Blog do Walison - Em Tempo Real

Ator Luis Gustavo morre aos 87 anos de idade

O ator Luis Gustavo Blanco morreu neste domingo (19), aos 87 anos, em Itatiba (SP). Ele sofreu complicações por conta de um câncer no intestino. De acordo com informações da família, Luis Gustavo estava em tratamento contra a doença desde 2018 e morreu em casa.

O ator nasceu em Gotemburgo, na Suécia, no dia 2 de fevereiro de 1934. Foi o Beto Rockfeller (1968), na novela da TV Tupi, que inovou a linguagem do gênero. A estreia dele na Globo foi em 1976.

Dentre os personagens mais marcantes do artista estão o costureiro Ariclenes Almeida/Victor Valentin em “Ti Ti Ti” e Vanderlei Mathias, o Vavá, no programa “Sai de Baixo”, ambos da TV Globo.

“Eu sempre me dediquei à comédia. Na comédia, as crianças são meus grandes professores: testei meus personagens com elas, se não riam, o personagem não estava pronto. Não há mestre no mundo que se compare a uma aula dessas”, afirmou o ator, em depoimento ao Memória Globo.

Fez diversas novelas, como “Anjo Mau” e “Duas Vidas”, em 1976, “Te Contei?”, em 1978, “Elas por Elas”, em 1982, “Ti-Ti-Ti”, em 1985, “O Salvador da Pátria”, em 1989, “Mico Preto”, em 1990, “O Mapa da Mina”, em 1993, “O Beijo do Vampiro”, em 2002, “Começar de Novo”, em 2004, “O Profeta”, em 2006, “Três Irmãs”, em 2008″, “Cama de Gato”, em 2009, “A vida da gente”, em 2011, “Joia Rara”, em 2013, e “Êta Mundo Bom!”, em 2016.

Também participou de “Malhação”, em 2012, e do seriado “As Cariocas: A Invejosa de Ipanema”, em 2010. Fez ainda “Xuxa Especial de Natal – no Mundo da Imaginação”, em 2003.

Tornou-se assistente de direção de vários programas, entre eles o teleteatro TV de Vanguarda. Após uma pequena participação no filme “Amada Amante”, de Cláudio Cunha, e uma passagem pela TV Bandeirantes, Luis Gustavo voltou à Globo na pele do detetive Mário Fofoca. Por G1-MA

Covid-19: mortes caem 27% e casos, 25%, em uma semana

As vidas perdidas para a covid-19 caíram 27% na Semana Epidemiológica (SE) 36, de 5 a 11 de setembro, em comparação com a semana anterior. As informações estão no mais recente Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde sobre a covid-19.

Na SE 36, autoridades de saúde registraram 3.196 pessoas que não resistiram à covid-19, enquanto o levantamento do Ministério da Saúde na semana anterior marcou 4.352 óbitos.

O resultado representa uma continuidade da queda da curva de mortes. A média móvel de mortes na SE 35 ficou em 622.  

Boletim Epidemiológico/ Ministério da Saúde
Boletim Epidemiológico/ Ministério da Saúde

Os novos casos de covid-19 confirmados por autoridades de saúde tiveram queda de 25% na semana do levantamento. Nesse período, foram registrados 111,3 mil novos diagnósticos confirmados, contra 149.259 na semana anterior. A média móvel de casos (total no período divido por sete dias) ficou em 15,9 mil.

O resultado da SE 36 marca a continuidade da trajetória de redução da curva de casos. O nível dessa semana foi menor do que o menor após a primeira onda, no último trimestre do ano passado. A diminuição dos novos diagnósticos positivos de covid-19 foi iniciada em março, com um revés na SE 13.  

Boletim Epidemiológico/ Ministério da Saúde
 Boletim Epidemiológico/ Ministério da Saúde

Estados

Na semana de 5 a 11 de setembro, cinco estados experimentaram incremento de casos, um ficou estável e 20 mais o DF tiveram queda. Os crescimentos mais fortes ocorreram no Rio Grande do Sul (47%) e Rio Grande do Norte (37%). As reduções mais efetivas se deram em Roraima (-70%) e Mato Grosso do Sul (-59%).

