Na reuniã, foi discutida a ampliação da integração do Poder Judiciário com a Secretaria de Segurança
A presidente do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), desembargadora Cleonice Freire, recebeu na última segunda-feira (7) a visita do secretário de Segurança Pública do Estado, Ricardo Murad, ocasião em que foi discutida a ampliação da integração do Poder Judiciário com a Secretaria de Segurança.
A implantação da Central de Inquéritos, a possibilidade de o Judiciário ter varas judiciais para julgar com exclusividade o crime organizado foram temas também discutidos no encontro.
Sobre a Central de Inquéritos, a desembargadora Cleonice Freire disse que a mesma é uma prioridade do Judiciário e que sua reativação faz parte de um programa institucional de combate à violência.
Com relação à criação de varas especializadas de Crime Organizado, a presidente do TJMA ponderou que a proposta pode ser viabilizada por meio de mudanças na Lei de Organização Judiciária e com a elaboração de Projeto de Lei nesse sentido. “Nós estamos à disposição para ajudar no que for preciso”, assinalou.
A magistrada enfatizou que algumas mudanças estão diretamente atreladas ao orçamento e citou, na ocasião, a necessidade da Justiça Estadual nomear 45 juízes, dependendo, no entanto, de orçamento do Executivo.
Durante a reunião, a presidente do TJMA falou da implantação do “Tribunal Itinerante” cujo objetivo é para aproximar ainda mais o Judiciário da população, com a realização de sessões da Corte nas comarcas do interior do Estado. A previsão é que Imperatriz seja a primeira comarca a receber essa inovação do Judiciário maranhense.
Participaram da reunião o desembargador Bayma Araújo, decano do Tribunal, a delegada-geral da Polícia Civil, Cristina Meneses, o secretário-adjunto de Inteligência e Assuntos Estratégicos, Laércio Gomes, o sub-comandante da Polícia Militar, João Neponuceno, o juiz auxiliar da Presidência, Nilo Ribeiro, o diretor geral do TJMA Hebert Leite, e o chefe do gabinete Militar Jeferson Teles.
fonte Blog do Luis Cardoso