Os deputados estaduais que compõem o Bloco Parlamentar Democrático Progressista na Assembleia Legislativa se reuniram ontem, no Palácio dos Leões, com o senador Lobão Filho (PMDB), pré-candidato ao Governo do Estado. Na reunião, os deputados da base governista ouviram as propostas do modelo de gestão apresentadas pelo peemedebista e discutiram a conjuntura política do estado. Os parlamentares deixaram o local otimistas em relação à pré-candidatura do grupo. A governadora Roseana Sarney (PMDB) não participou da reunião, mas avalizou o encontro do senador da República com os deputados no Palácio.
Participaram do encontro os deputados Alexandre Almeida (PTN), líder do bloco; César Pires (DEM), líder do Governo na Assembleia; Antonio Pereira (DEM); Graça Paz (PSL); Léo Cunha (PSC) e Rogério Cafeteira (PSC). O único membro do bloco ausente foi Edson Araújo (PSL), que resolvia questões pessoais.
De acordo com César Pires, o principal objetivo do encontro foi provocar uma interatividade com o senador e conhecer as suas propostas de Governo. “Foi um encontro bastante produtivo, no qual o senador nos passou otimismo em relação, principalmente, às novas pesquisas, que já demonstram a aptidão da sociedade do Maranhão em tê-lo realmente como um candidato novo. Novo não só pela idade, mas pelo modelo de gestão que ele pretende empreender no Maranhão, que é o de estipular metas, acompanhar resultados, avaliar esses resultados, potencializar e direcionar. Achei bastante interessante essa proposta”, afirmou.
Articulação – Lobão Filho tem se reunido diariamente com lideranças políticas do grupo governista. Ele já conversou com mais de 80 prefeitos, centenas de vereadores de todo o estado, deputados estaduais e deputados federais. Ele também tem buscado entendimento com presidentes de partidos e lideranças comunitárias para a eleição do mês de outubro.
Em suas conversas, apresenta as principais propostas de governo, que são elevar a administração estadual a um modelo de gestão empreendedora e continuidade e ampliação dos principais programas da gestão de Roseana.
Apesar de ter se reunido ontem apenas com o Bloco Democrático Progressista, Lobão já teve a oportunidade de ouvir todos os deputados da base governista, que trabalham pela unidade do grupo e por sua eleição.
O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Arnaldo Melo (PMDB), por exemplo, se colocou como interlocutor do senador na Casa durante o evento do PMDB que consolidou o lançamento oficial de sua pré-candidatura. Ele também articula encontro do peemedebista com prefeitos do interior do estado.
“O grupo se mostra bastante otimista e convicto de que estamos no caminho certo. A mobilização da classe é gigantesca e não tenho dúvida de que venceremos essa eleição ainda no primeiro turno”, enfatizou Lobão Filho.
“Nacionalização será inevitável”, diz Lobão Filho
O pré-candidato do PMDB ao Governo do Maranhão, senador Lobão Filho, afirmou que é inevitável, sobretudo após as recentes movimentações políticas no estado, nacionalizar a eleição de outubro no estado.
O peemedebista é apoiado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) e prega a continuidade e ampliação dos programas sociais do Governo Federal, a exemplo do Bolsa Família, do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – responsável por obras estruturantes em todo país – e do Minha Casa Minha Vida, que facilita o acesso de pessoas de baixa renda à casa própria. Todos esses programas foram iniciados por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e mantidos pela presidente Dilma Rousseff (PT).
Flávio Dino (PCdoB), por outro lado, ex-auxiliar de Dilma [ele foi presidente da Embratur até o início do ano], se aliou aos dois principais adversários da petista e faz oposição ao Governo Federal com Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB). O comunista atraiu o PSDB e o PSB para o seu palanque, com a promessa de abertura de espaços na chapa majoritária.
Para Lobão Filho, o cenário já está bem definido ao eleitor, que saberá identificar quem está ao lado de Dilma Rousseff e do PT e quem faz oposição ao Governo Federal. “É impossível desvincular os dois cenários, que agora estão bem definidos. O nosso adversário até tenta esconder que é oposição a Dilma, e também tenta desgrudar essa imagem, mas não há como, pois todos sabem de que lado ele está”, afirmou.
Lobão disse não acreditar que, caso eleito, Aécio Neves – que terá palanque no Maranhão cedido por Dino – dará continuidade aos programas sociais do PT.
Por Ronaldo Rocha/ O Estado