio Jaguaribe em João Pessoa — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

A Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) informou nesta quarta-feira (19) que testes realizados indicaram contaminação orgânica em um trecho com espuma no Rio Jaguaribe, próximo ao bairro do Rangel, em João Pessoa.

As amostras foram coletadas na quinta-feira (13) pela Sudema, quando ocorreu uma vistoria da Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa (Semam), que percorreu todo o leito do rio. Na ocasião, também foram encontrados peixes mortos na região.

De acordo com a Sudema, a principal hipótese é que a formação da espuma seja resultante da alta concentração de surfactantes, substâncias presentes em produtos de limpeza e higiene pessoal, como detergentes, sabão, shampoos, condicionadores, pastas de dente e itens semelhantes.

A amostra também revelou uma quantidade de Oxigênio Dissolvido (OD) abaixo do recomendado, o que pode estar relacionado à morte de peixes e outros animais aquáticos. A superintendência explicou que a redução de OD é causada pelo consumo de oxigênio pelos microrganismos presentes na água. No caso, foi detectada uma alta contagem de bactérias.

No local onde a espuma foi encontrada, os técnicos da Sudema não identificaram lançamentos diretos no rio. A suspeita é de que os focos de contaminação estejam distribuídos ao longo do curso do rio, o que, segundo a superintendência, destaca a necessidade de avaliar as condições de coleta e destinação de esgoto doméstico e efluentes industriais, com objetivo de eliminar os possíveis pontos de contaminação.

A Sudema ainda anunciou que, em uma próxima etapa da Operação Praias Limpas, será iniciada uma investigação sobre as condições de lançamento de efluentes e águas pluviais em rios urbanos. O Rio Jaguaribe e seus afluentes serão avaliados em toda a sua extensão na primeira fase desse novo avanço da operação.

MPPB investiga poluição ambiental no Rio Jaguaribe

 

O Ministério Público da Paraíba anunciou, nesta quarta-feira (19), que instaurou um procedimento para apurar uma suposta poluição ambiental no Rio Jaguaribe, assim como a ocorrência de crime ambiental e/ou dano ao meio ambiente. Órgãos ambientais e governamentais também foram oficiados para apresentar informações sobre o assunto.

Peixes mortos foram encontrados boiando no Rio Jaguaribe — Foto: Yanka Oliveira/TV Cabo Branco

O Ministério Público solicitou informações à Sudema, Secretaria de Meio Ambiente de João Pessoa, Cagepa e Ibama sobre fiscalizações e medidas relacionadas ao Rio Jaguaribe, incluindo autos de infração, controle de efluentes e danos ambientais. Fonte:nG1-PB

Homem é condenado a 16 anos de prisão por matar ex estrangulada e forjar suicídio no PI; filho de 8 anos encontrou o corpo

Homem é condenado a 16 anos de prisão por matar ex estrangulada e forjar suicídio no PI; filho de 8 anos encontrou o corpo — Foto: Reprodução

Rodinei Duarte da Silva foi condenado a 16 anos e seis meses de prisão pelo assassinato da ex-companheira, a dona de casa Ivanete de Carvalho Costa, em Redenção do Gurguéia, a 661 km de Teresina. O crime aconteceu em julho de 2016. A sentença foi assinada nessa terça-feira (18), quase nove anos depois.

Durante julgamento na 1ª Vara da Comarca de Bom Jesus, o júri acolheu as teses da acusação e condenou Rodinei pelo crime de homicídio qualificado, com as qualificadoras de feminicídio (crime cometido em contexto de violência doméstica, motivado pela condição de mulher); e emprego de asfixia.

Conforme a decisão judicial, Ivanete foi morta estrangulada com uma corda e, depois, a cena do crime foi alterada para forjar um suicídio. O filho do casal, que na época tinha 8 anos, foi quem encontrou o corpo.

Ao g1, o advogado Laudo Renato, que atuou no caso, informou que Rodinei nega a autoria do crime e alega inocência. O homem, segundo o advogado, não compareceu ao julgamento por problemas técnicos de conexão e ainda não se apresentou para o cumprimento da pena.

