Blog do Walison - Em Tempo Real

Campanha de vacinação contra a gripe começa nesta segunda

 Dia D de vacinação contra a gripe no Leme, na zona sul do Rio de Janeiro.

Começa nesta segunda-feira (7) a campanha nacional de vacinação contra a influenza. A meta é imunizar 90% dos chamados grupos prioritários, que incluem crianças de 6 meses a menores de 6 anos, idosos e gestantes. Também podem receber a dose:

– trabalhadores da saúde;

– puérperas;

– professores dos ensinos básico e superior;

– povos indígenas;

– pessoas em situação de rua;

– profissionais das forças de segurança e de salvamento;

– profissionais das Forças Armadas;

– pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independentemente da idade);

– pessoas com deficiência permanente;

– caminhoneiros;

– trabalhadores do transporte rodoviário coletivo (urbano e de longo curso);

– trabalhadores portuários

– funcionários do sistema de privação de liberdade;

– e população privada de liberdade, incluindo adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (com idade entre 12 e 21 anos).

Proteção

De acordo com o Ministério da Saúde, o imunizante distribuído na rede pública protege contra um total de três vírus do tipo influenza e garante uma redução do risco de casos graves e óbitos provocados pela doença.

Em 2025, a dose contém as seguintes cepas: H1N1, H3N2 e B. A administração, de acordo com o ministério, pode ser feita junto com outras vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.

Doses

Para a vacinação deste ano, a pasta adquiriu um total de 73, 6 milhões de doses. No primeiro semestre, 67,6 milhões de doses devem ser distribuídas para as regiões Sul, Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste. No segundo semestre, 5,9 milhões serão enviadas para o Norte.

Inverno amazônico

A campanha, este ano, será realizada em dois momentos:

– primeiro semestre (março/abril): nas regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul

– segundo semestre (setembro): na Região Norte, alinhando-se ao período de maior circulação viral na região, o chamado inverno amazônico.

Eficácia e segurança

Ainda de acordo com a pasta, a vacina contra a gripe é capaz de evitar entre 60% e 70% dos casos graves e dos óbitos relacionados à doença.

O imunizante é contraindicado para crianças menores de 6 meses e pessoas com histórico de anafilaxia (reação alérgica) grave após doses anteriores.

Cobertura

Em 2024, a cobertura vacinal contra a gripe entre os públicos prioritários foi de 48,89% na Região Norte e 55,19% nas demais regiões.

“O Ministério da Saúde reforça a importância da vacinação e conta com a participação de toda a população. Vacinar-se é um ato de cuidado próprio e coletivo. As vacinas são seguras, eficazes e gratuitas.” Fonte: Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil

OMS: 300 mil mulheres morrem anualmente em razão de gravidez ou parto

Referentes ao período de 2006 a 2015, os dados tornam o Brasil o sétimo da América do Sul no quesito taxa de gravidez adolescente

No Dia Mundial da Saúde, celebrado nesta segunda-feira (7), a Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou que quase 300 mil mulheres perdem a vida todos os anos em razão da gravidez ou do parto, enquanto mais de 2 milhões de bebês morrem ao longo do primeiro mês de vida e outros 2 milhões são natimortos (bebês que morrem após 20 semanas de gestação no útero ou durante o parto).

“Isso representa aproximadamente uma morte evitável a cada sete segundos”, destacou a OMS.

Ainda segundo a organização, com base em tendências atuais, quatro em cada cinco países estão longe de atingir metas de melhoria da sobrevivência materna até 2030, enquanto um em cada três países não conseguirá atingir as metas de redução de mortes de recém-nascidos.

Campanha

Em razão da data, a OMS lançou uma campanha, com duração prevista de um ano, em favor do bem-estar materno e neonatal. O tema escolhido é Começos saudáveis, futuros esperançosos.

“A saúde de mãe e bebês afeta cada um de nós. Ainda assim, milhões de mulheres e recém-nascidos perdem suas vidas todos os anos por causas que poderiam ser prevenidas por meio de atendimento pontual e de qualidade”, disse a entidade.

“A campanha reforça que a forma como começamos a vida desempenha um papel importante para determinar tudo o que vem depois. Quando mulheres e recém-nascidos não apenas sobrevivem ao parto, mas mantêm boa saúde, isso beneficia famílias e comunidades e contribui para o desenvolvimento econômico e a estabilidade”, avaliou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Avanços

Apesar dos números, a OMS destaca que, desde o ano 2000, as mortes maternas caíram 40% em todo o planeta, enquanto os óbitos entre recém-nascidos registraram redução de pouco mais de 30%.

