



As homenagens do dia são para o Bacharel em Direito Carlos Fernando Filho (CARLINHOS) que está sendo agraciado por Deus com a celebração de mais um ano de vida.
Carlos Fernando Filho que é botafoguense doente é uma das pessoas mais autênticas e fiéis aos princípios e valores ligados a família, um bom amigo, bom esposo e excelente pai, um daqueles codoenses nato que por onde passa faz questão de valorizar sua terra bem como as tradições locais.
Carlinhos é filho do saudoso CARLOS FERNANDO que durante sua passagem aqui nesse plano fez história com H maiúsculo e hoje lá do Céu certamente tem motivos de sobra para sorrir, ao ver que sua história continua sendo edificada com o argamassa da honestidade, da bondade e do amor ao próximo, que eram bandeiras tão difundidas pelo seu amado pai , Carlinhos tem seguido ao pé da letra tudo de bom e de melhor que foi plantado pelo seu amado pai e hoje por meio desses ensinamentos e atitudes já colhe os bons frutos da amizade, do respeito, da consideração e do carimbo ou marca registrada como homem de bem.
O www.blogdowalison.com.br parabeniza o mesmo por essa data festiva e roga a Deus para que seus planos e sonhos continuem sendo concretizados da melhor maneira possível.

Seguindo uma linha de entendimento contrária a linha já estabelecida em todo o território nacional, a cidade de Codó infelizmente deixou claro que nesse ano de 2021 não haverá aula presencial, os alunos infelizmente terão que se contentar em continuar em suas residências sem o retorno das aulas presenciais já garantido por lei em todo o Brasil por intermédio do MEC.
A pergunta que não quer calar é a seguinte, SERÁ QUE OS NOBRES VEREADORES DE CODÓ SERÃO OMISSOS NESSE CASO DO RETORNO DAS AULAS PRESENCIAIS SOMENTE EM 2022?
Será que os vereadores de Codó mesmo sabendo que as CASAS DE SHOW, OS BARES, BALNEÁRIOS etc, estando abertos e funcionando a todo vapor de domingo a domingo ficarão CALADOS E OMISSOS NESSE CASO DO NÃO RETORNO DOS ALUNOS PARA AS AULAS PRESENCIAIS EM 2021?
A sociedade codoense agora mais do que nunca espera que os nobres vereadores tomem uma atitude contundente, uma atitude em defesa dos estudantes e das famílias codoenses, esperamos que os nobres vereadores vistam a camisa do povo de Codó, principalmente aqueles vereadores que se intitulam defensores da educação.
Ó e AGORA quem poderá nos DEFENDER?
Será que teremos que chamar o CHAPOLIM COLORADO para defender a classe estudantil de Codó?

O Ministério da Saúde revisou a recomendação de vacinação de adolescentes contra a covid-19. Em nota técnica publicada na quarta-feira (15) pela Secretaria Extraordinária de Enfrentamento à Covid-19, o ministério passou a recomendar a vacinação apenas para os adolescentes entre 12 e 17 anos que tenham deficiência permanente, comorbidades ou que estejam privados de liberdade.
Uma nota técnica anterior da pasta, também de setembro, recomendava que a imunização dos adolescentes tivesse início na quarta, com a ressalva de que os que não apresentassem comorbidades deveriam ser os últimos a ser vacinados.
A pasta citou, entre outros argumentos para revisar a recomendação, o fato de que os benefícios da vacinação em adolescentes sem comorbidades ainda não estão claramente definidos e que a Organização Mundial de Saúde (OMS) não recomenda imunização de adolescentes com ou sem comorbidades.
A OMS, entretanto, não chegou a afirmar que a imunização de adolescentes não deveria ser realizada. Em vídeo publicado em junho, a organização disse apenas que, neste momento, a vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos não é prioritária.
O ministério também argumentou que a decisão foi tomada devido ao fato de a maioria dos adolescentes sem comorbidades acometidos pela covid-19 apresentarem evolução benigna da doença.
Outro ponto levantado foi o de que houve uma redução na média móvel de casos e óbitos (queda de 60% no número de casos e queda de mais de 58% no número de óbitos por covid-19 nos últimos 60 dias) com melhora do cenário epidemiológico.
Após a publicação da nota, algumas cidades anunciaram a suspensão da vacinação de adolescentes, entre elas, as prefeituras de Natal (RN) e Salvador (BA). Agora há pouco, o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, decidiu seguir a recomendação do ministério e também suspendeu a imunização de adolescentes na capital federal.
Atualmente, apenas a vacina da Pfizer/Biontech tem autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso em adolescentes a partir de 12 anos.Por: Agência Brasil
Na tarde dessa quarta-feira (15), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) entregou cerca de 54 cestas básicas arrecadadas na Delegacia de Caxias, durante o período da campanha “Estrada Solidária”.
Os produtos foram entregues, em uma parceria com a Cruz Vermelha no Maranhão, à instituições de caridade e comunidades carentes nos municípios de Caxias e Timon. Dos itens arrecadados, 34 foram destinados à Caxias, sendo os demais entregues em Timon.