“Pedi ao judiciário um prazo de 10 a 15 dias para o Rodinei se apresentar. Ele atualmente está em Tocantins. Devido a problemas no celular, ele não pode participar do Tribunal do Júri, mas vai se apresentar para cumprir a pena, ou em Goiás, onde a mãe dele mora, ou em Tocantins mesmo”, explicou o advogado.

Ainda de acordo com a decisão judicial, o crime foi motivado porque o homem não aceitava o fim da relação com Ivanete. A família da vítima, especialmente a mãe dela, não teria aceitado o relacionamento, devido ao sentimento possessivo que Rodinei tinha pela filha.

O crime

 

Na manhã do dia 7 de julho de 2016, Ivanete de Carvalho Costa foi encontrada morta no quarto da residência em que morava, pelo filho de 8 anos, em Redenção do Gurguéia. Ela foi encontrada com uma corda amarrada ao pescoço e à cabeceira de uma cama.

A Polícia Cientifica, por meio do exame cadavérico, confirmou que a vítima morreu por estrangulamento, e não enforcamento, como sugeria a cena. O inquérito constatou que o cenário foi forjado para parecer que ela havia tirado a própria vida.

O enforcamento e o estrangulamento são dois tipos de asfixia violenta. O enforcamento se dá com a suspensão completa ou incompleta, do corpo em ponto fixo, a força atuante é o próprio peso da vítima. Já o estrangulamento, a força operante é externa.

Durante a investigação policial, o principal suspeito foi identificado como ex-companheiro de Ivanete, Rodinei Duarte. O homem chegou a ser preso, mas foi solto logo em seguida. Fonte: G1-PI

Mais de 50 aves mantidas ilegalmente em cativeiro são resgatadas após denúncia anônima no Piauí

Mais de 50 aves mantidas ilegalmente em cativeiro são resgatadas após denúncia anônima no Piauí — Foto: Reprodução

Após receber uma denúncia anônima, a Polícia Militar do Piauí resgatou 51 pássaros mantidos em cativeiro em uma residência no bairro Dom Rufino II, em Parnaíba, litoral do estado. O caso aconteceu nesta quarta-feira (19) e um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) foi lavrado contra o responsável. O homem não teve o nome divulgado.

Segundo a 2ª Companhia Independente de Policiamento Ambiental (Cipa), após denúncia sobre a criação ilegal de aves no endereço, equipes se deslocaram ao imóvel e localizaram os animais engaiolados.

Os pássaros são de espécies variadas e foram recolhidos e encaminhados à sede do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em Parnaíba, onde devem ser avaliadas, reabilitadas e devolvidas à natureza.

Como denunciar

 

Qualquer crime ambiental pode ser denunciado à Linha Verde do Ibama, pelo telefone 0800-61-8080.

A ligação é anônima. O cidadão precisa dar detalhes do ocorrido, a fim de fornecer dados que permitam às autoridades localizar os responsáveis.Fonte: G1-PI

Suspeito de torturar e matar adolescente no Maranhão é preso na Bahia seis anos após crimes

Distrito Integrado de Segurança Pública em Serrinha, na Bahia — Foto: Pedro Moraes/Governo da Bahia

Um homem suspeito de torturar e matar uma adolescente de 16 anos no Maranhão foi preso, no município de Serrinha, a cerca de 70 km de Feira de Santana, nesta quarta-feira (19), seis anos após os crimes.

Segundo informações apuradas com a Polícia Civil (PC) pela TV Subaé, afiliada da Rede Bahia na região, Melkzael Holanda Pierote usava documentos de um outro homem para se esconder. Ele atuava como vendedor na cidade.

O homem foi localizado após uma troca de informações entre as Polícias Civis da Bahia e do Maranhão. A localização do suspeito foi repassada durante um curso de investigação de homicídios promovido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (SENASP) na cidade de João Pessoa, que reuniu policiais civis de todos os estados brasileiros.

Após ter mandado de prisão cumprido, Melkzael foi foi encaminhado para a Delegacia Territorial de Serrinha, onde permanecerá à disposição da Justiça. A PC não detalhou se ele será transferido para o Maranhão.

