Alunos da UEMA criam bengala inteligente com sensores para detectar obstáculos

Alunos do curso de Tecnologia em Redes de Computadores da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), campus Coroatá, desenvolveram uma bengala inteligente que detecta obstáculos e aumenta a autonomia de pessoas com deficiência visual.

O projeto foi criado por Milton Rodrigues Ribeiro, Rafael da Silva Sales e Francivaldo Sousa Reis, no âmbito do Programa de Formação Profissional Tecnológica (ProfiTec).

‍ O dispositivo, desenvolvido como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), usa sensores ultrassônicos instalados em uma bengala dobrável de alumínio para identificar obstáculos em diferentes distâncias e alturas. Quando algo é detectado, a bengala emite alertas sonoros e vibrações que ajudam o usuário a se orientar.

Categoria: Uncategorized

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*