No caso dos novos óbitos, quatro estados registraram acréscimo de vidas perdidas, enquanto um ficou estável e 21 mais o DF tiveram menos mortes novas em relação ao balanço da semana anterior. Os maiores incrementos aconteceram no Acre (100%) e Rondônia (90%). As reduções mais efetivas foram registradas no Amapá e Sergipe (-88%).

Mundo

O Brasil foi a quinta nação com mais novos óbitos na semana, atrás dos Estados Unidos (11.384), Rússia (5.429), México (4.656) e Irã (3.760). Quando considerados números absolutos, o Brasil segue na segunda posição, atrás dos Estados Unidos (659.691). Quando consideradas as mortes por 1 milhão de habitantes, o Brasil fica na sétima colocação.

Boletim Epidemiológico/ Ministério da Saúde
Boletim Epidemiológico/ Ministério da Saúde

O Brasil foi o sexto país com mais novos casos nesta semana. Acima estão Estados Unidos (1.014.963), Reino Unido (257.116), Índia (248.248), Irã (172.030) e Turquia (158.236). Considerando os casos acumulados, o Brasil fica na terceira posição, atrás dos EUA (40,9 milhões) e Índia (33,2 milhões). Na comparação proporcional, por 1 milhão de habitantes, o Brasil ocupa a 18ª posição.

Boletim Epidemiológico/ Ministério da Saúde
Boletim Epidemiológico/ Ministério da Saúde Por Agência Brasil

SECOM Confirma que Francisco Nagib vai Representar o Governador Flávio Dino em Codó no dia da Árvore

Governador Flávio Dino participa de programação pelo Dia da Árvore

Fonte: Secom
17/09/2021

No dia 21 de setembro, quando é comemorado o Dia da Árvore, o Governo do Estado promoverá uma série de ações em defesa do meio ambiente, envolvendo os 217 municípios do Maranhão. O governador Flávio Dino marcará presença na abertura do ciclo de atividades. As atividades do Dia da Árvore ocorrem das 9h às 16 horas.

O principal objetivo da ação é executar o programa Agente Jovem Ambiental (AJA), que vai mobilizar esse público para o plantio de mudas. O AJA seleciona jovens para capacitação e atuação em ações socioambientais, dentro de seus municípios. Com isso, o programa desperta neste público a cidadania ambiental.

Na programação, terá momento de boas-vindas aos participantes, distribuição dos cartões do Programa Agente Jovem Ambiental, plantio de mudas e gincana com cidades selecionadas. A agenda é coordenada pela Secretaria de Estado de Governo (Segov), com apoio de várias secretarias estaduais.

SERVIÇO:

O quê: Dia “D” de ações pelo Dia da Árvore.
Onde: Nos 217 municípios maranhenses.
Quando: Na terça-feira (21), às 9h e às 16h

Em *Codó*, o evento acontecerá *às 9h*, na *sede da Prefeitura*. O representante do governo será o presidente do Detran, Francisco Nagid.

17° BPM realiza ações com policiamento na cidade de Timbiras – MA

No intuito de coibir a prática de delitos no município de Timbiras, o 17º Batalhão de Polícia Militar iniciou na última sexta-feira (17) uma operação policial na cidade de Timbiras. Na ação, 08 policiais militares, 06 viaturas e 02 motocicletas serão utilizadas.
A Operação foi elaborada pelo Comandante do 17º BPM, TC QOPM J. Alves e será executada pelo Supervisor de Operações e também Comandante do 3ºPel/17º BPM , CAP QOPM Jamersson.
Sobre a ação da Policia Militar, o TC QOPM Johnny Alves – CMT 17º BPM, comentou :
“ É importante a realização de ações como essa para o reforço do policiamento local, além de mudanças nas estratégias de policiamento da cidade; com o retorno das atividades em estabelecimentos comerciais e eventos é necessária a presença intensa da Polícia Militar.”
Palavras do Comandante do _17º BPM, TC Johnny Almeida Alves._

Pelé tem instabilidade respiratória e é transferido para UTI

O ex-jogador de futebol Edson Arantes do Nascimento, conhecido como Rei Pelé, teve uma instabilidade respiratória na madrugada de hoje (17) e foi transferido, como medida preventiva, para a unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Israelita Albert Einstein, onde estava internado, na capital paulista.