O crime

 

O crime aconteceu em maio de 2018. Conforme as investigações, o crime foi motivado por disputa e dívidas com o tráfico de drogas na região. Além de Glauciane da Silva Nascimento, outros duas pessoas foram vítimas de tortura e tentativa de homicídio:

  • Jacob Araújo, companheiro da adolescente;
  • Pedro Henrique de Oliveira Cardoso, amigo do casal.

 

Ainda segundo a apuração policial, no dia do crime, dois suspeitos invadiram a casa da vítima e facilitaram a entrada de Melkzael e de um outro suspeito, sendo este último o responsável por comandar os crimes.

Em 2023, dois comparsas do suspeito foram condenados. As penas da dupla somam mais de 149 anos de prisão, pelos crimes de homicídio qualificado, tortura, duas tentativas de homicídio, roubo e associação criminosa armada.Fonte: G1-MA

Lençóis Maranhenses estão entre as 10 atrações do Brasil mais procuradas por turistas estrangeiros

Lençóis Maranhenses estão entre os 10 atrações do Brasil mais procuradas por turistas estrangeiros — Foto: Divulgação/Governo do Maranhão

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses segue em alta no cenário internacional. O destino apareceu em 4º lugar no ranking dos pontos turísticos brasileiros mais pesquisados por estrangeiroscom mais de 12 mil buscas na internet ao longo de 2024.

Os dados são da plataforma Similarweb e foram publicados na revista Tendências do Turismo 2025, da Embratur e do Ministério do Turismo. O levantamento destaca que o número reflete o crescente interesse global pelo Maranhão, impulsionado pelo título de Patrimônio Natural da Humanidade, concedido pela Unesco, no ano passado.

“O reconhecimento reforçou a relevância do destino e temos trabalhado para fortalecer relações com operadores e agências de turismo. Nosso objetivo é garantir que os visitantes se sintam bem recebidos e sempre queiram voltar”, afirmou a secretária de Turismo do Maranhão, Socorro Araújo.

 

Veja o ranking dos destinos mais pesquisados

 

  • Cristo Redentor (RJ) – 175,7 mil buscas
  • Cataratas do Iguaçu (PR) – 50 mil buscas
  • Pão de Açúcar (RJ) – 43,9 mil buscas
  • Lençóis Maranhenses (MA) – 12,3 mil buscas
  • Maracanã (RJ) – 12 mil buscas
  • Chapada Diamantina (BA) – 11,5 mil buscas
  • Parque Lage (RJ)– 6,9 mil buscas
  • Museu do Amanhã (RJ) – 6,3 mil buscas
  • Pelourinho (BA) – 5,9 mil buscas

 

Principal destino de turismo de luxo para brasileiros

 

Os Lençóis Maranhenses também foram reconhecidos como o principal destino de turismo de luxo para brasileiros, de acordo com o Anuário de Tendências de Luxo 2025, produzido por empresas de consultoria e pesquisa nesse mercado.

Os Lençóis desbancaram Fernando de Noronha, que tradicionalmente liderava as preferências do público de alto poder aquisitivo. O título é mais uma conquista significativa para a região, que foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO em julho de 2024.

O estudo que embasou o anuário entrevistou mais de 3.200 pessoas com renda mensal superior a 20 salários mínimos, revelando que 8,5% dos entrevistados planejam viagens ao Maranhão nos próximos meses.

Patrimônio Natural da Humanidade

 

Com grandes dunas de areia branca e lagoas cristalinas de água doce, formadas pelas chuvas e lençóis freáticos, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, localizado no litoral do Maranhão, encanta pelo complexo natural que reúne paisagens de tirar o fôlego.

O paraíso que, até pouco tempo era “escondido”, tem ganhado cada vez mais visitantes de turistas do Brasil e de todas as partes do mundo que se encantam com a beleza do local.

Circuito Betânia, nos Lençóis Maranhenses — Foto: Celso Tavares/G1

Como chegar aos lençóis

 

➡️ Três cidades localizadas no litoral maranhense são consideradas como porta de entrada para os Lençóis Maranhenses, são eles Santo Amaro do MaranhãoBarreirinhas Paulino Neves. Também é possível chegar ao parque pelos municípios de Primeira Cruz e Humberto de Campos.

