Blog do Walison - Em Tempo Real

Com Medo de Morrer Amarrados, Codoenses Enfrentam Estrada em Busca de Atendimento no HGT de Timbiras

Após a tristeza enfrentada por parentes e familiares de codoense que veio a óbito depois de dez dias seguidos amarrado em cama no HGM de Codó, centenas de codoenses se enfileiram e enfrentam os riscos de uma viagem de 50 km em busca de atendimento e exames simples no HGT de Timbiras.

Que os codoenses já eram figura carimbada no HGT de Timbiras em busca de atendimentos, em busca de partos e de exames simples como sangue, fezes e urina isso todo mundo já sabia, a falta desses serviços em Codó tem levado centenas de codoenses semanalmente a cidade de Timbiras com a esperança de cuidar da saúde.

O fato é que depois dessa tragédia ocorrida a dois dias na cidade de Codó, centenas de codoenses já estão viajando para Timbiras com medo de serem amarrados ou até mesmo com medo de que aconteça o pior como foi o caso do codoense que veio a óbito depois de ter sido submetido a esse sofrimento extremo de dez dias que culminou com o óbito.

Os colaboradores do HGM são GUERREIROS, são GIGANTES pela própria natureza, são verdadeiros HERÓIS que com o mínimo possível de recursos tem dado o máximo para cuidar da saúde dos codoenses que mais necessitam, são merecedores de todo nosso respeito por trabalhar a beira do abismo.

Ministro acompanha envio de vacinas contra covid-19 para estados

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, elogiou hoje (15) o Programa Nacional de Imunização (PNI), ao acompanhar, no Aeroporto Internacional de Guarulhos, o envio dos lotes com 1,1 milhão de doses que completam 100% das primeiras remessas da vacina contra covid-19 para toda população adulta brasileira. Segundo ele, a vacinação contra a covid-19 no país está sendo um sucesso, já que campanha de vacinação é algo que o Brasil faz como nenhum país do mundo, já que tem uma tradição extraordinária no tema.

“Hoje nós já atingimos mais 260 milhões de doses de vacinas distribuídas. Mais de 210 milhões de brasileiros já receberam a vacina, mais de 90% da população brasileira acima de 18 anos está vacinada com a primeira dose e mais de 50% com as duas doses. Isso porque foi feito todo este trabalho que começou em maio de 2020, quando pedimos a transferência de tecnologia do laboratório AstraZeneca para a Fiocruz e quando adquirimos vacinas por meio da Covax Facility. Hoje o Brasil já tem mais de 550 milhões de vacinas contratadas”, disse Queiroga.

De acordo com o ministro, todos os brasileiros estarão vacinados até o final de 2021. “Como eu disse o PNI é a grande ferramenta para aplicar as vacinas na população e é por isso que todos os estados devem seguir junto com os municípios as recomendações técnicas do programa. É a fórmula para que tenhamos sucesso na campanha. Já estamos tendo sucesso. Já reduzimos de maneira drástica o número de casos e de óbitos”.

O ministro explicou que se o país caminhar com base na orientação científica e se as recomendações do PNI forem seguidas à risca por estados e municípios, sem cada um criando seu próprio modelo, o país acabará com o caráter pandêmico da covid-19. “E eu tenho certeza de que nós vamos sair muito mais fortes da pandemia da covid-19”.

Ministro Marcelo Queiroga
“Hoje o Brasil já tem mais de 550 milhões de vacinas contratadas”, disse Queiroga – Ministério da Saúde Fonte Agência Brasil

Notícia de que as Aulas Presenciais em Codó não serão Retomadas esse ano de 2021 Causa Descontentamento e Frustação na População

Diante das últimas notícias que correm nos bastidores da sociedade codoense, a população codoense e em especial a classe estudantil tem ficado cada vez mais frustrada e descontente com a possibilidade das aulas presenciais não retornarem mais nesse ano de 2021.