O quadro de saúde de Pelé já foi estabilizado, e o tricampeão mundial de futebol foi levado para a ala de cuidados semi-intensivos.

“Edson Arantes do Nascimento apresentou breve instabilidade respiratória na madrugada de 17 de setembro e, como medida preventiva, foi transferido para a unidade de terapia intensiva (UTI). Após estabilização do quadro, o paciente passou para cuidados semi-intensivos. Ele encontra-se, neste momento, estável do ponto de vista cardiovascular e respiratório, e segue em recuperação de pós-operatório abdominal”, informa boletim médico divulgado pelo hospital.

No dia 4 deste mês, Pelé, que tem 80 anos, foi submetido a uma cirurgia para retirada de um tumor no cólon direito, descoberto durante exames cardiovasculares e laboratoriais de rotina. Na última terça-feira (14), ele teve alta da UTI e permaneceu internado para se recuperar.

De acordo com sua filha, Kely Nascimento, Pelé está se recuperando bem. “No quadro normal de um senhor da idade dele, depois de uma operação dessas, às vezes, são dois passos para a frente e um para trás. É muito normal. Ontem [16] ele estava cansado e deu um passinho pra trás. Hoje ele deu dois para a frente”, postou Kely ans redes sociais, juntamente com uma foto ao lado do pai tirada na tarde de hoje. Por Agência Brasil

Governo realiza ações do Programa Trabalho Jovem em municípios do interior do Estado

Cerca de 500 estudantes foram certificados na quarta-feira (15), no município de Barreirinhas, por meio do Programa Trabalho Jovem, realizado pelo Governo do Estado. O programa também chegou a Santo Amaro e Morros, onde os estudantes participaram da aula inaugural, para receber formação profissional em diversos cursos, ofertados pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA). Em Morros, também houve certificação de estudantes.

“Estamos em Barreirinhas fazendo a certificação dos cursos em parceria com a prefeitura. São mais de 500 alunos qualificados pelo IEMA, no âmbito do Programa Trabalho Jovem e aqui também nós anunciamos novas parcerias com a prefeitura, e firmamos a renovação dos cursos e mais a oferta de cinco cursos de qualificação profissional, para incentivar, impulsionar o turismo, visando à geração de renda e ao crescimento da economia do Maranhão”, destacou o secretário Adjunto de Educação Profissional e Integral, André Bello.

Em Barreirinhas, os cursos ofertados foram Inglês Básico; Inglês Instrumental aplicado a serviços turísticos; Condutor de Passeios em Ambientes Naturais; Organizador de Eventos; e Agentes de Informação Turísticas. No total, foram 503 estudantes certificados, que estavam divididos em 16 turmas.

O secretário de Estado do Turismo, Catulé Júnior expressou otimismo na oferta dos cursos, para fortalecer o turismo no Maranhão. “Após esses cursos, iremos melhorar mais ainda a prestação do serviço turístico, que é fundamental no desenvolvimento dessa atividade, porque o nosso destino é avançar cada vez mais”, exprimiu.

Antônio Reis recebeu formação de Consultor de Informações Turísticas e ficou emocionado ao receber a certificação do curso escolhido. “Acredito que os cursos vão trazer muitos benefícios para a nossa cidade. Eu trabalho como piloto e será uma experiência muito boa, porque a partir desse momento o turista vai se sentir mais seguro ainda na mão de cada pessoa que passou por essa sala de aula. E os próximos cursos que o governo oferecer para nossa cidade, eu quero fazer”, expressou.

O secretário Municipal de Turismo de Barreirinhas, Carlos Kerluylys ressaltou a parceria do município com o Governo do Estado, para contribuir com o acesso de jovens e adultos ao mercado de trabalho, mediante a qualificação profissional. “É com satisfação que eu falo sobre a entrega do certificado dos cursos, graças à parceria entre a Secretaria Municipal de Turismo de Barreirinhas com o Governo do Estado do Maranhão. São alunos sendo formados hoje e recebendo os certificados dos cursos relacionados à aplicabilidade do turismo, que vão desde o Inglês Básico, Inglês Intermediário, Inglês Aplicado ao turismo e curso de informações turísticas. O nosso município só tem a crescer no atendimento ao turista. Então, a gente só tem a gradecer”, ressaltou.