A porta de entrada mais conhecida é por Barreirinhas, conhecida como “lado a” dos Lençóis”. Localizado a 258 km de São Luís, o município conta com um aeroporto e voos que saem da capital maranhense e da cidade de Parnaíba, no Piauí.

Além disso, é possível chegar a Barreirinhas por via terrestre, partindo da capital. As viagens podem ser feitas por ônibus intermunicipais que saem da Rodoviária de São Luís ou transferes particulares. A viagem, em média, dura 4h.

Santo Amaro do Maranhão, a 238 km de São Luís é a cidade que possui acessos mais rápidos e fáceis para os Lençóis Maranhenses. Isso é possível devido a localização estratégica do município, localizado praticamente dentro do parque.

É possível chegar a cidade por via terrestre, a partir de viagens feitas em ônibus ou vans particulares, com saídas diárias de São Luís. A viagem dura cerca de 3h20, pelas BRs 402 e 135.

Acesso de turistas

 

Criado em 1981, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A entidade é responsável cuidar das agências e operadores de turismo credenciados junto ao parque.

Para quem chega por Santo Amaro do Maranhão, a partir de julho, é necessário o pagamento de uma taxa de R$ 10 para ter acesso ao parque. A taxação é feita pela Prefeitura do município ocorre mesmo após uma decisão da Justiça que entendia que a cobrança era inconstitucional.

⚠️ Por se tratar de uma área de conservação ambiental federal, o trânsito de veículos (quadrículos ou caminhonetes 4×4) só é feito por agências ou operadores de turismo credenciados ao ICMBio.

O que fazer

 

Com uma área de 155 mil hectares, a visita ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é uma experiência a parte para quem gosta de aventura, paisagens paradisíacas e busca sossego.

Para os que gostam de aventura e caminhada, vale conhecer as lagoas do circuito Emendadas. Santo Amaro possui acessos mais fáceis do que os de Barreirinhas, com possibilidade de visitação nas lagoas Andorinha, Gaivota e as do circuito Betânia, de onde vale assistir ao pôr do sol.

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses — Foto: TV Mirante

Outras opções de turismo, além da visitação as lagoas, são os sobrevoos nas lagoas Azul e Bonita, os passeios de lancha ou quadrículo até o povoado de Caburé.

Partindo de Barreirinhas e Santo Amaro, é possível visitar Atins, uma vila de pescadores localizada bem próxima as dunas, com opções de restaurantes, bares e até mesmo resorts de luxo. Por conta da beleza rústica que tem atraído turistas e até celebridades, o local tem sido considerado como a nova “Jericoacoara”.

Outra acesso é pela cidade de Paulino Neves. O trecho faz parte da Rota das Emoções, roteiro turístico que tem início no Ceará, cruza o litoral do Piauí e termina no Maranhão.

Nessa rota é possível visitar três unidades de conservação federais, são eles Parque Nacional de Jericoacoara, Área de Proteção Ambiental do Delta do Parnaíba e o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Aventura fora das dunas

Rio Preguiças em Barreirinhas — Foto: Divulgação/Governo do Maranhão

Também não faltam são opções de diversão fora do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. Uma das opções mais populares entre os turistas e os nativos da região, é o passeio de lancha no Rio Preguiças, com saída de Barreirinhas.

O passeio proporciona que o visitante possa conhecer os povoados de Vassouras, Mandacaru e a praia do Caburé. Além disso, é possível descer com a correnteza pelo Rio Formiga com o auxílio de boias, em uma aventura divertida e bem relaxante.

Lagoa no Circuito Betânia, nos Lençóis Maranhenses — Foto: Celso Tavares/G1

O litoral do Maranhão, por conta da sua localização, possui duas estações do ano. A chuvosa que vai de fevereiro até maio e a seca, de junho a janeiro. Após o período chuvoso, os Lençóis Maranhenses apresentam suas características mais bonitas, devido o volume de água das lagoas de água cristalinas.

