Blog do Walison - Em Tempo Real

Cães e gatos podem ter vírus da covid-19, mas não transmitem a doença

Apenas 11% dos cães e gatos que habitam casas de pessoas que tiveram covid-19 apresentam o vírus nas vias aéreas. Esses animais, entretanto, não desenvolvem a doença, segundo pesquisa realizada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR).

Isso significa que eles apresentam exames moleculares positivos para SARS-CoV-2, mas não têm sinais clínicos da doença.

Segundo o médico veterinário Marconi Rodrigues de Farias, professor da Escola de Ciências da Vida da PUC-PR e um dos responsáveis pelo estudo, até o momento, foram avaliados 55 animais, sendo 45 cães e dez gatos. Os animais foram divididos em dois grupos: aqueles que tiveram contato com pessoas com diagnóstico de covid-19 e os que não tiveram.

A pesquisa visa analisar se os animais que coabitam com pessoas com covid-19 têm sintomas respiratórios semelhantes aos dos tutores, se sentem dificuldade para respirar ou apresentam secreção nasal ou ocular.

Foram feitos testes PCR, isto é, testes moleculares, baseados na pesquisa do material genético do vírus (RNA) em amostras coletadas por swab (cotonete longo e estéril) da nasofaringe dos animais e também coletas de sangue, com o objetivo de ver se os cães e gatos domésticos tinham o vírus. “Eles pegam o vírus, mas este não replica nos cães e gatos. Eles não conseguem transmitir”, explicou Farias.

Segundo o pesquisador, a possibilidade de cães e gatos transmitirem a doença é muito pequena. O estudo conclui ainda que em torno de 90% dos animais, mesmo tendo contato com pessoas positivadas, não têm o vírus nas vias aéreas.

Mutação

Segundo Farias, até o momento, pode-se afirmar que animais domésticos têm baixo potencial no ciclo epidemiológico da doença.

No entanto, é importante ter em mente que o vírus pode sofrer mutação. Por enquanto, o cão e o gato doméstico não desenvolvem a doença. A continuidade do trabalho dos pesquisadores da PUC-PR vai revelar se esse vírus, em contato com os animais, pode sofrer mutação e, a partir daí, no futuro, passar a infectar também cães e gatos domésticos.

“Isso pode acontecer. Aí, o cão e o gato passariam a replicar o vírus. Pode acontecer no futuro. A gente não sabe”.

Por isso, segundo o especialista, é importante controlar a doença e vacinar em massa a população, para evitar que o cão e o gato tenham acesso a uma alta carga viral, porque isso pode favorecer a mutação.

A nova etapa da pesquisa vai avaliar se o cão e o gato têm anticorpos contra o vírus. Os dados deverão ser concluídos entre novembro e dezembro deste ano.

O trabalho conta com recursos da própria PUC-PR e do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). Por Agência Brasil

Covid-19: cai de 12 para 8 semanas prazo entre as doses da AstraZeneca

O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira (15) a redução do intervalo da segunda dose da vacina Oxford/AstraZeneca de 12 semanas para oito semanas. Com isso, fica a cargo dos municípios o ajuste dos calendários de segunda dose a partir da disponibilidade do imunizante.

Segundo a pasta, foram enviadas doses para concluir o ciclo vacinal de todas as vacinas ofertadas em todo o país. No total, foram disponibilizadas a estados e municípios 310 milhões de doses.

Tiveram o ciclo vacinal concluído até esta sexta-feira 103,7 milhões de pessoas. A população vacinável, com 12 anos ou mais no país, soma 180 milhões de pessoas.

Segundo o Ministério da Saúde, a nova etapa da campanha de vacinação contra a covid-19 envolve a conclusão do ciclo vacinal de quem recebeu a primeira dose do imunizante da Pfizer e as doses de reforço para idosos, imunossuprimidos e profissionais de saúde.

Um desafio dentro dessa fase é regularizar a situação de quem tomou somente a primeira dose. Segundo o Ministério da Saúde, 19,3 milhões de pessoas estão com a dose atrasada para a conclusão do esquema vacinal. Por Agência Brasil

Governo mantém regras excepcionais no setor de energia elétrica

A Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (Creg) do governo federal se reuniu nessa sexta-feira (15) e avaliou que as medidas excepcionais que vem sendo adotadas para evitar racionamento seguem sendo necessárias para os próximos meses. Na quinta-feira (14), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que iria determinar ao Ministério de Minas e Energia (MME) a redução da bandeira tarifária de escassez hídrica, patamar mais alto de cobrança extra na conta de luz.

