Blog do Walison - Em Tempo Real

PRF registra queda de 21% em acidentes graves durante o feriado

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) divulgou hoje (13) os números da Operação Nossa Senhora Aparecida, realizada todos os anos no feriado prolongado da padroeira do Brasil.

Foram registrados, em cinco dias de operação, 260 acidentes graves nas rodovias federais de todo o país, queda de 21,7% em relação ao ano passado. Ainda assim, os acidentes resultaram em 86 mortes, 4,5% abaixo do que em 2020, quando foram registradas 90 mortes.

No geral, foram 1.038 acidentes este ano, 14% a menos que em 2020. “Por mais que tenha havido um incremento no número de veículos em relação a 2020, a fiscalização conseguiu surtir efeito”, disse o inspetor Djairlon Henrique Moura, diretor de Operações da PRF. “Embora não haja o que comemorar, em virtude dos 86 mortos”, acrescentou.

Ao menos um desses acidentes com mortos ocorreu perto da basílica de Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida (SP), mas a PRF não confirma a relação dessa ocorrência com a peregrinação de romeiros.

A maior parte das mortes (27), como costuma ocorrer, deu-se em decorrência de colisões frontais, muitas das quais ocasionadas por ultrapassagens em faixa contínua, o tipo mais comum de infração nas estradas. Neste ano, foram mais de 5.700 flagrantes da irregularidade.

Neste ano, o feriado de Dia das Crianças, ontem (12), terminou com 1.230 feridos em acidentes nas rodovias federais, 15,4% a menos do que em 2020.

Crimes

Em relação ao combate à criminalidade, a PRF registrou um aumento significativo na apreensão de cocaína. Nos cinco dias de operação, foram apreendidos 770 kg, mais de 300% do que em 2020 (200 kg).

As apreensões de maconha, por outro lado, caíram abruptamente, de 5.390 kg no ano passado para 653 kg este ano. Foram apreendidas também 35 armas e 769 munições.

Ao todo, 635 pessoas foram detidas e 201 veículos adulterados foram recuperados pela PRF. Por Agência Brasil

Em Vídeo Chiquinho do SAAE Explica quais Mudanças Estão Sendo Implantadas no Programa Mais Água e Garante que o Programa Continua

Em vídeo Chiquinho do SAAE garante que o PROGRAMA MAIS ÁGUA vai continuar e afirma que o programa está passando por algumas mudanças, algumas melhorias.

Chiquinho do SAAE disse que está sendo feito um recadastramento e que aquelas pessoas que não se encaixam no programa vão sair para dar lugar a todos os codoenses que realmente precisam estar nesse programa, estamos apenas seguindo a lei, respeitando a lei, todos aqueles codoenses que estão dentro da lei permanecerão sendo beneficiados pelo programa.

Fonte do Vídeo blogdoacelio

Homenagem do Amigo Reinaldo Bezerra a todos os Fisioterapeutas de Codó

13 de Outubro, é o dia dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais. Profissionais que quase não são  expostos na mídia,  mas que têm uma função muito importante em nossas vidas.
Quando sofremos algum acidente ou a perda da locomoção, chegamos a achar que é  o fim de tudo!
Eis que aparecem em cena estes Profissionais que trabalham para reabilitação dos movimentos e nos dar uma  nova vida!
Parabéns a todos os Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais!

ALUMAR ESTÁ OFERECENDO MAIS DE 500 VAGAS DE EMPREGO NO ESTADO DO MARANHÃO

O consórcio de Alumínio do Maranhão (ALUMAR) está com mais de 500 vagas abertas para atuação em São Luís. As oportunidades são para profissionais de nível médio, superior e técnico. As contratações fazem parte da reativação da Redução, parte da empresa que estava suspensa desde 2015.

Para o cargo de Engenheira(o) Mecânica(o) Pleno, é necessária formação superior em Engenharia Mecânica, inglês avançado (comunicação, leitura e escrita), experiência com engenharia de manutenção em ambientes industriais e conhecimentos sólidos de cálculos e resistência dos materiais e conhecimentos de NR13, técnicas de manutenção preditiva, análise de dados e emissão de laudos e de Integridade Estrutural de Ativos. Para se candidatar clique aqui.

A vaga de Superintendente de Overhaul e Oficina Central é necessário formação Superior: em Engenharia, Administração, Economia ou Contábeis, inglês avançado, conhecimentos específicos de engenharia, qualidade, gestão de ativos, gestão de custos, planejamento e controles, conhecimentos específicos de movimentação de carga e equipamentos móveis e experiência com a gestão de equipe. Para se inscrever clique aqui.

