Blog do Walison - Em Tempo Real

Trabalhadores nascidos em novembro podem sacar auxílio emergencial

Trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em novembro podem sacar, a partir de hoje (16) a terceira parcela do auxílio emergencial 2021. O dinheiro havia sido depositado nas contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal em 30 de junho.

Os recursos também poderão ser transferidos para uma conta-corrente, sem custos para o usuário. Até agora, o dinheiro apenas podia ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas domésticas (água, luz, telefone e gás), de boletos, compras em lojas virtuais ou compras com o código QR (versão avançada do código de barras) em maquininhas de estabelecimentos parceiros.

Em caso de dúvidas, a central telefônica 111 da Caixa funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h. Além disso, o beneficiário pode consultar o site auxilio.caixa.gov.br.

O saque originalmente estava previsto para ocorrer em 10 de agosto, mas foi antecipado em cerca de três semanas por decisão da Caixa. Segundo o banco, a adaptação dos sistemas tecnológicos e dos beneficiários ao sistema de pagamento do auxílio emergencial permitiu o adiantamento do calendário.

O auxílio emergencial foi criado em abril do ano passado pelo governo federal para atender pessoas vulneráveis afetadas pela pandemia de covid-19. Ele foi pago em cinco parcelas de R$ 600 ou R$ 1,2 mil para mães chefes de família monoparental e, depois, estendido até 31 de dezembro de 2020 em até quatro parcelas de R$ 300 ou R$ 600 cada.

Neste ano, a nova rodada de pagamentos, durante quatro meses, prevê parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo do perfil: as famílias, em geral, recebem R$ 250; a família monoparental, chefiada por uma mulher, recebe R$ 375; e pessoas que moram sozinhas recebem R$ 150.

Regras

Pelas regras estabelecidas, o auxílio será pago às famílias com renda mensal total de até três salários mínimos, desde que a renda por pessoa seja inferior a meio salário mínimo. É necessário que o beneficiário já tenha sido considerado elegível até o mês de dezembro de 2020, pois não há nova fase de inscrições. Para quem recebe o Bolsa Família, continua valendo a regra do valor mais vantajoso, seja a parcela paga no programa social, seja a do auxílio emergencial.

Agência Brasil elaborou um guia de perguntas e respostas sobre o auxílio emergencial . Entre as dúvidas que o beneficiário pode tirar estão os critérios para receber o benefício, a regularização do CPF e os critérios de desempate dentro da mesma família para ter acesso ao auxílio.

* Colaborou Andreia Verdélio

Calendário de saques da terceira parcela do auxílio emergencial 2021

Calendário de saques da terceira parcela do auxílio emergencial 2021 – DivulgaçãoPor Agência Brasil

Caixa e Whatsapp fecham parceria para envio de mensagens sobre auxílio

Nos próximos dias, os beneficiários do auxílio emergencial passarão a receber de graça as informações sobre datas de depósito, de pagamento e de saque no celular. A Caixa Econômica Federal e o WhatsApp fecharam parceria, inédita no mundo, para o envio de mensagens sobre o benefício.

Uma conta oficial e verificada da Caixa passará a enviar as informações sobre o auxílio emergencial. Segundo o presidente do banco, Pedro Guimarães, cerca de 500 milhões de mensagens gratuitas deverão ser enviadas durante o pagamento das parcelas restantes do benefício.

Receberão os avisos os clientes do auxílio emergencial com celular cadastrado no aplicativo Caixa Tem. O usuário poderá habilitar ou desabilitar o recebimento dos avisos. Serão enviadas mensagens sobre o calendário de crédito na conta poupança digital, o calendário de pagamento ou de saque em dinheiro e demais informações e comunicados.

Segundo Guimarães, o uso do WhatsApp para enviar avisos é importante para garantir o acesso à informação a beneficiários muitas vezes sem acesso à internet. Essas pessoas, destacou o presidente da Caixa, não têm condições de entrar no sitepara tirarem dúvidas e fazerem consultas.

