Blog do Walison - Em Tempo Real

Dólar volta a superar R$ 5,50 com dados econômicos nos EUA

Em um dia de tensões no mercado doméstico e externo, o dólar subiu e voltou a superar a barreira de R$ 5,50. A bolsa de valores caiu quase 2%, puxada pelo desempenho ruim do varejo e pela queda no preço internacional de algumas commodities (bens primários com cotação internacional).

O dólar comercial encerrou esta terça-feira (16) vendido a R$ 5,50, com alta de R$ 0,043 (+0,78%). A cotação começou o dia em queda, chegando a ficar em R$ 5,43 por volta das 10h, mas inverteu o movimento após a divulgação de que as vendas no varejo nos Estados Unidos cresceram 1,7% em outubro, acima das expectativas, pressionando a moeda norte-americana para cima em todo o planeta.

O aquecimento das vendas no mercado norte-americano reforçou as expectativas de que o Federal Reserve (Fed, Banco Central dos Estados Unidos) aumente os juros no início do próximo ano. Juros mais altos estimulam a fuga de capitais de países emergentes, como o Brasil. Apesar da alta de hoje, o dólar acumula queda de 2,59% em novembro. Em 2021, a divisa já se valoriza 5,99%.

O dia também foi tenso no mercado de ações. O índice Ibovespa, da B3, fechou o dia aos 104.404 pontos, com recuo de 1,82%. Esta foi a segunda sessão consecutiva de queda no indicador, que tinha perdido 1,18% na sexta-feira (12).

Dois fatores contribuíram para a queda da bolsa. O primeiro foi a divulgação de que a atividade econômica caiu 0,27% em setembro. O recuo na economia pressionou as ações de empresas varejistas, que começam a sentir a diminuição das vendas.

O segundo fator a reforçar as perdas na bolsa foi a queda no preço internacional do minério de ferro. Com a desaceleração da economia chinesa, as cotações do produto estão caindo em todo o planeta. Isso afeta as ações de mineradoras brasileiras, que têm o país asiático como o principal cliente.

*Com informações da Reuters

Compras com cartões crescem 35% e movimentam R$ 680 bi no 3º trimestre

A somatória dos valores das compras feitas com uso de cartões de crédito, débito e pré-pagos atingiram R$ 687,3 bilhões no terceiro trimestre (julho, agosto e setembro) de 2021, resultado 35,8% superior ao registrado no mesmo período de 2020, quando o setor sofria grande impacto negativo causado pela pandemia de covid-19. Os dados, divulgados hoje (16), são da Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs).

Em quantidade de transações, ocorreram, ao todo, 8,2 bilhões de pagamentos com cartões nos meses de julho, agosto e setembro de 2021, o equivalente a quase 63 mil por minuto, 39,1% a mais do que no mesmo período do ano anterior. 

O cartão de crédito foi o meio de pagamento que apresentou o maior valor transacionado no terceiro trimestre (R$ 420,1 bilhões), crescimento de 42,2%. Em seguida, o cartão de débito movimentou R$ 235,3 bilhões (alta de 18,6%), e o cartão pré-pago, R$ 31,9 bilhões (alta de 153,6%). 

“O resultado mostra que o setor continua em trajetória de forte expansão, acompanhando o crescimento do consumo de bens e serviços, à medida que avança a vacinação da população, permitindo maior redução das medidas restritivas em combate à pandemia de covid-19”, destacou a Abecs, em nota. 

No acumulado do ano, de janeiro a setembro, a somatória dos valores dos pagamentos com cartões atingiu R$ 1,8 trilhão, um crescimento de 34,1% em comparação com o mesmo intervalo do ano passado. Em quantidade de transações, todas as modalidades de cartão juntas registraram 21,8 bilhões de pagamentos, com avanço de 33,6%.

Internet

De acordo com o balanço da Abecs, o uso dos cartões na internet, em aplicativos e outros tipos de compras não presenciais movimentou R$ 146,5 bilhões no terceiro trimestre, alta de 16,2%. No acumulado do ano, até setembro, o valor transacionado chegou a R$ 401,7 bilhões, um crescimento de 30,9% em comparação a igual período de 2020. De acordo com a entidade, os pagamentos não presenciais representam atualmente cerca de 35% de todos os gastos realizados com o cartão de crédito. Por Agência Brasil

Escuridão de Meter o dedo nos Olhos Continua Causando Medo nos Fiéis que Frequentam a Igreja Matriz de Codó

Com uma escuridão infinita e capaz de causar pânico em qualquer cidadão de bem, a TRADICIONAL PRAÇA DA IGREJA MATRIZ DE CODÓ continua abandonada pela atual gestão municipal a semanas e nada tem sido feito para solucionar o problema.

