Cerca de 62,56 milhões de brasileiros estavam endividados no mês de maio, mostra o Mapa da Inadimplência no Brasil, divulgado pela Serasa. O número é 0,7% menor do que o verificado em abril, quando o indicador estava em 62,98 milhões.
O valor médio da dívida por pessoa, no entanto, é o maior dos últimos 12 meses, e está em R$ 3.937,38, alta de 1,3% em relação ao mês anterior. O valor médio de cada conta em atraso é de R$ 1.162,43.
O maior volume de dívidas está na categoria bancos/cartão, representando 29,7% dos mais de R$ 211 milhões de débitos. Em seguida, estão as contas com luz, água e gás, com 22,3%. As compras no varejo representam 13% das dívidas dos brasileiros.
Em números absolutos, São Paulo lidera o número de negativados, com mais de 15 milhões, mais que o dobro do estado segundo colocado. Rio de Janeiro tem 6,15 milhões e Minas Gerais, 5,9 milhões. Bahia (3,92 milhões) e Paraná (3,27 milhões) aparecem entre os cinco mais inadimplentes.
A Serasa também aponta os brasileiros que estão buscando negociação pelo Serasa Limpa Nome. A faixa etária de 31 a 40 anos foi a que mais buscou uma solução financeira para os débitos, em seguida os com idade entre 18 e 25 anos.Por Agência Brasil
A variante Delta, predominante em Portugal, já está presente em 98 países, anunciou hoje (2) a Organização Mundial da Saúde (OMS), alertando que o mundo está diante de um “período muito perigoso da pandemia” de covid-19.
“A Delta foi detectada pelo menos em 98 países, propagando-se rapidamente em países com baixa e com alta cobertura de vacinas”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom, em entrevista coletiva virtual partir de Genebra.
Segundo ele, o mundo enfrenta atualmente um “período muito perigoso da pandemia”, com “cenas terríveis de hospitais superlotados” em países com baixa cobertura de vacinação e com a variante Delta, detectada inicialmente na Índia, a “continuar a mutação”, o que requer uma avaliação constante com ajustes na resposta de saúde pública.
O representante da OMS adiantou que pediu aos líderes mundiais para trabalharem em conjunto, no sentido de garantir que, em julho de 2022, 70% da população mundial estejam vacinados contra o SARS-CoV-2.
“Essa é melhor maneira de controlar a pandemia, de salvar vidas e de levar à recuperação econômica global, evitando que as variantes conseguiam se disseminar”, defendeu Tedros Adhanom, reiterando o objetivo de, em setembro deste ano, ter 10% da população do mundo já vacinada, o que permite proteger os trabalhadores da saúde e os grupos mais vulneráveis.
Para incrementar a vacinação global, o líder da OMS adiantou que estão sendo criadas novas instalações de produção em várias partes do mundo, mas que esse objetivo pode ser acelerado com a partilha de conhecimento e de tecnologia por parte das empresas farmacêuticas.
Nesse sentido, Tedros Adhanom disse que desafiou a BioNTech, a Pfizer e a Moderna a partilharem o conhecimento para “poder acelerar o desenvolvimento de novas produções” de vacinas.
Na mesma entrevista, a epidemiologista Maria Van Kerkhove, responsável técnica da resposta da OMS à covid-19, considerou que a organização “não tem uma bola de cristal para fazer previsões” sobre quanto tempo ainda demorará a pandemia. Lembrou que, neste momento, existem quatro variantes de preocupação – Alpha, Beta, Gama e Delta -, que também estão em circulação em Portugal.
“A trajetória das variantes em cada país depende dos planos que estão sendo implementados”, afirmou a especialista, ao destacar a necessidade de manter a vigilância, a testagem, o isolamento dos casos, a quarentena dos contatos e uma boa taxa de vacinação, assim como as medidas de proteção individual.
“Todos esses fatores são parte da equação sobre quando essa pandemia vai acabar”.
A pandemia de covid-19 provocou pelo menos 3.957.862 mortes em todo o mundo, resultantes de mais de 182,5 milhões de casos de infecção, segundo balanço recente da agência AFP.
