Blog do Walison - Em Tempo Real

Conselho do FGTS deve decidir distribuição de lucro a trabalhadores

Os trabalhadores com carteira assinada podem se preparar para ver o saldo na conta do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) subir até o fim do mês. O Conselho Curador do FGTS deve decidir na reunião de hoje (16) a distribuição de parte do lucro de R$ 8,467 bilhões em 2020.

Formado por representantes do governo, das empresas e dos trabalhadores, o conselho decidirá o percentual do lucro a ser repassado às contas do FGTS. Feita desde 2017, a distribuição ocorre de forma proporcional ao saldo de cada conta em 31 de dezembro do ano anterior. Quanto maior o saldo, maior o lucro recebido.

No ano passado, o FGTS distribuiu cerca de R$ 7,5 bilhões aos trabalhadores, o que equivale a 66,2% do lucro de 2019. Caso o percentual seja mantido neste ano, seriam repassados cerca de R$ 5,8 bilhões às contas vinculadas. Segundo a Caixa Econômica Federal, caso a distribuição dos lucros seja aprovada, o crédito em cada conta será feito até 31 de agosto.

Em 2017 e 2018, a legislação fixava a distribuição de 50% do lucro do FGTS no ano anterior aos trabalhadores. Em 2019, o Congresso tinha aprovado a distribuição de 100% do lucro, na lei que criou a modalidade de saque-aniversário, mas o presidente Jair Bolsonaro vetou o artigo, e o percentual passou a ser aprovado a cada ano pelo Conselho Curador.

Com rentabilidade fixa de 3% ao ano, o FGTS tem os rendimentos engordados com a distribuição dos lucros. Em 2020, o procedimento elevou a rentabilidade do fundo para 4,9%.

O pagamento de parte dos ganhos do FGTS não muda as regras de saque. O dinheiro só poderá ser retirado em condições especiais, como demissões, compra da casa própria ou doença grave. Quem aderiu ao saque-aniversário pode retirar uma parte do saldo até dois meses após o mês de nascimento, mas perde direito ao pagamento integral do fundo no caso de demissão sem justa causa. Fonte Agência Brasil

Trabalhadores nascidos em novembro podem sacar auxílio emergencial

Trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em novembro podem sacar, a partir de hoje (17), a quarta parcela do auxílio emergencial 2021. O dinheiro foi depositado nas contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal em 29 de julho.

Os recursos também podem ser transferidos para uma conta-corrente, sem custos para o usuário. Até agora, o dinheiro apenas podia ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas domésticas (água, luz, telefone e gás), de boletos, compras em lojas virtuais ou compras com o código QR (versão avançada do código de barras) em maquininhas de estabelecimentos parceiros.

Em caso de dúvidas, a central telefônica 111 da Caixa funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h. Além disso, o beneficiário pode consultar o site auxilio.caixa.gov.br.

O saque originalmente estava previsto para ocorrer em 8 de setembro, mas foi antecipado em três semanas por decisão da Caixa. Segundo o banco, a adaptação dos sistemas tecnológicos e dos beneficiários ao sistema de pagamento do auxílio emergencial permitiu o adiantamento do calendário.

O auxílio emergencial foi criado em abril do ano passado pelo governo federal para atender pessoas vulneráveis afetadas pela pandemia de covid-19. Ele foi pago em cinco parcelas de R$ 600 ou R$ 1,2 mil para mães chefes de família monoparental e, depois, estendido até 31 de dezembro de 2020 em até quatro parcelas de R$ 300 ou R$ 600 cada.

Neste ano, a nova rodada de pagamentos, durante sete meses, prevê parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo do perfil: as famílias, em geral, recebem R$ 250; a família monoparental, chefiada por uma mulher, recebe R$ 375; e pessoas que moram sozinhas recebem R$ 150.
 

Calendário com as datas dos saques da quarta parcela do auxílio emergencial.