Muitos dos fiéis que frequentam a Igreja Matriz estão até evitando ir as missas com medo da ação criminosa de meliantes que tem se aproveitado do total abandono a qual a praça tem sido submetida para agir subtraindo os pertentes de das pessoas de bem.

Reforçamos aqui o pedido aos vereadores de Codó para que solicitem do prefeito Zé Francisco que coloquem a iluminação na praça o quanto antes.

Cobrança feita pelo Vereador Leonel Filho no caso da Tradicional Passarela de Codó passa a ser Feita Também por Populares nas Redes Sociais

Indignados com o abandono que a atual gestão municipal tem tratado a Tradicional Passarela de Codó, populares seguem os passos do vereador Leonel Filho e começam a cobrar em registros fotográficos postados em redes sociais uma atitude rápida do governo Zé Francisco antes que a Passarela Caia de uma vez por todas.

Recentemente o Vereador Leonel Filho tem feito uma série de pedidos ao poder público municipal a respeito da Tradicional Passarela de Codó que encontra-se em uma situação caótica colocando em risco as vidas de centenas de codoenses que transitam por ela diariamente, a população que tem visto os esforços do vereador começou a apoiar a campanha de reforma da Tradicional Passarela pedindo ao senhor prefeito de Codó que faça o quanto antes os serviços de recuperação da Passarela antes que ela caia e desapareça dos anais da história de Codó de uma vez por todas.

Detran – MA mantém atendimento ao público em todo o estado

Sede-Vila Palmeira

O atendimento aos usuários nesta terça-feira,16, na sede do Detran-MA, Postos Avançados e nas 15 Ciretrans insataladas nos municípios continua sendo feito, apesar da greve iniciada pelo Sindicato dos Servidores do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão ( Sindsdetran) e Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público ( Sintsep). Movimento paredista foi considerado ilegal pela Justiça.

Todos os agendamentos feitos para esta terça-feira,16, estão sendo feitos. A meta do Detran-MA é manter seus serviços funcionando em todo o estado.

Vistoria de Veiculos Detran

O diretor-geral do Detran-MA, Francisco Nagib, afirmou que a direção do órgão respeita o movimento e reconhece como justas as reivindicações, mas que a paralisação não é adequada para o momento. “Sempre estivemos abertos ao diálogo com todos os sindicatos de categorias e viabilizamos atender as reivindicações possíveis. O que não é possível, conversamos e mostramos porquê, sempre buscando o diálogo”, afirma Francisco Nagib.

Ciretran-Codó

Sobre o auxílio-alimentação, Nagib informou que continua sendo pago normalmente inclusive para os servidores que se afastam do trabalho por questões previstas em lei. A diretoria do Detran-MA e o Governo do Estado já estão atuando na tentativa de garantir também futuramente tal benefício.

Quanto ao reajuste salarial, Francisco Nagib lembra que o Governo do Estado está impedido de atender tal reivindicação, em função da Lei Complementar 173/2020, que proíbe reajuste salarial de servidores federais, estaduais e municipais até 31 de dezembro de 2021. Após este prazo, tema deve ser estudado.

Ciretran-Timon

Sobre a lentidão do sistema on-line, o Detran-MA já está migrando para uma nova plataforma, a Detran Net, o que possibilitará a ampliação do número de acessos simultâneos de 400 usuários, atualmente, para 10 mil, e mais agilidade na prestação de serviços digitais. O novo sistema deve entrar em operação em dezembro deste ano.

“O Detran-MA mantém-se aberto ao diálogo com todas as categorias, pois seu objetivo maior é garantir melhores condições de trabalho e valorização dos servidores e manter o atendimento de qualidade à população”, afirma Francisco Nagib.