“Muitas das pessoas que vão receber essas mensagens de graça são pessoas mais humildes, que não teriam condições normalmente [de receber os avisos]. A parceria vem de ter o WhatsApp, que é o maior programa de comunicação por celular do mundo e a Caixa, um banco com 146 milhões de contas ativas”, explicou Guimarães.

A parceria foi anunciada em transmissão ao vivo na internet na presença do diretor de Políticas Públicas para o WhatsApp no Facebook Brasil, Dario Durigan. Segundo ele, o aplicativo está à disposição para colaborar com o banco no envio das informações gratuitas. “Num momento tão delicado como esse, é importante que os usuários evitem aglomerações e estejam bem informados sobre o auxílio”, destacou.

Durigan ressaltou que as mensagens serão enviadas de uma conta oficial da Caixa, verificada no WhatsApp, e pediu que os usuários fiquem atentos para evitarem cair em golpes. “Não haverá pedido de senha nem de dados pessoais. Apenas informações sobre o auxílio serão enviadas”, disse o diretor do aplicativo.Por Agência Brail

Bolsonaro tem evolução clínica satisfatória, diz boletim médico

O presidente da República, Jair Bolsonaro, apresentou um evolução clínica satisfatória hoje (25), segundo boletim médico divulgado no início da noite pelo Hospital Vila Nova Star, onde está internado, na capital paulista, desde ontem (14). Não há, no entanto, previsão de alta.

“O Senhor Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro, segue internado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, mantendo evolução clínica satisfatória. Desta forma, foi retirada a sonda nasogástrica e planeja-se o início da alimentação para amanhã. O presidente segue sem previsão de alta hospitalar”, diz o texto do boletim, assinado por cinco médicos do hospital.

No final da tarde, o presidente usou as redes sociais para informar que não poderia realizar a live, que faz todas as quintas-feiras . Ele também disse que não tinha condições de viajar a Manaus em razão da sua hospitalização. “Por motivo de internação hospitalar, comunico a impossibilidade de realizar a live de hoje bem como nossa ida a Manaus fica adiada”, disse no Twitter.

A primeira-dama, Michelle Bolsonaro, está no hospital acompanhando o presidente. Bolsonaro também recebeu a visita do ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Augusto Heleno.

Bolsonaro foi para São Paulo por decisão do médico Antonio Luiz Macedo, responsável pelas cirurgias no abdômen do presidente. Ele foi internado na manhã de ontem no Hospital das Forças Armadas (HFA), em Brasília, com uma crise persistente de soluços e mal-estar. Após exames, o presidente foi diagnosticado com um quadro de obstrução intestinal.

Desde o atentado em que recebeu uma facada na campanha eleitoral de 2018, Bolsonaro já passou por sete cirurgias na região do abdômen para correção das lesões sofridas no intestino.

Polícia pede informações à população sobre homem que torturou égua até a morte em São Luís

Homem é flagrado perseguindo e torturando dois cavalos em São Luís; um dos animais morreu — Foto: TV Mirante

A Delegacia do Meio Ambiente de São Luís está pedindo à população qualquer informação que ajude a encontrar o homem que aparece em um vídeo torturando uma égua com um pedaço de madeira, em São Luís.

O caso foi registrado por câmeras de segurança no Parque Timbiras, na madrugada de 28 de junho. No vídeo, o homem é flagrado agredindo duas éguas que estavam soltas e não tinham dono. Uma delas é perfurada na vagina e acaba morrendo. O potrinho que sobreviveu foi resgatado e passa bem.

O caso foi denunciado à Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA) por uma ONG que atua na causa animal em São Luís. A Polícia Civil investiga o caso e já ouviu pessoas na região, mas ainda não conseguiu identificar o criminoso.