“Conforme registrado aos membros da Creg, os resultados apresentados evidenciam a assertividade das prospecções realizadas, bem como a importância das medidas excepcionais em curso, apesar dos custos associados, fruto dos esforços empreendidos especialmente com vistas ao aumento das disponibilidades energéticas e das relevantes flexibilizações hidráulicas em usinas hidrelétricas”, informou o ministério em nota.

Instituída em junho deste ano por medida provisória, a Creg é composta pelos ministérios de Minas e Energia; da Economia; da Infraestrutura; da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; do Meio Ambiente; e do Desenvolvimento Regional. A principal atribuição do colegiado é adotar medidas emergenciais e para garantir a continuidade e a segurança do suprimento de energia elétrica no país. 

Durante a reunião, foi apontado o aumento das chuvas no país, especialmente na Região Sul, característica que aponta, de acordo com a pasta, para a transição ao período tipicamente úmido. Além disso, há expectativa de ocorrência de chuvas em maiores volumes nas regiões Sudeste/Centro-Oeste no curto prazo.

No entanto, segundo o governo, apesar do aumento das chuvas, “a situação ainda requer atenção, fato também impactado pelas atuais condições do solo, bastante seco, e, portanto, maiores dificuldades de transformação das chuvas em vazões, ou seja, em volumes significativos de água que chegam nos reservatórios do país”.

A Creg decidiu, diante dos resultados apresentados, manter as flexibilizações hidráulicas nas usinas hidrelétricas Jupiá e Porto Primavera no próximo período úmido, entre os meses de novembro/2021 e fevereiro/2022, acatando encaminhamentos sugeridos do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). Essas medidas servem para reduzir a vazão dos reservatórios das usinas para evitar seu rebaixamento.  Por Agência Brasil

Bebê de oito meses se engasga com prendedor de cabelo em Imperatriz

Um bebê de oito meses de idade se engasgou com um prendedor de cabelo e mobilizou equipes do Corpo de Bombeiros em Imperatriz, no sudoeste do Maranhão.

O caso foi registrado por volta das 22h de quinta-feira (14). Segundo a família, a criança brincava com seus irmãos, quando ingeriu um elástico para cabelo, popularmente conhecido como ‘chuchinha’.

A mãe percebeu e chamou os bombeiros. A criança chegou a passar mal, ficando sem respirar, mas foi atendida a tempo, levada para uma unidade médica e passa bem. Por G1 – MA

Alunos da Escola Adventista Distribuem UMA TONELADA DE ALIMENTOS a Comunidade do Lixão em Codó

Alunos da Escola Adventista de Codó desenvolveram um projeto mágico e abençoado por Deus na cidade de Codó, uma ação do bem que levou um pouco de esperança em dias melhores e da palavra de Deus para os nobres pais e mães de famílias codoenses que vivem da coleta do lixo em Codó.

Foi uma iniciativa linda da ESCOLA ADVENTISTA DE CODÓ juntamente com todos alunos que durante duas semanas se emanaram em uma só corrente de forças com o objetivo de juntar o máximo possível de alimentos para serem eventualmente distribuídos com aqueles famílias que desenvolvem um trabalho tão relevante na cidade de Codó.

Ao todo foram distribuídos nada mais nada menos que UMA TONELADA DE ALIMENTOS, os alunos se sentiram imensamente felizes em poder fazer o bem e em especial por ter a oportunidade de conhecer de perto a realidade dessas pessoas, é a ESCOLA ADVENTISTA DE CODÓ fazendo a diferença e levando a palavra de Deus aos quatro cantos de Codó.

Homem que atropelou e matou mulher será julgado em Pinheiro

O juiz Carlos Alberto de Matos Brito, titular da 3ª vara da Comarca de Pinheiro, preside na próxima semana, sessões do Tribunal do Júri na unidade judicial. Em um dos julgamentos, marcado para o dia 20 de outubro, o réu será Josivaldo dos Santos Bandeira Rodrigues, conhecido na cidade como ‘Dedéu’. Ele será julgado por ter atropelado uma mulher e, segundo a denúncia, no momento do fato ele estava alcoolizado. A vítima Raimunda Rodrigues Costa, de 53 anos, não resistiu aos ferimentos e faleceu em decorrência do atropelamento.

