Blog do Walison - Em Tempo Real

Setur e ICMBio firmam parceria para promoção e estruturação nos Lençóis Maranhenses

A Secretaria de Turismo do Estado (Setur) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio)  firmaram termo de cooperação para a estruturação e promoção do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. A assinatura do termo ocorreu nessa sexta-feira, 17, entre o secretário da Setur, Catulé Junior, e o chefe do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Adriano Damato Rocha, e pontuou as ações a serem implementadas durante os próximos 3 anos para a região.

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, localizado no litoral oriental do estado do Maranhão, é um dos principais destino indutores do turismo no estado. Apenas nos primeiros meses de 2019, o parque já recebeu cerca de 50 mil visitantes sendo que o maior fluxo costuma ser após o período chuvoso, durante as férias, no qual as lagoas estão mais cheias.

Para o gestor estadual do Turismo, o diálogo com o ICMBio resultará em ações significativas na qualificação dos serviços de visitação do parque. “Ouvir as demandas do Instituto é importante para tomarmos decisões estratégicas com relação ao que deve ser feito na região. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (PNLM) tem um grande potencial a ser trabalhado. Manter esses diálogos com os parceiros do setor turístico sem dúvida vai incrementar o turismo local”, afirmou o secretário Catulé Júnior.

O Governo do Estado vai contribuir na divulgação e conscientização para a preservação do Parque Nacional junto aos visitantes; com cursos de capacitação e qualificação da população do entorno.

Outra importante demanda da região que será executada são as obras de intervenção e melhoramento nas estradas e pontes localizadas nos acessos aos atrativos do Parque e dos povoados limítrofes. Foram acordadas também intervenções estruturais como a manutenção e a instalação de banheiros, pontes e quiosques.

Para o Chefe do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Adriano Damato Rocha, é essencial saber que o Instituto pode contar com o Governo do Estado. “Trabalhamos com a conservação da natureza e com a Secretaria de Turismo apoiando ações voltadas para o trade e operadores do turismo temos certeza que todos ganharão. Tanto os prestadores de serviços como os condutores credenciados passando pelos visitantes vão ser beneficiados com a estruturação, conservação e promoção. Essa parceria visa aproximar as ações do ICMBio e o órgão estadual no sentido de dar mais apoio e conforto ao turista”, explicou o analista ambiental, Adriano Damato.

PARQUE NACIONAL DOS LENÇÓIS MARANHENSES

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (PNLM) foi criado em junho de 1981 e está inserido nos municípios de Barreirinhas, Santo Amaro e Primeira Cruz. A área total é de 155 mil hectares, dos quais 90 mil são constituídos de dunas livres com 9450 lagoas. Por SETUR

Categoria: Uncategorized

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatório são marcados *

*