O resultado da “Estrada Solidária”, criada para comemorar os 93 anos da PRF, é reflexo da missão do órgão que vai além da garantia da segurança viária e o combate à criminalidade. É um compromisso com a sociedade, contribuindo com um país menos desigual. Para isso, foi fundamental o empenho de todos os policiais e a empatia das pessoas que se dirigiram até uma unidade PRF e fizeram suas doações. Por: PRF
No documento oficial protocolado e noticiado pela Secretaria Municipal de Educação de Codó fica claro que nesse ano de 2021 os alunos codoenses terão que se contentar em permanecer com aulas não presenciais.
Nem mesmo o CLAMOR DA POPULAÇÃO CODOENSE foi forte o suficiente ao ponto de fazer com que a Gestão do Zé retornasse de imediato as aulas presenciais em todo o município.
Seguindo na direção contrária dos demais municípios brasileiros que já retomaram as aulas presenciais, em Codó só foi liberado mesmo a abertura de casas de shows, bares, balneários etc, quanto aos alunos e pais de alunos, esses terão que se contentar em retornar para as salas de aula de forma presencial somente no ano de 2022.





Após um vídeo lamentável que foi veiculado nos grupos de zap bem como na imprensa local atestando por A+B que o paciente morreu de forma até então inimaginável, a Secretaria Municipal de Saúde emitiu uma nota que para a população codoense não faz muito sentido, tendo em vista o tamanho do sofrimento enfrentado pelo paciente de apenas 42 anos de idade e com uma vida toda pela frente que morreu amarrado em uma cama sem lençol, numa situação que nem mesmo os animais são submetidos.
Tudo ficou muito claro, notório e evidente no vídeo postado pela própria filha do codoense que veio a óbito, as condições a qual o paciente foi submetido foram indiscutivelmente as piores possíveis e esse é apenas mais um triste enredo de uma história de um codoense com um final infeliz, que jamais será esquecida, um final de história lamentável que causou comoção generalizada nos quatro cantos de Codó.

É possível entender que foi Admitido que houve “contenção física” e que esse é um procedimento permitido em casos dessa natureza, em especial naqueles pacientes que apresentam eventuais problemas de caráter neurológico.
Difícil é fazer com que os mais de cem mil codoenses que viram o vídeo passem a acreditar que condutas como essa são consideradas como normal no âmbito da medicina ou de qualquer outra ciência.




Após temporal com chuva e fortes rajadas de vento uma árvore caiu sobre uma residência localizada no Bairro São Francisco, a equipe do Corpo de Bombeiros Militar foi acionada e chegando no local comprovou que não ouve vítimas,
A equipe dos bombeiros continua no local tentando retirar a árvore de cima da casa afim de evitar algo pior.
A Secretaria de Política Econômica (SPE) do Ministério da Economia manteve a projeção para o crescimento da economia este ano e elevou a estimativa para a inflação, de 5,9% para 7,9%, por influência da alta nos preços dos combustíveis e energia elétrica. As projeções estão no Boletim MacroFiscal divulgado hoje (16).

