Blog do Walison - Em Tempo Real

Saúde investirá R$ 14 milhões para qualificar atendimentos de urgência

O Ministério da Saúde anunciou hoje (18) que investirá R$ 14 milhões na criação de 10 mil vagas para o Programa SOS de Ponta, visando à qualificação de profissionais da saúde para realizarem atendimentos de urgência e emergência em suas unidades de saúde.

“Vivemos hoje situação de emergência na saúde pública internacional. Nosso país teve mais de 600 mil óbitos decorrentes da covid-19. A grande lição dessa pandemia é o fortalecimento do sistema de saúde no Brasil”, disse o ministro Marcelo Queiroga durante a cerimônia de lançamento do Programa SOS de Ponta-Capacitação nas Urgências e Emergências do Brasil.

Segundo ele, o sistema de saúde tem, atualmente, “posição confortável” para atender aqueles que, com síndrome respiratória grave, necessitam de unidades de terapia intensiva (UTIs). “Hoje trazemos essa ação SOS de Ponta porque sabemos que, nas urgências e emergências, é que existe o risco maior de morte, e precisamos qualificar melhor aqueles que estão na ponta para atende a essas situações”, disse o ministro.

Médicos pelo Brasil

Queiroga antecipou que, até o final do ano, sua pasta lançará o Médicos pelo Brasil, programa que, segundo ele, “terá edital para a contratação dos médicos de uma maneira diferente da do passado, que inclusive traziam cidadãos de outros países, em regime muito impróprio para trabalhar em nosso país. Queremos mudar esse cenário”.

O ministro classificou como “ativo precioso” os profissionais da saúde que vêm atuando na linha de frente para o combate à pandemia, e reforçou a importância da relação de confiança entre médicos e pacientes. Segundo Queiroga, “telesaúde e e telemedicina nunca vão substituir, mas reforçar, as relações médico-paciente, ampliando acessos”.

Por Agência Brasil

Sem Nenhuma Ajuda de Políticos Locais e do Prefeito de Codó, Corpo de Mulher é Transportado até o Cemitério em cima de Caçamba

O ex – vereador Saruê desabafou no início da tarde dessa segunda – feira 18/10/2021 e lamentou profundamente pela falta de empatia do atual gestor municipal, falta de respeito e amor pelo povo do Codó nesse triste episódio em que o corpo de uma codoense de 25 anos de idade foi levado até o cemitério da zona rural de Codó em cima de uma caçamba por que a família não obteve nenhuma ajuda do governo Zé Francisco ou de qualquer outro político para transportar o caixão até o cemitério.

O corpo dessa codoense foi levado até o cemitério na zona rural de Codó pelo próprio Saruê em cima de sua caçamba, cenas tristes de um Codó macabro e de povo triste e desolado que tem sofrido demasiadamente durante essa gestão do prefeito Zé Francisco,

UPA – CODÓ Celebra Campanha do Outubro Rosa

A UPA-CODÓ realiza a campanha OUTUBRO ROSA para conscientizar sobre o câncer de mama. Prevenção, detecção precoce e cuidados com a saúde são o foco da campanha que acontece o ano todo, em especial nesse mês de outubro, trabalhando a mulher além do câncer de mama e realizando ações e debates para discutir e pensar em soluções para os problemas de saúde que afetam a população feminina de toda a cidade de Codó

As ações são intensificadas durante o mês do Outubro Rosa. Afinal é o mês de conscientização para o câncer de mama, a neoplasia mais frequente em mulheres e, por isso, as atenções estão voltadas para a saúde da mulher codoense.

Na manhã dessa segunda – feira 18/10/2021 foi realizado um belo café da manhã nas dependências da UPA – CODÓ justamente para mostrar o quanto essa campanha é crucial nas vidas das mulheres codoenses, na oportunidade foram distribuídos brindes entre as colaboradoras e pacientes presentes como uma forma de valorizar ainda mais essas guerreiras que com muito afinco tem contribuído para com o desenvolvimento da cidade de Codó.