Consta na denúncia que o acusado, em companhia de um homem identificado como sendo Gilson Mendes, pilotava uma motocicleta em alta velocidade. Eles teriam passado a noite anterior consumindo bebidas alcoólicas. A vítima Raimunda Costa estava molhando algumas plantas no canteiro central da avenida Castelo Branco, quando foi colhida violentamente pela moto. Relata, ainda, que Josivaldo estaria embriagado e sob efeito de drogas. Após o fato criminoso, os homens evadiram-se do local. O fato ocorreu em julho de 2007.

SEM HABILITAÇÃO

Em depoimento à autoridade policial, o Josivaldo Rodrigues disse que quem estava pilotando a motocicleta era Gilson Mendes. Para o Ministério Público, o acusado assumiu o risco de matar alguém, devido ao estado em que se encontrava e ainda foi pilotar uma motocicleta. Relata, também, que Josivaldo não possui habilitação. Por fim, destacou o MP que a autoria do crime está individualizada, bem como a materialidade, fatos atribuídos a Josivaldo.

Mais duas sessões estão marcadas pela unidade judicial. No dia 21, os réus são João Balbino Pereira, Manuel Domingos Pacheco, Raimundo Paulino Mendes e Raimundo Nonato Silva Cruz. Fechando a pauta do mês, dia 27 acontece o julgamento de Gleysom Carneiro dos Santos.


Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

Judiciário de Barão de Grajaú oferece recursos para projetos sociais

Entidades públicas ou privadas podem participar do processo de seleção de projetos sociais, aberto pelo Poder Judiciário de Barão de Grajaú, para repasse de recursos financeiros arrecadados com as prestações de penas pecuniárias, suspensão condicional do processo ou transação penal.

As inscrições para a seleção podem ser feitas até o dia 25 de outubro, das 8h às 13h, de segunda a sexta-feira, no Fórum de Barão de Grajaú (Avenida Mário Bezerra, nº 613, Centro). Até o dia 29 de outubro, o resultado da escolha dos projetos selecionados será divulgado no Fórum, na página da Corregedoria Geral da Justiça no Portal do Poder Judiciário (www.tjma.jus.br) e no Diário da Justiça Eletrônico.

CONDIÇÕES

As entidades candidatas devem ser sediadas em Barão de Grajaú e desenvolver atividades nas áreas de educação escolar, artística ou esportiva; tratamento terapêutico de crianças e adolescentes; prevenção e recuperação de usuários de drogas ou assistência a apenados e presos provisórios.

Também são condições para participação, ser entidade pública ou privada com comprovada finalidade social e sem fins lucrativos; estar constituída e em funcionamento ao menos desde o dia 1°/10/2020 e ser dirigida por pessoas com reputação ilibada – os dirigentes não podem responder ou já ter sido condenado pela prática de atos de improbidade administrativa ou de crimes cujas penas máximas sejam maior que dois anos de privação da liberdade.

EDITAL

De acordo com o Edital do Processo Seletivo (Edital nº 05/2021), publicado pelo juiz David de Morais Menezes, titular da Comarca de Barão do Grajaú, mais de um projeto poderá ser beneficiado com os recursos oferecidos pelo Poder Judiciário. Nesse caso, os valores serão divididos igualmente entre todos os selecionados.

Os projetos selecionados deverão ter execução iniciada em 90 dias, sob pena de exclusão do certame e terão validade de dois anos, prorrogável por mais dois, desde que cumpridas as condições impostas.

DOCUMENTOS

Para a inscrição, as entidades devem apresentar os seguintes documentos: Projeto social;  Comprovação documental de preenchimento das condições exigidas; Certidões de antecedentes cíveis e criminais emitidas pelos órgãos da Justiça Estadual e Federal, das Comarcas de Barão de Grajaú e São Luís (MA), Floriano e Teresina (PI), bem como das Comarcas de origem ou moradia dos dirigentes; Certidões de quitação de tributos federais, estaduais e municipais; Certidão de quitação eleitoral relativamente aos respectivos dirigentes e Certidão de quitação militar dos dirigentes homens.

A documentação deverá ser entregue pessoalmente na Secretaria Judicial desta Comarca ou encaminhada pelo e-mail (vara1_bgra@tjma.jus.br), no prazo previsto no Edital.

