Blog do Walison - Em Tempo Real

Projeto de lei de vereador Max quer proibir ‘paus de araras’ no município de Codó

O Vereador Max Tony (PT do B) levou a tribuna da câmara municipal um assunto muito importante, mas que quase ninguém se preocupa em olhar com mais atenção: as entidades e tratamentos para pessoas portadoras de sofrimento psíquico.

O parlamentar lembrou sobre o Dia Nacional de Luta Antimanicomial e ressaltou a necessidade de mais discussões e ações sobre as questões sociais, políticas, culturais e da saúde das pessoas com sofrimento ou transtorno mental e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas.

Esse debate é importantíssimo e deve ser bastante discutido em nosso município visando a melhoria das condições de tratamento das pessoas portadoras de sofrimento psíquico e de usuários de drogas. É necessário fugir do senso comum e dos preconceitos que se sustentam na falta de informação, temos que fomentar o conhecimento ilustrado neste assunto”, alertou.

Max propôs mais investimentos em caráter de urgência para Rede de Atenção especializadas em Saúde Mental, como o caso do CAPS e CAPS AD III. “Precisamos buscar imediatamente outros componentes como o CAPS AD III, infantil e álcool e drogas como forma de melhorar o atendimento psiquiátrico em nosso município, evitando assim o uso de manicômios ou de hospitais psiquiátricos que trazem maior sofrimento ao paciente, pois é palpável a magnitude epidemiológica de pessoas com transtornos mentais em Codó, principalmente daquelas decorrentes do uso de drogas”.

Melhoras para a educação

O Edil também levou a câmara a proposta para a descentralização do ensino médio para a zona rural e apresentou a o Projeto de Lei nº 06/2014 – Que Dispõe sobre a proibição do uso de paus-de-arara como transporte escolar no município de Codó. A justificativa do edil ao elaborar o Projeto foi O Código de Trânsito Brasileiro, especificamente no seu Artigo 136, CAPÍTULO XIII, que trata DA CONDUÇÃO DE ESCOLARES e obriga os veículos destinados à condução escolar a ter cintos de segurança para todos os passageiros, o que não ocorre nos paus-de-arara, bem como a se submeterem a inspeção semestral para verificação dos itens de segurança.

A nossa preocupação prende-se ao fato de que o uso inadequado do famigerado pau-de-arara no transporte de alunos tem provocado várias denúncias e debates por conta da enorme insegurança que causa aos seus usuários, colocando em risco a vida e a integridade de crianças e adolescentes. Mesmo reconhecendo que o Governo Municipal já tenha abolido o pau-de-arara no transporte escolar, investindo maciçamente na aquisição de ônibus para atender a demanda de estudantes da nossa zona rural, o objetivo do presente projeto é garantir a segurança, a vida e a integridade dos nossos alunos em futuras gestões, impedindo que a utilização desses veículos volte a acontecer no município de Codó”, finalizou.

Ascom/Vereador Max Tony

Categoria: Uncategorized

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*