 DICA: O melhor período para visitar o parque, é de maio a setembro. Entretanto, por se tratar de um período de alta temporada, também é possível conhecer os Lençóis Maranhenses ao longo de outras datas, mas é preciso levar em consideração que devido ao clima, algumas lagoas podem estar vazias.

Veja, abaixo, o cronograma do nível das águas nas lagoas nos Lençóis Maranhenses:

➡️ MAIO A AGOSTO: nível alto das águas
➡️ SETEMBRO E OUTUBRO: 
nível médio das águas
➡️ NOVEMBRO A JANEIRO: 
nível baixo das águas

Patrimônio Natural da Humanidade

Em julho, o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi declarado como Patrimônio Natural da Humanidade pela Organização das Nações Unidas Para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

Os Lençóis estão inseridos em uma zona de transição dos biomas do Cerrado, da Caatinga e da Amazônia. O selo da UNESCO foi dado porque o local cumpre todos os requisitos ao título, que valoriza a importância ambiental dos lugares e a necessidade da sua preservação.

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses — Foto: TV Mirante

Dentre os critérios avaliados que levaram a unidade de conservação a conquistar o reconhecimento estão sua beleza excepcional e o fato de ser um fenômeno natural único no mundo.

Os Lençóis Maranhenses foram avaliados na categoria natural. Com o título, os Lençóis devem receber ainda mais atenção para a prevenção de seus recursos naturais e biodiversidade. Fonte: G1-MA

Corpo de jovem desaparecido é encontrado em igarapé na zona rural de Presidente Médici

Corpo de jovem desaparecido é encontrado em igarapé, na zona rural de Presidente Médici — Foto: Reprodução/Redes Sociais

O corpo de Leonardo Costa da Silva, de 23 anos, foi encontrado em um igarapé na zona rural de Presidente Médici, nessa quarta-feira (19). Ele estava desaparecido desde a última quinta-feira (13).

Exames preliminares indicaram marcas de tiros no corpo da vítima, o que levanta a suspeita de assassinato. O cadáver já estava em avançado estado de decomposição.

A polícia agora investiga quem pode ter cometido o crime. Segundo informações preliminares, Leonardo estava em processo de recuperação da dependência química, mas não tinha histórico de envolvimento com crimes.

Ele havia retornado à cidade há dois meses, após ter viajado para tratamento. Fonte: G1-MA

Morre o ex-governador de São Paulo Cláudio Lembo, aos 90 anos

São Paulo (SP) 19/03/2025 - Velório do ex-governador Cláudio Lembo na Assembléia Legislativa de São Paulo. Foto: Paulo Pinto/Agencia Brasil

O ex-governador de São Paulo, Cláudio Lembo, morreu nesta quarta-feira (19), aos 90 anos. Doutor e ex-reitor da Universidade Presbiteriana Mackenzie, Lembo governou São Paulo de abril de 2006 a janeiro de 2007. A causa da morte não foi revelada.

O velório será na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) das 10h30 às 15h. O sepultamento está previsto para as 16h, no cemitério do Araçá, no centro.

O ex-governador nasceu na capital paulista, no bairro do Bixiga. Ele presidiu a Aliança Renovadora Nacional (Arena) e foi um dos fundadores do PFL.

Ao longo de sua trajetória política, Lembo também ocupou as secretarias de Negócios Extraordinários da prefeitura de São Paulo, Negócios Jurídicos e Planejamento.

Em março de 2006, quando o então governador Geraldo Alckmin deixou o governo de São Paulo para concorrer à Presidência da República, Lembo assumiu o comando do estado e enfrentou uma das maiores crises de segurança pública da história do país.

Em maio daquele ano, a facção criminosa PCC promoveu uma série de atentados a equipamentos de segurança pública, ônibus e rebeliões em presídios, com um saldo de 564 mortos.

Lembo também integrou o Conselho Curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC), onde contribuiu ativamente para o fortalecimento da comunicação pública, encerrando seu mandato em 2016.