Em Portugal, morreram 17.108 pessoas e foram confirmados 884.442 casos de infeção, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde.
A doença respiratória é provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, detectado no final de 2019 em Wuhan, cidade do centro da China. Por Agência Brasil
Há 15 meses atuando na linha de frente da covid-19, profissionais de saúde no Brasil ainda se sentem despreparados para lidar com a pandemia, mostra estudo da Fundação Getulio Vargas (FGV). Entre as mulheres, 72,2% das entrevistadas disseram não ter informações suficientes para trabalhar. Essa condição atinge 61,1% dos homens. Para profissionais negras, o percentual é ainda maior e chega a 78,22%. Os pesquisadores destacam que os indicadores de sensação de despreparo refletem os dados sobre quem recebeu mais treinamento, orientações ou recursos.
“Essas desigualdades têm marcas de gênero e de raça. As mulheres estão em situação pior e essa diferença vem aumentando em relação aos homens ao longo do tempo [da pandemia]”, diz Gabriela Lotta, uma das pesquisadoras responsáveis pelo trabalho. O relatório foi produzido com dados de uma enquete online, com 1.829 profissionais de saúde, entre os dias 1º e 20 de março deste ano.
Esta é a quarta rodada da pesquisa e faz parte de uma série realizada pelo Núcleo de Estudos da Burocracia (NEB-FGV), em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Rede Covid-19 Humanidades. A proposta é compreender as percepções dos profissionais que atuam na linha de frente da pandemia sobre as condições de trabalho nesse período
Sobre o recebimento de equipamentos, treinamento e testagem, também observam-se disparidades. Enquanto 57,93% dos homens brancos disseram ter recebido equipamentos de forma contínua, o percentual cai para 38,12% entre os homens negros. Em relação ao treinamento, 43,9% dos homens brancos relataram ter recebido, e as mulheres negras foram as que menos receberam, com 20,94%. A testagem de forma contínua foi citada por 22,5% dos homens brancos e 11,5% das mulheres negras.
“A gente achava que ao longo do tempo essas desigualdades fossem amenizadas, mas, pelo contrário, elas foram se acentuando”, afirma a pesquisadora. Gabriela explica que a análise por gênero e raça se mostrou fundamental ao longo do trabalho. “Nas outras etapas ficou cada vez mais evidente que embora a pandemia afetasse a todas as pessoas, e especialmente os profissionais de saúde, ela atingia de maneira diferente mulheres e homens, especialmente as questões de raça.”
A desigualdade aparece também nas áreas de saúde mental e divisão do trabalho doméstico. Para 67,3% dos homens entrevistados, a saúde mental teve impacto durante a pandemia. Entre as mulheres, o índice chega a 83,7%. Mais da metade das profissionais de saúde disseram dedicar mais de 14 horas por semana às tarefas domésticas, contra 39% dos homens.
Em termos comparativos das etapas do levantamento Gabriela mostra que, no geral, os indicadores se mantiveram ruins. “O sentimento de despreparo diminuiu um pouco, o acesso a equipamentos de proteção individual aumentou, o acesso à testagem aumentou, o suporte e orientação aumentaram mas outros indicadores se mantiveram muito ruins o tempo inteiro.”
Gabriela chama atenção para o esgotamento dos profissionais de saúde. “Estamos com alto percentual de adoecimento, mortalidade muito alta também, especialmente antes da vacinação, profissionais que estão com a saúde mental abalada e precisam continuar cuidando dos pacientes. Eles não estão tendo descanso, não têm férias, não têm licença e estão no limite.”
A pesquisadora destaca a necessidade de políticas que observem as desigualdades estruturais. “Essas políticas deveriam ser para todos os profissionais, elas precisariam ter um olhar muito cuidadoso, pois o estudo revela os reflexos também dessa desigualdade estrutural de gênero na sociedade”, diz. Para ela, as políticas sempre devem ter um olhar diferenciado para homens e mulheres, porque “se elas tratam todo mundo igual, a gente está só reproduzindo desigualdades.”Por: Agência Brasil
Equipes de busca e resgate tentavam retirar do meio de escombros um trabalhador preso dentro de um edifício parcialmente construído, de cinco andares, que desabou durante uma tempestade em Washington.