Em conversa com a Redação do www.blogdowalison.com.br a Diretora Administrativa da Upa – Codó Rossana Magna enfatizou a importância dessa campanha que visa com exclusividade proporcionar uma vida longa as mulheres codoenses, uma vida mais saudável e segura a todas as mulheres que por intermédio de diagnósticos prévios podem eventualmente se livrar ou até mesmo driblar esse problema que tanto atormenta as mulheres.

Autoridades políticas também se fizeram presentes no evento apoiando a causa e valorizando essa campanha que é tão benéfica para a classe feminina de Codó e de todo o Brasil.

Mãe Codoense Denuncia que a Escola Ana Luiza não tem a Mínima Condição de Iniciar as Aulas

Uma mãe codoense entrou em contato com a redação do www.blogdowalison.com.br e denunciou que a ESCOLA ANA LUIZA não tem nenhuma condição de iniciar as aulas agora nesse mês de outubro.

De acordo com o relato da mãe, a Escola Ana Luiza que fica localizada nas imediações do Bairro São Raimundo e até o referido momento se encontra com uma série de problemas estruturais, os ventiladores não funcionam, o bebedouro está quebrado e a força entupida e correndo o risco da tampa desabar a qualquer momento.

Alô VEREADORES DE CODÓ vamos fazer uma força, vamos averiguar de perto tais problemas estruturais e cobrar o prefeito Zé Francisco e da Secretária de Educação para que esses problemas sejam solucionados o quanto antes afim de que as crianças possam retornar a sala de aula com o mínimo de dignidade.

Conheça os Serviços de Excelência da JN AUTO ELÉTRICA de Codó

A JN AUTO ELÉTRICA tem uma equipe capacitada, dinâmica e comprometida com o serviço de excelência quando o assunto em questão é cuidar do seu carro.

Somente na JN AUTO ELÉTRICA de Codó você tem a garantia de que seu carro estará em boas mãos, será bem cuidado e sairá de lá com todos os problemas solucionados.

Conheça de perto essa equipe de peso que já é considerada a mais autêntica e capacitada de Codó, JN AUTO ELÉTRICA, aqui seu carro estará em boas mãos.

Três Homens são presos por roubo de veículo e porte ilegal de arma de fogo na Capital São Luís

Três homens foram presos nesse domingo 17/10/2021 por roubo de veículo e porte ilegal de arma de fogo na MA-202 (Estrada da Maioba), em Paço do Lumiar, Região Metropolitana de São Luís.

Segundo informações da Polícia Militar, o esquadrão foi informado sobre um veículo, que havia sido roubado nas proximidades do bairro Forquilha, em São Luís. Os policiais se encaminharam até o local e encontram o veículo na MA-202, próximo ao Campo do Leão Dourado.

Ainda segundo informações da polícia, os suspeitos tentaram fugir ao avistarem a guarnição. Durante a revista, os policiais encontraram um revólver calibre.38 com seis munições, uma espingarda de fabricação artesanal, três aparelhos celulares e outros objetos.

Após as diligências, os suspeitos foram encaminhados e apresentados na Delegacia do Maiobão para as providências cabíveis. Por G1

Auxílio Brasil deve beneficiar 17 milhões de brasileiros

Anunciado em agosto deste ano, o novo programa de transferência de renda, o Auxílio Brasil, deve substituir o Bolsa Família em novembro. Para falar sobre as novidades e os diferenciais do Auxílio Brasil, o ministro da Cidadania, João Roma, é o entrevistado deste domingo (17) do Brasil em Pauta.

De acordo com o ministro, o novo programa vai interligar ferramentas do Estado e integrar políticas públicas para a população de baixa renda ou em situação de vulnerabilidade.

Segundo ele, o principal diferencial do Auxílio Brasil é oferecer não apenas proteção social, mas também a possibilidade de transformação social que se dará por meio da capacitação para acesso ao mercado de trabalho. Roma diz que, para isso, contará com o apoio do Sistema S.

O programa também trará mecanismos para proteção da primeira infância e de segurança alimentar com o aperfeiçoamento de iniciativas já existentes como o Criança Feliz e o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).

