O Município de Codó já conta com curso de Bombeiro Profissional Civil, uma profissão muito procurada, com ganhos que chegam até a R$ 2 mil mensais inicial.
O Curso completo para formação de bombeiro civil socorrista, com instrução e formação de brigadas de incêndio, é de 340 horas, e é uma parceria entre a Petromaster e Prefeitura de Codó.
De acordo com o jovem formando Leandro Viana, o curso é a oportunidade para uma profissão sempre exigida em balneários eventos esportivos, shows, exposições, rodeios, carnavais, e onde houver aglomeração de público, e também aeroportos, portos, empresas, enfim, as possibilidades são muitas. Na área médica eles podem estar presentes, por exemplo, em UPA 24 horas (Unidade de Pronto Atendimento). O bombeiro profissional civil também é requisitado para o SAMU (Unidade de Resgate).
A profissão é regulamentada pela Lei 11.901/2009, sancionada pelo ex-presidente Lula e ex-ministros Carlos Luppi e Tarso Genro. Desde a publicação, passou a ser considerado bombeiro civil o profissional que habilitado “exerça, em caráter habitual, função remunerada e exclusiva de prevenção e combate a incêndio”.
Os bombeiros civis podem ser contratados pela iniciativa pública ou privada, sociedades de economia mista ou empresas especializadas na área. Também podem atuar em conjunto com o Corpo de Bombeiros Militar. Este é o ponto mais importante da aprovação dessa lei.
Profissionais em Codó
A categoria será realidade no mercado codoense a partir de fevereiro de 2016, quando a primeira turma fará a conclusão do curso. Serão eles os profissionais que ajudarão na preservação de vidas e prevenção de acidentes.
Espalhados em hospitais, prédios públicos e comerciais, os bombeiros civis são treinados para prevenir incêndios e comandar os procedimentos iniciais nos momentos de emergência, como isolamento da área e atendimentos às vítimas. É uma prevenção de maneira geral em favor do trabalhador.
As principais matérias: bombeiro civil, prevenção e combate a incêndio, socorrista, APH (Atendimento Pré Hospitalar), Rapel (salvamento em altura), Salvamento Aquático, Educação Física, Salvamento Terrestre, Rádio e Comunicação, Espaço Confinado, Noções Básicas de Direito e Isolamento de Área.
A primeira turma em Codó contará com cerca de 30 homens e mulheres, maiores de 18 anos, e já estarão à disposição do mercado e do município a partir do início do ano que vem.
Assessoria de Imprensa