Mais quatro trabalhadores foram removidos do local pouco tempo depois do desabamento na capital norte-americana, que ocorreu nessa quinta-feira (1º), por volta das 15h30 no horário local, segundo John Donnelly, diretor-assistente dos bombeiros.
Os trabalhadores resgatados foram levados a um hospital local, a oito quilômetros do Capitólio. Nenhum deles corria risco de morrer, disse Donnelly.
O trabalhador preso nos escombros estava consciente e em contato com as equipes de bombeiros que tentam resgatá-lo, afirmou o diretor. “Estamos conversando com ele e vejo isso como uma coisa boa”.
Na semana passada, uma torre residencial desabou em Surfside, na Flórida, enquanto a maioria dos moradores dormia. Equipes de resgate já recuperaram 18 corpos e dizem que 145 pessoas ainda estão desaparecidas.
(Reportagem de Trevor Hunnicutt em Washington e Dan Whitcomb em Los Angeles)
Governo do Maranhão amplia capacidade de lotação em eventos, igrejas e atendimentos em órgãos públicos estaduais — Foto: Reprodução/Redes sociais
O governo do estado flexibilizou as medidas restritivas contra a Covid-19 no Maranhão. O anúncio foi feito pelo governador Flávio Dino (PSB), nesta sexta-feira (2), durante entrevista coletiva. Dino afirmou que o estado ampliou de 100 para 150 a capacidade de pessoas em eventos e ampliou o horário de realização dos eventos até 0h. Houve a ampliação, ainda, da capacidade de funcionamento em órgãos públicos e igrejas. As medidas ficam vigentes até o dia 12 de julho.
Veja como ficam as medidas até 12 de julho
Todo o estado
* eventos poderão ter até 150 pessoas
* a realização dos eventos poderá ser feita até a 0h
* administração pública estadual poderá funcionar com 80% da capacidade
* igrejas poderão funcionar com 70% da capacidade
Grande São Luís
* grupo de risco vacinado poderá retornar ao trabalho após 30 dias (exceto gestantes), tanto no setor público quanto privado
* comércio e indústria devem funcionar entre 9h e 21h
* bares e restaurantes devem funcionar até 0h
* supermercados devem funcionar de 6h a 0h
* supermercados, academias, salões, bares e restaurantes poderão funcionar com 70% da capacidade
O governador destacou que é preciso seguir as medidas, para que as flexibilizações continuem sendo feitas.
“Agora, se houver superlotação, abuso e se houver um crescimento no número de casos, assim como nós já voltamos atrás, teremos que novamente voltar atrás. E eu não desejo isso. Por isso enfatizo, peço, suplico para que haja a máxima compreensão dos empresários, dos consumidores, porque com isso nós vamos melhorando as condições de funcionamento, reduzindo portando as restrições. Nós tivemos uma redução de casos de óbitos e de internações, com o aumento da vacinação e, por isso, flexibilizamos”, afirmou o governador.
Flávio Dino destacou que o Maranhão foi o segundo estado que mais avançou na vacinação no mês de junho, com aumento de 80% de pessoas imunizadas, o que foi possível por causa da parceria entre o governo do estado e os municípios. Ele afirmou que isso mostra que, ao contrário do que alguns dizem, a intervenção do estado na vacinação é importante.
“Depois de uma alta nas internações, o Maranhão teve uma queda, no mês de junho, no número de internações, o que pode ser um indicativo de que o estado já atravessou a terceira onda. O nosso desejo, a nossa luta conjunta é para que nós possamos sustentar essa tendência de decréscimo e com isso não tenhamos, mais adiante, outro ciclo de crescimento”, disse Dino.
Ainda segundo o governador, já é perceptível o efeito da vacinação no estado em junho, pois com o aumento na vacinação, houve uma queda no número de mortes, e que, por isso, não se pode ir atrás de quem desestimula a imunização dizendo que ela não faz efeito.