“Estamos investigando esse caso há uns 10 dias. Nós temos cerca de 10 vídeos, mas o agressor é negro e está mimetizando nas imagens e não conseguimos identificá-lo para as providências legais. Então a gente já fez as oitivas, mas precisamos estabelecer a autoria deste crime. Fizemos a campanha e estamos garantindo o sigilo de quem porventura disponibilizar alguma informação. Esperamos que alguém possa entrar em contato com a DEMA para a gente conseguir identificar esse autor”, afirmou a delegada Débora Aiara, de Delegacia do Meio Ambiente de São Luís.

Para enviar qualquer informação que leve até o criminoso, a Delegacia do Meio Ambiente pede que o denunciante entre em contato com o Disque Denúncia: 3223-5800 ou pelo email delmeioambiente@gmail.com. Por G1-MA

Homem é preso com 14 armas e quase 1000 munições em Codó

Arsenal apreendido na casa de um homem em Codó — Foto: Divulgação/Polícia Militar

A Polícia Civil do Maranhão prendeu nesta quinta-feira (15) um homem por crimes de comércio ilegal de arma de fogo e munições, em Codó.

Na residência do homem, cujo nome não foi informado, a polícia encontrou um 14 armas de fogo do tipo espingarda cartucheira, além de uma grande quantidade de munição. Ao todo, foram apreendidos:

90 cartuchos de munição calibre 12

8 munições de calibre 16

107 munições de calibre 20

7 munições de calibre 28

50 munições de calibre 32

147 munições de calibre 36

35 munições de calibre 38

42 munições de calibre 32

224 munições de calibre 22

42 cápsulas de calibre 36

86 cápsulas de calibre 40

54 cápsulas de calibre 20

35 cápsulas de calibre 28

51 cápsulas de calibre 32

Após a prisão em flagrante, o homem foi encaminhado à Unidade Prisional de ressocialização (UPR) de Codó. Por G1-MA

Em Codó Cartórios registram 1º semestre com mais óbitos e nascimentos da história

ndo na contramão do Estado, Codó apresenta crescimento no número de óbitos e também de nascimentos no primeiro semestre


A pandemia da Covid-19 vem causando um profundo impacto nas estatísticas vitais da população maranhense. Além das mais de 154 vítimas fatais atingidas pela doença, o novo coronavírus vem alterando a demografia de uma forma nunca vista desde o início da série histórica dos dados estatísticos dos Cartórios de Registro Civil de Codó em 2003.

Os dados constam no Portal da Transparência do Registro Civil (https://transparencia.registrocivil.org.br/inicio), base de dados abastecida em tempo real pelos atos de nascimentos, casamentos e óbitos praticados pelos Cartórios de Registro Civil do País, administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), cruzados com os dados históricos do estudo Estatísticas do Registro Civil, promovido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com base nos dados dos próprios cartórios brasileiros.

Em números absolutos os Cartórios do município de Codó registraram 319 óbitos até o final do mês de junho. O número, que já é o maior da história em um primeiro semestre, é 102,1% maior que a média histórica de óbitos no estado, e 25,59% maior que os ocorridos no ano passado, com a pandemia já instalada há quatro meses na região. Já com relação a 2019, ano anterior à chegada da pandemia, o aumento no número de mortes foi de 39,91%.

Com relação aos nascimentos, Codó registrou o menor número de nascidos vivos em um primeiro semestre desde o início da série histórica em 2003. Até o final do mês de junho foram registrados 984 nascimentos, número 3% maior que a média de nascidos no município desde 2003, e 30,5% maior que no ano passado. Com relação à 2019, ano anterior à chegada da pandemia, o número de nascimentos subiu 11,56% no Maranhão.

O resultado da equação entre o maior número de óbitos da série histórica em um primeiro semestre versus o número de nascimentos da série no mesmo período é o menor crescimento vegetativo da população em um semestre no estado, aproximando-se, como nunca antes, o número de nascimentos do número de óbitos. A diferença entre nascimentos e óbitos que sempre esteve na média de 798 nascimentos a mais, caiu para apenas 665 em 2021, uma redução de 16,6% na variação em relação à média histórica. Em relação a 2020, ocorreu um aumento de 33%, e em relação a 2019 foi de 1,8%.