Posto do Detran BR -135 rm São Luís

Vara de Imperatriz firma cooperação com instituições e garante direitos de idosos

A 2ª Vara da Fazenda Pública da Comarca de Imperatriz realizou reunião com o objetivo de firmar a cooperação entre instituições para garantir a efetivação de direitos sociais aos idosos, com a participação de entidades e do empresariado local. 

A finalidade é de que a colaboração das entidades e empresas sejam capazes de auxiliar na estruturação das instituições de abrigamento de longa permanência, considerando a relevância social de suas funções.

Participaram da reunião representantes da Associação Comercial de Imperatriz (ACI), Equatorial Energia, Assaí Atacadista, Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores – SINDIPEÇAS, Sindicato dos Comerciários – SINDICOM, bem como membros do Ministério Público, OAB – Subseção Imperatriz e Município de Imperatriz.

Atualmente, apenas o “Lar Renascer” e o “Lar São Francisco”, privados, acolhem idosos sem vínculo com suas famílias ou parentes, na região, com 30 pessoas em cada. Entretanto, a continuidade de suas atividades depende do atendimento de normas que implicam a geração de despesas para adequação de suas sedes para pessoas com limitação em sua mobilidade. 

CONCILIAÇÃO

A ação da 2ª Vara da Fazenda Pública, em parceria com as instituições, ocorre no contexto de duas ações civis publicas ajuizadas pelo Ministério Público estadual para garantir junto ao Poder Publico Municipal a disponibilização de cuidadores para o Lar São Francisco e de médico, psicólogo, terapeuta ocupacional, técnico de enfermagem e vigilantes para o Lar Renascer.

A juíza Ana Lucrécia Sodré, titular da vara, disse ter percebido que apenas uma sentença não seria capaz de oferecer a solução adequada à questão e optou, por meio do diálogo e da conciliação, promover a efetividade ao direito dos idosos. “Seria fácil fazer uma sentença que possivelmente não teria efetividade, então prefiro fazer assim. Estamos escrevendo juntos essa sentença, de maneira colaborativa, escrevendo em novas linhas a história desses idosos e fazendo história em Imperatriz”, declarou a magistrada.

Com base nesse entendimento, a vara, em parceria com o Ministério Público, buscou ouvir os gestores dos lares e foram buscadas as soluções para o problema, de forma colaborativa, coma colaboração do Município de Imperatriz, OAB, conselhos estadual e municipal do idoso, Secretaria Estadual dos Direitos Humanos e Legislativo Municipal.

A parceria resultou em diversas ações institucionais realizadas junto aos idosos. Dentre essas, a Controladoria Geral do Município auxiliou os lares orientando quanto aos documentos necessários para regularizar as instituições de longa permanência, a fim de que posteriormente elas possam se inscrever em editais e celebrar convênios. Junto à Secretaria de Governo, foi providenciada a terceira dose de vacina contra Covid-19  e realizado o agendamento mensal de limpeza, com serviço capina, poda de árvores e coleta de lixo nos lares Renascer e São Francisco. O Município também providenciou técnicos de enfermagem em escala de rodízio, assistente social, atendimento médico e com nutricionista mensal no lar, realização de exames laboratoriais por meio de visita mensal da equipe “consultório na rua” e cuidador.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

Fórum de Bacuri está com expediente suspenso nesta terça-feira (16)

O Fórum da Comarca de Vara Única de Bacuri não terá expediente nesta terça-feira, dia 16 de novembro. Conforme a Portaria 3970/2021, o motivo da suspensão é a passagem pelo aniversário da cidade, feriado instituído por lei municipal. A portaria tem assinatura do juiz Azarias Cavalcante, titular de Cururupu e respondendo pela Comarca de Bacuri. No documento, o magistrado ressalta que prazos processuais estarão suspensos, devendo ser retomados na quarta-feira, 17.

Destaca a portaria: “Considerando a vigência da Lei Estadual n° 2154/1961, de 16 de Novembro de 1961, onde foi criado o município o Município de Bacuri (…) Resolve suspender o expediente forense no dia 16 de Novembro de 2021, em razão do feriado Municipal, previsto em lei, no que tange à comemoração do aniversário da cidade (…) Esta Portaria entra em vigor a partir desta data”.