A estimativa para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB, a soma de todos os bens e serviços produzidos no país) permaneceu em 5,3% em 2021, em relação ao último boletim, divulgado em julho.
No segundo trimestre do ano, o PIB teve recuo na margem de 0,1% em relação ao período anterior (com ajuste sazonal, já que são períodos diferentes) e cresceu 12,4% na comparação interanual, mostrando recuperação em relação à crise de 2020, segundo a SPE. A pasta destaca que a redução no segundo trimestre se encontra próxima à estabilidade, em um trimestre com o maior número de mortes da pandemia de covid-19.
Apesar da queda do ritmo da atividade nesse período, os dados mensais de indicadores mostram que a recuperação da economia continua no terceiro trimestre. A projeção do PIB para o período é de crescimento de 0,6% em relação ao segundo trimestre (com ajuste sazonal) e de 5% em relação ao mesmo trimestre do ano passado.
O destaque no segundo trimestre, pelo lado da oferta, foi o desempenho dos serviços, com alta de 0,7% ante o trimestre anterior, com ajuste sazonal. De acordo com a SPE, a maior parte dos serviços já recobrou o nível de atividade anterior à pandemia, alcançando, no índice agregado, o maior valor desde 2016. Já o índice de confiança do setor está no maior patamar desde 2013.
“As projeções apontam que o setor de serviços contribuirá de forma robusta para a recuperação econômica no segundo semestre de 2021, concomitantemente ao avanço da vacinação em massa e à flexibilização das restrições às atividades de serviços, alguns dos quais ainda não retomaram o nível pré-pandemia”, explicou a SPE. “Espera-se a manutenção da tendência do setor com impactos positivos no mercado de trabalho, principalmente o informal”, complementa o boletim.
Durante coletiva virtual de apresentação dos dados, o secretário de Política Econômica, Adolfo Sachsida, reafirmou que a vacinação em massa é a melhor política econômica para o país e fez um apelo para que a população complete o calendário vacinal contra covid-19.
“A população brasileira está sendo vacinada numa velocidade que nos dá segurança para estimar o crescimento do PIB, que a economia vai continuar com a sua retomada”, disse. “E aqui eu faço um pedido a todos os brasileiros. Cada um pode escolher tomar ou não a vacina. Agora, se você tomou a primeira dose, peço que tome a segunda. Porque estão sendo feito sacrifícios financeiros e de logística para garantir a vacina para a população e deixar essa pandemia para trás”, ressaltou.
A partir de 2022, a projeção de crescimento do PIB é de 2,5%. Para isso, o governo espera os efeitos positivos das reformas pró-mercado, que foram aprovadas ou estão em análise, e do processo de consolidação fiscal, que deve permitir uma melhora das contas públicas, após a forte elevação dos gastos com a pandemia.
“Contudo, salienta-se que os riscos no cenário prospectivo, principalmente o hidrológico [crise hídrica] e um possível recrudescimento da pandemia, devem ser observados com cautela, avaliando os seus impactos para a economia brasileira”, alertou a SPE sobre os riscos.
O secretário Adolfo Sachsida ressaltou que é preciso eliminar os “ruídos” que podem levar a algumas instituições a baixar as expectativas de crescimento. “Toda democracia é barulhenta. Cabe a nós trabalhar melhor na comunicação para deixar cada vez mais claro o que é ruído e o que é sinal”, disse.
Ele citou, por exemplo, análises do mercado de que a confiança do empresariado estaria diminuindo ou que a elevação da taxa básica de juros (Selic) prejudicaria o crescimento. Entretanto, segundo Sachsida, os dados mostram confiança em todos os setores, como o de serviços.
Já em relação à taxa de juros, ele argumentou que, historicamente, ela nunca esteve em patamar tão baixo, hoje em 5,25%. “É difícil argumentar que a política tem sido contracionista para gerar um crescimento [do PIB] tão baixo ano que vem”, disse, lembrando, por exemplo, que entre 2002 e 2003, a Selic chegou a 26%.
“Vejo [analistas] colocando a taxa em 9% para o ano que vem. Ainda assim é um valor que, historicamente, nos dá comodidade para continuar na trajetória de redução da dívida [pública]/PIB, para aprovação da reformas e crescimento econômico”, disse.
A Selic é o principal instrumento do Banco Central (BC) para alcançar a meta de inflação. Na semana que vem, Comitê de Política Monetária do BC vai reunir e deve elevar a taxa em mais 1%.
A projeção de inflação da SPE para 2021, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), subiu de 5,9% para 7,9%. O valor encontra-se acima da meta definida pelo Conselho Monetário Nacional, de 3,75% para o ano, bem como acima do limite superior do intervalo de tolerância, de 1,5 ponto percentual, ou seja, 5,25%.
A inflação de agosto, divulgada na semana passada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), foi de 0,87%, a maior para o mês desde o ano 2000. Com isso, o indicador acumula altas de 5,67% no ano e de 9,68% nos últimos 12 meses.
De acordo com a SPE, o IPCA tem sido impactado mais fortemente pelas variações ocorridas nos preços dos itens monitorados, ou seja, produtos como gasolina, gás de botijão e medicamentos. No acumulado em 12 meses até agosto, esse grupo registrou aumento de 13,69% de inflação. “Esse aumento é decorrente de elevações significativas nos preços dos combustíveis e da energia elétrica, diante dos reajustes no preço do gás e das alterações nas bandeiras tarifárias, respectivamente”, diz o boletim.
A inflação dos alimentos, acumulada em 12 meses, chegou a 16,59% em agosto, após desaceleração entre março e junho e relativa estabilidade nos meses subsequentes.
Já a inflação dos transportes vem apresentando aceleração desde o início do ano. A maior aceleração se deu nos cinco primeiros meses do ano, quando passou de 1,12% em janeiro para 14,94% em maio. Entre junho e agosto, o subgrupo segue acelerando, embora em um ritmo menos intenso, atingindo 16,63% em agosto, no acumulado em 12 meses.
A inflação de serviços foi de 3,92% no acumulado em 12 meses até agosto, contribuindo positivamente para a inflação e apresentando valores significativamente mais baixos que os demais grupos.
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) deverá encerrar este ano com variação de 8,4%. Com participação relevante dos produtos agropecuários, a projeção para o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI), que inclui também o setor atacadista e o custo da construção civil, além do consumidor final, é de 18%.
Para 2022, a projeção de IPCA passou de 3,5% para 3,75%. A partir de 2023, a projeção converge para a meta: 3,25% em 2023 e 3% de 2024 em diante. Por Agência Brasil