No ano 2000, 443 mil mulheres perderam a vida durante ou após o parto. Em 2015, o número caiu para 328 mil mulheres e, em 2023, para 260 mil mulheres. Segundo a OMS, em 2023, pela primeira vez na história, não houve um único país no mundo que se classificou como detentor de taxas extremamente altas de mortalidade materna.

Dados da OMS revelam ainda que, entre o ano 2000 e 2023, as taxas de acesso a cuidados pré-natais em todo o mundo subiram 21%. No mesmo período, as taxas de acesso a assistência qualificada durante o parto aumentaram 25% e as taxas de acesso a cuidados no pós-parto, 15%.Fonte: Paula Laboissière – Repórter da Agência Brasil

Sociedade civil pode se inscrever até o dia 10 em diálogo do Brics

Brasília (DF) 21/12/2024 - Conheça a identidade visual do BRICS Brasil: árvore amazônica traduz objetivos do grupo.
Foto: Secretaria de Comunicação Social/Divulgação

Termina no próximo dia 10 de abril, sábado, o prazo para inscrição no diálogo BRICS e a Economia Global: Desafios e OportunidadesA iniciativa visa a envolver conselhos, fóruns e outras organizações da sociedade civil dos países membros do BRICS. Programado para acontecer de maneira virtual, no dia 16 de abril, este será o primeiro evento internacional organizado pelo pilar Financeiro do Brics neste ano.

>>> As inscrições podem ser feitas gratuitamente

O evento é organizado pela presidência brasileira do Brics, que comanda o bloco neste anoSegundo a organização, ocorrerão duas sessões que discutirão a integração das economias do BRICS à economia global. Também está na pauta do evento o debate sobre o fortalecimento do comércio e dos investimentos entre os países membros do Brics como impulsionadores do crescimento econômico e estratégia para fortalecer os Mercados Emergentes e Economias em Desenvolvimento (EMDEs, na sigla em inglês) e as prioridades da Trilha de Finanças durante a Presidência Brasileira do Brics.

As organizações da sociedade civil que se inscreverem devem enviar uma proposta de intervenção de até três minutos a ser apresentada durante a sessão BRICS e o Fortalecimento das Economias do Sul Global. Serão aceitas dez propostas, a partir de uma avaliação de sua relação com os temas e assuntos que serão tratados pela mesa.

Atualmente o Brics é composto por 11 países-membros: África do Sul, Arábia Saudita, Brasil, China, Egito, Emirados Árabes Unidos, Etiópia, Indonésia, Índia, Irã e Rússia. Em termos populacionais, o Brics representa aproximadamente 48,5% da população do planeta.

Em relação à economia, a participação do bloco no Produto Interno Bruto (PIB) mundial ficou em aproximadamente 39% em 2023. No comércio internacional, os países do Brics respondem por 24% do total das trocas mundiais. Luciano Nascimento – repórter da Agência Brasil

Consignado CLT: saiba os cuidados na hora de contratar um empréstimo

29.04.2022 Real Moeda brasileira, dinheiro
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil/Arquivo

Com a nova modalidade de crédito consignado criada pelo governo federal, voltada para trabalhadores da iniciativa privada com carteira assinada, entidades de defesa do consumidor alertam para os cuidados a serem tomados antes de contratar o empréstimo.

O crédito terá como garantia recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) com algumas regras que devem ser observadas com muita cautela pelos consumidores. Uma delas é o comprometimento de até 35% do salário para o pagamento das parcelas e a garantia do crédito até 10% do FGTS ou 100% da multa rescisória, caso o trabalhador seja demitido sem justa causa.

Esta retenção de parte do FGTS como garantia para um empréstimo mais barato deve ser bastante planejada pelo consumidor para que não se torne uma dificuldade, já que para os trabalhadores da iniciativa privada o FGTS representa uma reserva financeira estratégica”, alerta o diretor-executivo do Procon de São Paulo, Luiz Orsatti Filho.

Para ele, é preciso que o interessado compreenda muito bem as regras e avalie a real necessidade do empréstimo, analisando se a contratação não irá comprometer o orçamento e gerar uma situação de endividamento.