“Nós respeitamos as liberdades individuais, mas fazemos questão de mais uma vez destacar a imprescindibilidade do comparecimento à vacinação. É uma medida essencial para proteção sua e da sua família e da sua comunidade”, destacou.
Dino destacou que o Maranhão já tem em relação à vacina contra a covid:
* 4 milhões de doses recebidas
* 3,53 milhões de doses distribuídas
* 3 milhões de doses aplicadas
Ele afirmou que os municípios maranhenses só poderão receber novas doses dos imunizantes se alcançarem 85% ou mais de aplicação das doses já recebidas anteriormente. Há 49 municípios no estado que não estão aptos a receberem novas doses de vacina, pois estão com taxa de aplicação abaixo dos 85%.
Ainda na coletiva, o governador anunciou que, começa a partir de segunda-feira (5), a aplicação da segunda dose de vacina em trabalhadores de segurança, salvamento e forças armadas e, também, em profissionais da educação.
A aplicação será feita no mesmo local em que os trabalhadores tomaram a 1ª dose e na data marcada no cartão de vacinação. Ele destacou que as pessoas que forem tomar a 2ª dose na data certa, estarão automaticamente inscritas para os sorteios do programa Dose Premiada.
Flávio Dino também disse na coletiva que não procedem as acusações de que o governo do estado estaria aplicando critérios indevidos na distribuição de vacinas.
“É mentira, é falso. O governo do Estado segue as tabelas do Ministério da Saúde, segue o Plano Nacional de Imunização. O plano prioriza os grupos alvos e não a quantidade de pessoas que moram na cidade, ou seja, não leva em conta a proporcionalidade da população, o que é uma determinação do Ministério da Saúde e não do governo do estado. É mentira que estamos desviando doses para fazer os arraiais da vacinação, estamos fazendo os arraiais usando as doses que já tinham sido destinadas para os municípios”, declarou. Por G1-MA
Trabalhadores informais e inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) nascidos em janeiro podem sacar, a partir de hoje (1º) a terceira parcela do auxílio emergencial 2021. O dinheiro havia sido depositado nas contas poupança digitais da Caixa Econômica Federal em 18 de junho.
Os recursos também poderão ser transferidos para uma conta-corrente, sem custos para o usuário. Até agora, o dinheiro apenas podia ser movimentado por meio do aplicativo Caixa Tem, que permite o pagamento de contas domésticas (água, luz, telefone e gás), de boletos, compras em lojas virtuais ou compras com o código QR (versão avançada do código de barras) em maquininhas de estabelecimentos parceiros.
Em caso de dúvidas, a central telefônica 111 da Caixa funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h. Além disso, o beneficiário pode consultar o siteauxilio.caixa.gov.br.
O saque originalmente estava previsto para ocorrer em 13 de julho, mas foi antecipado em quase duas semanas por decisão da Caixa. Segundo o banco, a adaptação dos sistemas tecnológicos e dos beneficiários ao sistema de pagamento do auxílio emergencial permitiu o adiantamento do calendário.
O auxílio emergencial foi criado em abril do ano passado pelo governo federal para atender pessoas vulneráveis afetadas pela pandemia de covid-19. Ele foi pago em cinco parcelas de R$ 600 ou R$ 1,2 mil para mães chefes de família monoparental e, depois, estendido até 31 de dezembro de 2020 em até quatro parcelas de R$ 300 ou R$ 600 cada.
Neste ano, a nova rodada de pagamentos, durante quatro meses, prevê parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo do perfil: as famílias, em geral, recebem R$ 250; a família monoparental, chefiada por uma mulher, recebe R$ 375; e pessoas que moram sozinhas recebem R$ 150.
Calendário de saques da terceira parcela do auxílio emergencial 2021 – Caixa – Divulgação
Regras
Pelas regras estabelecidas, o auxílio será pago às famílias com renda mensal total de até três salários mínimos, desde que a renda por pessoa seja inferior a meio salário mínimo. É necessário que o beneficiário já tenha sido considerado elegível até o mês de dezembro de 2020, pois não há nova fase de inscrições. Para quem recebe o Bolsa Família, continua valendo a regra do valor mais vantajoso, seja a parcela paga no programa social, seja a do auxílio emergencial.