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), disse hoje (16), em Brasília, que tanto os poderes Legislativo e Judiciário como as Forças Armadas têm, na democracia, “ambiente único” para o desenvolvimento do país. Acrescentou que os problemas de relações entre poderes são “solucionáveis” e que a situação tem melhorado a cada semana. 

As afirmações foram feitas durante a abertura de audiência na Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado. “A democracia do Brasil é muito jovem, e como toda juventude, comete erros, acertos e tem seus arroubos”, disse. “Mas a democracia é algo inegociável e não retrocederá”, afirmou.
“Tanto o Congresso Nacional quanto Judiciário e Forças Armadas têm absoluta compreensão da importância e prevalência da democracia como ambiente único de desenvolvimento. Esses problemas que temos nas relações entre os poderes são solucionáveis e já temos essa semana uma semana muito melhor do que a passada, de boa relação entre os poderes constituídos”, acrescentou, ao defender uma “união nacional” para resolver os reais problemas do país.
Rodrigo Pacheco frisou que união nacional não significa, necessariamente, conciliação absoluta, e que divergências sempre existem. Acrescentou que essas divergências, no entanto, não podem atrapalhar o enfrentamento de problemas, o que, segundo ele, tem sido feito pelos debates e tramitações de projetos no Legislativo, sobre questões como precatórios e a definição do nosso sistema político-eleitoral. “As eleições acontecerão em 2022, e não há nenhuma dúvida quanto a isso”, disse.
O senador disse, ainda, que o sucesso nessa empreitada passa pelo respeito entre os poderes e entre as instituições, o que, para ele, acaba sendo prejudicado pelo mau uso das redes sociais.
“É importante também a responsabilidade de cumprir os deveres, cada qual em seu quadrado. E, por último, são também importantes o otimismo e o entusiasmo com o Brasil para preenchermos espaços e resolver problemas”, finalizou. Fonte Agência Brasil