A Argentina detectou nesse domingo (5) o primeiro caso da variante Ômicron do vírus SARS-CoV-2, em um um cidadão que regressou de uma viagem de trabalho à África do Sul, informou o Ministério da Saúde.
O homem, de 38 anos, já cumpria quarentena, após ter regressado ao país em 30 de novembro, de acordo com um comunicado do Ministério da Saúde.
As quatro pessoas com quem esteve em contato também estão em isolamento, apesar de terem recebido resultado negativo nos testes já realizados, segundo a nota.
De acordo com as novas regras anunciadas pelo governo argentino para combater a propagação da nova variante, detectada recentemente na África do Sul, os viajantes que estiveram no continente africano nas últimas semanas são obrigados a cumprir quarentena, devendo fazer um teste PCR para sair do isolamento.
Ontem, a Argentina diagnosticou 1.294 novos casos de covid-19, elevando o total de infectados, desde o início da pandemia, para 5,34 milhões.
O país registrou um total de 116,64 mil mortes, incluindo três nas últimas 24 horas. Por Agência Brasil
Uma pesquisa encomendada pelo Instituto Brasileiro do Fígado (Ibrafig) ao Datafolha mostrou que 55% dos brasileiros com mais de 18 anos de idade consomem bebidas alcoólicas, sendo que 32%, ou seja, um em cada três indivíduos, consomem semanalmente. Desses, 44% consomem mais de três doses por dia ou ocasião e nesse grupo 11% consomem acima de dez doses por dia. A dose padrão à qual a pesquisa se refere é a de 14 g de álcool puro, o que corresponde a 45 ml de destilado, ou 150 ml de vinho ou a uma lata de cerveja.
Realizado em setembro, o levantamento revelou ainda que entre aqueles que afirmam consumir de uma a duas doses de álcool por dia ou ocasião, as mulheres (42%) consomem mais do que homens (32%) e mais do que a média nacional (37%), assim como pessoas acima de 60 anos de idade (52%). Segundo a pesquisa, à medida que aumenta o consumo por dia, diminui a faixa etária, sendo de 10% e 12% entre pessoas de 18 a 59 anos de idade, contra 5% entre os maiores de 60 anos de idade.
Entre os brasileiros que consomem três ou mais doses de bebida por vez, 44% são homens, percentual que sobe para 49% entre os homens nas classes AB. A maioria dos entrevistados acredita que o consumo frequente de álcool lidera o ranking de causa tanto do câncer de fígado quanto da cirrose, mas a maioria (56%) negligencia sua saúde quando afirma nunca ter feito exame para avaliar dano do fígado relacionado ao consumo de álcool.
De acordo com o presidente do Instituto Brasileiro do Fígado, Paulo Bittencourt, não existe limite de segurança para o consumo, já que a sensibilidade ao álcool é individual. Entretanto, de modo geral, para pessoas sem doença hepática, o consumo moderado, que é de 14 doses para homens por semana, ou sete doses para mulheres por semana, pode ser considerado seguro. Para aqueles que têm algum tipo de doença ou gordura no fígado o indicado é não consumir.
“Mesmo aquelas pessoas que bebem apenas aos finais de semana, conhecidos como bebedores sociais, têm risco duas vezes maior de cirrose, quando seguem o padrão de consumo caracterizado pela OMS [Organização Mundial da Saúde] como bebedor pesado episódico (BPE), isto é, mais de quatro e cinco doses de álcool por ocasião, respectivamente para mulheres e homens”, diz o instituto.
Segundo o instituto, apesar dos riscos, a maioria das pessoas que consome bebidas alcoólicas não desenvolverá cirrose e câncer de fígado, porque para isso, além do uso abusivo do álcool existe susceptibilidade individual, fatores genéticos e ambientais, tais como doença hepática subjacente, obesidade e diabetes que aumentam o risco de dano hepático pelo álcool.