Taxa de juros

O Procon-SP alerta ainda para o fato de que a taxa máxima de juros deve incluir todos os custos da operação. “Não é permitida qualquer outra cobrança como tarifa, sob qualquer justificativa. É proibido estipular prazo de carência para o início do pagamento das parcelas. Ao receber o empréstimo, o beneficiário não poderá começar a pagar meses depois”, explica o Procon-SP.

Antes da assinatura do contrato, é preciso estar atento ao valor total contratado com e sem juros, a taxa mensal e anual de juros, o valor, número e periodicidade das prestações, a data do início e fim dos descontos e o custo efetivo total. Todas essas informações devem ser fornecidas pelos bancos e financeiras.

O consumidor deve se lembrar ainda de que as parcelas do empréstimo serão descontadas diretamente da folha de pagamento pelo eSocial, sistema público que unifica de forma obrigatória informações trabalhistas, previdenciárias e fiscais dos empregadores e empregados de todo o país.

A nova modalidade de empréstimo consignado não pode ser contratada por telefone, só pelos canais oficiais das instituições financeiras, após proposta recebida no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital).

Para a advogada especialista em Direito do Consumidor, Renata Abalem, o ideal é não fazer dívidas, portanto, o melhor é analisar muito bem a necessidade de contrair o consignado.

“Se for para pegar esse dinheiro, que seja para comprar um bem durável. Se o objetivo for o de pagar uma outra dívida, que esse pagamento seja bem alinhavado para não ser ainda um prejuízo maior, porque uma dívida é um pacto de obrigatoriedade”, finaliza. Fonte: Flávia Albuquerque – Repórter da Agência Brasil

Prefeito de Parnaíba exonera ex-prefeito e nomeia familiares para o secretariado; veja nomes

O prefeito de Parnaíba Francisco Emanuel (Progressistas) exonerou o ex-prefeito Mão Santa (União Brasil) do cargo de secretário imediato da Prefeitura e nomeou a esposa, a mãe e o tio para o secretariado da gestão municipal. Confira os nomeados ao fim da reportagem.

As exonerações e nomeações foram publicadas na edição extra de sexta-feira (4) do Diário Oficial do Município (DOM). O “decretão” do prefeito também demitiu todos os servidores que ocupavam cargos comissionados, incluindo secretários, superintendentes e diretores de órgãos públicos.

A decisão ocorre quase duas semanas depois de o prefeito romper politicamente com o ex-prefeito, a ex-primeira-dama Adalgisa Moraes Souza – exonerada da Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania – e a deputada estadual Gracinha Mão Santa (Progressistas), filha do casal.

Para o cargo de Adalgisa, Francisco Emanuel nomeou a esposa e primeira-dama Analia Lima. A mãe do prefeito, Jeanne Pereira, assumirá a presidência do Instituto de Previdência de Parnaíba (IPMP), e o tio dele, Oscar Machado Filho, será o novo secretário de Fazenda.

Rompimento político

Prefeito de Parnaíba foi apoiado por ex-prefeito e ex-primeira-dama em 2024 — Foto: Reprodução/Redes Sociais

Francisco Emanuel foi eleito, em outubro de 2024, para a Prefeitura de Parnaíba com o apoio de Mão Santa e Gracinha Mão Santa. Entretanto, em março de 2025, o prefeito denunciou que identificou irregularidades em contratos e na gestão de recursos do executivo municipal.

“Várias coisas estavam acontecendo sem o meu consentimento. Por exemplo, contratos que ano passado custavam X esse ano passaram a custar dois, três X. Eu não posso ser irresponsável nem com o dinheiro público e nem com o meu CPF. Assim que tomei conhecimento, informei ao meu setor jurídico, que já tomou as providências”, afirmou Francisco em uma rede social.

Pouco depois da manifestação do prefeito, Gracinha declarou que a gestão de seu pai deu ao sucessor “estrutura e transparência” na transição de mandato e apontou que não houve “falta de clareza”.

A parlamentar também apelidou Francisco Emanuel, que concorreu ao cargo sob o nome de “Novo Francisco” – em alusão ao nome de batismo de Mão Santa, Francisco de Assis –, de “Novo Judas”.