Para Mecânica(o) (Redução) as exigências são formação técnica em Mecânica; , disponibilidade para trabalhar em regime de turno e/ou horário administrativo. Para se candidatar clique aqui.

São 50 vagas para Eletricista (Redução) e é necessário formação Técnica em Elétrica/Eletrotécnica/Eletromecânica, Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT) ativo, disponibilidade para trabalhar em regime de turno e/ou horário administrativo. Para mais informações e candidatura clique aqui.

Para Operadora(or) de Redução foram disponibilizadas 450 vagas e para candidatar-se é necessário Ensino Médio Completo, desejável ter participado de algum Programa de Formação de Operadores da Alumar como : Jovem Aprendiz (OPMA) e/ou conhecimento/experiência com operação de redução, conhecimento de fundamentos de ABS (Alcoa Business System), TPM (Manutenção Produtiva Total) e EHS (Saúde, Segurança e Meio Ambiente) e disponibilidade para trabalhar em regime de turno e/ou horário administrativo. Para inscrever-se clique aqui.

Acesse o site da Alcoa

Zé Francisco entra para a História como o Único Prefeito de Codó no Exercício do Cargo que não Promoveu a Tradicional Festa do Dia das Crianças

Sem ter feito absolutamente nada pelas crianças codoenses no Dia das Crianças, nenhuma festa, nenhuma distribuição de brinquedos, nenhum parquinho, absolutamente nada, o prefeito de Codó gravou um simples vídeo parabenizando as crianças da cidade de Codó.

No vídeo que não convenceu nem as crianças, nem tão pouco a população codoense o então prefeito Zé Francisco fala que fará uma educação de qualidade e uma saúde de qualidade para todos os codoenses, em especial para as crianças codoenses.

Sem ter REALIZADO a TRADICIONAL Festa do dia das crianças em Codó, Zé Francisco entra para a história como o único prefeito que estando no exercício do cargo deixou as crianças sem ter o que comemorar no dia 12/10/20221.

Agentes de Endemias Reclamam que Continuam sem Receber o Salário do Mês de Setembro em Codó

Os agentes de endemias deram início mais uma vez a uma série de reclamações pela falta de pagamento do salário referente ao mês setembro, essa não foi a primeira vez que os agentes de endemias reivindicaram o pagamento em dia dos seus salários, são inúmeras reclamações e nada tem sido feito pela atual gestão para solucionar esse problema.

Ainda de acordo com os agentes de endemia o GOVERNO FEDEREAL já fez o repasse desde 30 de setembro para a conta da Prefeitura de Codó, o GOVERNO FEDERAL sempre faz esse repasse religiosamente em dia mais infelizmente a atual gestão tem feito questão de atrasar mês após mês.

Esse drama vivido pelos agentes de endemia é algo jamais visto ou vivido por essa categoria em gestões passadas, os salários sempre foram eventualmente depositados em dias em suas respectivas contas mais na gestão Zé Francisco as coisas não estão nada boas para essa respeitada equipe de agentes de endemias que trabalham com amor pela população codoense.

Pandemia derrubou em 35% número de consultas oftalmológicas em 2020

A pandemia de covid-19 afetou de forma significativa o número de consultas e cirurgias relacionadas à visão no âmbito Sistema Único de Saúde (SUS) em 2020. De acordo com dados apurados pelo Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO), a partir de registros do Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS, cerca de 3,7 milhões de consultas deixaram de ser realizadas, uma queda de 35%. No caso das cirurgias, houve uma redução de 390 mil procedimentos, queda de 27%. A comparação é em relação a 2019, ano pré-pandemia.   

Sem a realização de consultas e exames para detectar problemas logo na fase inicial, milhares de pessoas foram prejudicadas. “Certamente, elas receberão um laudo sobre o estado de sua saúde ocular com os problemas instalados em estado mais avançado. Desta forma, o controle dessas doenças fica mais complexo e difícil, com aumento da possibilidade de comprometimento da visão, seja total ou parcial”, avalia o presidente do CBO, José Beniz Neto.

Consultas

Segundo o levantamento do CBO, em 2019, foram realizadas 10,8 milhões de atendimentos médicos em oftalmologia pelo SUS. No ano seguinte, a quantidade baixou para 7,1 milhões, a maior queda em termos absolutos entre todas as especialidades disponíveis na rede pública, segundo a entidade. Os dois primeiros meses após a decretação de calamidade pública (abril e maio de 2020) apresentaram os piores índices, com redução de 74% e 71%, respectivamente, no total de procedimentos. 

