Blog do Walison - Em Tempo Real

Guedes nega que Brasil esteja perdendo controle da economia

Apesar de ruídos provocados pelas expectativas em torno das eleições de 2022, o Brasil não está perdendo o controle dos fundamentos econômicos, disse hoje (23) o ministro da Economia Paulo Guedes. Em evento promovido pela Associação Brasileira da Propriedade Industrial (ABPI), o ministro declarou que a economia está crescendo e o déficit das contas públicas está caindo.

“Não há o menor fundamento, do ponto de vista estritamente econômico, para dizer que o Brasil está perdendo o controle. É exatamente o contrário: o Brasil atravessou a maior crise fiscal, a maior depressão de tempos modernos e se recuperou em tempo recorde”, afirmou.

Segundo Guedes, “os fatos e os fundamentos” fiscais mostram que o governo “segue fazendo o trabalho certo”. O ministro repetiu as previsões oficiais que indicam queda no déficit primário – resultado negativo nas contas do governo sem os juros da dívida pública.

“Na verdade, os fundamentos continuam indicando que estamos na direção certa. Fomos a 10,5% do PIB [Produto Interno Bruto] de déficit, neste ano já caímos para 1% e a previsão é de que ano que vem seja 0,3%. Ou seja, praticamente acabou o déficit”, declarou..

Moderação

Na avaliação do ministro, a economia brasileira estava “decolando” em 2021, em meio à recuperação da fase mais aguda das medidas de distanciamento social impostas pela pandemia de covid-19. No entanto, o que ele classificou de “antecipação” da disputa eleitoral em 2022 está prejudicando as expectativas.

“Estávamos realmente decolando e, agora, há uma espécie de antecipação das eleições, que, evidentemente, tem impacto sobre as expectativas. Essa antecipação naturalmente prejudica. Causa muito barulho”, reclamou o ministro.

Guedes pediu moderação dos agentes políticos para garantir a recuperação da economia e reafirmou a confiança nas instituições, citando a Presidência da República, o Supremo Tribunal Federal (STF), a Câmara dos Deputados e o Senado. “Com confiança na democracia brasileira e principalmente nas instituições, esperamos que os excessos que sejam cometidos de uma parte ou de outra, de atores específicos, sejam moderados”, acrescentou. Fonte Agência Brasil

Vacinar adolescentes torna mais seguro retorno às aulas, diz Fiocruz

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) atualizou hoje (23) suas recomendações para prevenir a covid-19 no retorno às aulas presenciais e destacou que a vacinação dos adolescentes deve ser uma das medidas buscadas para aumentar a segurança nas escolas em meio à pandemia.

Elaborado por um grupo de trabalho coordenado pela vice-presidência de Ambiente, Atenção e Promoção da Saúde da Fiocruz, documento divulgado hoje avalia que “a implementação da vacinação para adolescentes pode reduzir significativamente o fechamento prolongado de turmas, escolas e interrupções de aprendizagem e lentamente permitir o relaxamento das medidas de proteção na escola”, diz o texto.

Para os pesquisadores, “não há razão para acreditar que as vacinas não devam ser igualmente protetoras contra a covid-19 em adolescentes como são em adultos e em conjunto com as medidas de distanciamento e uso de máscaras propiciem um retorno às aulas ainda mais seguro”.

A vacinação de adolescentes de 12 a 17 anos já ocorre em algumas cidades do Brasil, conforme é concluída a vacinação da população adulta com a primeira dose. Até o momento, somente a vacina da Pfizer é autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para essa população, já que não há estudos reconhecidos pela agência sobre o uso dos outros imunizantes em menores de idade.

A Fiocruz afirma que é fundamental que a vigilância para faixas etárias mais jovens e nas unidades escolares, como um todo, seja reforçada, já que essa população ainda tem acesso limitado às vacinas.

