Abaixo, veja o passo a passo de como solicitar o benefício:
- Acesse o sistema Mais Professores, com a conta gov.br. Você verá seus dados pessoais e vínculos com instituições de ensino.
- Verifique e confirme as informações apresentadas. Caso haja erro, será preciso entrar em contato com a instituição empregadora para correção.
- Em seguida, informe endereço completo e contatos (e-mail e telefone).
- Depois, faça o upload de uma foto dentro dos parâmetros exigidos.
- O sistema exibirá uma prévia da CNDB com foto e dados completos.
- Se tudo estiver correto, confirme a emissão.
Por fim, será disponibilizada a versão digital da carteira, que pode ser baixada imediatamente e já dará acesso aos benefícios do programa.
Tire dúvidas abaixo:
✏️O que é a Carteira Nacional de Docente no Brasil?
É um documento oficial de identificação destinado exclusivamente a professores das redes pública e privada, em todos os níveis da educação básica e superior. Ele terá validade em todo o país e faz parte do programa Mais Professores para o Brasil, criado para valorizar a categoria.
Quais as vantagens de ter a carteira?
- Entrada com desconto em eventos culturais, como cinema, teatro e shows.
- Acesso a cartão de crédito pela Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil sem cobrança de anuidade.
- Direito a 15% de desconto em diárias de hotéis, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH Nacional).
Outras vantagens serão anunciadas oficialmente em outubro, segundo o MEC.
Quem pode ter o documento?
Todos os professores da rede pública e privada, sejam federais, estaduais ou municipais, têm direito à carteira. Cabe aos estados e municípios manterem as informações atualizadas para garantir a emissão. Fonte: G1-MA