Blog do Walison - Em Tempo Real

Vereador Max Tony diz que educação do campo tem que envolver todos os níveis e modalidades de ensino

O Vereador Max Tony (PT do B) iniciou suas palavras na última sessão da câmara falando sobre o papel das Comissões e o desenvolvimento de seus trabalhos. Sobretudo, discorrendo que a Comissão de Educação, Cultura, Saúde e Meio Ambiente continuava discutindo os problemas que envolvem a municipalidades e as principais políticas públicas de Codó.

Pastor Max, preocupado com a sociedade codoense

Pastor Max, preocupado com a sociedade codoense

Como é do conhecimento de todos nós, a Educação é um direito de todo e qualquer individuo, e deve ser garantida pelo poder publico a toda população independente desta residir em um meio rural ou urbano. E esse direito garante que o homem do campo tenha acesso a educação pública gratuita e universal em todos os níveis de modalidade. É dentro dessa perspectiva, que nós da comissão de educação temos procurado pautar nossas ações”.

O parlamentar repassou a população o que fora transmitido pela Secretária de Educação durante a reunião da Comissão. Ficou decidido que com as 76 escolas de taipa restantes na zona rural o governo municipal irá substituir 28 escolas de alvenaria em convênio com o governo do estado e recursos do FUNDEB. Das 48 escolas de taipa restantes, 36 (trinta e seis) seriam nucleadas (deslocadas para escolas com estrutura adequada, sendo garantido o transporte escolar). E com as 12 (doze) escolas que ficariam faltando, o governo municipal já estaria elaborando seus projetos para que o governo federal as construísse pondo um fim ao problema.

Vejo aqui uma junção de esforços entre o governo municipal, estadual e federal para acabar de vez com o problema. Isso se tornará um momento histórico para esta casa, para o Prefeito Zito, para a população codoense: o sonho de vermos esse problema ser extinto do nosso município”, declarou Pastor Max

Educação do campo está além da construção de escolas

Pastor Max defendeu na tribuna uma reforma mais ampla para a educação no campo, que não se restrinja apenas construção de escolas e do ensino fundamental.

A compreensão de transformações que temos também deve passar necessariamente por todos os níveis e modalidades do ensino. Ou então com que perspectivas esses jovens sairão do ensino fundamental? Há uma enorme dificuldade para os jovens do campo terem acesso ao ensino médio. Um déficit muito grande. Algo que também tem que ser corrigido. O correto seria construir escolas pólos de ensino médio no campo que pudessem atender essa demanda, com uma pedagogia diferenciada adaptada a vida rural, como acontece hoje com a escola CEQFAM”, explicou.

O vereador concluiu seu discurso preconizando que era preciso a união dos poderes públicos para ações amplas a conjuntas em favor da educação e aos alunos da zona rural. “Precisamos urgentemente pensar no futuro da nossa juventude, integrando definitivamente as políticas de segurança pública às demais políticas como: educação, planejamento familiar, lazer, saúde e geração de trabalho e renda; – Tratar a dependência química de drogas como problema de saúde pública, como uma questão social grave que merece nossa atenção, e realizar um amplo e permanente trabalho de conscientização”.

Indicações da semana

As indicações do Vereador foram bem diversificadas nesta semana. Foi reivindicada a recuperação da estrada vicinal e da Ponte do Povoado Riacho Seco, recuperação da estrada para o Povoado Fazenda Nova e a construção da estrada para o povoado Caatinga. (Ind. Nº 52/2014). Pela a indicação Nº 53/2014 Pastor Max solicitou ao poder público uma barreira de proteção e semáforos para o cruzamento da via ferra em dois pontos no perímetro urbano de Codó. O edil ainda solicitou a secretaria de infraestrutura do município a reforma da Escola Municipal José Farias, na localidade Raposa (Ind. Nº 54/2014).

Ascom/Vereador Max Tony

Categoria: Uncategorized

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*