Outro alerta é em relação à variante Delta, cuja transmissibilidade é maior que a da cepa inicial do SARS-CoV-2. “É importante ressaltar que o aumento da transmissibilidade em todas as faixas etárias foi relatado para as variantes de preocupação (Vocs) do SARS-CoV-2, mais notavelmente para a variante Delta. Em regiões onde uma porcentagem crescente de adultos está totalmente vacinada contra covid-19, mas onde as crianças não são vacinadas, pode-se antecipar que, nos próximos meses, proporções cada vez maiores de casos da doença relatados ocorrerão entre crianças”. 

Protocolos 

O guia com as recomendações da Fiocruz indica que os principais cuidados são manter ambientes ventilados, usar máscaras de eficácia comprovada, manter distanciamento físico de pelo menos 1,5 metro, definir estratégias para monitoramento de casos e rastreio de contatos e promover uma higienização contínua das mãos. A fundação também defende que a situação vacinal dos trabalhadores da comunidade escolar seja monitorada e que haja número máximo de ocupantes nos ambientes. 

O texto sugere protocolos para lidar com o surgimento de casos de covid-19 nas escolas. Quando dois ou mais alunos que convivem em uma mesma sala de aula tiverem casos confirmados simultaneamente, é necessário suspender as aulas da turma por 14 dias. Já quando casos simultâneos forem registrados em turmas diferentes, deve-se suspender as aulas presenciais por 14 dias nos dias da semana em que aquelas turmas têm aula. Além disso, todos os contatos próximos devem ser monitorados.

Pessoas com casos sintomáticos respiratórios não devem frequentar a escola de forma presencial. Tal quadro pode ser descrito com ao menos dois dos seguintes sintomas: febre (mesmo que referida), calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, coriza, distúrbios olfativos ou distúrbios gustativos. Em crianças, além dos itens anteriores, considera-se também obstrução nasal, na ausência de outro diagnóstico específico. 

“É importante que haja um monitoramento muito próximo dos casos entre crianças, adolescentes e adultos das comunidades escolares, além de ampla testagem ao longo dos próximos meses de retorno pleno às atividades presenciais nas escolas, sem o qual fica bastante difícil o monitoramento da real dimensão e significado da pandemia nestes ambientes. O momento agora é de se implementar a vigilância epidemiológica escolar em tempo real com a produção de dados para o acompanhamento das experiências locais”.

Segundo a Fiocruz, “a abertura de escolas geralmente não aumenta de forma significativa a transmissão na comunidade, especialmente quando as orientações delineadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e Centros para Controle e Prevenção de Doenças (CDC) são seguidas”. Além disso, a fundação afirma que “o risco de afastamento dos menores de 18 anos de suas atividades normais como escola e eventos sociais pode se revelar um risco maior do que o da própria SARS-CoV-2 para eles”.

O documento traz dados do Ministério da Saúde que indicavam que, até o início de agosto, as crianças e os adolescentes correspondiam a aproximadamente 1,5% das hospitalizações por síndrome respiratória aguda grave (SRAG) no Brasil (14.011 casos) e a 0,3% dos óbitos por SRAG em que a covid-19 foi confirmada (1.057 óbitos).

Indicadores

O estudo da Fiocruz também elenca os principais indicadores que devem ser observados para que haja um retorno seguro às aulas presenciais. O primeiro deles é a taxa de contágio (R), que deve ser menor do que 1,0. Isso significa que cada caso de covid-19 infecta, em média, mais de uma pessoa. Dessa forma, o ritmo de novos casos não representa um agravamento da pandemia. 

Outro dado importante é a ocupação dos leitos de terapia intensiva para covid-19, que são necessários para tratar casos graves da doença. Para o retorno seguro, a Fiocruz recomenda que 25% desses leitos estejam livres. 

O terceiro indicador trata dos novos casos registrados em uma localidade. O retorno seguro às aulas presenciais pode ocorrer quando novos diagnósticos não superem a proporção de nove casos para cada 100 mil habitantes nos últimos sete dias.

