No Campus Caxias, estão sendo ofertadas 200 vagas, sendo 160 para cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e 40 para cursos subsequentes. Como novidade, o campus passa a ofertar o Curso Técnico em Agropecuária subsequente ao Ensino Médio, voltado para estudantes que já concluíram ou que estão em fase de conclusão do Ensino Médio.
A proposta do novo curso é formar profissionais qualificados para atuar no setor agropecuário, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da região dos Cocais e do Maranhão. A formação alia ensino, pesquisa e extensão, articulando práticas técnicas com uma formação ética, crítica e cidadã.
Estrutura do curso – Ofertado de forma presencial, o curso terá carga horária total de 1.450 horas, distribuídas em três núcleos formativos: comum, politécnico e tecnológico. A matriz curricular inclui disciplinas como administração e gestão rural, construções de instalações agropecuárias, operação de máquinas e implementos agrícolas, manejo de solos e forragens, sistemas de produção animal, beneficiamento de produtos agropecuários, meteorologia agrícola, extensão rural e associativismo.
Com essa formação, o egresso poderá atuar em propriedades rurais, cooperativas, empresas privadas, órgãos públicos e instituições de pesquisa. Além da inserção no mundo do trabalho, o curso possibilita continuidade dos estudos em cursos superiores da área de Ciências Agrárias, como os bacharelados em Zootecnia e em Ciência e Tecnologia de Alimentos, também ofertados pelo IFMA.
A criação do curso em Agropecuária atende a demandas locais e regionais, considerando que o Maranhão tem forte base econômica na produção agropecuária, com destaque para a pecuária bovina e o cultivo de arroz e milho. Em Caxias, a produção de galináceos e a aquicultura reforçam a relevância da formação técnica voltada para os arranjos produtivos locais.
Vagas no Campus Caxias – Além do novo curso subsequente em Agropecuária (vespertino), com início no segundo semestre de 2026, o IFMA Campus Caxias também oferta cursos técnicos integrados ao Ensino Médio:
• Administração (vespertino) – 40 vagas
• Agroindústria (matutino) – 40 vagas
• Agropecuária (matutino) – 40 vagas
• Desenvolvimento de Sistemas (vespertino) – 40 vagas
Os cursos integrados são destinados a estudantes que concluíram ou estão concluindo o 9º ano do Ensino Fundamental, permitindo cursar o Ensino Médio junto à formação técnica.
Processo Seletivo – As inscrições seguem abertas até 20 de outubro e devem ser realizadas no sistema do seletivo disponível no site do IFMA, mediante pagamento da taxa de R$ 30,00. Para os candidatos que solicitaram isenção, o resultado já está disponível no portal da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da Extensão, Pesquisa, Ensino Profissionalizante e Tecnológico (FADEX).
O edital completo, com informações detalhadas sobre cursos, conteúdo programático, endereços dos campi e orientações gerais, está disponível na página Estude no IFMA.
A prova será aplicada em 23 de novembro (domingo), em todos os municípios com campus do IFMA, incluindo Caxias. O exame terá duração de três horas, com início às 13h30, e será composto por 30 questões objetivas, sendo 15 de Língua Portuguesa e 15 de Matemática. Os portões serão fechados às 13h.
Sistema de cotas – As vagas serão distribuídas entre ampla concorrência e sistema de cotas, conforme a legislação vigente. Entre os critérios estão:
Ter cursado toda a educação básica em escola pública;
• Renda familiar per capita de até um salário mínimo;
• Autodeclaração étnico-racial (pretos, pardos, indígenas e quilombolas);
• Ser pessoa com deficiência.
O resultado final será divulgado em 6 de janeiro de 2026, com matrículas entre os dias 7 e 16 de janeiro, que poderão ser feitas presencialmente ou on-line, de acordo com as orientações do edital.
Mais informações sobre o Curso Técnico em Agropecuária subsequente podem ser acessadas neste link.Fonte: Por: Ascom/ IFMA