Blog do Walison - Em Tempo Real

Massa é pole na Áustria e quebra grande jejum que já durava cinco anos

do G1.COM

Nem Nico Rosberg nem Lewis Hamilton. Felipe Massa é pole position do GP da Áustria. O brasileiro foi o responsável por quebrar o domínio da Mercedes na temporada. Seu companheiro de Williams, Valtteri Bottas completou a dobradinha do time inglês na

primeira fila. O piloto brasileiro não fazia uma pole desde o GP do Brasil de 2008.

Felipe Massa em ação com a Williams no treino classificatório para o GP da Áustria (Foto: Agência Reuters)

Q1

Hamilton foi o mais veloz do Q1 (1m09s514), acompanhado pelo surpreendente Kvyat, que anotou 1m09s678 com a STR. Na sequência apareceram Rosberg, Magnussen e Pérez. Massa avançou com folga, com o nono tempo. Como de costume, foram eliminadas as duplas da Marussia – Jules Bianchi (19º) e Max Chilton (21º) – e da Caterham – Kamui Kobayashi (20º) e Marcus Ericsson (22º). Junto com eles caíram também os pilotos da Sauber. Esteban Gutiérrez foi o 18º com 1m11s349. Já Adrian Sutil teve sua melhor volta anulada por exceder os limites da pista, que lhe custou a eliminação, ficando a quatro décimos do tempo de corte – 1m10s821, de Pastor Maldonado, da Lotus.

Q2

Primeiro a baixar da casa de 1m09, Rosberg liderou o Q2, com 1m08s974. Hamilton, Bottas e Massa vieram logo a seguir, confirmando o domínio de Mercedes e Williams no traçado austríaco. Também passaram para o Q3: Magnussen, Alonso, Kvyat, Hulk, Ricciardo e Raikkonen. A decepção ficou por conta de Vettel. O tetracampeão da RBR fez o 13º tempo, não conseguiu se classificar para a superpole, enquanto viu seu companheiro de equipe e o jovem russo da equipe satélite avançarem. Junto com o alemão, foram cortados também Pérez, Button, Maldonado, Vergne e Grosjean.

Q3

Alonso e Magnussen abriram o Q3, mas não pisaram fundo em suas voltas iniciais. Bottas foi o primeiro a acelerar forte e logo de cara anotou 1m08s846. Massa veio logo a seguir, com 1m09s150. Rosberg foi para a pista, mas não conseguiu superar a marca do finlandês da Williams, ao anotar 1m08s944. Os pilotos, então, partiram para a última tentativa de volta rápida, em busca da pole. Bottas fazia uma boa volta, mas errou no último setor e não melhorou seu tempo. Todos então esperavam as Mercedes exercerem o favoritismo e tomarem as primeiras posições. Mas Hamilton errou ainda mais feio: rodou, sequer marcou volta e ficou em décimo. Quem surgiu então foi Felipe Massa, com a incrível volta de 1m08s759. O único que poderia ameaçar a pole do brasileiro era Rosberg, mas o líder do mundial também vacilou, não baixou sua marca anterior o ficou em terceiro.

Categoria: Uncategorized

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*