A Agência Brasil elaborou um guia de perguntas e respostas sobre o auxílio emergencial. Entre as dúvidas que o beneficiário pode tirar estão os critérios para receber o benefício, a regularização do CPF e os critérios de desempate dentro da mesma família para ter acesso ao auxílio.
Prefeitos de sete municípios maranhenses estiveram nessa quarta-feira (30), no Palácio dos Leões, em São Luís, para participar da cerimônia de assinatura do acordo de cooperação técnica e termo de doação de blocos intertravados de concreto para pavimentação de vias públicas nas cidades.
Uma das cidades beneficiadas foi o município de Caxias. O prefeito da cidade, Fábio Gentil, participou do ato e parabenizou o governador pela iniciativa em um momento tão delicado para a economia e para a política brasileira.
“Toda vez que o município de Caxias, representado por mim, adentra esse palácio é motivo de felicidade. Nesse momento que a gente vive, o governador Flávio Dino tem encontrado caminhos e faz com que as obras possam acontecer dentro do estado do Maranhão. E aqui, em nome de Caxias, só tenho a agradecer”, disse Fábio Gentil.
Para o governador Flávio Dino, a doação dos blocos para o calçamento de vias públicas nas cidades maranhenses representa um “momento de partilha”, já que, ao mesmo tempo em que a gestão estadual auxilia os municípios em obras de infraestrutura, garante dignidade aos apenados com a atividade de trabalho no ambiente carcerário.
“Partilha, em primeiro lugar, da esperança de que as pessoas, todas elas, têm que ser tratadas segundo a lei”, pontuou o governador.
Mais
Com o acordo assinado com o Governo do Maranhão, por intermédio das secretarias de Estado de Governo (Segov) e de Administração Penitenciária (Seap), as cidades de Caxias, Amapá do Maranhão, São João dos Patos, São Vicente Férrer, Sucupira do Norte, Turilândia e Senador La Rocque receberam a doção de bloquetes confeccionados por meio do programa Trabalho com Dignidade, idealizado e executado pela Seap, que utiliza mão de obra carcerária para a feitoria das peças de concreto destinadas à pavimentação de ruas.
É por meio do material produzido nas fábricas de blocos intertravados que a gestão estadual executa, por exemplo, programas como o Mutirão Rua Digna.
Atualmente, o Maranhão possui 51 fábricas que utilizam mão de obra de presos de Justiça, para a produção de blocos intertravados de concreto.Por: Com informações da Secom/ Governo do Maranhão
A campanha Julho Verde, lançada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, chama a atenção para a prevenção do câncer de cabeça e pescoço, responsável por cerca de 10 mil mortes a cada ano no país.
Especialistas e entidades médicas querem conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce. “Isso é o mais urgente, principalmente porque o medo do novo coronavírus levou muitas pessoas a parar de fazer a prevenção”, disse à Agência Brasil o médico Bruno Albuquerque, da Seção de Cirurgia de Cabeça e Pescoço do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (Inca) e do Hospital Central da Aeronáutica.
A campanha foi iniciada em 2016 pela sociedade e o Inca, que centraliza a parte do controle oncológico no país, e acabou sendo um dos grandes propagadores da prevenção, disse o médico. O câncer de cabeça e pescoço é o quinto mais incidente no Brasil tanto em homens quanto em mulheres.
O dia 27 de julho foi escolhida para lembrar o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, definido durante o 5º Congresso Mundial da Federação Internacional das Sociedades Oncológicas de Cabeça e Pescoço, realizado em Nova Iorque (EUA), em 2-14. O evento reuniu especialistas de todo o mundo.
Pacientes
O Inca estima que, no total, devem ser diagnosticados 685 mil novos casos de câncer no Brasil no triênio 2020-2022, incluindo todas as áreas da doença. O médico Bruno Albuquerque afirmou que cânceres de cabeça e pescoço representam 8% e 10% do total, e abrangem a cavidade oral: língua e boca, laringe, faringe, seios paranasais, cavidade nasal, glândulas salivares, ossos da face, tireoide e pele.