Regina Dias, da coordenação dos cursos do IEMA, em Barreirinhas, destacou a importância dos cursos para o município. “Hoje é um dia muito especial, de concretização desse caminho trilhado pelos alunos. A evolução dos estudantes deixou a gente extremamente feliz, pela inserção no mercado de trabalho. A partir de agora um novo caminho se abre, uma nova proposta se abre de mercado de trabalho, já que estão mais qualificados. Para Barreirinhas, é uma grande evolução e a gente só tem a agradecer o Governo do Estado, a prefeitura e a toda equipe do IEMA contribuiu com a execução desses cursos”, proferiu.

Aula Inaugural

O Programa Trabalho Jovem chegou também aos municípios de Morros e Santo Amaro. Em Morros, além da Aula Inaugural, houve a certificação de 184 pessoas, referente aos cursos de Agricultura Orgânica; Panificação e Confeitaria, ofertados na sede; e Agricultura Orgânica e Piscicultura, no Povoado São Benedito. Agora serão ofertados os cursos de Mecânico de Motocicleta; e Operador de Caixa de Supermercado, para o atendimento inicial de 80 alunos.

Em Santo Amaro serão ofertados os Cursos de Inglês Básico, Inglês Instrumental aplicado para o turismo; Panificação e Confeitaria; e Instalação e Manutenção de Ar-condicionado. A aluna do Curso de Inglês aplicado ao turismo, Myla Rodrigues, falou da importância do curso para a sua vida.

“Eu quero agradecer a todos os envolvidos que trouxeram esses cursos para a nossa cidade, porque é um meio de conseguirmos renda. Eu trabalho como guia aqui nos Lençóis e trabalhei com um grupo que havia turistas ingleses e eu tive muita dificuldade de me comunicar com eles. O curso irá me ajudar a melhorar o meu trabalho e a vida de todos os participantes das aulas”, revelou. Por: Secom/ Governo do Maranhão

Idosa é presa tentando sacar benefício do INSS com identidade falsa no MA

Agência da Previdência Social; INSS — Foto: Divulgação

A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) prendeu, na tarde de quinta-feira (16), uma idosa de 74 anos suspeita de tentativa de estelionato em Barra do Corda, cidade a 601 km de São Luís.

De acordo com a polícia, a idosa foi presa em uma agência do Banco do Nordeste, com uma cédula de identidade falsa e no nome de outra pessoa, tentando sacar benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Após a prisão, a idosa foi encaminhada para a sede da delegacia de Barra do Corda, onde foi autuada em flagrante, e deve ficar a disposição da justiça.

O caso será investigado para tentar identificar se outras pessoas tem envolvimento com o crime. Por: G1 MA 

Acusados de homicídio vão a júri em Pindaré Mirim

O juiz João Vinícius Aguiar dos Santos, titular da Comarca de Pindaré Mirim, vai presidir na próxima terça-feira, dia 21 de setembro, uma sessão do Tribunal do Júri na unidade judicial. No banco dos réus, Wellington Reis Barros e Magno Romão Lopes. Os dois homens são acusados de prática de crime de homicídio, que teve como vítima Aldair Amorim Santos. A sessão de julgamento está marcada para acontecer no Salão do Júri do fórum de Pindaré.

Destaca a denúncia do caso que os acusados Wellington Reis e Magno Romão teriam, na data de 12 de novembro do ano passado, tirado a vida de Aldair, em plena via pública, por motivo banal. Conforme apurado em inquérito policial, os dois homens estavam indo a pé para um evento do tipo comício político que ocorria na cidade. Ato contínuo, eles foram interceptados por Aldair, que teria pedido um copo de vinho. Diante da negativa, a vítima teria xingado os rapazes.