Veja as nomeações feitas pelo prefeito:

 

  • Secretaria de Governo: Edrivandro Gomes Barros;
  • Procuradoria-Geral do Município: Eliaquim Sousa Nunes;
  • Secretaria de Desenvolvimento Social: Analia Priscilla Lima da Silva (primeira-dama);
  • Secretaria de Fazenda: Oscar Machado da Cunha Filho (tio do prefeito);
  • Secretaria de Gestão: Zulmira do Espírito Santo Correia;
  • Secretaria de Educação: Danilo de Andrade Rêgo;
  • Secretaria de Saúde: Thiago Judah Sampaio Carneiro;
  • Secretaria do Abastecimento: Deise Aragão Mattei;
  • Secretaria de Transporte e Trânsito: Thiciano Ribeiro da Cruz;
  • Secretaria de Defesa Civil: Felipe da Silva Sousa;
  • Secretaria de Infraestrutura: Iranildo Junio Camapum Brandão;
  • Secretaria de Meio Ambiente: Ruben Sousa Ferreira;
  • Secretaria do Trabalho: Rafael Costa Lima;
  • Instituto de Previdência: Jeanne Pereira Cunha (mãe do prefeito). Fonte: G1-PI

Suspeito de matar ex-mulher com golpes de canivete é convertida para preventiva em Teresina

Mulher é morta a facadas em apartamento; ex-companheiro se entrega à polícia — Foto: Isabela Leal/TV Clube

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI) converteu, neste domingo (6), a prisão em flagrante de Pedro Rocha Pereira e Farias pelo assassinato da ex-mulher dele, Gisele Maria Pinheiro Pereira, de 33 anos, morta com golpes de canivete, em preventiva.

O crime aconteceu na tarde deste sábado (5), no próprio apartamento em um condomínio no residencial Tancredo Neves, Zona Sudeste de Teresina. O ex-companheiro da vítima foi considerado o principal suspeito e foi preso ao se entregar à polícia.

Entenda o caso

 

Segundo a delegada Camila Macedo, plantonista da Central de Flagrantes de Teresina, os dois se relacionaram por três anos e estavam separados há 15 dias. Ele dormiu no apartamento da vítima na noite de sexta-feira (4) e, neste sábado, viu algumas mensagens no celular dela.

“Eles tiveram uma discussão pela manhã, por conta de ciúmes, e foram trabalhar. Ele retornou à casa dela, por volta das 12h30, a pretexto de buscar alguns pertences, mas chegou com um canivete. A gente acredita em um crime premeditado”, afirmou a delegada.
O corpo de Gisele foi encontrado pela perícia criminal com cerca de 20 perfurações no tórax, no pescoço e nas costas. A arma do crime, um canivete, estava embaixo de um sofá do apartamento.

A TV Clube apurou que o suspeito, após matar a vítima, ligou para um familiar, sargento da Polícia Militar do Piauí (PMPI), e confessou o crime.

Uma equipe do 8º Batalhão da Polícia Militar (BPM) chegou ao local, prendeu o homem e o levou à Central de Flagrantes de Teresina, onde ele prestou depoimento à delegada de plantão.

Os policiais militares isolaram a cena do crime e acionaram a perícia e o Instituto de Medicina Legal (IML), que recolheu o corpo da mulher.

A investigação do caso vai ser realizada pelo Núcleo de Feminicídio do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP). Fonte: G1-PI

 

Homem foragido por estupro é preso na BR-230, em Campina Grande

Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Campina Grande — Foto: PRF/Divulgação

Um homem foi preso suspeito de estupro, na noite deste sábado (5), em Campina Grande. A prisão foi feita pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), na BR-230, no quilômetro 143.

Segundo a PRF, o homem de 33 anos era considerado foragido por ter cometido um crime de estupro em Bayeux, na Grande João Pessoa, e estava fugindo para Tabira, em Pernambuco. O suspeito estava em um veículo por aplicativo (que também foi recolhido por problemas administrativos), quando foi abordado pelos policiais.

g1 entrou em contato com a PRF para informações de quando o crime ocorreu, mas, não obteve resposta até a última atualização desta notícia.