Paulo Bittencourt alertou ainda para o fato de que o excesso de consumo de bebida alcoólica, ou a popularmente conhecida como ressaca, não pode ser contrabalançado com chás, produtos rotulados como detox ou medicamentos chamados hepatoprotetores, porque essas medicações não oferecem proteção ao fígado contra os efeitos nocivos do álcool.
“A recomendação é pelo consumo moderado e consciente, dentro dos padrões considerados como mais seguros, para quem não tem doença hepática. Entretanto, para quem passou ocasionalmente do limite, é importante compensar o uso abusivo com abstinência de álcool nos dias subsequentes, beber bastante líquido e se alimentar de forma adequada. O uso de analgésicos pode potencializar seus efeitos hepatotóxicos associado ao uso de álcool”, explicou o especialista.
Para diagnosticar a saúde do fígado, o recomendado é que sejam feitos exames de avaliação de enzimas hepáticas (sangue) disponíveis nas redes pública e privada em todos os indivíduos que façam consumo abusivo de álcool, mesmo aqueles com padrão de bebedor pesado episódico.
Para saber mais sobre o assunto, acompanhe @tudosobrefigado nas redes sociais ou pelo site da Ibrafig. Por: Agência Brasil
Começou, na última terça-feira (30), o período de inscrições regulares do Processo Seletivo 2022 aos cursos técnicos de nível médio do Instituto Federal do Maranhão (IFMA). O instituto está ofertando um total de 6.705 vagas em 29 campi localizados em 27 cidades maranhenses.
A novidade desta edição para o Campus Caxias é a oferta de 40 vagas no curso técnico em Comércio, ofertado na forma subsequente. Para ingressar nesse curso, o candidato deve possuir o ensino médio completo ou concluí-lo até a data da matrícula. A proposta do curso é qualificar os profissionais que já estão atuando no mundo do trabalho e/ou os que nele pretendem ingressar, oferecendo conhecimentos prático e teórico nas atividades da área.
Inscrições – Os candidatos deverão se inscrever pela internet até o dia 21 de dezembro. Após o preenchimento do formulário eletrônico, será gerada uma guia de pagamento no valor de trinta reais. A taxa poderá ser paga por PIX (via leitura de QR code) ou boleto (via código de barras) em qualquer agência bancária ou seus correspondentes. O prazo para pagar a inscrição vai até o dia 22 de dezembro. As inscrições só serão homologadas após o pagamento.
Em todos os campi do IFMA, haverá terminais de computadores com acesso à internet para os candidatos que precisarem efetuar sua inscrição, podendo ser auxiliados por um servidor da instituição. Os computadores estarão disponíveis das 8h às 12h e das 14h às 18h. O Campus Caxias está localizado na MA-349, KM 02, Gleba Buriti do Paraíso, Zona Urbana.
Cursos integrados ao Ensino Médio – O Campus Caxias disponibiliza 160 vagas em cinco cursos integrados ao Ensino Médio: Administração (40 vagas – tarde), Agroindústria (40 vagas – manhã), Agropecuária (40 vagas – manhã) e Informática (40 vagas – tarde). Com duração de três anos, essa forma possibilita ao aluno, numa única matrícula, cursar o ensino médio e técnico ao mesmo tempo. Ao final, o estudante recebe o diploma de técnico de nível médio, já que a formação reúne os conhecimentos de nível médio e as competências da educação profissional. Para ingressar no curso técnico integrado ao ensino médio, o estudante deve possuir o ensino fundamental completo ou concluí-lo anteriormente à data de matrícula, conforme cronograma do edital.
Para saber mais detalhes sobre os cursos do Campus Caxias, como objetivos, aptidões esperadas dos egressos e atuação profissional, acesse aqui a página de cursos.
Seleção – Nesta edição, a seleção será realizada através de prova, prevista para ser aplicada no dia 16 de janeiro de 2022. Em relação aos processos seletivos dos anos anteriores, também há novidades no número de questões da prova, que passou de 40 para 30, sendo 15 de Língua Portuguesa e 15 de Matemática.
Canais de Comunicação – Este ano, os candidatos vão dispor de dois canais de comunicação durante o processo: do próprio IFMA, em seu portal e redes sociais; e a página da Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba (FUNETEC), que presta apoio ao Instituto Federal do Estado e é responsável pela execução das etapas do seletivo.