As entidades que tiverem projetos selecionados deverão observar as normas estabelecidas pela Resolução n° 154/2012 do Conselho Nacional de Justiça e pelo Provimento n° 10/2012 da Corregedoria Geral de Justiça do Estado do Maranhão.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

Mutirão emite documentação básica a estudantes de Pedro do Rosário

O Município de Pedro do Rosário, na Região da Baixada maranhense, sedia, até o dia 29 de outubro, o “II Mutirão Identidade Cidadã”, voltado ao acesso à documentação básica aos estudantes da rede estadual e municipal de ensino da cidade, que está entre os 30 municípios maranhenses com menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) – 0.516, e entre as vinte cidades com piores índices de sub-registro civil. 

O mutirão está sendo realizado desde a quarta-feira (14), na Secretaria Municipal de Educação, por meio de parceria institucional entre a Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão (CGJ-MA), Governo do Estado (SEDIHPOP), Prefeitura Municipal (Secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social); PROCON/VIVA e Perícia Oficial do Maranhão.

Durante o mutirão, os estudantes podem obter documentos como Registro Geral (RG), Cadastro de Pessoa Física (CPF), Cartão do Sistema único de Saúde (SUS), Certidão de Nascimento e Carteira de Trabalho. 

Um dos estudantes beneficiados pelo mutirão foi o menino Jadson Carlos Mendonça, 10 anos, que frequentava a escola como ouvinte, por não possuir registro civil. A Certidão de Nascimento foi entregue pela delegatária titular do Ofício Único de Pedro do Rosário, Alanna Santos Pimenta. Além do garoto, mais quatro adultos realizaram o Registro Civil tardio no primeiro dia do mutirão.

COMBATE AO SUB-REGISTRO

A Corregedoria Geral da Justiça do Maranhão participa do projeto por meio do Núcleo de Erradicação do Sub-Registro Civil, que realiza o monitoramento das ações de acesso à documentação básica. O diretor-geral da Corregedoria, Carlos Ferreira, e a coordenadora do setor das serventias, Jaciara Ribeiro, acompanharam a prestação dos serviços de registro civil e emissão das certidões de nascimento e participaram da entrega dos documentos aos estudantes e adultos.

O cartório de Registro Civil de Pessoas Naturais de Pedro do Rosário está à frente do serviço de emissão das certidões de nascimento, em razão das exigências de territorialidade previstas na Lei de Registro Civil de Pessoas Naturais. E a Corregedoria Geral da Justiça, como tem a missão de coordenar e fiscalizar a atuação dos cartórios, somou forças nesse mutirão da cidadania.

“Foi muito impactante perceber o valor que a documentação básica tem na vida das crianças e adolescentes atendidos. Atendemos crianças de diversas idades de uma mesma família. A importância dessa ação excede a mera obtenção de um documento. Esse papel abre as janelas para um mundo de oportunidades chamado dignidade: o direito humano à existência civil. Tudo isso advindo desse projeto de erradicação do sub-registro”, declarou o diretor da CGJ-MA.

De acordo com o cronograma desenvolvido pelo projeto, a próxima ação do mutirão da cidadania deverá ocorrer no Município de Genipapo dos Vieiras, em data a ser divulgada.

Assessoria de Comunicação
Corregedoria Geral da Justiça
asscom_cgj@tjma.jus.br

16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica: sucesso e polêmica

16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica: sucesso e polêmica

          O 16º Congresso Brasileiro de Clínica Médica entra para a história da SBCM como uma das mais importantes ações de revisão científica dos primeiros 20 anos do século XXI.  Teve formato híbrido, algo inédito até então, com resposta excelente de especialistas de todo o país. Entre o presencial, no Royal Palm Hall, Campinas, interior de São Paulo, e o digital, mais de 2.700 especialistas assistiram as aulas e palestras, desde o momento inicial, e foram registrados picos de 5 mil em audiência, conforme relata o presidente da Sociedade, Antonio Carlos Lopes.

Sobre ataques contra médicos e pacientes 
 

           Se o nível da programação foi destaque da edição 2021, assim como a excelência dos professores, outro ponto digno de registro foi a polêmica em torno dos recorrentes ataques à CM por parte de algumas autoproclamadas “lideranças médicas e autoridades”. Durante a cerimônia de abertura, em seu discurso de saudação ao público e palestrantes, Antonio Carlos Lopes foi firme e contundente na defesa dos cerca de 20 mil clínicos médicos do país.