Por fim, a fundação pede que seja observada a taxa de testes diagnósticos (RT-PCR ou antígeno) positivos, recomendando que esse percentual não seja superior a 5%. Apesar disso, a pesquisa pondera que, no Brasil a média de positividade nos testes diagnósticos gira em torno de 35%. “Isso pode significar que os exames estão sendo realizados em sintomáticos moderados ou graves que procuram os serviços de saúde, mas também um elevado risco de transmissão local.” Fonte Agência Brasil

Começa matrícula para pré-selecionados na lista de espera do Prouni

Começa hoje (23) o período para a comprovação de informações da inscrição e matrícula dos candidatos pré-selecionados na lista de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni), para o segundo semestre deste ano. O prazo para os estudantes comparecerem às instituições de ensino termina na sexta-feira (27).

A lista com o nome dos selecionados e o cronograma do programa podem ser acessadas no site do ProUni.

No total, o programa oferece 134 mil bolsas, sendo 69.482 integrais e 64.847 parciais. São bolsas para 10.821 cursos em 952 instituições de ensino, localizadas em todos os estados e no Distrito Federal.

Após as duas chamadas regulares, os estudantes inscritos também tiveram a oportunidade de participar da lista de espera. Caso as bolsas não sejam preenchidas nesta fase, o Ministério da Educação poderá ainda ofertar as vagas remanescentes em um novo edital.

O ProUni é o programa do governo federal que oferece bolsas de estudo, integrais e parciais (50%), em instituições particulares de educação superior. Para ter acesso à bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa. Para a bolsa parcial, a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

É necessário também que o estudante tenha cursado o ensino médio completo em escola da rede pública ou da rede privada, desde que na condição de bolsista integral. Professores da rede pública de ensino também podem disputar uma bolsa, e, nesse caso, não se aplica o limite de renda exigido dos demais candidatos.

É preciso que o candidato tenha feito a edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio, tenha alcançado, no mínimo, 450 pontos de média das notas e não tenha tirado zero na redação. Fonte Agência Brasil

Butantan entrega 4 milhões de doses de vacina ao Ministério da Saúde

Mais 4 milhões de doses da vacina do Butantan contra a covid-19 foram entregues ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) na manhã desta segunda-feira (23). Com o novo lote, o governo de São Paulo e o Instituto Butantan chegam à marca de 78,8 milhões de imunizantes fornecidos ao Ministério da Saúde para vacinação de brasileiros.

O total de liberações já feitas representa 78% das 100 milhões de doses contratadas pelo Ministério da Saúde para a vacinação de brasileiros em todo país.

A entrega de hoje faz parte da leva de vacinas fabricadas com o lote de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) entregue pela farmacêutica chinesa Sinovac ao Butantan no dia 13 de julho. Na ocasião, chegou ao instituto um total de 12 mil litros da matéria-prima usada para a fabricação dos imunizantes.

A matéria-prima foi envasada no complexo fabril do instiututo, na zona oeste da cidade de São Paulo, e passou por etapas como embalagem, rotulagem e controle de qualidade das doses.

As vacinas liberadas nesta manhã fazem parte do segundo contrato firmado com o Ministério da Saúde, com 54 milhões de doses. O primeiro, de 46 milhões, foi concluído em 12 de maio. As entregas foram iniciadas em 17 de janeiro deste ano, quando o uso emergencial do imunizante foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Fonte Agência Brasil

Ignorado Pelo Prefeito Zé Francisco e AMADO por todos os Codoenses, o RESPEITADO Médico Mário Braga Grava Vídeo Afirmando que em 2022 a Luta Continua

O respeitado médico Dr. Mário Braga gravou um vídeo afirmando que em 2022 a luta continua e que os amigos e amigas codoenses não estarão sozinhos na luta por dias melhores.

Dr. Mário Braga mesmo tendo sido escanteado pelo prefeito Zé Francisco continua sendo muito respeitado por toda a população codoense, um médico amigo, atencioso e sempre disposto a fazer o bem foi tratado com muito descaso pelo atual gestor municipal mais segue vivo nos corações de todos os codoenses.