Dúvidas e informações complementares sobre o Seletivo 2022 podem ser encaminhadas ao e-mail acessodiscente@funetec.com.
Pedro de Oxum é conhecido na atualidade como uma das principais referências e expoentes da umbanda codoense bem como de todo o Brasil, uma pessoa simples e de gestos nobres que por onde tem passado tem deixado sua marca registrada na arte de ajudar ao próximo, um homem que costumeiramente vivi de fazer o bem sem olhar a quem.
Atualmente o Pai de Santo Pedro de Oxum tem feito atendimentos e consultas em todo o Brasil e também em outros países como Espanha, Portugal,Suiça e outros apíses do continente europeu, fale com o Pai de Santo Pedro de Oxum e agende já sua consulta.
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, afirmou hoje (3) durante a abertura da 18ª Semana Nacional da Ciência e Tecnologia (SNCT), em Brasília, que o Brasil passará por uma mudança significativa perante o mundo no desenvolvimento de novas tecnologias.
Segundo o ministro, uma série de novos avanços têm sido fomentados por diversas frentes do ministério – desde pesquisas com células-tronco a desenvolvimento aeroespacial. Marcos Pontes afirmou ainda que acredita que eventos como a SNCT 2021 fomentam a curiosidade e o desejo de aprendizado em áreas complexas.
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, participa da abertura oficial da 18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – Valter Campanato/Agência Brasil
18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – Valter Campanato/Agência Brasil
Em entrevista após o discurso, Marcos Pontes falou sobre os rumos da ciência brasileira e o desenvolvimento de vacinas de maneira autônoma.
Segundo o ministro, o Brasil deixará de ser importador de ingrediente farmacêutico ativo (IFA) para se destacar como produtor e exportador de vacinas para todo o mundo. “Isso já está acontecendo. São projetos em curso em todas as áreas. Tudo isso porque a ciência é transversal.”
18ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – Valter Campanato/Agência Brasil
Pontes afirmou ainda que os planos para tornar o Brasil um polo de exportações de imunizantes não abrangem apenas a covid-19, mas todas as chamadas doenças tropicais negligenciadas, como dengue, febre amarela, zika e chikungunya.
“Esse ministério tem a característica de transformar e trazer para a realidade as coisas práticas, de transformar as inovações em práticas e levar para as pessoas. São muitos desafios”, afirmou.
Durante a cerimônia, Marcos Pontes relembrou a assinatura do Plano Nacional de Tecnologias Assistivas, realizada pela manhã no Palácio do Planalto e que viabiliza uma série de investimentos em iniciativas de acessibilidade, tanto públicos quanto privados.
Pontes celebrou, ainda, o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que é comemorado hoje e que foi tema de eventos em todo o governo federal Por Agência Brasil
Francisco Ronaldo Maciel e Raimundo Bogéa são os novos desembargadores do Tribunal de Justiça do Maranhão, pelos critérios de merecimento e antiguidade, respectivamente. A votação para acesso ao cargo para duas vagas, em decorrência das aposentadorias voluntárias da desembargadora Anildes Cruz e do desembargador Jaime Ferreira de Araújo, ocorreu em sessão plenária administrativa por videoconferência, na quarta-feira (1º). Logo após a sessão, os dois novos integrantes da Corte tomaram posse no Gabinete da Presidência.
Ao final da sessão, o presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo, disse que o anúncio dos nomes dos desembargadores Francisco Ronaldo Maciel e Raimundo Bogéa, durante sua gestão na Presidência, é motivo de muita satisfação para ele, destacando que ambos são seus amigos e juízes competentes.
“Momento de muita alegria, satisfação, você chegar ao ápice de sua carreira e olhar para trás e ver tudo que você passou, filho de uma família pobre da cidade de Codó. É um momento de muita satisfação e, acima de tudo, de reconhecimento do dever cumprido, de ver seu Tribunal reconhecer seu trabalho e o compromisso de assumir e continuar a fazer a entrega da prestação jurisdicional ágil, eficiente e, acima de tudo, defendendo os ideais republicanos”, agradeceu Ronaldo Maciel.