Nestes dois meses, foram realizadas, em 2019, um total de 1,8 milhão de consultas. No mesmo intervalo, durante o primeiro ano da pandemia, foram oferecidas 509 mil, o que representa menos de um terço. Para a CBO, “esse resultado tem consequência direta no diagnóstico e no tratamento precoces de doenças oftalmológicas, como glaucoma, catarata ou retinopatia diabética”.

Cirurgias

No caso das cirurgias, os dados do SIA/SUS também mostram que, em 2020, no primeiro ano da pandemia, foram realizados quase 390 mil procedimentos cirúrgicos no aparelho da visão a menos do que em 2019. Em 2020, foram realizadas pouco mais de 1 milhão de cirurgias oftalmológicas. No ano anterior, houve o registro de 1,4 milhão.  

Na avaliação do CBO, os protocolos que restringiram o acesso dos pacientes às cirurgias eletivas para ampliar a infraestrutura de atendimento para pessoas com covid-19, assim como para reduzir a exposição ao vírus dentro das unidades, foram os fatores que contribuíram para que este quadro de queda na produção se instalasse. 

Retomada

Os dados de janeiro a junho de 2021 sugerem uma tendência de recuperação no volume de consultas, mas os índices não devem superar a produção de 2019, último período em que o atendimento aconteceu sem intercorrências, prevê o CBO. Isso porque até o primeiro semestre de 2019, cerca de 5,2 milhões de consultas oftalmológicas haviam sido realizadas na rede pública. Já no ano atual, no mesmo intervalo, este total ficou em 4,8 milhões. 

Na avaliação dos especialistas, esta melhora do desempenho é consequência do avanço da vacinação e da maior facilidade de acesso dos pacientes às unidades de atendimento ambulatorial e hospitalar. Neste processo de retomada dos cuidados com os olhos, o levantamento aponta que os pacientes de 60 a 64 anos foram os que mais realizaram consultas no primeiro semestre de 2021, com 534,5 mil atendimentos. Pessoas entre 60 e 74 anos representaram 31% do total de consultas feitas, em seguida, a faixa de menores de 1 ano ocupa o quarto lugar nos consultórios oftalmológicos, com o total de 412,1 mil atendimentos no período analisado.

O levantamento revela ainda que a faixa etária de 65 a 69 anos foi a que mais realizou cirurgias nos olhos no primeiro semestre de 2021. Pessoas a partir dos 55 anos representam 67% de todos os procedimentos cirúrgicos realizados no período, somando 404 mil cirurgias do aparelho da visão. Considerando o primeiro semestre deste ano, a cirurgia do aparelho de visão mais realizada foi a facoemulsificação com implante de lente intraocular dobrável. Ela corresponde a 37% do total dos procedimentos realizados, somando 265 mil cirurgias. Em seguida, aparecem: tratamento cirúrgico de pterigio (79,3 mil) e fotocoagulação a laser (70,8 mil).

Entre janeiro e julho de 2021, com a retomada das cirurgias eletivas nos hospitais, houve uma melhora no número de cirurgias do aparelho da visão, mas o cenário ainda é preocupante, na avaliação do CBO. Neste intervalo, foram registrados 717,7 mil procedimentos, patamar 29% superior aos 555,4 mil de 2020, mas ainda é 13% inferior aos dados de 2019 (829,5 mil). 

Em termos regionais, o levantamento aponta que o Nordeste teve a redução percentual mais significativa, com 39% menos cirurgias em 2020, em comparação com o ano anterior. Em seguida, estão Centro-Oeste (-34%), Sul (-33%) e Sudeste (-22%). O Norte sofreu déficit de apenas 1%. Por Agência Brasil

Balança comercial tem superávit de US$ 1,102 bi no início de outubro

A balança comercial brasileira registrou superávit de US$ 1,102 bilhão na segunda semana de outubro, segundo boletim preliminar divulgado pela Secretaria de Comércio Exterior (Secex), ligada ao Ministério da Economia. 

O valor é resultado de exportações somando US$ 6,183 bilhões e importações de US$ 5,081 bilhões. No mês, as exportações atingem US$ 7,899 bilhões e as importações, US$ 5,971 bi, com saldo positivo de US$ 1,929 bilhão.

Segundo a Secex, no ano as exportações totalizam US$ 221,25 bilhões e as importações, US$ 162,746 bilhões, com saldo positivo de US$ 58,504 bilhões. A balança corrente de comércio somou US$ 383,996 bilhões.