Por causa disso, Wellington Reis, conhecido pelo apelido de ‘Cadeado’, teria desferido um golpe de arma branca tipo faca nas costas de Aldair. Em seguida, Magno Romão teria desferido outro golpe, este no pescoço da vítima. Em relato à polícia, Magno disse que, após o ocorrido, eles foram para a Beira-rio com o objetivo de se esconderem. A polícia foi atrás dos acusados, mas não obteve êxito, passando a madrugada em diligência. 

Um dos homens, Magno, somente foi encontrado e preso em flagrante por volta das 7h da manhã, ao retornar para o cais para trabalhar normalmente, ocasião em que ainda portava a faca utilizada no crime. Ele afirmou, ainda, que nunca tiveram quaisquer rixas com Aldair Amorim.


Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

Tribunal do Júri julga três casos de homicídio em Balsas

O Poder Judiciário de Balsas realizou sessões do Tribunal do Júri nos dias 14, 15 e 16 de setembro. O juiz Douglas Lima da Guia, titular da 4ª vara da Comarca de Balsas, presidiu os julgamentos de três crimes de homicídio, em três dias de sessão, realizadas no plenário “Desembargadora Maria Dulce Soares Clementino”. O promotor Tiago Carvalho Rohrr autou pela 5ª Promotoria de Justiça.


Durante as sessões, foram seguidas as normas das autoridades de saúde quanto às medidas de prevenção contra o contágio por coronavírus. Todos os membros do Conselho de Sentença, profissionais do Direito e demais participantes utilizaram máscaras, e higienizaram as mãos com álcool.

HOMICÍDIO

Em 14 de setembro, os réus Franklin Warley Sousa Martins e Lucas André Moura Miranda foram inocentados do crime de homicídio contra Adão Carvalho de Andrade. O crime aconteceu no dia 10 de maio de 2019, quando Franklin Warley, contando com o auxílio do pronunciado Lucas André, efetuaram três disparos contra a vítima Adão Carvalho, dos quais dois a atingiram.

O Conselho de Sentença reconheceu, por maioria, a autoria e materialidade do fato em relação ao réu Franklin Warley, e não reconheceu a autoria em relação ao réu Lucas André. O réu Franklin Warley Sousa Martins foi absolvido da acusação feita pelo Ministério Público, razão pela qual foi julgada improcedente a pretensão punitiva.

No dia 15 de setembro, o réu José Ernandi de Sousa Ramos foi julgado e condenado a 15 anos, sete meses e 26 dias de reclusão, pelo homicídio de João da Cruz Silva dos Santos Neto. O crime ocorreu no dia 03 de agosto de 2019, após o réu ter efetuado disparos contra a vítima.

Na sessão de 16 de setembro, o réu Reinaldo Alves Dos Santos Filho foi condenado a cinco anos, sete meses e 15 dias de reclusão, pelo crime de homicídio contra Francisco Pereira da Silva, ocorrido em 15 de outubro de 2020, na cidade de Fortaleza dos Nogueiras, quando a vítima foi atingida por três golpes de canivete, que resultaram em sua morte.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

Ó e AGORA quem poderá nos Defender, quem Poderá Garantir o Retorno das Aulas Presenciais de Codó em 2021, o Chapolin Colorado ou Nobres Vereadores de Codó

Em meio a todo esse panorama que paira sobre a educação de Codó e a garantia dada pela Secretaria Municipal de Educação de que as aulas presenciais só serão retomadas no ano de 2021, já está mais do que na hora dos nobres vereadores codoenses arregaçar as mangas e sair em defesa da população codoense, sair em defesa da classe estudantil codoense que em via dos fatos será extremamente prejudicada com a falta das aulas presenciais.

Os codoenses que já se encontram meio que atordoados diante de tantos problemas nas mais variadas esferas do poder municipal, esperam agora por uma atitude enérgica do legislativo codoense já que pelo prefeito Zé Francisco as aulas só serão retomadas no ano de 2022.

Será que os alunos codoenses terão que esperar pelo Chapolin Colorado para os defender da terrível decisão do gestor municipal de não iniciar as aulas presenciais nesse ano de 2021, ou os nobres vereadores agora dirão para que foram eleitos e sairão em defesa dos alunos?