Com o objetivo de estimular as pessoas a buscarem novos caminhos sem medo de perder o benefício, está sendo viabilizado, segundo Roma, uma regra de permanência em que a pessoa, mesmo conquistando um emprego, por exemplo, possa permanecer por até dois anos sem perder o auxílio.

A ideia é que o valor possa ser reajustado, passando dos atuais R$ 190 para cerca de R$ 300. O auxílio, que hoje comtempla cerca de 14 milhões de famílias, deve passar a atender 17 milhões.

O ministro falou também sobre outros programas da pasta como o Brasil Fraterno, que combate a insegurança alimentar e nutricional, e o Bolsa Atleta, auxílio essencial para cerca de 7 mil atletas brasileiros

Brasil em Pauta vai ao ar neste domingo (17), às 19h30, na TV Brasil (clique aqui para saber como sintonizar). 

Trabalhadores nascidos em outubro podem sacar auxílio emergencial

Trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em outubro podem sacar, a partir de hoje (18) a sexta parcela do auxílio emergencial 2021. O dinheiro foi depositado nas contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal no último dia 1º.

Os recursos também podem ser transferidos para uma conta corrente, sem custos para o usuário. Até agora, o dinheiro apenas podia ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas domésticas (água, luz, telefone e gás), de boletos, compras em lojas virtuais ou compras com o código QR (versão avançada do código de barras) em maquininhas de estabelecimentos parceiros.

Em caso de dúvidas, a central telefônica 111 da Caixa funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h. Além disso, o beneficiário pode consultar o site auxilio.caixa.gov.br.

O auxílio emergencial foi criado em abril do ano passado pelo governo federal para atender pessoas vulneráveis afetadas pela pandemia de covid-19. Ele foi pago em cinco parcelas de R$ 600 ou R$ 1,2 mil para mães chefes de família monoparental e, depois, estendido até 31 de dezembro de 2020 em até quatro parcelas de R$ 300 ou R$ 600 cada.

Neste ano, a nova rodada de pagamentos, durante sete meses, prevê parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo do perfil: as famílias, em geral, recebem R$ 250; a família monoparental, chefiada por uma mulher, recebe R$ 375; e pessoas que moram sozinhas recebem R$ 150.

Regras

Pelas regras estabelecidas, o auxílio é pago às famílias com renda mensal total de até três salários mínimos, desde que a renda por pessoa seja inferior a meio salário mínimo. É necessário que o beneficiário já tenha sido considerado elegível até o mês de dezembro de 2020, pois não há nova fase de inscrições. Para quem recebe o Bolsa Família, continua valendo a regra do valor mais vantajoso, seja a parcela paga no programa social, seja a do auxílio emergencial.

O programa se encerraria com a quarta parcela, depositada em julho e sacada em agosto, mas foi prorrogado até outubro, com os mesmos valores para o benefício.

Agência Brasil elaborou um guia de perguntas e respostas sobre o auxílio emergencial. Entre as dúvidas que o beneficiário pode tirar estão os critérios para receber o benefício, a regularização do CPF e os critérios de desempate dentro da mesma família para ter acesso ao auxílio. Por Agência Brasil

Reinaldo Bezerra Mostra que Codó já Recebeu mais de 2 MILHÕES DE REAIS de Taxa de Iluminação Pública na Gestão ZÉ FRANCISCO e QUESTIONA a ESCURIDÃO SEM FIM que as Ruas de Codó tem Enfrentado na Gestão do Zé

Com uma escuridão de meter o dedo nos olhos e tendo recebido uma bagatela de mais de dois milhões de reais nesses 10 meses de gestão do Governo ZÉ Francisco o AMIGO REINALDO BEZERRA questiona sobre os motivos que tem levado os codoenses a ter que conviver em meio a escuridão infinita e o medo extremo.

Reinaldo Bezerra afirmou que essa dinheirama toda daria para iluminar toda a cidade de Codó e ainda sobraria dinheiro para iluminar cidades vizinhas, é preciso tratar a população codoense com carinho e com o respeito que ela merece, os recursos estão aí e de que forma estão sendo aplicados, como estão sendo aplicados, a escuridão está de meter o dedo nos olhos e a população codoense não pode continuar vivendo dessa forma.