Natalidade e Casamentos

Embora não seja a regra, a série histórica do Registro Civil demonstra que o aumento no número de casamentos está diretamente ligado ao aumento da taxa de natalidade em Codó, o que deve fazer com que os nascimentos ainda demorem um pouco a serem retomados, já que no primeiro semestre de 2021 o estado registrou o sexto menor número de casamentos desde o início da série histórica.

Embora 35,6% menor que a média histórica de casamentos no primeiro semestre na região, o número de matrimônios em 2021 mostra uma pequena recuperação em relação às celebrações do ano passado, fortemente impactadas pela chegada da pandemia que adiou cerimônias civis em virtude dos protocolos de higiene necessários à contenção da doença. Até junho deste ano os Cartórios celebraram 72 casamentos civis, número 2,7% menor que os 74 matrimônios realizados no ano passado, mas ainda 33,3% menor que os 108 casamentos celebrados em 2019.

Números no Maranhão

Os Cartórios do Maranhão registraram 17.381 óbitos até o final do mês de junho. O número, que já é o maior da história em um primeiro semestre, é 51,8% maior que a média histórica de óbitos no estado, e 16,2% maior que os ocorridos no ano passado, com a pandemia já instalada há quatro meses no Maranhão. Já com relação a 2019, ano anterior à chegada da pandemia, o aumento no número de mortes foi de 26,7%.

Em relação aos nascimentos, o Estado registrou o menor número de nascidos vivos em um primeiro semestre desde o início da série histórica em 2003. Até o final do mês de junho foram registrados 47.941 nascimentos, número 10,6% menor que a média de nascidos no estado desde 2003, e 10,5% menor que no ano passado. Com relação à 2019, ano anterior à chegada da pandemia, o número de nascimentos caiu 12,8% no Maranhão.

Na comparação entre o maior número de óbitos da série histórica em um primeiro semestre versus o menor número de nascimentos da série no mesmo período é o menor crescimento vegetativo da população em um semestre no estado, aproximando-se, como nunca antes, o número de nascimentos do número de óbitos. A diferença entre nascimentos e óbitos que sempre esteve na média de 42.201 mil nascimentos a mais, caiu para apenas 30.560 mil em 2021, uma redução de 27,6% na variação em relação à média histórica. Em relação a 2020, a queda foi de 7,5%, e em relação a 2019 foi de 26%.

O Estado também apresentou queda no número de casamentos, com 37,8% menor que a média histórica de celebrações no primeiro semestre, o número em 2021 mostra uma pequena recuperação em relação às celebrações. Até junho deste ano os Cartórios celebraram 5.559 casamentos civis, número 16,5% maior que os 4.772 matrimônios realizados no ano passado, mas ainda 42,2% menor que os 9.620 casamentos celebrados em 2019.

Sobre a Arpen/MA

Fundada em fevereiro de 2014, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado do Maranhão (Arpen/MA) representa os titulares cartórios de Registro Civil, que atendem a população nos municípios do Estado do Maranhão. É no Registro Civil que são realizados os principais atos da vida civil de uma pessoa, a exemplo do registro de nascimento, casamento, emancipação e óbito.

Assessoria de Imprensa da Arpen/Maranhão
Assessores de Comunicação

Publicado novo calendário do ciclo 4 do auxílio emergencial

O Ministério da Cidadania publicou no Diário Oficial da União, desta quinta-feira (15), a Portaria nº 645, de 14 de julho de 2021, que trata do calendário de pagamentos e saques do ciclo 4 do auxílio emergencial 2021, instituído pela Medida Provisória nº 1.039, de 18 de março de 2021.

De acordo com o calendário do ciclo 4, o crédito em poupança social digital para os cadastrados nascidos em janeiro será feito no dia 17 de julho, com o saque em dinheiro marcado para 2 de agosto. Os nascidos em fevereiro, o calendário prevê crédito para 18 de julho e o saque no dia 3 de agosto.