Calendário com as datas dos saques da quarta parcela do auxílio emergencial. – Divulgação/ Caixa

Regras

Pelas regras estabelecidas, o auxílio é pago às famílias com renda mensal total de até três salários mínimos, desde que a renda por pessoa seja inferior a meio salário mínimo. É necessário que o beneficiário já tenha sido considerado elegível até o mês de dezembro de 2020, pois não há nova fase de inscrições. Para quem recebe o Bolsa Família, continua valendo a regra do valor mais vantajoso, seja a parcela paga no programa social, seja a do auxílio emergencial.

O programa se encerraria com a quarta parcela, depositada em julho e sacada em agosto, mas foi prorrogado até outubro, com os mesmos valores para o benefício. Fonte Agência Brasil

Polícia prende trio suspeito de praticar assaltos em São Luís


Polícia Militar prende suspeitos de praticarem roubos em São Luís (MA) — Foto: Divulgação/Polícia Militar

Polícia Militar prende suspeitos de praticarem roubos em São Luís (MA) — Foto: Divulgação/Polícia Militarhttps://tpc.googlesyndication.com/safeframe/1-0-38/html/container.html

A Polícia Militar do Maranhão (PM-MA) prendeu nesta segunda-feira (16), três homens suspeitos de praticarem assaltos em um veículo no bairro Cidade Operária, em São Luís.

Os suspeitos foram presos após denúncias feitas ao Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops). Após diligências na região, o trio foi localizado e a polícia iniciou o trabalho de captura, com auxílio de viaturas que atuam na região.

Os suspeitos, que estavam em um veículo, foram perseguidos pela polícia e houve troca de tiros. Segundo a polícia, após um tempo de perseguição, o condutor do veículo perdeu freou bruscamente.

Dois simulacros de arma de fogo foram apreendidos durante a prisão. — Foto: Divulgação/Polícia Militar

Dois simulacros de arma de fogo foram apreendidos durante a prisão. — Foto: Divulgação/Polícia Militar

De acordo com a PM, uma viatura que vinha em seguida atingiu a parte traseira do carro. Após a colisão, os suspeitos foram presos em flagrante. Com o trio, a polícia apreendeu dois simulacros de arma de fogo e objetos pessoais das vítimas.

Aos policiais, os suspeitos informaram que uma arma de fogo foi jogada pela janela durante a tentativa de fuga. Após o flagrante, eles foram encaminhados na Delegacia da Cidade Operária. O trio foi levado, em seguida, para o Sistema Penitenciário do Maranhão onde vão permanecer a disposição da justiça. Fonte G1 – MA

PRF detém homem por apropriação indébita em Caxias

Na manhã da última sexta-feira (13), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) deteve um homem por apropriação indébita em Caxias.

Uma das equipes da PRF foi acionada por uma empresa de transportes denunciando o desaparecimento de uma carga constituída por um Cilindro Hid Flsmidth, avaliada em R$ 124.837, 08, de propriedade de uma empresa de cimento, e que estava sendo transportada por um homem de 54 anos, proprietário do caminhão.

Conforme apurado, a carga saiu em 2 de agosto de Cuiabá, no Mato Grosso, com previsão de entrega em 6 de agosto, em Primavera no Pará. Porém, até o dia 13 deste mês, a carga ainda não havia chegado ao destino, e a empresa registrou um boletim de ocorrência junto à Delegacia Virtual de Polícia Civil de Mato Grosso, relatando o desaparecimento da carga.

A PRF localizou o veículo no pátio de um posto de venda de combustíveis em Caxias.  O caminhoneiro relatou diversos problemas durante a viagem.

O caminhão e o condutor foram encaminhados à Central de Flagrantes para os esclarecimentos necessários. Por: João Lopes/Direto da Redação

IFMA Caxias: aprovados no SiSU devem se matricular até esta segunda-feira

A matrícula dos candidatos aprovados no Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para ingresso nos cursos de graduação ofertados pelo Instituto Federal do Maranhão (IFMA) encerra nesta segunda-feira (16), exclusivamente pela internet, no site do IFMA. Nesse período, o Campus Caxias disponibiliza ao candidato, no horário de 8h às 12h e de 14h às 17h, acesso gratuito à internet para efetuar sua matrícula. Além de uma sala reservada, os servidores do Departamento de Registro e Controle Acadêmico (DRCA) estão disponíveis para orientações e esclarecimento de dúvidas.