Em meio a Lixo, Baratas e Ratos Codoense Grava Vídeo Lamentando Descaso do Prefeito de Codó com o Bairro São Benedito

Cidadão codoense que reside no Bairro São Benedito registrou em um vídeo a triste realidade vivenciada pelos moradores dessas imediações que já não aguentam mais ter que viver em meio a tamanho abandono por parte da atual gestão municipal, um canal a céu aberto, sem grades protetoras, com muito mato e lixo acumulado tem contribuído para proliferar ratos e baratas que tem tirado a paz dos moradores, uma realidade triste e cruel que só comprova o sofrimento dessas pessoas.

Somente em 2021 Policia Militar de Codó já Apreendeu 100 Armas de Fogo

Na última sexta-feira (20), o 17º Batalhão de Polícia Militar recebeu uma denúncia via COPOM, onde o denunciante relatava que um indivíduo estaria efetuando disparos de arma de fogo em um sítio. Policiais militares deslocaram até o local informado e constataram a veracidade do fato.
De acordo com a testemunha, o indivíduo estava ingerindo bebida alcoólica e já havia efetuado alguns disparos de arma de fogo no local, ele também proferiu ameaças contra o denunciante. Os militares realizaram buscas pelo sítio e localizaram a arma de fogo (espingarda) escondida em uma árvore. Em seguida o indivíduo foi conduzido e apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Codó.
Com mais está apreensão, o 17º BPM chega às armas de fogo apreendidas em 2021. O Comandante do 17º BPM, *TC QOPM J. Alves, parabeniza a todos os militares que dia e noite trabalham levando segurança à população de Codó e Timbiras*. Ele também ressaltou que apenas no mês de agosto 2021, que ainda não finalizou, o 17º BPM registrou um aumento de mais de 25% nas apreensões de arma de fogo em relação a agosto de 2020; vale ressaltar que a marca de 100 armas de fogo apreendidas em 2020 foi alcançado apenas no mês e setembro.
_Palavras do Comandante do 17º Batalhão de Polícia Militar, TC QOPM Johnny De Almeida Alves._

17°BPM, SUA SEGURANÇA É NOSSA MISSÃO.*

Saiba como economizar energia nos meses mais quentes do ano

Devido ao clima tropical, o Maranhão apresenta apenas duas estações: a chuvosa, que vai do início ao meio do ano, e a seca que vai de meados de julho até dezembro. Algumas regiões do estado acabam sentindo mais esse calor intenso, e esses períodos mais quentes são fortes agravantes para o aumento no consumo de energia, pois os aparelhos acabam consumindo mais para alcançar o mesmo desempenho comparado a outros períodos.

Equipamentos como ar condicionado, ventilador, geladeira na temperatura máxima, são grandes vilões quando se fala de consumo de energia elétrica, o que afeta tanto o bolso do consumidor quanto o meio ambiente.

Segundo dados divulgados trimestralmente pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), no Brasil o consumo de energia aumentou 3% nos primeiros meses de 2021. – Já de acordo com os dados da Equatorial Maranhão, o mês de julho de 2021 apontou crescimento 3,4% em relação ao consumo total de energia registrado em julho de 2020 no estado. Sendo que desse número geral, a classe residencial representa 43%, e vem apresentando aumento do consumo médio desde meados de 2020.

Pensando nisso, a Equatorial Maranhão elencou algumas dicas importantes para evitar o desperdício e estimular o consumo consciente de energia elétrica entre a população. Confira:

·         Evite deixar a geladeira próxima de fogão, micro-ondas e forno, pois ela tende a fazer um esforço maior para manter a temperatura quando fica muito perto e exposta a fontes de calor. Além disso, é importante também ficar atento ao tempo e frequência da abertura da porta da geladeira;

·         Evite utilizar chuveiro elétrico, pois é um dos equipamentos que mais consome energia. Mas, se você não abre mão, é importante evitar banhos longos de deixar sempre na posição “verão”, que consome menos energia;

·         Uma dica de ouro para economizar no final do mês é realizar a troca de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por modelos de LED, que são muito mais econômicas. Lembre-se de aproveitar a luz do dia ao máximo e acender as luzes somente em último caso;

·         Sobre o uso do ar condicionado é importante deixar os filtros sempre bem limpos, além de utilizar o timer para que programar o desligamento automático, e não deixar a temperatura muito baixa, assim você evita muito esforço do equipamento. O ideal é manter em 23º.