Especialista em direito constitucional, Lembo posicionou-se contrariamente ao impeachment da presidente Dilma Rousseff. em 2016. Da mesma forma, contestou a prisão e condenação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2017, nos processos da operação Lava Jato.

Nas redes sociais, o presidente Lula lamentou a morte de Lembo:

O presidente do Partido Social Democrático (PSD), Gilberto Kassab, legenda à qual Lembo era filiado também soltou uma nota:

“Se tem alguém que cumpriu sua missão, esse alguém foi Cláudio Lembo. Cidadão exemplar, com excelente formação e um homem público que não deixa uma única observação negativa”.

Em nota, o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, também lamentou a morte do ex-governador e decretou luto oficial no estado por três dias.

Lembo deixa a esposa Renéa, o filho José Antônio e quatro netos.

Em junho de 2015, o jurista concedeu entrevista ao programa Espaço Público, da TV Brasil. Confira a íntegra Fonte: Edição:

Denise Griesinger Agência Brasil

Líderes definem comissões da Câmara e CCJ fica com União Brasil

Brasília (DF) - 31/08/2023 - Vista do prédio do Congresso Nacional.
Foto: Joédson Alves/Agência Brasil/Arquivo

Após quase 50 dias de iniciado o ano legislativo de 2025, os líderes partidários conseguiram chegar a um acordo para definição dos partidos que presidirão as 30 comissões permanentes da Câmara dos Deputados. A instalação e eleição dos presidentes dos colegiados ocorrem nesta quarta-feira (19). 

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), considerada a mais importante da Câmara, ficou com o União Brasil. Com isso, o MDB deve assumir a Comissão Mista do Orçamento (CMO), colegiado que reúne deputados e senadores responsáveis por aprovar a peça orçamentária enviada pelo Executivo. Havia um acordo entre MDB e União Brasil para dividir as duas comissões.

O maior partido da Câmara, o Partido Liberal (PL), do ex-presidente Jair Bolsonaro, ficou com cinco colegiados. Isso porque a distribuição de comissões deve respeitar a proporcionalidade do tamanho de cada bancada no plenário da Câmara. O PL deve presidir, portanto, a Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional, a Comissão de Saúde, de Segurança Pública, de Turismo e de Agricultura.

O filho do ex-presidente Bolsonaro, o deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), não vai mais presidir a Comissão de Relações Exteriores, como pretendia. Isso porque ele decidiu se licenciar do cargo e ir morar nos Estados Unidos (EUA). O PT acusava Eduardo de tentar usar o cargo de presidente da comissão para afrontar o Supremo Tribunal Federal (STF) no contexto do julgamento contra o pai dele por tentativa de golpe de Estado.

Já o Partido dos Trabalhadores (PT), que tem a segunda maior bancada da Câmara, deve assumir as presidências das comissões de Cultura; Direitos Humanos e de Finanças e Tributação.

Confira abaixo a distribuição das comissões por legenda da Câmara:

  Comissão de Administração e Serviço Público – Avante

  Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural – PL

  Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação – PP

  Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais – PV

  Comissão de Comunicação – Republicanos

  Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania – União

  Comissão de Cultura – PT

  Comissão de Defesa do Consumidor – PCdoB

  Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher – PSOL

  Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa – Solidariedade

  Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência – PSB

  Comissão de Desenvolvimento Econômico – Republicanos

  Comissão de Desenvolvimento Urbano – MDB

  Comissão de Direitos Humanos, Minorias e Igualdade Racial – PT

  Comissão de Educação – União

  Comissão do Esporte – PSD

  Comissão de Finanças e Tributação – PT

  Comissão de Fiscalização Financeira e Controle – PV

  Comissão de Indústria, Comércio e Serviços – PSDB

  Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional – União

  Comissão de Legislação Participativa – PRD

  Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável – MDB

  Comissão de Minas e Energia – PSD

  Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família – Podemos

  Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional – PL

  Comissão de Saúde – PL

  Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado – PL

  Comissão de Trabalho – PDT

  Comissão de Turismo – PL

  Comissão de Viação e Transportes – PP Fonte: Lucas Pordeus León – Repórter da Agência Brasil