REGRAS

De acordo com o parágrafo 2º do artigo 83 do Código de Divisão e Organização Judiciárias, serão feriados forenses os sábados, feriados nacionais, segundas e terças-feiras de Carnaval, quintas e sextas-feiras Santas e o dia 8 de dezembro. São considerados feriados, também, os declarados em lei do Município.

Também pelo Ato nº 1664/2012, não há expediente forense quando de feriados definidos em lei municipal. E no art. 6º fica claro que os pontos facultativos instituídos pelo Poder Executivo não obrigam a observância pelo Judiciário. 

No art. 7º do mesmo documento, é determinado que nos dias em que não houver expediente forense funcionará o Plantão Judiciário.


Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

Confira o que levar para as provas do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021 começa a ser aplicado domingo (21) e é hora de checar se tudo está em ordem, para não esquecer nada no dia da prova. Neste ano, assim como na edição anterior do exame, além do documento oficial de identificação com foto e da caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, a máscara de proteção facial é item obrigatório.

De acordo com o edital do exame, os participantes que não estiverem com máscara de proteção facial não poderão ingressar no local de prova. A regra vale tanto para o Enem impresso quanto para o digital. Durante todo o exame, os candidatos deverão usar a máscara cobrindo o nariz e a boca. 

O edital traz também uma série de documentos de identificação aceitos no Enem. Os participantes devem apresentar os documentos originais, com foto. Não são aceitos documentos digitais. Entre as identificações aceitas estão a Carteira de Identidade, a CNH, o passaporte e a Carteira de Trabalho emitida após 27 de janeiro de 1997.

A caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente, é item obrigatório também para os candidatos do Enem digital, já que a redação será feita em papel e não no computador, como o restante da prova. 

Itens recomendados 

Embora não seja obrigatório, é recomendado que os participantes levem também pelo menos uma máscara extra para trocar durante a prova. Haverá nos locais de prova álcool em gel para que os estudantes higienizam as mãos, mas é permitido que os participantes levem seu próprio produto caso desejem. 

Como se trata de uma prova longa, também é recomendado que levem lanche e água e/ou outras bebidas, com exceção de bebidas alcoólicas que não são permitidas e podem levar à eliminação do candidato. 

É recomendado ainda que se leve no dia do exame o Cartão de Confirmação da Inscrição. Nele está, entre outras informações, o local de prova. O cartão pode ser acessado na Página do Participante. [LINK: https://enem.inep.gov.br/participante/#!/] Caso necessitem comprovar que participaram do exame, os estudantes podem, também, na Página do Participante, imprimir a Declaração de Comparecimento para cada dia de prova, informando o CPF e a senha. A declaração deve ser apresentada ao aplicador na porta da sala em cada um dos dias. Ela serve, por exemplo, para justificar a falta ao trabalho. 

Itens proibidos 

Os candidatos não podem portar, durante o exame, nenhum dispositivo eletrônico, como telefones celulares, smartphones, tablets, wearable tech, máquinas calculadoras, agendas eletrônicas e/ou similares, ipods®, gravadores, pen drive, mp3 e/ou similares; alarmes, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico. 

Também não podem ter em mãos fones de ouvido e/ou qualquer transmissor, gravador e/ou receptor de dados, imagens, vídeos e mensagens. São ainda itens proibidos óculos escuros e artigos de chapelaria, como boné, chapéu, viseira, gorro ou similares; caneta de material não transparente, lápis, lapiseira, borrachas, réguas, corretivos, livros, manuais, impressos, anotações; protetor auricular, relógio de qualquer tipo. 

Esses objetos, caso o estudante leve para o exame, devem ser colocados dentro do envelope porta-objetos fornecido pelo aplicador, ao ingressar na sala de provas. A Declaração de Comparecimento também deve ser colocada dentro do envelope. O envelope deve ser lacrado e identificado, desde o ingresso na sala de provas até a saída definitiva do local.

Enem 2021

O Enem será aplicado nos dias 21 e 28 de novembro para mais de 3 milhões de estudantes em todo o país. No primeiro dia de prova, os participantes farão as provas de linguagens, ciências humanas e redação. No segundo, matemática e ciências da natureza. Os locais de prova estão disponíveis no Cartão de Confirmação de Inscrição na Página do Participante.