Durante a fiscalização, foi constatado um mandado de prisão em aberto contra ele. O homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil e ficará à disposição da Justiça. Fonte: G1-PB

Antônio Barros, cantor e compositor paraibano, morre aos 95 anos

Antônio Barros, compositor paraibano, completa 90 anos nesta quarta-feira (11) — Foto: Reprodução/TV Cabo Branco

O cantor e compositor paraibano Antônio Barros morreu neste domingo (6) aos 95 anos. Ao lado de Cecéu, companheira dele na vida e na música, a dupla compôs vários sucessos que ganharam o mundo nas vozes de Elba Ramalho, Fagner, Luiz Gonzaga, Gilbero Gil, Ney Matogrosso, entre outros artistas. Foram mais de 700 músicas, entre as principais estão ‘Homem com H’, ‘Bate Coração’ e ‘Procurando Tu’.

O artista sofria de Parkinson, doença degenerativa que, entre os sintomas, traz a dificuldade de engolir. Isso gerou uma bronco-aspiração, o que motivou uma longa internação do paraibano desde o começo do ano. O velório do cantor e compositor acontece a partir das 13h, no Parque das Acácias. O enterro será às 17h.

Nascido em 1930 em Queimadas, Antônio Barros começou a compor na década de 1950. Após se mudar para Campina Grande, 20 anos depois, ele conheceu Mary Maciel Ribeiro, a Cecéu.

Antônio Barros e Ceceu, parceria de vida e de carreira — Foto: Rafael Passos/Secom-JP

Vida e carreira de Antônio Barros

 

Antônio Barros estudou no Grupo Escolar José Tavares. A escola foi fundada em 1937, sendo o primeiro colégio de Queimadas, município com pouco mais de 43 mil habitantes.

“Em 1930 não conhecia nada, não sabia que o mundo era redondo. Fui para Campina Grande, ficamos lá até minha vivência de adulto, fui para recife, e a partir daí começou minha vida profissional”, disse o compositor em uma entrevista concedida ao g1 em 2020, quando completou 90 anos. (Reveja abaixo)

Na mesma escola estudaram alguns primos. O pai de um deles, chamado Adauto, foi quem ensinou Antônio Barros a tocar violão e, depois, o pandeiro. Ao ir para o Rio de Janeiro, procurou Jackson do Pandeiro, que lhe deu apoio na capital carioca.

Já conhecido, ele não deixou de visitar Campina Grande. Em uma dessas viagens, conheceu Cecéu uma parceira para sempre.

“Estava escrito nas estrelas, porque aos meus nove anos eu estudava no colégio São Vicente de Paulo e já ia cantando música de Antônio Barros. Em 1971, quando nos conhecemos, ficamos sete meses conversando, e Antônio voltando para o Rio, passou esse tempo lá, quando voltou ele disse para nos unir e fazer uma dupla, porque eu já tinha alguns trabalhos feitos. Eu disse: topo”, contou Cecéu em 2020.

Ele a convidou para, juntos, se mudarem para o Rio de Janeiro e foi então que começou a parceria. Entre as canções mais famosas do casal estão clássicos como “Homem com H”, “Por Debaixo dos Panos”, “Bate Coração”, “Procurando Tu”, “Forró do Poeirão”, “Forró do Xenhenhém” e “Óia Eu Aqui de Novo”.

Quando se fala em parceria não é só sentimental. A dupla gravou um disco de música romântica como Tony e Mary, mas foi no forró que emplacou um sucesso atrás do outro, como “Homem com H”. Luiz Gonzaga, Marinês, Trio Nordestino, Os Três do Nordeste, Jorge de Altinho, Elba Ramalho, Ney Matogrosso, Alcione, e tantos outros gravaram músicas da dupla.

Entre as canções mais famosas do casal estão clássicos como “Por Debaixo dos Panos”, “Bate Coração”, “Procurando Tu”, “Forró do Poeirão”, “Forró do Xenhenhém” e “Óia Eu Aqui de Novo

Patrimônio cultural imaterial da Paraíba

 

Uma lei publicada em 2021 reconheceu a obra dos casal como patrimônio cultural imaterial do Estado da Paraíba. A lei é de autoria da então deputada estadual Estela Bezerra, que justifica o reconhecimento pelo casal representar não só a musicalidade, mas também a cultura do estado. “[Antônio Barros e Cecéu] são a própria essência do povo nordestino. Suas composições atravessam as gerações como a melhor expressão da nossa gente, da nossa terra e do nosso espírito paraibano e nordestino”, destacou a deputada. Fonte: G1-PB

 

Colisão traseira entre caminhonete e carreta deixa uma pessoa morta na BR-135, no MA

Colisão traseira entre caminhonete e carreta deixa uma pessoa morta na BR-135, no MA — Foto: Divulgação/PRF-MA

Um homem de 55 anos morreu após uma colisão entre uma caminhonete e uma carreta, na BR-135, entre as cidades de Dom Pedro e Presidente Dutra, no leste do Maranhão.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o acidente aconteceu por volta das 7h55, no km 332 da rodovia. A colisão envolveu uma caminhonete Chevrolet/S10 Ls Ds4, preta, de placa do município de Presidente Dutra/MA, e um semirreboque tracionado por um caminhão trator Scania/R540 A6X4, laranja, de placas do município de Trizidela do Vale/MA.