“É mais uma etapa da carreira. Não representa nenhum envaidecimento. Simplesmente, mais trabalho e dedicação à magistratura”, resumiu Raimundo Bogéa.
15 CANDIDATOS
Na primeira votação, pelo critério de merecimento, 15 candidatos concorreram à vaga: os juízes Jamil Aguiar da Silva, Francisco Ronaldo Maciel Oliveira, José Eulálio Figueiredo de Almeida, Lucas da Costa Ribeiro Neto, Samuel Batista de Souza, José Américo Abreu Costa, Manoel Aureliano Ferreira Neto, Nelson Melo de Moraes Rêgo e Raimundo Nonato Neris Ferreira; e as juízas Lucimary Castelo Branco Campos dos Santos, Oriana Gomes, Maria do Socorro Mendonça Carneiro, Sônia Maria Amaral Fernandes Ribeiro, Joseane de Jesus Corrêa Bezerra e Márcia Cristina Coelho Chaves.
O presidente Lourival Serejo destacou que, segundo a nova orientação do Conselho Nacional de Justiça, a votação começaria pelo magistrado mais antigo, desembargador Bayma Araújo – após o voto do corregedor-geral da Justiça, desembargador Paulo Velten.
O diretor-geral do TJMA, Mário Lobão, esclareceu que, segundo as modificações feitas pela Resolução CNJ nº 426, de 8 de outubro de 2021, que alterou a Resolução CNJ nº 106/2010, para cálculo da nota final de cada concorrente, deverá ser realizada a tri-média das notas lançadas pelos avaliadores, excluído o percentual de 10% em relação às maiores e menores notas, para, então, obter-se sua nota final por meio da média aritmética.
Segundo a nova resolução, caso a aplicação do percentual resultar em número decimal, ele será arredondado para o número inteiro imediatamente inferior. Mário Lobão explicou que, no caso do Plenário do TJMA, com 28 desembargadores no dia da votação, o número resultante de 10% (2,8) seria arredondando para 2 (número inteiro imediatamente inferior a 2,8). Com os 26 votos restantes, é calculada a média aritmética.
O parágrafo 4° do artigo 11 da resolução informa que, no caso de haver empate na nota final de dois ou mais concorrentes, terá preferência aquele com maior tempo de exercício no cargo, e, subsistindo o empate, a preferência será assegurada ao de maior idade.
MERECIMENTO
Iniciada a votação pelo corregedor-geral da Justiça, desembargador Paulo Velten, foram avaliados os critérios de desempenho (0 a 20 pontos); produtividade (0 a 30); presteza (0 a 25); e aperfeiçoamento (0 a 25) de cada um(a) dos(as) candidatos(as).
Ao final da votação, os que mais obtiveram pontos para a composição da listra tríplice foram o juiz Francisco Ronaldo Maciel Oliveira (2.593 pontos – média de 99,73); a juíza Maria do Socorro Mendonça Carneiro (2.586 pontos – média de 99,46) e o juiz Manoel Aureliano Ferreira Neto (2.575 pontos – média de 99,04).
Primeiro colocado na lista tríplice – e como já havia figurado na lista por merecimento em duas vezes anteriores –, o juiz Francisco Ronaldo Maciel Oliveira foi proclamado novo desembargador pelo presidente do TJMA.
ANTIGUIDADE
Em seguida, foi a vez do acesso ao cargo de desembargador, pelo critério de antiguidade, vago em decorrência da aposentadoria do desembargador Jaime Ferreira de Araújo.
O juiz Raimundo Moraes Bogéa, o mais antigo inscrito, também foi proclamado desembargador pelo presidente Lourival Serejo, após a concordância de todos os presentes.