           “Há um grupo querendo mudar o nome de nossa SBCM, que honramos e tornamos um patrimônio dos pacientes e da Medicina nos trinta e um anos de existência. Esses senhores – e senhoras – querem que viremos medicina interna. Qual a lógica disso? Vocês conseguem imaginar um paciente contando a um próximo: ‘Hoje tenho consulta no internista’? Os cidadãos nos veem como os seus cínicos; uns nos chamam de clínicos geral. Nossa trajetória tem o realce do humanismo, do ter olhar prioritário ao doente e não à doença. Toda essa construção é patrimônio dos médicos que exercem a especialidade, do Sistema Único de Saúde e dos pacientes”.   

           Antonio Carlos Lopes pontua que a SBCM não cederá jamais aos detratores da Clínica Médica. A propósito, a Clínica Médica já tem o apoio da Associação Médica Brasileira, cujo presidente, César Eduardo Fernandes, fez questão de empenhar ainda na solenidade de abertura do 16º Congresso Brasileiro.

           “Os interesses não estão nada claros, mas a falta de transparência é o carimbo desse pequeno grupo, que inclusive busca, no paralelo, ampliar a residência médica da especialidade para três anos”, assevera Antonio Carlos Lopes”. Uma manobra bem ao feitio de burocratas sem visão das necessidades científica e de saúde dos brasileiros. O conteúdo de nossa RM é cumprido com tranquilidade e excelência dentro de um biênio. Nossos especialistas são referência em toda a Medicina”.

           Repercussão mostra acertos  

           O Congresso se estendeu de 8 até 11 de outubro, tanto para quem optou pelo digital quando para quem foi ao Royal Palm de Campinas. Simultaneamente ocorreu o 6º Congresso Internacional de Medicina de Urgência e Emergência.

           O time de professores teve 208 palestrantes, sendo 5 renomados e qualificados internacionais: Fausto J. Pinto, Diretor, Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa (FMUL), Portugal, João Mascarenhas, presidente da Comissão de Ética do Centro Académico de Medicina de Lisboa, Portugal, Kirsten Meisinger, presidente da equipe médica da Cambridge Health Alliance (CHA), Mauro Pellegrino Avanzi, vice presidente de pesquisa clinica na Neogene Therapeutics nos Estados Unidos e Renato Delascio Lopes, professor de Medicina da Divisão de Cardiologia da Duke University, Carolina do Norte (EUA).

            Ao todo 7 auditórios sediaram mesas redondas, conferências, simpósios satélites e rounds clínicos. Uma oportunidade para debater temas presentes no dia a dia da assistência.

Abrão José Cury Júnior, presidente do Congresso, discorre sobre as incertezas vividas pré-evento, pois a SBCM jamais adotara o formato híbrido e a pandemia do Covid ainda requer cuidados especiais.

         “Não tínhamos experiência em atender públicos distintos em modalidades tão diferentes e com expectativas próprias. Foi preocupante, porém recompensador. Deu muito certo, foi bem positivo”.

         O presidente do Congresso acredita que essa é uma tendência irreversível, pois deslocar o profissional por até 600 mil quilômetros para ministrar uma ou duas palestras é oneroso, desgantante e sem lógica. Afinal, as soluções tecnológicas venceram distâncias e estamos todos conectados no planeta inteiro.

Resultados animam para o próximo

           Carla Rosana, presidente executiva do Congresso, registra sua satisfação com a qualidade das palestras, aliás, que receberam elogios unânimes dos congressistas:

“Você percebe que as pessoas apreendem e apreenderam com o que ouviram, para mim, o balanço é espetacular, quando pensamos em desenvolvimento continuado da especialidade e do atendimento aos pacientes”.

Vale ressaltar, que todas as conferências foram previamente gravadas e ficarão disponíveis na plataforma de transmissão por até 3 meses. Assim, quem acompanhou pode rever a obra na íntegra ou somente as partes que mais lhe convier. Os que estão sentindo o amargo gostinho de “ops, perdi o melhor” ainda podem se inscrever e ver o Congresso do primeiro ao último minuto.

Aproveite, enquanto é tempo. Para mais informações acesse:  https://clinicamedica2021.com.br

Acontece Comunicação e Notícias  

Chico Damaso Whatsapp (11) 99911.8117  

Telefones  (55 – 11) 99911.8117 / 97784.7000 / 94232.0252 /

3589-9516 / 3562-0157 – 3853.0770 / 3473.1784 / 99911-8117  

acontece@acontecenoticias.com.br

 www.acontecenoticias.com.br