No ato da matrícula, os candidatos aprovados devem anexar os documentos comprobatórios de forma legível, conforme especifica o Edital nº 53/2021, da Pró-Reitoria de Ensino e Assuntos Estudantis (Prenae). A documentação apresentada será submetida à análise e serão matriculados os candidatos cuja documentação atenda aos dispositivos do Edital. O candidato receberá notificação pelo e-mail cadastrado.

Nesta segunda edição, 11 Campi do IFMA ofertam 740 vagas em 20 cursos. O Campus Caxias disponibiliza 160 vagas, distribuídas entre os cursos de Ciência e Tecnologia de Alimentos (bacharelado), Ciências Biológicas (licenciatura), Matemática (licenciatura) e Química (licenciatura). A lista de candidatos aprovados está disponível no site do SISU e no portal do IFMA.

Os candidatos aos cursos ofertados pelo Campus Caxias podem obter informações através do WhatsApp (99) 9 9136-2517 ou dos e-mails drca.caxias@ifma.edu.br / matricula.caxias@ifma.edu.br. Dúvidas e solicitações de informações também poderão ser esclarecidas presencialmente na unidade de ensino em Caxias. 

Lista de Espera

Os candidatos que não foram classificados dentro das vagas ofertadas podem se inscrever na lista de espera até o dia 16 de agosto, pelo site do SiSU. Nos próximos dias, o IFMA vai publicar edital complementar contendo procedimentos, normas e cronograma para o preenchimento de vagas não ocupadas na chamada regular. Caso haja vagas remanescentes após o período de matrículas, novas convocações serão realizadas a partir dos inscritos nesse sistema.

Mais informações podem ser obtidas nos links a seguir:

Site do SiSU 2021. 2 – Lista de selecionados | Lista de Espera

Site do IFMA – Editais com resultado e demais orientações | Página para matrículas Por: Ascom/ IFMA |

Pesquisa de opinião mostra quem são os vereadores mais atuantes da cidade de Codó

Uma pesquisa realizada pela empresa Brasil Marketing & OPINIÃO, de Marketing Político e Pesquisa de Opinião, realizou entre os dias 31 de julho a 02 de agosto de 2021 uma pesquisa na cidade de Codó.

Ao todo foram ouvidas 501 pessoas sobre audiência nos meios de comunicação, gestão do governo de Dr. Zé Francisco, disputa eleitoral para o ano de 2022 e sobre o desempenho dos 19 parlamentares de Codó. A margem de erro é 4 pontos percentuais para mais ou para menos e o intervalo da pesquisa é de 95%.

A pergunta foi – no seu ponto de vista qual, desses vereadores, é  o mais atuante em benefício do povo?

Veja quem são os mais bem avaliados pelos entrevistados.

Não há registro de brasileiros no Afeganistão, diz Itamaraty

O Ministério das Relações Exteriores emitiu nota oficial, na noite desta segunda-feira (16), em que informa não haver registro de cidadãos brasileiros residindo ou em trânsito no Afeganistão. O país do Oriente Médio vive um momento de caos completo com a tomada do poder pelo grupo fundamentalista islâmico Talibã, pouco mais de um mês após o início da retirada das forças militares dos Estados Unidos, que ocuparam o país em uma guerra que durou 20 anos. 

Como não há embaixada do Brasil no país, o apoio diplomático a brasileiros que porventura estejam em solo afegão está sendo feito pela Embaixada do Paquistão, país vizinho.  

“Os telefones de plantão da Embaixada do Brasil no Paquistão (+92 300 8525941), que tem a jurisdição consular sobre o território afegão e da Divisão de Assistência Consular do MRE (+55 61 98197-2284) estão disponíveis para qualquer nacional que se encontre no país e necessite urgentemente de auxílio”, informou o Itamaraty.