O exame seleciona estudantes para vagas do ensino superior públicas, pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), para bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e serve de parâmetro para o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Os resultados também podem ser usados para ingressar em instituições de ensino portuguesas que têm convênio com o Inep. Por Agência Brasil

Recém-nascido de 8 dias é salvo por policiais após se engasgar no MA

Um recém-nascido de apenas oito dias, que não teve a sua identidade revelada, foi salvo nessa segunda-feira (15) após se engasgar com leite materno em Imperatriz.

Segundo os bombeiros da cidade de Imperatriz, o salvamento do bebê aconteceu na manhã dessa segunda após a própria mãe ir até o quartel do Corpo de Bombeiros, situado o no bairro Bacuri, pedindo socorro.

De acordo com o sargento Ribeiro e o cabo Antônia, que pertence ao Corpo de Bombeiros, o recém-nascido estava com as vias aéreas obstruídas e eles precisaram fazer a manobra de Heimlich na intenção de reanimar e desengasgar o bebê, que logo conseguiu respirar normalmente.

Após o procedimento no quartel do Corpo de Bombeiros, o recém-nascido foi levado para o Hospital Materno Infantil, em Imperatriz, onde passou por exames e logo depois foi liberado para a mãe. Por G1-MA

PRF flagra motoristas sem CNH e embriagados em Caxias, Balsas e Imperatriz

Por: PRF | Data: 16/11/2021

No final de semana (13 e 14), as equipes empenhadas na Operação Proclamação da República verificaram 07 ocorrências de Crimes de Trânsito nas rodovias federais que cortam o estado do Maranhão. 

Das ocorrências registradas, cinco tratavam do crime de dirigir sem Carteira Nacional de Habilitação gerando perigo de dano e foram flagradas nos municípios de Caxias e Balsas durante comandos de fiscalização de Segurança Viária. Além desta irregularidade, a equipe constatou o descumprimento de outras normas fundamentais de segurança relacionadas no CTB, fato que elevou a conduta de dirigir sem CNH ao tipo penal previsto no art. 309 do Código de Trânsito Brasileiro: “dirigir veículo automotor, em via pública, sem a devida permissão para dirigir ou habilitação ou, ainda, se cassado o direito de dirigir, gerando perigo de dano”. Todos os condutores assinaram Termo de Compromisso (TCO) e foram liberados após se comprometer a comparecer em juízo quando solicitados.

As ocorrências de alcoolemia foram registradas nos municípios de Imperatriz e Caxias. Na abordagem de Imperatriz a equipe, enquanto em ronda na BR-010, visualizou um automóvel realizando manobras perigosas na rodovia. O veículo, ainda, estava em péssimo estado de conservação o que comprometia a segurança dos usuários da via. Os policiais, então, deram ordem de parada ao veículo. Durante a abordagem perceberam indícios de ingestão de bebida alcoólica pelo motorista: olhos vermelhos, fala embaraçada e odor etílico. A equipe, então, convidou o condutor a realizar o teste de etilômetro, o qual retornou o valor de 1,02 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões. O condutor foi detido pelo crime de “Conduzir veículo automotor, na via pública, sob a influência de álcool ou substância de efeitos análogos, expondo a dano potencial a incolumidade de outrem” e encaminhado à Polícia Civil de Imperatriz para os procedimentos cabíveis.

A abordagem realizada em Caxias ocorreu de modo similar. A equipe realizava fiscalização estática na BR-316 quando deu ordem de parada a uma motocicleta. Durante a fiscalização, em consultas aos sistemas informatizados, os policiais constataram que o condutor não possuía Carteira Nacional de Habilitação. Além disso, durante a entrevista, perceberam indícios de ingestão de bebida alcoólica pelo motorista, convidando-o, então, a realizar o teste de etilômetro. Este retornou o valor de 0,18 miligramas de álcool por litro de ar expelido pelos pulmões, o qual, apesar de não configurar crime de trânsito, é uma infração prevista pelo CTB. Esta, combinada com a ausência de CNH, caracteriza o crime de menor potencial ofensivo de : “dirigir veículo automotor, em via pública, sem a devida permissão para dirigir ou habilitação ou, ainda, se cassado o direito de dirigir, gerando perigo de dano”. O condutor assinou Termo de Compromisso (TCO) tendo sido liberado após se comprometer a comparecer em juízo quando solicitado.