Blog do Walison - Em Tempo Real

Passaporte da Chapada das Mesas tem feito sucesso entre turistas que visitam as belezas naturais da região

Além de guardar as lembranças de viagens às cidades maranhenses em fotos ou na memória, turistas e visitantes que estiverem conhecendo o polo Chapada das Mesas podem também registrar as visitas no Passaporte Chapada das Mesas. O documento, criado pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Turismo (Setur) e a Superintendência da Chapada das Mesas, é uma forma lúdica de comprovar os passeios feitos por diversos locais.

O primeiro Passaporte Turístico foi lançado em dezembro de 2020 e além de identificar o turista também dá acesso a parceiros que, além de carimbar o passaporte, dão descontos ou vantagens na viagem em todo o polo Chapada das Mesas, inclusive no Parque Nacional da Chapada das Mesas.

O passaporte funciona como ferramenta de estímulo aos turistas que visitam o destino ao mesmo tempo em que contribui para a promoção do polo. De acordo com o secretário de Estado do Turismo, Catulé Júnior, o passaporte reaquece a economia do turismo e incentiva maranhenses e visitantes de fora a circularem pelo estado. Segundo ele, o passaporte também tem sido distribuído em feiras e eventos fora do Maranhão.

“É uma campanha afetiva, que mexe com o sentimento de pertencimento do maranhense. Um convite aos maranhenses e também a quem vem de fora para poder conhecer os encantos do Maranhão nesse momento tão desafiador que nós temos agora quando o turismo está voltando ao normal, pós-pandemia. É uma ação que visa mostrar as belezas do nosso estado e fazer com que os maranhenses circulem por aqui”, disse o gestor Catulé Júnior.

O passaporte está sendo distribuído de graça no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), localizado no Aeroporto de Imperatriz. Durante o Congresso Brasileiro de Agências de Viagem ABAV 2021, encerrado na última sexta-feira (08) em Fortaleza, a Setur esteve confeccionando e distribuindo o passaporte personalizado. De dezembro de 2020, quando foi oficialmente lançado pelo secretário Catulé Júnior, já foram confeccionados aproximadamente 2 mil exemplares.

“Temos uma região riquíssima em turismo de aventura e que precisa ser divulgada. Apostamos em um mecanismo simples. Aproveitamos a ABAV, que é a grande vitrine do turismo nacional, para promover nosso produto”, explica o superintendente da Chapada das Mesas, Beto Kelnner.

Para obter o documento é simples e para tirar todas as suas dúvidas segue um passo a passo sobre como solicitar e emitir o passaporte junto à Superintendência da Chapada das Mesas da Setur.

TIRA DÚVIDAS

Quais as etapas para obter o passaporte?

O primeiro passo é acessar o site: www.passaportedachapada.com.br

Preencha o formulário com as informações: nome e sobrenome; cidade de origem; UF; contato do WhatsApp; Instagram; e-mail; data da viagem (opcional); data do embarque e chegada em Imperatriz; e anexe sua foto (perfil).

Quanto custa para tirar o passaporte?

É gratuito.

Quanto tempo demora para tirar o passaporte?

É rápido. Apenas alguns minutos.

Qual o prazo de validade do passaporte?

Anualmente.

Qualquer um pode buscar meu Passaporte Chapada das Mesas?

A entrega é feita somente ao titular, no Centro de Atendimento ao Turista (CAT), localizado no Aeroporto Prefeito Renato Moreira em Imperatriz. 

Quais locais que oferecem descontos do Passaporte Chapada das Mesas?

O app Passaporte da Chapada possui um link em que você pode encontrar o seguimento que deseja usufruir e seus respectivos descontos. 

Mais informações sobre o Passaporte Chapada das Mesas pelo contato (99) 98818-9689 [Beto Kelnner].

Passaporte deve ser retirado no Centro de Atendimento ao Turista no Aeroporto de Imperatriz (Foto: Divulgação)

Por: Secom/ Governo do Maranhão

Guiness registra que turca de 24 anos é a mulher mais alta do mundo

O Guiness publicou um comunicado para informar que a turca Rumeysa Gelgi, de 24 anos, passou a ser considerada a mulher mais alta do mundo. Ela tem 2,15m atualmente.Rumeysa usa andadores para se locomover (Foto: Reprodução)© Fornecido por IstoÉ Rumeysa usa andadores para se locomover (Foto: Reprodução)

Gelgi já era conhecida por sua altura, pois foi nomeada a adolescente mais alta do mundo antes de completar 18 anos.