Os dois novos integrantes da Corte foram aplaudidos e saudados pelos demais membros do Tribunal de Justiça do Maranhão.Por: Agência TJMA
O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, descartou qualquer risco de desabastecimento elétrico ou de apagão no país, por conta da crise hídrica dos reservatórios. Segundo o ministro, tirando causas meteorológicas externas, não haverá racionamento por falta de energia.
“Não há hipótese alguma de racionamento ou apagão por falta de energia. Pode ser por conta de um raio, de uma tempestade, mas não por falta de energia. É isto que nós estamos trabalhando, há mais de ano, para garantir aos consumidores brasileiros”, afirmou o ministro, durante a inauguração do novo laboratório do Centro de Pesquisas de Energia Elétrica (Cepel) da Eletrobras, em Nova Iguaçu (RJ).
Bento Albuquerque disse que o país atravessa a pior crise hídrica dos últimos 90 anos, com falta de chuvas sobre os principais reservatórios, mas ressaltou que o setor elétrico soube trabalhar para superar o problema: “Não há risco de desabastecimento de energia de forma alguma, mas eu entendo que o uso racional da energia tem que fazer parte da nossa educação e da nossa cultura.”
Usina nuclear
Em entrevista aos jornalistas após a inauguração do laboratório, o ministro também falou sobre a possibilidade de construção de uma quarta usina nuclear no país, que hoje tem Angra 1 e 2 e está em vias de concluir Angra 3.
Ele não definiu onde seria construída a próxima usina, podendo ser na Região Sudeste ou mesmo no Nordeste, mas frisou que ela será de uma nova geração, menor, mais eficiente e mais segura que as atuais.
Segundo Albuquerque, o estudo sobre o assunto deverá estar pronto para ser apresentado no Plano Decenal, no início de 2022.
Carros elétricos
Bento Albuquerque falou também sobre a tendência de eletrificação da frota de veículos, que está sendo acelerada em vários países, principalmente os europeus, pelas montadoras, que pretendem fabricar basicamente carros elétricos entre 2025 e 2030.
Porém, o ministro destacou que países de grandes extensões podem adotar modelos híbridos de motorização. “A eletrificação faz parte da realidade de cada país. Um determinado país pode dizer que terá toda sua frota elétrica. Em um país continental, como Brasil, Índia, China ou Estados Unidos, a eletrificação não ocorre em anos. Ela poderá ocorrer em décadas. O Brasil é privilegiado pela abundância de fontes energéticas renováveis e limpas. Temos o maior programa de bioenergia do mundo, que é baseado em biocombustíveis, e eles serão fundamentais”, disse.
Laboratório
O novo centro de pesquisas do Cepel, chamado Laboratório de Smart Grids, é um dos primeiros do gênero no país e recebeu investimentos da ordem de R$ 20 milhões, provenientes da Eletrobras, Petrobras e do Projeto META (MME e Banco Mundial).
O laboratório, localizado na Unidade Adrianópolis, em Nova Iguaçu, permitirá inúmeras opções de pesquisa e prestação de serviços, trazendo benefícios concretos às empresas do setor de energia e contribuindo para o avanço tecnológico do Brasil, dentro do atual contexto de transição energética. Garantirá experiências práticas, antes realizadas apenas em modelos teóricos, e maior confiabilidade para o sistema elétrico nacional, disse o diretor-geral do Cepel, Amilcar Guerreiro.
“Vai ajudar na avaliação do comportamento dos novos elementos que surgem na rede, em função da geração distribuída, do armazenamento distribuído de energia. Este laboratório vai permitir isso. Tem a capacidade de analisar elementos com uma potência mais alta. Painéis fotovoltaicos, um inversor com potência alta, este laboratório é capaz de fazer o ensaio, de avaliar a performance desses equipamentos”, explicou o diretor do Cepel.Por: Agência Brasil
O pedido de investigação foi apresentado pela CPI da Covid no Senado no encerramento dos trabalhos da comissão após Bolsonaro afirmar em live no dia 21 de outubro que leu uma suposta notícia de que pessoas no Reino Unido vacinadas contra a covid “estão desenvolvendo a síndrome da imunodeficiência adquirida [aids]”.