Com bares, festas e demais estabelecimentos comerciais abertos a todo vapor na cidade de Codó, não da para entender na verdade quais motivos estariam lavando o prefeito constitucional de Codó a não determinar o retorno das crianças para as escolas, os pais de alunos e os próprios alunos se questionam o tempo inteiro sobre o fato de bares e festas estarem funcionando normalmente e as crianças terem que continuar impossibilitadas de retornarem as salas de aula.

A população codoense não entende de maneira nenhuma essa situação até porque em todo o Brasil as crianças já retornaram as salas de aula e em Codó a educação continua firme e forte contrariando a razão e mantendo as crianças bem distante das escolas e salas de aula.

Os vereadores de Codó precisam urgentemente fazer alguma coisa para que o retorno das crianças e alunos para as escolas seja garantido assim como tem sido em todo o território nacional, já que o prefeito não tem demonstrado interesse dos alunos voltarem para as salas de aula, os nobres vereadores precisam unir forças e dar uma resposta plausível a sociedade codoense.

Doença “urina preta” pode estar relacionada a consumo de frutos do mar

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou uma nota na qual alerta sobre uma possível relação entre os casos de doença de Half, conhecida como “urina preta”, observados este ano no Brasil, e o consumo de peixes, mariscos e crustáceos sem o selo dos órgãos de inspeção oficiais.

De acordo com a pasta, todos os casos notificados e em investigação estão sendo acompanhados por epidemiologistas do Ministério da Saúde, em cooperação com os Laboratórios Federais de Defesa Agropecuária (LFDA) e o Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

A doença de Haff apresenta como sintomas rigidez muscular frequentemente associada ao aparecimento de urina escura, que resulta de insuficiência renal. Ela se constitui em um tipo de rabdomiólise, nome dado para designar uma síndrome que gera a destruição de fibras musculares esqueléticas e libera elementos de dentro das fibras – como eletrólitos, mioglobinas e proteínas – no sangue.

A nota do Mapa informa que os primeiros sinais e sintomas podem se manifestar nas 24 horas após o consumo de peixe cozido, lagostim e outros frutos do mar contaminados. “A enfermidade é considerada emergente e, por ter origem desconhecida, enquadra-se como evento de saúde pública (ESP), sendo considerada de notificação compulsória”, diz a nota.

Ainda segundo o ministério, os primeiros casos de doença de Half registrados no Brasil foram em 2008, com origem em espécies de água doce como o Pacu (Mylossoma spp), tambaqui (Colossoma macropomum) e pirapitinga (Piaractus brachypomus), bem como em peixes de água salgada, como a arabaiana/olho-de-boi (Seriola spp) e badejo (Mycteroperca spp).

Foram também registrados casos em 2016 e, agora, em 2021. Diante da situação, o Mapa está orientando a população a ficar atenta na hora de comprar pescados, de forma geral. “Peixes, mariscos e crustáceos comercializados devem conter o selo dos órgãos de inspeção oficiais”, alerta o ministério, ao informar que produtos identificados pelo carimbo de inspeção na rotulagem possibilitam a rastreabilidade de sua origem, o que os torna seguros.

A dificuldade para a identificação do material contaminado está no fato de que a toxina causadora não tem gosto nem cheiro específicos, o que torna mais complexa a sua percepção. Nos relatos registrados ao longo dos anos, pessoas acometidas da doença ingeriram diferentes tipos de peixe, como salmão, pacu-manteiga, pirapitinga, tambaqui, e de diversas famílias como Cambaridae e Parastacidae.

“Pesquisas sobre os possíveis agentes causadores estão sendo realizadas pelo LFDA e o IFSC, a partir das amostras coletadas dos alimentos consumidos, bem como de material biológico dos próprios pacientes acometidos. Por ter sido registrada em diversos biomas (rios, lagos, mares etc) e espécies, não é possível, até o momento, determinar, com base nos casos analisados, os ambientes e animais envolvidos”, informa a nota.