Veja os calendários:

Crédito em poupança social digital

Mês de nascimentoDia do crédito
Janeiro17 de julho
Fevereiro18 de julho
Março20 de julho
Abril21 de julho
Maio22 de julho
Junho23 de julho
Julho24 de julho
Agosto25 de julho
Setembro27 de julho
Outubro28 de julho
Novembro29 de julho
Dezembro30 de julho

Saque em dinheiro

Mês de nascimentoDia do crédito
Janeiro02 de agosto
Fevereiro03 de agosto
Março04 de agosto
Abril05 de agosto
Maio09 de agosto
Junho10 de agosto
Julho11 de agosto
Agosto12 de agosto
Setembro13 de agosto
Outubro16 de agosto
Novembro17 de agosto
Dezembro18 de agosto

Edição: Aécio Amado

Trens da Companhia Metropolitana estão em greve em São Paulo

A capital paulista e as cidades da região metropolitana enfrentam na manhã desta quinta-feira (15) com a greve dos funcionários da Companhia Metropolitana de São Paulo (CPTM). Não há circulação de trens nas linhas 9 (Esmeralda) e 10 (Turquesa) e as linhas 7 (Rubi) e 8 (Diamante) estão funcionando parcialmente. A operação Paese, que disponibiliza ônibus entre as estações, não foi disponibilizada.

A paralisação acontece desde às 4h da madrugada, quando deveria iniciar a operação das linhas. As linhas 11 (Coral),  12 (Safira) e 13 (Jade) têm o funcionamento normal. Já o metrô e os ônibus operam normalmente.

A paralisação foi decidida em assembleia por sindicatos dos ferroviários no último dia 6 e mantida após audiência de conciliação realizada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (TRT-SP) na tarde desta quarta-feira (14).

De acordo com informações do TRT, durante a audiência entre a empresa de transportes e os sindicatos que representam os ferroviários, o juiz auxiliar da Vice-Presidência Judicial Edilson Soares de Lima chegou a sugerir reajuste de 6,22% para os trabalhadores e manutenção das cláusulas sociais preexistentes, ambos rejeitadas pela companhia. Propôs também uma cláusula de paz para evitar a greve efetiva já nesta quinta, o que não foi aceito pelos trabalhadores.

Até o julgamento, os trabalhadores devem manter 80% do efetivo nos horários de pico e 60% nos demais horários. Também não poderão criar obstáculos para acesso aos trabalhadores ou abrir as catracas. A multa, em ambos os casos, é de R$ 100 mil por dia de descumprimento.

Acordo coletivo

Segundo nota divulgada no site dos Sindicatos dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias de São Paulo, o movimento de greve surgiu a partir da decisão da CPTM de encerrar as negociações do Acordo Coletivo 2021/22. Os funcionários afirmam que não tiveram acesso ao programa de participação nos resultados de 2020 e não houve reajuste salarial no ano passado. A nota foi assinada também pelo Sindicato dos Trabalhadores em Empresas Ferroviárias da Zona Sorocabana e Sindicatos dos Engenheiros do Estado De São Paulo.

O que diz a CPTM

Em nota do site da CPTM, a companhia informa que “considera inadmissível que os sindicatos que representam os colaboradores das linhas 7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda e 10-Turquesa, com toda a linha de frente vacinada e com uma crise econômica, decida fazer greve nesta quinta-feira prejudicando e punindo exclusivamente o cidadão que necessita do transporte público para ir ao trabalho, incluindo os que trabalham na linha de frente no combate à pandemia de covid-19”, informou a nota.

“A CPTM lamenta a decisão sobre a greve e espera que não haja adesão por parte dos trabalhadores em respeito aos cidadãos que necessitam do transporte. A Companhia reforça que há uma decisão da Justiça do Trabalho determinando a manutenção de 80% dos trabalhadores no horário de pico e 60% nos demais horários, sob pena de R$ 100 mil diários. A empresa também irá operar com um plano de contingência para atender a todos que precisam do transporte, principalmente aos que trabalham em serviços essenciais.

