A Justiça Eleitoral determinou a cassação de todos os mandatos e registros vinculados à Federação Brasil da Esperança por fraude à cota de gênero nas eleições de 2024 em Assunção do Piauí. A decisão foi publicada na segunda-feira (30) pela 39ª Zona Eleitoral de São Miguel do Tapuio.
A sentença também declarou a inelegibilidade da candidata Leonete Pereira de Santana por oito anos. Segundo o documento, os 4 vereadores e 5 suplentes são vinculados à Federação Brasil da Esperança – FÉ BRASIL (formada por PT, PCdoB e PV).
O juiz Sávio Ramon Batista considerou que os indícios apontam para uma candidatura fictícia para cumprir a cota mínima de 30% de mulheres exigida por lei nas eleições. A ação foi movida pela Comissão Provisória do Partido Social Democrático (PSD) do município.
Segundo o processo, Leonete teve apenas 11 votos, frente aos 3.320 da federação, não realizou campanha nas ruas, não participou de eventos e não fez publicações sobre sua candidatura. Também não houve movimentação financeira relevante em sua conta bancária, nem doações do partido.Fonte: G1-PI