A OMS (Organização Mundial da Saúde) já negou a relação da vacina com a transmissão do vírus da aids e reforçou a necessidade dos portadores da doença se vacinarem contra a covid-19.
A PGR (Procuradoria Geral da República) se manifestou contra a abertura do inquérito, afirmando ao Supremo que já havia instaurado uma “apuração preliminar” sobre o caso.
O instrumento, que é praxe na PGR, serve para a Procuradoria avaliar se há indícios suficientes para justificar um inquérito formal. Críticos da gestão Augusto Aras acusam o procurador-geral de utilizar o expediente para adiar a abertura de investigações contra o Planalto.
Ao abrir a investigação, Moraes divergiu do entendimento da Procuradoria e afirmou que “não basta” à PGR apenas informar que foi aberta uma apuração preliminar. Segundo o ministro, é preciso que haja supervisão judicial sobre o andamento do caso.
“Uma vez endereçada ao Supremo Tribunal Federal uma notícia-crime – cujo procedimento investigatório igualmente existe no âmbito do Ministério Público –, como é o presente caso, a PGR é convocada a exercer, a partir de então, o seu mister precípuo, cabendo a essa Suprema Corte, por outro lado, a estrita obediência de seu dever jurídico consistente no indispensável controle das investigações, especialmente para garantir que o procedimento tramite regularmente, com severa obediência aos direitos constitucionais dos envolvidos“, disse Moraes. Por Poder 360
Não perca a oportunidade de colocar seu filho na melhor escola da cidade de Codó, a Escola Adventista de Codó estará aberta nesse domingo fazendo matrículas de alunos veteranos como também de novos alunos, tem um vasto leque de promoções que podem eventualmente caber no seu orçamento.
Com uma equipe técnica e de professores altamente qualificados a Escola Adventista sem se destacado na cidade de Codó como a única escola que vai bem mais além do ensino, vá lá e conheça de perto toda a estrutura da maior rede de ensino do planeta.
A Vara da Infância e da Juventude de Imperatriz está dando início a uma campanha informativa junto à sociedade, que tem como objetivo alertar aos pais sobre a autorização para menores viajarem. A ação visa à conscientização dos pais no sentido de providenciarem com antecedência as autorizações de viagem nacional para seus filhos viajarem neste final de ano para evitarem filas. De acordo com informações da vara, a campanha será realizada através de notícias na mídia, entrevistas na TV, visitas na rodoviária para falar com as empresas e no aeroporto para conversas com as empresas aéreas.
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente, a autorização de viagem nacional é necessária para crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos de idade. Para requerer a autorização de viagem nacional, os pais devem comparecer munidos com seu documento oficial com foto e o documento oficial com foto do filho. As ações de divulgação estão sendo realizadas pelos comissários de menores que atuam junto à unidade.
LOCAIS
Em Imperatriz, o serviço para emissão de autorização de viagem nacional funciona todos os dias de segunda-feira a sexta-feira, de 08h às 18h, na Vara da Infância e da Juventude, que fica localizada na rua Artur, s/n, Parque Sanharol (Complexo Jurídico). O serviço também é disponibilizado no Posto de Atendimento na Rodoviária de segunda a sexta-feira, no horário de 13h às 18h.
No período de 20 de dezembro a 06 de janeiro de 2022, compreendido como o recesso forense, o serviço de autorização de viagem funcionará somente no Posto da Rodoviária de Imperatriz de segunda a sexta-feira, no horário de 13h às 18h, com exceção dos dias 24, 25, 31 e 01 de dezembro.
“A Vara da Infância e da Juventude de Imperatriz mantém a permanente preocupação com a expedição de autorizações de viagens de crianças e adolescentes, especialmente por se tratar de um mecanismo de proteção, ao mesmo tempo que é direito de toda criança e adolescente deslocar-se de forma segura entre cidades do mesmo estado ou entre diferentes estados da Federação, bem como para outros países”, destacou o juiz Delvan Tavares, titular da unidade judicial.
Assessoria de Comunicação Corregedoria Geral da Justiça asscom_cgj@tjma.jus.br