Enquanto milhares de trabalhadores perdem seus empregos ou tem suas rendas diminuídas – a renda média do trabalhador é de R$ 2.500,00, a CPTM mantém salários e benefícios rigorosamente em dia – salário médio de R$ 6.500,00, mesmo tendo sido duramente afetada pela queda na demanda de passageiros durante 2020 e todo o ano de 2021. Não é possível que estes sindicatos estejam em uma realidade diferente do restante do país, que sofre com desemprego, perda de renda e fome”, encerrou a nota.

Para acompanhar a situação ao longo dos dias os usuários podem acompanhar pelos canais: 

Site: https://www.cptm.sp.gov.br/Pages/Home.aspx
Facebook: https://www.facebook.com/CPTM.fanpage/
Twitter: https://twitter.com/cptm_oficial
Instagram: https://www.instagram.com/cptm_oficial/
WhatsApp: (11) 99767-7030
Central de Relacionamento com o Passageiro: 0800 055 0121Por Agência Brasil

Letras: Uema abre inscrições para contratação de professor substituto para Caxias

orna público para conhecimento dos interessados que, no período de 13 a 21 de julho de 2021, estão abertas as inscrições para o processo seletivo simplificado destinado à contratação de Professor Substituto para o Centro de Estudos Superiores de Caxias/ Departamento de Letras, o qual será regido de acordo com as instruções que fazem parte deste Edital.

Acesse o Edital N.º 185/2021-PROG/UEMA Por: Ascom/ UEMA

Músicas com DJ Ivis caem nas paradas de streaming após vídeo de agressão contra ex-mulher

As músicas do DJ Ivis caíram nas paradas da internet após a divulgação de vídeos que mostram o músico agredindo sua ex-mulher, Pamella Holanda.

Entre segunda-feira (12) e terça-feira (13), das sete músicas que ele tinha no top 200 do Spotify, duas saíram do ranking e cinco caíram de posição.

“Volta bebê, volta neném”, com o DJ Guuga, caiu da 4ª para a 10ª posição.

“Galega”, com Zé Felipe, caiu da 22ª para a 28ª posição.

“Esquema preferido”, com Tarcísio do Acordeon, caiu da 44ª para a 58ª posição.

“Probleminha”, com os Barões da Pisadinha, caiu da 54ª para a 99ª posição.

“Não pode se apaixonar”, com Xand Avião e MC Danny, caiu da 67ª para a 103ª posição.

“Oi sumida”, com Vítor Fernandes, que estava em 179º, e “Deixa eu ser o seu amor”, com Nattan, que estava em 187º, saíram do top 200.

A queda pode ter dois motivos: por iniciativa dos próprios usuários, que fazem campanha nas redes para ativar a opção de ocultar as músicas do DJ nas plataformas, e dos próprios serviços. O Spotify tirou as músicas dele de suas principais playlists, como:

“Paredão explode”, com 1.106.821 seguidores

“Top Brasil”, com 5.804.985 seguidores

“Meu País Nordeste”, com 198.226 seguidores

“Pisadinha e piseiro”, com 241.394 seguidores

No dia 8 de julho, por exemplo, a música “Galega”, de Ivis com Zé Felipe, estava na capa e era a primeira faixa da playlist “Paredão explode”. Hoje a música nem está presente na lista.

O Spotify confirmou ao G1 que tirou as músicas de Ivis de suas playlists editoriais (aquelas criadas pela própria plataforma, e não pelos seus usuários).

A Deezer também informou que “removeu todo destaque editorial ao artista, tanto em capas como em posições de playlists”.

Na Deezer, das seis músicas com DJ Ivis na parada diária de terça-feira (13), cinco haviam caído de posição em relação a segunda, exceto “Galega”, em 48º. A posição anterior não aparece no serviço.

No dia 8 de julho, DJ Ivis estava na imagem de capa e na primeira faixa da playlist ‘Paredão explode’, uma das prinicipais do Spotify. Hoje, ele não tem nenhuma faixa lá — Foto: ReproduçãoPor G1