De acordo com o Mapa, foram feitas pesquisas de amostras na busca por “moléculas suspeitas”, especialmente de grupos onde é mais provável encontrar toxinas causadoras da doença de Haff. No caso, “moléculas análogas que podem ser produzidas por microalgas tóxicas”. Por: Agência Brasil 

Mulher agredida pelo companheiro pede ajuda a PRF em Caxias

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi surpreendida, nessa terça-feira (14), pelo pedido de ajuda de uma vítima de violência doméstica em Caxias.

Uma equipe da PRF iniciava o serviço de ronda no km 543, da BR-316, quando uma mulher que transitava pelo acostamento da via solicitou a parada da viatura. A guarnição, de pronto, atendeu a solicitação e estacionou para conversar com a transeunte. 

A mulher informou que havia sido agredida pelo companheiro e, logo em seguida, saído da casa que dividia com ele, e solicitava o apoio da PRF. 

Os policiais, diante dos fatos, levaram a mulher à Delegacia da Mulher do município de Caxias para que fossem feitos todos os procedimentos relativo à denúncia de violência contra a mulher. Por: João Lopes/Direto da Redação

Valdeci Calixto Afirma que Caso Zé Francisco só Retorne as Aulas Presenciais no Ano de 2022 estará Cometendo Um Crime Histórico

Fazendo o uso de suas redes sociais o nobre parlamentar Valdeci Calixto AFIRMOU que se Zé Francisco retornar com as aulas presenciais somente no ano que vem, estará fatalmente COMETENDO UM CRIME HISTÓRICO.

Valdeci disse ainda que fará de tudo para defender os interesses da educação codoense e de toda a classe estudantil que não pode simplesmente ser ignorada pela gestão do Zé de tal forma, iremos até a última instancia para defender o direito da classe estudantil de Codó.

Equatorial Maranhão traz de volta campanha para negociação de dívidas

Serão disponibilizadas diversas condições especiais para os clientes quitarem seus débitos com a distribuidora

A Equatorial Energia Maranhão iniciou esta semana, mais uma edição da campanha de negociação de dívidas, que oferece condições especiais de pagamento aos clientes em todo o estado. A campanha conta com ações exclusivas para facilitar a quitação de dívidas, à vista ou parcelada, aos consumidores que estão com dificuldades para manter as contas de energia em dia. As regras de negociação são válidas até o dia 30 de outubro para os consumidores da classe residencial.

A campanha de negociação chega em um momento especial. Setembro é o mês em que se comemora o dia do cliente (15/09), por isso foi escolhido para levar essas facilidades, que permitirão aos clientes pagarem os débitos acumulados à vista ou parcelar no cartão de crédito, com redução de juros, multas, correção monetária, entre outras alternativas. Em caso de parcelamento, o cliente poderá ter opção de dar entrada a partir de 10% do valor do débito, a depender do total da dívida e do tipo da negociação que o cliente escolher.

As novas condições para pagamento, ofertadas pela Equatorial, têm como objetivo auxiliar o cliente que ainda sofre com os impactos econômicos, em decorrência do período da pandemia e acabou acumulando as contas de energia. “Sabemos que não é um momento fácil, pois desde o início da pandemia, no ano passado, muitas pessoas tiveram sua renda atingida. Por isso, nós da Equatorial Maranhão trouxemos de volta esta grande oportunidade de negociação de débitos aos clientes residenciais. São condições facilitadas de parcelamento para que todos possam ficar em dia e continuar usufruindo de um fornecimento de energia regular”, destacou Mirelly Carvalho, Gerente de Relacionamento com o Cliente da Equatorial Maranhão.