De acordo com o Guiness, a turca possui uma condição genética rara, a Síndrome de Weaver, que acelera o crescimento.

Rumeysa Gelgi tem dificuldades por causa disso e costuma usar cadeiras de rodas ou andador para se locomover.

Antes de Rumeysa, a “mulher mais alta do mundo” nos registros do Guiness foi a chinesa Yao Defen, que tinha 2,33m. Ela morreu aos 40 anos, em 2012. Por ISTOÉ

Conheça os Trabalhos do Zelador Espiritual Pedro de Oxum

Pedro de Oxum é conhecido na atualidade como uma das principais referências e expoentes da umbanda codoense, do estado do Maranhão e de todo o Brasil, uma pessoa simples e de gestos nobres que por onde tem passado tem deixado sua marca registrada na arte de ajudar ao próximo, um homem que costumeiramente vivi fazendo o bem sem olhar a quem.

Atualmente o Zelador Espiritual Pedro de Oxum tem feito atendimentos e consultas em todo o Brasil e também em outros países como Espanha, Portugal, Suíça e outros países do continente europeu, fale com o Zelador Espiritual Pedro de Oxum e agende já sua consulta.

Contatos: OI (99)98804-0739 ——- TIM (99)98154-3272

Segunda etapa do recadastramento de aposentados e pensionistas estaduais tem início e vai até o dia 04/11/2021

Teve início no último dia 04 de outubro, a segunda etapa do recadastramento de servidores aposentados, reformados e pensionistas estaduais. Nesta fase, devem se recadastrar os nascidos nos meses de abril, maio, junho e julho. O prazo vai até o dia 04 de novembro e o recadastramento deve ser feito por meio de uma plataforma online, que está disponível no site do Iprev (iprev.ma.gov.br).
Até o momento, cerca de quatro mil aposentados do primeiro grupo – que contempla os nascidos nos meses de janeiro, fevereiro e março – já atualizaram suas informações junto ao Iprev. Para esse grupo, o prazo vai até o dia 20 de outubro. O presidente do Iprev, Mayco Pinheiro, explica a divisão dos aposentados em grupos.
“Queríamos dar aos nossos aposentados uma experiência positiva do recadastramento, fazendo com que ele ocorra da forma mais tranquila possível. Por isso, decidimos fazer por etapas, para evitar congestionamentos ou lentidões de sistema. Até agora, todo o processo tem corrido com tranquilidade”, afirmou Mayco Pinheiro.
PLATAFORMA
A realização do recadastramento pela Internet tem o objetivo de preservar a saúde dos aposentados, evitando aglomerações em postos de atendimento; e garante também mais comodidade, uma vez que não é preciso sair de casa para atualizar as informações.
Para se recadastrar, é preciso preencher os formulários disponíveis no sistema e anexar os documentos solicitados. É preciso enviar a versão digitalizada de um documento de identificação com foto. Se o documento escolhido for a carteira de identidade, é preciso enviar a frente e o verso do documento. O aposentado ou pensionista deverá enviar, ainda, um comprovante de endereço, emitido há no máximo três meses.
Por fim, será solicitada ainda uma foto do aposentado. Essa foto deve ter sido tirada há no máximo 15 dias. Na foto, o aposentado deverá estar segurando uma folha de papel, contendo o número do CPF e a data em que a foto foi tirada.
Somando as duas etapas, cerca de 25 mil aposentados deverão se recadastrar até o dia 04 de novembro. No total, o Estado atende, hoje, a mais de 47 mil beneficiários da previdência estadual.

Alunas da Faculdade UNIPLAN em Codó Denunciam que estão sendo Abordadas por Homens em Motos na Saída da Faculdade

Em conversa com a redação do www.blogdowalison.com.br ALUNAS da Faculdade UNIPLAN – CODÓ relataram que ESTÃO EXTREMAMENTE ATORMENTADAS, sendo ABORDADAS COVARDEMENTE por homens de moto e até mesmo de carro com segundas e terceiras intenções, que as desrespeitam, falam em sair com elas, oferecem carona e seguem as mesmas durante boa parte do trajeto para suas respectivas casas.

A ação desses meliantes tem acontecido constantemente sempre no horário do término das aulas a noite por volta das 20h10 e também das 22h00.