Na nota, o governo brasileiro expressa “profunda preocupação com a deterioração da situação no Afeganistão e as graves violações dos direitos humanos”. O Itamaraty também pediu “rápido engajamento” da Organização das Nações Unidas (ONU) para estabelecer canais de diálogo e disse esperar que o Conselho de Segurança da ONU possa atuar para assegurar a paz na região. 

“O governo brasileiro conclama os atores envolvidos a proteger os civis, respeitar o Direito Internacional Humanitário, garantir o acesso desimpedido da ajuda humanitária e respeitar os direitos fundamentais do povo afegão, em especial de mulheres e meninas. É necessário preservar os ganhos obtidos nas últimas décadas em matéria de proteção de direitos humanos, fortalecimento da democracia e desenvolvimento socioeconômico no Afeganistão”, diz a nota.

Mais cedo, em pronunciamento, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, defendeu a decisão de retirar as tropas norte-americanas do Afeganistão. A saída dos militares dos EUA precipitou a tomada de poder pelos talibãs. Milhares de civis desesperados para fugir do Afeganistão lotaram a única pista do aeroporto de Cabul nesta segunda-feira, depois que o talibã tomou a capital Cabul, o que levou os Estados Unidos a suspenderem os voos de retiradas de funcionários da diplomacia e militares. Fonte Agência Brasil

Covid-19: casos somam 20,37 milhões e mortes, 569,4 mil

O total de pessoas que pegaram covid-19 desde o início da pandemia chegou hoje a 20.378.570. Em 24 horas, foram registrados 14.471 novos casos. A incidência do vírus no país (número de casos por 100 mil habitantes) está em 9.697,3.

Ainda há 553.151 casos em acompanhamento. O nome é dado para pessoas cuja condição de saúde é observada por equipes de saúde e que ainda podem evoluir para diferentes quadros, inclusive graves.

O total de pessoas que perderam a vida para a covid-19 alcançou 569.492. Entre ontem e hoje, as autoridades de saúde confirmaram 434 novas mortes por covid-19. 

O índice de mortalidade (quantidade de óbitos por 100 mil habitantes) é de 271.  As autoridades de saúde investigam 3.562 falecimentos para avaliar se foram resultados da covid-19.

O número de pessoas que se recuperaram da covid-19 foi para 19.255.927.

Boletim de covid-19 de 16/08/2021.

Boletim de covid-19 de 16/08/2021. – Ministério da Saúde

As informações estão no balanço diário do Ministério da Saúde, divulgado nesta segunda-feira (16). A atualização consolida informações disponibilizadas pelas secretarias estaduais de saúde sobre casos de covid-19 e mortes associadas à doença.  

Os dados em geral são menores aos domingos e segundas-feiras em razão da dificuldade de alimentação do sistema pelas secretarias estaduais. Já às terças-feiras os resultados tendem a ser maiores pela regularização dos registros acumulados durante o fim-de-semana.

Estados

No topo do ranking de mortes por estado estão São Paulo (142.609), Rio de Janeiro (60.655), Minas Gerais (51.970), Paraná (36.535) e Rio Grande do Sul (33.768). O estados com menos mortes são Acre (1.808), Roraima (1.917), Amapá (1.936), Tocantins (3.621) e Alagoas (5.966).

Vacinação

O Ministério da Saúde distribuiu 203,9 milhões de vacinas para todos os estados brasileiros e para o DF. Foram aplicadas 115 milhões de primeiras doses e 49 milhões de pessoas completaram o calendário vacinal. Fonte Agência Brasil

Biden defende retirada de tropas dos EUA do Afeganistão

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, defendeu com firmeza, nesta segunda-feira, a decisão de retirar as tropas norte-americanas do Afeganistão e rejeitou as amplas críticas à decisão, que gerou uma enorme crise para seu governo depois que o Talibã retomou o poder.

Biden disse que a missão dos Estados Unidos no Afeganistão nunca deveria ser de construção de uma nação, e culpou a relutância do Exército afegão em lutar contra o grupo militante pela volta do Talibã ao poder.