Como aderir às negociações facilitadas

cliente residencial poderá parcelar seus débitos acumulados conforme a quantidade de faturas em aberto e a faixa de consumo de cada unidade consumidora. As negociações podem ser feitas até o dia 30 de outubro, por meio dos seguintes canais:

o cliente tem duas opções:

Pagar com cartão” – modalidade que permiteparcelar débitos no cartão de crédito, com isenção de juros, multas e correção (haverá cobrança da taxa do cartão)e a opção“Parcelar débitos” –  onde o cliente poderá negociar na própria conta de energia, com redução de juros, multas e correção;

2.    Central de Atendimento Exclusivo: o titular da conta pode ligar no 0800 098 2997, com atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h e, aos sábados, das 8h às 14h, e solicitar a negociação com um dos atendentes;

3.    Presencialmente: o titular da conta pode buscar um dos pontos de atendimento presencial da Equatorial Maranhão para realizar a negociação. Basta levar seus documentos pessoais, a conta de energia e o cartão de crédito/débito caso queria utilizar essa modalidade de pagamento.

Além dessas opções, a Equatorial Maranhão também está presente na campanha Dívida Zero do Procon, com atendimento presencial nos Shoppings da Ilha e Pátio Norte, em São Luís, de Segunda a Sexta-feira das 12h às 20h, durante todo o mês de setembro.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Maranhão

download (4)

CNI divulga estudo sobre mercado de carbono no mundo

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) lançou nesta terça-feira (14) o estudo Mercado de Carbono: Análise de Experiências Internacionais. O documento apresenta iniciativas da União Europeia, do México, do Western Climate Initiative (WCI) no Canadá e Califórnia, do Japão e da Coreia do Sul. O objetivo é apontar elementos comuns que possam ser úteis para a reflexão sobre a governança de um mercado de carbono no Brasil.

Os principais pilares apontados no estudo para mercados de carbono estão liderança no Executivo, descentralização, criação de novas estruturas, organização dos sistemas de compensação, interface com o setor privado e formas de interação com setores não regulados.

De acordo com dados do Banco Mundial, as iniciativas de precificação de carbono cobrem cerca de 21,5% das emissões mundiais de gases de efeito estufa, com 64 iniciativas implementadas ou em estudo. Os preços de comercialização variam entre US$ 1 e US$ 137 por tonelada de CO² equivalente, sendo que mais de 51% das emissões cobertas por sistemas de precificação de carbono têm preço médio de US$ 10 por tonelada de CO² equivalente.

O estudo mostra que, nos países analisados, o sucesso na implementação de programas duradouros esteve associado a três elementos: governos com forte capacidade de articulação com o setor privado, vontade política para avançar na agenda climática como um tema de Estado, e não de governo, com um sistema de relato obrigatório de emissões.

Segundo o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, o mercado regulado de carbono precisa ser planejado com uma estrutura de governança adequada para que seja viável e atrativo a investimentos. O objetivo do estudo, que foi entregue a representantes do governo e parlamentares, é subsidiar os debates da regulamentação desse mercado.

Os cinco mercados analisados têm modelos de governança distintos e, portanto, com graus diferentes de descentralização. Os programas que nascem com o desafio de integrar jurisdições de países diferentes, como o sistema de comércio de carbono europeu (EU-ETS) e a WCI, apresentam maior grau de descentralização.

De acordo com o documento, todos os programas estudados têm um ou mais entes privados em sua estrutura de governança. A função mais frequente atribuída a um ente privado é a verificação dos relatos, que é feita total ou parcialmente por ele nos cinco modelos.

A segunda função mais frequente é a de plataforma de comércio de permissões, que é executada por bolsas de valores na União Europeia e Coreia do Sul, por uma empresa privada na WCI e que, potencialmente, também será executada pela bolsa de valores no México. Fonte Agência Brasil

Bezerra Registra Escuridão Total na Rua Marques Rodrigues e Classifica Gestão do Zé Francisco um Lixo

Atuante e sempre defendendo os interesses da população codoense, Bezerra registra em fotos a escuridão total enfrentada pelos moradores da Rua Marques Rodrigues e lamenta profundamente o fato de mesmo estando em dia com a taxa de iluminação essas pessoas ter que conviver em meio a escuridão total.

Bezerra disse ainda que a gestão de Zé Francisco é um lixo e que o povo de Codó tem sofrido muito com toda a falta de zelo do atual gestor pela nossa amada cidade de Codó.