Uma aluna relatou inclusive que foi perseguida essa semana da Faculdade Uniplan até a Rua Marechal Castelo Branco por um homem de moto que a convidou para sair, usou alguns termos pejorativos e permaneceu seguindo a mesma insistentemente até que ela conseguiu entrar na primeira casa que viu de portas abertas e ligou para o marido relatando o que estava acontecendo, dizendo ao marido onde estava e pedindo ao mesmo que fosse ao seu encontro.

A rua onde está localizada a Faculdade Uniplan é a Cezar Brandão que se encontra numa ESCURIDÃO INFINITA e tem facilitado a ação desses canalhas.

Em nome das centenas de alunas que estudam na Uniplan de Codó pedimos ao gestor municipal que coloque lâmpadas na Rua Cezar Brandão e também aproveitamos a oportunidade para pedir a Polícia Militar que façam um número maior de ronda policial naquelas imediações.

Sindicato Convida Professores de Codó para Participar de Manifestação a Favor da Educação nesta sexta-feira 15/10/2021

15 DE OUTUBRO É DIA DE LUTA!
MOBILIZAÇÃO PELA EDUCAÇÃO.

O Sindicato dos trabalhadores do Serviço Público Municipal de Codó – SINTSERM convida todos os seus sócios para participar do ato público que acontecerá amanhã dia 15/10 com concentração na praça São Sebastião a partir das 7h30min com um café da manhã e entrega de camisas.

Será um ato público em defesa da estruturação e adequação das escolas e dos direitos dos professores e demais servidores.

Participe conosco!

DIREITO NÃO SE GANHA, DIREITO SE CONQUISTA.

Homem que decapitou rival em Timbiras vai a júri popular na próxima semana

O juiz Pablo Carvalho e Moura, titular de Timbiras, vai presidir na próxima semana uma sessão do Tribunal do Júri na Comarca. Será julgado o homem Domingos Adão Furtuosa de Castro, sob acusação de ter matado a vítima Marcos José Antônio de Oliveira, crime ocorrido em 8 de janeiro deste ano. A sessão será realizada na Câmara Municipal de Vereadores de Timbiras, em 21 de outubro.

Relata a denúncia que, na data citada, Domingos Adão teria matado o homem Marcos José, conhecido na cidade por ‘Marquinhos’. O homicídio foi praticado mediante uso de uma arma branca, tipo facão, tendo a vítima recebido diversos golpes, chegando a ser decapitada.  Em depoimento junto às autoridades policiais, o denunciado tentou se livrar da acusação, alegando legítima, tese essa que se contradiz, mediante a quantidade de lesões causadas na vítima.

DECAPITADO

Ele afirmou que Marcos José tentou matá-lo, daí a reação que ele teve, culminando na morte de Marquinhos, que tentou fugir das agressões. Mesmo ferido, a vítima tentou fugir, sendo novamente atingida por Domingos Adão que, após várias investidas, terminou por decapitar Marcos José. O acusado foi denunciado pelo pai da vítima, que estava indignado com a morte violenta do filho. O crime ocorreu no Povoado Melancia, localidade da zona rural de Timbiras.

Além do magistrado, presidente do júri, vai trabalhar no julgamento, na acusação, o promotor de Justiça Carlos Augusto Soares, titular de Codó e respondendo por Timbiras. Na defesa do acusado Domingos Adão, atuará o advogado nomeado Thiago Antônio Maciel Lima.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça

Adolescente de 15 anos é executado a tiros no Maranhão

Um adolescente identificado como Riquelme da Conceição Lima, de apenas 15 anos, foi executado a tiros na segunda-feira (11) por dois homens, que não tiveram ainda as suas identidades reveladas, na cidade de Zé Doca, a 302 km de São Luís.

De acordo com informações da polícia, o crime foi cometido durante a noite por dois homens que estavam em uma motocicleta. Riquelme da Conceição estava em companhia do irmão dele e de outro jovem, mas somente ele foi atingido pelos disparos.

Segundo a polícia, os suspeitos abordaram Riquelme, o irmão da vítima e o outro jovem e começaram a atirar contra eles. O adolescente foi atingido com disparos no tórax, braço e na mão. Ele ainda chegou a ser socorrido, mas morreu antes de chegar ao hospital.

A Polícia Civil de Zé Doca já começou a investigar o caso e a principal suspeita é de que Riquelme da Conceição Lima tenha sido assassinado por engano. Por G1- MA