·         Verifique se há fuga de corrente em alguma tomada de sua casa. É importante contratar um profissional para fazer uma revisão nas instalações elétricas internas para identificar se está tudo correto e assim evitar desperdício de energia e aumento de consumo, pois a fuga pode ocorrer que não tenha equipamentos ligados na tomada.

·         Jamais deixe equipamentos ligados quando não estiver ninguém utilizando. Isso é desperdício;

·         Deixe acumular a maior quantidade de roupa possível para utilizar a máquina de lavar. Ligue o equipamento o mínimo possível e obedeça a carga máxima de roupa por lavagem para não forçar a lavadora;

·         Ligue o ferro de passar apenas uma vez e passe a maior quantidade de roupas possível. Nada de ligar o ferro todo dia para passar uma peça.

*Equipamentos eficientes diminuem o consumo de energia elétrica*  

Outra orientação para evitar consumo excessivo de energia elétrica é na hora da compra de equipamentos e eletrodomésticos. Sempre opte por aparelhos mais eficientes. Para a identificação desses aparelhos, é necessário visualizar o Selo Procel, que possui classificação de A até G – sendo A os mais eficientes e G os menos eficientes.

Quanto ao condicionado, por exemplo, além do selo, é possível também escolher os modelos que possuem a tecnologia “inverter”, ela é capaz de gerar economia de energia significativa, proporcionar um menor ruído e refrigerar de forma rápida. Em uma comparação, no ar condicionado comum, o compressor liga e desliga constantemente para manter a temperatura desejada, gerando assim picos de energia, que causam um grande consumo, fazendo com que a conta de energia sofra um aumento. Já os condicionadores de ar inverter, atingem a temperatura desejada mais rápido, mantendo se estável com pouca variação, o que pode gerar até 60% de economia.

Assessoria de Imprensa da Equatorial Energia Maranhão

EQUIPE DE CODÓ VENCE COPA SÃO LUÍS DE BASQUETE E AGRADECE O APOIO DO AMIGO PAULINHO BAIÃO

Realizada no último sábado (21/08/2021) a 3° etapa da Copa São Luís de Basquete 3×3 organizada pela Liga de Basquetebol Maranhense – LBM na capital São Luís.

A cidade de Codó enviou seus representantes na categoria masculina para participarem desta etapa que foi a última antes da etapa final a ser realizada no início de outubro.

Os jogos foram realizados no bairro Cohaserma 1, na praça da Boa Vizinhança, na parte da tarde.

A equipe do Codó Basquete foi sorteada no grupo C junto com as equipes All Star Street Boys e Vila Embratel, sendo definido o primeiro confronto contra a equipe do All Star Street Boys, ao fim da partida tivemos a vitória do Codó Basquete pelo placar de 8×5.

Em seguida, a partida foi contra a equipe da Vila Embratel, e mais uma vez, vitória do Codó Basquete por 12×2, se classificando para as quartas de final.

Após a realização de todas as partidas da fase de grupos, ficou definido o confronto entre Codó Basquete e Jegue Basquete, com vitória dos nossos representantes por 12×3 e classificação para as semifinais.

Em reencontro com a equipe do All Star Street Boys nesta etapa, mais uma vitória da equipe de Codó, dessa vez pelo placar de 13×3 e classificação para final.

No confronto decisivo contra a equipe São Luís Guarás, vitória por 13×6 da equipe de Codó sangrando-se campeã desta etapa da Copa São Luís de Basquete 3×3, o atleta Laelson foi o cestinha do torneio demonstrando todo seu potencial como atleta codoense.