O principal tipo de câncer nos homens é o de boca e, nas mulheres, o de tireoide. Para o câncer de boca, o principal é evitar tabagismo (fumo) e etilismo (álcool). Somados, os fatores aumentam em mais de 30 vezes a chance de ter câncer na cavidade oral.
“A melhor forma de evitar é eliminar o tabagismo e o etilismo e manter uma boa higiene na cavidade oral, evitando também a desnutrição, que é um dos fatores que podem desencadear mutações genéticas e desenvolver o câncer nessa região.”
Outra recomendação é evitar o uso de próteses dentárias mal adaptadas, que causam trauma crônico na região da boca e podem ter uma cicatrização viciosa. “Também podem ser fator de risco.”
O médico comentou que, devido ao retardo no diagnóstico por desconhecimento da população, 70% dos pacientes já são diagnosticados em estado avançado e, por isso, os médicos não conseguem agregar nenhum tipo de tratamento curativo.
Segundo Albuquerque, qualquer lesão na boca e na garganta que dure mais de três semanas merece uma investigação por parte do profissional que trata de saúde bucal. O mesmo ocorre em relação ao surgimento de qualquer caroço no pescoço, que também dure mais de três semanas.
“São lesões suspeitas que vão necessitar de avaliação de especialista em cirurgia de cabeça e pescoço.”
Como cabeça e pescoço são áreas muito sujeitas à exposição solar, o médico recomendou que se evite, ao máximo, a exposição ao sol nos períodos de maior intensidade da radiação, principalmente pessoas com peles mais claras, que acabam sendo peles mais sensíveis para esse tipo de tumor. O uso do protetor solar e a redução da exposição ao sol são medidas muito eficazes, segundo ele..
Mitos
Albuquerque assegurou que é um mito que o uso de enxaguantes bucais provoque câncer de boca e garganta. Ele sugere, porém, que se evitem enxaguantes bucais com base em álcool, porque o álcool pode causar danos na mucosa da cavidade oral, da orofaringe. Ele disse que essa é apenas uma orientação e que não há comprovação científica que enxaguantes bucais com álcool provoquem câncer.
Em relação a cirurgias de retirada da laringe, o risco de a pessoa não voltar a falar vai depender da localização e da fase de envolvimento do tumor. “Hoje em dia temos terapêuticas que são minimamente invasivas e que conseguem preservar a parte funcional. Mas, no geral, quando os tumores são detectados em uma fase mais avançada, não é possível haver a preservação da voz.
De acordo com o médico, há opções de cirurgia com preservação funcional da laringe, as chamadas cirurgias parciais ou subtotais. Além disso, há diversas formas de reabilitação que auxiliam na adequação do processo fonatório, mas a voz natural não existe mais, disse o especialista.
A campanha terá, durante todo o mês de julho, uma série de lives (transmissão ao vivo pela internet), cursos, congressos, simpósios, reuniões, divulgação por panfletos e outras atividades. “O objetivo é orientar não só a população geral, mas os próprios profissionais de saúde a auxiliarem no processo de detecção precoce do câncer de cabeça e pescoço e, até mesmo, atuar na prevenção”, apontou Bruno Albuquerque.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o câncer de cabeça e pescoço é o nono tipo de câncer mais comum no mundo.Por Agência Brasil
A cantora Britney Spears, em imagem de 2019 — Foto: Jordan Strauss/Invision/AP, File
Um tribunal de Los Angeles negou o pedido de Britney Spears para retirar seu pai de um acordo de tutela que dá a ele o controle de questões pessoais e comerciais, informou a imprensa americana nesta quinta-feira (1).
A decisão foi anunciada uma semana depois do apelo da cantora, 39 anos, pelo fim da tutela “abusiva, durante uma audiência judicial virtual em que ela afirmou que foi medicada para controlar seu comportamento, proibida de tomar decisões sobre amizades ou finanças e impedida de remover um implante anticoncepcional (DIU), apesar do desejo de ter mais filhos.