Em um trecho em obras, o condutor da caminhonete não observou a carreta parada sobre a pista de rolamento e colidiu na traseira do último semirreboque.

Colisão traseira entre caminhonete e carreta deixa uma pessoa morta na BR-135, no MA — Foto: Divulgação/PRF-MA

Com a colisão, o condutor de uma caminhonete acabou morrendo no local.

Colisão traseira entre caminhonete e carreta deixa uma pessoa morta na BR-135, no MA — Foto: Divulgação/PRF-MA

Fonte: G1-MA

Fórum lança manifesto para ampliar inclusão de jovens LGBT+ no mercado

BANDEIRA LGBT

Para dar mais voz e fortalecer o ingresso e o respeito da juventude LGBTI+ no mercado de trabalho, foi lançado neste sábado (5), na capital paulista, o Manifesto do Grupo de Trabalho das Juventudes LGBTI+. O lançamento ocorreu no Museu da Diversidade Sexual, na estação República do Metrô.

Elaborado pelo Fórum de Empresas e Direitos LGBTI+ [criado em 2014 para articular as empresas na promoção dos direitos humanos no ambiente empresarial] e assinado por mais de 160 grandes empresas do país, o documento não apenas expõe as experiências e desafios específicos enfrentados por jovens de 18 a 29 anos, mas também pretende contribuir para a construção de ambientes corporativos mais diversos, inclusivos e éticos.

“Estamos há pouco mais de um ano trabalhando no Fórum, em um grupo de trabalho de juventudes, para realmente levar para o mercado de trabalho, empresas e organizações informações sobre a importância não só de ouvir as juventudes, mas de conhecer e acolher suas demandas. É importante pensar não só em como as juventudes podem contribuir para a diversidade organizacional, mas também para o mercado, para a inovação e para os resultados”, falou Bru Ferreira, liderança de comunicação da Blend Edu e do It Gets Better Brasil, também responsáveis pelo manifesto.

Um dos objetivos desse documento, destacou Bru Ferreira, é fazer com que as organizações “tenham realmente um olhar para a diversidade e para a responsabilidade social”.

Segundo Reinaldo Bulgarelli, secretário-executivo do Fórum, o manifesto é um compromisso estabelecido pelas empresas para que se promova a inclusão no mercado de trabalho.

“O manifesto é um monte de quereres: queremos participar do mundo das empresas e desse processo de transformação e queremos acelerar o aprendizado que a empresa precisa ter com a sua juventude”, disse à reportagem da Agência Brasil.

“Abandonar a juventude não é um bom negócio, pensando nesse mundo empresarial. Abandonar uma juventude talentosa e cheia de potência só por ela ser LGBTI+ não é um bom negócio. Essa é a mensagem que a gente quer passar”, acrescentou.

Entre as dez ações previstas pelo manifesto estão a promoção de espaços de pertencimento e diálogo dentro do ambiente de trabalho e a solicitação para que as empresas promovam o reconhecimento de talentos de juventudes LGBTI+ que estão em situação de vulnerabilidade e exclusão. O documento pode ser acessado no site do fórum

“O manifesto já foi divulgado nas redes sociais do Fórum e todas as empresas que fazem parte dele vão receber um cópia para que possam lê-lo, mas também opinar sobre ele e discuti-lo internamente”, disse Bru Ferreira.

“A ideia é que ele seja um documento realmente vivo e não de gaveta, de forma com que a gente consiga realizar eventos, conversar e realizar rodas de conversa sobre ele. A ideia também é que ele seja um manifesto que não vai só ficar restrito às empresas do fórum, mas que possa fazer um barulho no mercado como um todo”, acrescentou. Fonte: Elaine Patrícia Cruz – Repórter da Agência Brasil