No comparativo médio entre a segunda semana de outubro de 2021 (US$ 1.316,53 milhão) e a de outubro de 2020 (US$ 882,47 milhões), houve crescimento de 49,2%. Em relação às importações, houve expansão de 50,3% na comparação entre as médias até a segunda semana de outubro/2021 (US$ 995,11 milhões) com outubro/2020 (US$ 662,27 milhões).

Números por setores

Os números foram divulgados ontem (11) em Brasília. Entre os setores, o destaque ficou com a Indústria Extrativa, com alta na média diária de US$ 117,66 milhões (52,9%) no acumulado até a segunda semana do mês, comparando com igual período no mês do ano anterior. A Indústria de Transformação atingiu crescimento de US$ 251,37 milhões (48,8%) em produtos e a Agropecuária teve expansão de US$ 63,76 milhões (45,6%) na média diária.

A Secex informou que a combinação dos resultados levou a um aumento das exportações. Esse movimento foi puxado, principalmente, pelo crescimento da soja, na Agropecuária, (+186,6% com aumento de US$ 82,63 milhões na média diária); óleos brutos de petróleo ou de minerais betuminosos, crus (+201,7% com aumento de US$ 127,36 milhões na média diária), na Indústria Extrativa; e, na Indústria de Transformação, da exportação de óleos combustíveis de petróleo ou de minerais betuminosos (exceto óleos brutos) (+584,5% com expansão de US$ 56,42 milhões na média diária).

Importações

No acumulado até a segunda semana de outubro, comparando com outubro de 2020, o desempenho dos setores pela média diária foi o seguinte: crescimento de US$ 7,18 milhões (41,0%) em Agropecuária; de US$ 25,24 milhões (134,1%) em Indústria Extrativa e de US$ 287,07 milhões (46,5%) em produtos da Indústria de Transformação.

Para a Secex, a combinação dos resultados também levou a um crescimento das importações. Os destaques ficaram para o milho não moído, exceto milho doce (+ 560,3% com alta de US$ 7,01 milhões na média diária); óleos brutos de petróleo ou de minerais betuminosos, crus (+483,0% com aumento de US$ 23,77 milhões na média diária); e nas importações de Adubos ou fertilizantes químicos (exceto fertilizantes brutos) (+209,0% com alta de US$ 75,39 milhões na média diária). Por Agência Brasil

Trabalhadores nascidos em julho podem sacar auxílio emergencial

Trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em junho podem sacar a sexta parcela do auxílio emergencial 2021. O dinheiro foi depositado nas contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal em 28 de setembro.

Os recursos também podem ser transferidos para uma conta corrente, sem custos para o usuário. Até agora, o dinheiro apenas podia ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas domésticas (água, luz, telefone e gás), de boletos, compras em lojas virtuais ou compras com o código QR (versão avançada do código de barras) em maquininhas de estabelecimentos parceiros.

Em caso de dúvidas, a central telefônica 111 da Caixa funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h. Além disso, o beneficiário pode consultar o site auxilio.caixa.gov.br.

O auxílio emergencial foi criado em abril do ano passado pelo governo federal para atender pessoas vulneráveis afetadas pela pandemia de covid-19. Ele foi pago em cinco parcelas de R$ 600 ou R$ 1,2 mil para mães chefes de família monoparental e, depois, estendido até 31 de dezembro de 2020 em até quatro parcelas de R$ 300 ou R$ 600 cada.

Neste ano, a nova rodada de pagamentos, durante sete meses, tem parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo do perfil: as famílias, em geral, recebem R$ 250; a família monoparental, chefiada por uma mulher, recebe R$ 375; e pessoas que moram sozinhas recebem R$ 150.

Regras

Pelas regras estabelecidas, o auxílio é pago às famílias com renda mensal total de até três salários mínimos, desde que a renda por pessoa seja inferior a meio salário mínimo. É necessário que o beneficiário já tenha sido considerado elegível até o mês de dezembro de 2020, pois não há nova fase de inscrições. Para quem recebe o Bolsa Família, continua valendo a regra do valor mais vantajoso, seja a parcela paga no programa social, seja a do auxílio emergencial.

O programa se encerraria com a quarta parcela, depositada em julho e sacada em agosto, mas foi prorrogado até outubro, com os mesmos valores para o benefício.

Agência Brasil elaborou um guia de perguntas e respostas sobre o auxílio emergencial. Entre as dúvidas que o beneficiário pode tirar estão os critérios para receber o benefício, a regularização do CPF e os critérios de desempate dentro da mesma família para ter acesso ao auxílio.

* Colaborou Andreia Verdélio Agência Brasil