A decisão do Tribunal Superior de Los Angeles anunciada na quarta-feira está vinculada a um pedido apresentado em setembro pelo advogado de Spears para adicionar a empresa de gestão de fortunas Bessemer Trust à tutela e remover seu pai, Jamie Spears, informou o canal CNN.
O pedido do advogado de suspender James P. Spears como tutor e conceder o controle exclusivo do patrimônio da cantora a ‘Bessemer Trust Company of California’ foi “rejeitado sem prejuízo”, decidiu a juíza Brenda Penny, de acordo com uma sentença consultada pela CNN.
A decisão não levou em consideração o depoimento de Britney Spears da semana passada.
O pai de Spears pediu ao tribunal para investigar as alegações da estrela da música de que ela foi medicada com lítio e obrigada a se apresentar contra sua vontade, informou a CNN.
A revelação de que a tutela a impede de remover o DIU gerou indignação em fãs e grupos que defendem os direitos reprodutivos.
O discurso emocional de Spears por vídeo foi uma rara visão de sua vida pessoal depois que seu advogado, Samuel Ingham, informou em abril que Spears queria falar diretamente ao tribunal.
“Eu só quero minha vida de volta. Já se passaram 13 anos e é suficiente”, disse Spears em um discurso de 20 minutos.
As finanças e assuntos pessoais da cantora são administrados em grande parte por Jamie Spears desde sua crise nervosa pública há mais de uma década, o que levou seus fãs a criar nos últimos anos a campanha online #FreeBritney (Libertem Britney).
Os fãs permanecem atentos às contas da artista nas redes sociais em busca de sinais sobre seu estado e de informações sobre a tutela.
Documentos judiciais confidenciais publicados na semana passada pelo jornal New York Times afirmam que Spears disse a um investigador do tribunal que a tutela se tornou “uma ferramenta opressiva e controladora contra ela” desde 2016.
A controvérsia sobre o caso legal de Britney Spears ganhou um novo capítulo com o lançamento em fevereiro do documentário “Framing Britney Spears”, que relata o processo de seu colapso emocional e da nomeação de seu pai como tutor.
Após o divórcio de Kevin Federline em 2006 e de perder a custódia dos filhos no ano seguinte, paparazzis a perseguiram em vários momentos.
Sob a tutela do pai, Britney Spears lançou três álbuns, participou de programas de televisão e aceitou uma residência em Las Vegas.
Mas em janeiro de 2019 ela anunciou a suspensão dos shows por tempo indeterminado.Por: Por France Presse
No domingo (27), por volta das 15h, uma equipe PRF em serviço na Unidade Operacional de Caxias foi procurada por um homem de 49 anos de idade, o qual não portava documento de identificação. Ele informou à equipe PRF ser funcionário de uma fazenda situada há cerca de 40km da Unidade PRF e que a fazenda havia sido furtada nesta data. Relatou ainda que os dois veículos utilizados no furto se aproximavam naquele momento da UOP.
Em alguns instantes os dois veículos passaram pela Unidade Operacional e foram abordados, sendo uma caminhonete GM D20 Custom, verde, de placas do Piauí, conduzida pelo proprietário, de 60 anos, natural do Piauí, acompanhado de um passageiro. O segundo veículo é um caminhão M. Benz/1214, branco, placas do Maranhão, condutor de 38 anos, maranhense, acompanhado por outros dois homens.
No interior do caminhão estavam acondicionados tanques metálicos, entre outros equipamentos metálicos. o denunciante informou que o mesmo caminhão já havia transportado horas antes um trator de propriedade da mesma fazenda, também furtado.
O gerente da fazenda foi chamado pelo denunciante, que denunciou a ilegalidade e confirmou que todo o equipamento transportado no caminhão era de propriedade da fazenda e foi removido do local sem sua autorização ou de qualquer outro funcionário, caracterizando o furto, salvo melhor juízo. Assim, todos os cinco envolvidos no suposto furto, assim como o denunciante e o gerente da fazenda foram apresentados à delegacia de Polícia Civil. Por: PRF