Milhares de civis desesperados para fugir do Afeganistão lotaram a única pista do aeroporto de Cabul nesta segunda-feira, depois que o Talibã tomou a capital, o que levou os Estados Unidos a suspenderem os voos de retiradas.

Cinco pessoas foram mortas no caos no aeroporto. Uma autoridade dos EUA disse à Reuters que dois homens armados foram mortos pelas forças dos EUA nas últimas 24 horas.

“Eu mantenho totalmente minha decisão”, disse Biden. “Depois de 20 anos, aprendi da maneira mais difícil que nunca era um bom momento para retirar as forças dos EUA. É por isso que ainda estamos lá”, afirmou.

“A verdade é: isso aconteceu mais rápido do que esperávamos. Então, o que aconteceu? Os líderes políticos do Afeganistão desistiram e fugiram do país. Os militares afegãos desistiram, às vezes sem tentar lutar”, acrescentou.

Biden combinou sua defesa com um aviso aos líderes do Talibã : que a retirada dos EUA possa prosseguir desimpedida ou enfrentarão uma força devastadora. Fonte Agência Brasil

Covid-19: capitais vacinam pessoas a partir dos 18 anos

Nesta terça-feira (17) o Distrito Federal começa a vacinar pessoas com idades a partir de 18 anos. Será mais uma capital a avançar para a vacinação dos jovens, prevista no Programa Nacional de Imunizações (PNI). Para além de Brasília, outras capitais também avançaram para a faixa dos 18 anos e até menos.

Boa Vista (RR) começou a vacinar adolescentes de 12 a 17 anos. Nesta segunda-feira (16) foi liberada a aplicação para jovens com 17 anos, que seguirá até amanhã (17). Também foram convidadas para a imunização gestantes e puérperas.

A prefeitura de Macapá (AP) aplicará nesta terça-feira (17) a primeira dose em adolescentes com idades entre 12 e 15 anos com comorbidades, transtorno de espectro autista e síndrome de down, e segunda dose para o público das faixas de 18 anos ou mais.

Em São Paulo, o público com 18 anos ou mais começou a ser vacinado no que foi chamado pela prefeitura de uma Virada da Vacina no fim-de-semana, que durou da noite de sábado até a tarde de domingo. Nesta segunda-feira continuou a aplicação da repescagem de quem tem 18 anos e das demais idades acima, além da segunda dose.

Em Campo Grande (MS), ontem (15) houve plantão para imunização de pessoas com 17 anos ou mais, bem como para a segunda dose de quem recebeu os imunizantes da Pfizer ou da CoronaVac. Foi exigido cadastro prévio para obter a aplicação.

Em Manaus a campanha de imunização chegou aos adolescentes. Na semana passada foi feito um mutirão para a vacinação de adolescentes começando na última sexta-feira (13). Nesta segunda-feira (16) está sendo aplicada somente a segunda dose. A partir de amanhã (17) será retomada a primeira dose para adolescentes e faixas etárias acima de 18 anos.

O cenário é semelhante em São Luís (MA). A capital maranhense anunciou o início da vacinação de adolescentes, de 12 a 17 anos, no início da semana passada. A cidade recebeu doses extras em razão do esforço de proteção contra a disseminação da variante delta.

Belém liberou a vacinação de pessoas com idades a partir de 18 anos no dia 7 de agosto. Na quinta (12) e sexta (13) da semana passada e hoje a campanha está disponibilizando apenas a segunda dose da Pfizer e da AstraZeneca.

Na semana passada, a prefeitura do Recife iniciou o agendamento para pessoas a partir de 18 anos. Segundo cálculos da administração municipal, 100 mil recifenses estão no público entre 18 e 22 anos, que foi liberado para marcar a imunização. O agendamento é feito pelo site conectarecife.recife.pe.gov.br.

A prefeitura da capital pernambucana abriu cadastro para crianças a partir de 2 anos. No anúncio, feito na última sexta (13), não houve informação sobre quais faixas serão imunizadas, mas a medida foi colocada como forma da prefeitura planejar o avanço da campanha de imunização com a abertura de novas faixas etárias. O cadastro é realizado pelo mesmo site. Fonte Agência Brasil