A ANBC gostaria de agradecer a disponibilidade e empenho dos atletas Bruno, Carlos, Laelson e Matheus para representar a nossa cidade neste torneio, além congratula-los pela conquista desta etapa, bem como agradecer ao apoio de toda a torcida que acompanhou as lives e vibrou conosco a cada ponto.

Além disso, é importante demonstrar nossa gratidão aos nossos apoiadores que tornaram essa participação possível, em especial ao querido Paulinho Baião que incansavelmente caminha conosco há muito tempo e é um dos nossos principais incentivadores, dando total suporte sempre que nós o procuramos seja qual for a situação, e não seria diferente dessa vez.

Ao querido Leandro Costa por todo apoio, suporte e torcida durante toda a competição.

O próximo passo é a preparação para Etapa Final a ser realizada no inicio de outubro. Seguimos por mais!!!

Auxílio emergencial é pago a beneficiários do Bolsa Família com NIS 4

Os beneficiários do Bolsa Família com Número de Inscrição Social (NIS) terminado em 4 recebem hoje (23) a quinta parcela do auxílio emergencial 2021. Os recursos podem ser movimentados pelo aplicativo Caixa Tem, por quem recebe pela conta poupança social digital, ou sacados por meio do Cartão Bolsa Família ou do Cartão Cidadão.

O recebimento dos recursos segue o calendário regular do programa social, pago nos últimos dez dias úteis de cada mês. Os pagamentos são feitos a cada dia, conforme o dígito final do NIS. As datas da prorrogação do auxílio emergencial foram anunciadas no último dia 12.

Calendário de pagamento da quinta parcela do auxílio emergencial para beneficiários do Bolsa Família

Calendário de pagamento da quinta parcela do auxílio emergencial para beneficiários do Bolsa Família – Divulgação/Caixa

Em caso de dúvidas, a central telefônica 111 da Caixa funciona de segunda a domingo, das 7h às 22h. Além disso, o beneficiário pode consultar o site auxilio.caixa.gov.br.

O auxílio emergencial foi criado em abril do ano passado pelo governo federal para atender pessoas vulneráveis afetadas pela pandemia de covid-19. Ele foi pago em cinco parcelas de R$ 600 ou R$ 1,2 mil para mães chefes de família monoparental e, depois, estendido até 31 de dezembro de 2020 em até quatro parcelas de R$ 300 ou R$ 600 cada.

Neste ano, a nova rodada de pagamentos tem parcelas de R$ 150 a R$ 375, dependendo do perfil: as famílias, em geral, recebem R$ 250; a família monoparental, chefiada por uma mulher, recebe R$ 375; e pessoas que moram sozinhas recebem R$ 150. O programa se encerraria em julho, mas foi prorrogado até outubro, com os mesmos valores para as parcelas.

Regras

Pelas regras estabelecidas, o auxílio é pago às famílias com renda mensal total de até três salários mínimos, desde que a renda por pessoa seja inferior a meio salário mínimo. É necessário que o beneficiário já tenha sido considerado elegível até dezembro de 2020, pois não há nova fase de inscrições. Para quem recebe o Bolsa Família, continua valendo a regra do valor mais vantajoso, seja a parcela paga no programa social, seja a do auxílio emergencial.

Quem recebe na poupança social digital, pode movimentar os recursos pelo aplicativo Caixa Tem. Com ele, é possível fazer compras na internet e nas maquininhas em diversos estabelecimentos comerciais, por meio do cartão de débito virtual e QR Code. O beneficiário também pode pagar boletos e contas, como água e telefone, pelo próprio aplicativo ou nas casas lotéricas. A conta é uma poupança simplificada, sem tarifas de manutenção, com limite mensal de movimentação de R$ 5 mil.

Agência Brasil elaborou um guia de perguntas e respostas sobre o auxílio emergencial. Entre as dúvidas que o beneficiário pode tirar estão os critérios para receber o benefício, a regularização do CPF e os critérios de desempate dentro da mesma família para ter acesso ao auxílio. Fonte Agência Brasil