O Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias está com inscrições abertas para ingresso no curso de Microempreendedor Individual (MEI). A qualificação profissional é ofertada gratuitamente no âmbito do Programa Qualifica Mais Progredir. Ao todo, são ofertadas 356 vagas distribuídas em nove turmas, sendo oito com 40 vagas e uma com 36.
O edital oferta vagas para pessoas inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), que tenham 18 anos ou mais, ensino fundamental completo e residam em Caxias/MA. Na seleção, a prioridade será para os beneficiários do Programa Auxílio Brasil.
Os interessados podem se inscrever gratuitamente até a próxima quarta-feira, 27 de julho. No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar cópia e original da Carteira de Identidade, CPF e comprovantes de residência e escolaridade. Será necessário também apresentar documento comprobatório da categoria beneficiário do Auxílio, membro do núcleo familiar de pessoa que recebe o Auxílio Brasil ou de inscrição no CadÚnico.
A inscrição pode ser realizada nos seguintes locais:
* Câmara Municipal de Vereadores
* Centro da Juventude da Volta Redonda
* Centro de Convivência dos Idosos (CCI) Seriema
* Corpo de Bombeiros
* CRAS Bacuri
* CRAS do Mutirão
* CRAS dos Caldeirões
* CRAS Pirajá
* Escola Professor Arlindo Fernandes de Oliveira
* Memorial da Balaiada
* Projeto Mãos Amigas
* Projeto Mãos que Criam
* Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social
* Universidade Aberta do Brasil (UAB)
A seleção e oferta será feita pelo IFMA em parceria com a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS). No âmbito local, o Campus Caxias também conta com a parceria da CDL; Câmara de Vereadores; Corpo de Bombeiros; Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia; Secretaria de Cultura e Turismo; e Unidade Regional de Educação. No âmbito institucional, o parceiro é o Centro de Referência Tecnológica (Certec).
O processo seletivo será realizado em duas etapas, sendo a primeira a análise dos documentos e da ficha de inscrição e a segunda uma entrevista, ambas de caráter eliminatório. O resultado final será divulgado no dia 03 de agosto. As aulas iniciarão ainda em agosto e se estenderão até o mês de outubro. Dentre os benefícios, os estudantes receberão auxílio financeiro conforme a presença diária nas aulas.
Para mais informações, acesse aqui a página do processo seletivo.
Sobre o Progredir – O Qualifica Mais Progredir é uma linha de fomento do Ministério da Educação e do Ministério da Cidadania que atende aos objetivos do Plano Progredir. Essa ação busca a inclusão produtiva e a ampliação de renda do público que recebe o Auxílio Brasil.
As ofertas são direcionadas a 100 localidades onde há a maior concentração de beneficiários do Programa Auxílio Brasil. O município de Caxias ofertará 500 matrículas. Ao todo, serão formadas 14 turmas nos bairros de Caxias. Por: Ascom/ IFMA